Pular para o conteúdo principal

Aeronáutica convoca controladores para acabar com atrasos em vôos

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

Controladores de tráfego aéreo voltaram a ser convocados pelo Comando da Aeronáutica em nova tentativa de pôr fim aos atrasos nos vôos. A medida também foi adotada no dia 2 de novembro, feriado de Finados, quando o setor entrou em colapso.

Segundo Ulisses Fontenele, ex-controlador e ex-presidente da associação da categoria, a medida atinge 150 controladores do Cindacta 1 (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), entre eles aqueles que estavam de folga e deverão ficar de prontidão. Os operadores teriam sido orientados a levar roupas de cama, o que indica que não há previsão para o término do esquema emergencial.

Para Fontenele, a medida não resolve o problema do tráfego aéreo. Ele diz que a convocação aumenta a tensão e o cansaço entre os controladores.

Nesta terça-feira, passageiros enfrentam o quarto dia de atrasos na primeira crise após o "apagão aéreo" de Finados. Com a convocação extraordinária, o governo teria como objetivo, além de acabar com os atrasos, evitar que novos problemas ocorram na quarta (15), feriado da Proclamação da República.

Esquema emergencial

Segundo o Comando da Aeronáutica, o esquema emergencial foi acionado com o objetivo de normalizar as escalas de serviço. Afirma, ainda, que o plano é "um procedimento administrativo previsto na legislação e tem o objetivo "de reunir, no menor tempo, todo o efetivo de uma unidade a fim de atender a possíveis situações especiais ou emergenciais".

Durante o período em que o esquema vigorar --ainda não confirmado--, os controladores do Cindacta 1 deverão permanecer na organização, "de maneira a atender às necessidades operacionais de serviço", diz a Aeronáutica em nota. O Comando afirma que serão cumpridos os horários de descanso e a jornada de trabalho.

A Aeronáutica afirma que o procurador Giovanni Rattacaso, do Ministério Público Militar, acompanhará o processo, no Cindacta 1, para "evidenciar a transparência e a legalidade das medidas adotadas".

Medidas

Na segunda (13), após reunião entre representantes da Infraero, da Aeronáutica, do Ministério da Defesa e da Anac com a ministra Dilma Rousseff, a Casa Civil prometeu, em nota, que as "medidas necessárias" seriam tomadas para acabar com os atrasos dos vôos. Não foram informadas, porém, quais são as medidas.

Com isso, os controladores de vôo continuam sem sinalização clara sobre a promessa de atendimento de suas reivindicações --contratação de mais profissionais, regulamentação da carreira, criação de gratificação e desmilitarização do setor.

Também ontem, o ministro da Defesa, Waldir Pires, minimizou os problemas nos aeroportos, apesar de balanço da Infraero apontar atrasos em 42% dos vôos (629). "Não houve nada. Quantas vezes temos atrasos de duas, três horas?", afirmou, de acordo com informações da Agência Brasil.

Falta de controladores

O presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Milton Zuanazzi, disse acreditar que os atrasos deverão persistir enquanto o número de controladores de tráfego aéreo em Brasília não for suficiente.

No mesmo dia, o setor de Comunicação da Aeronáutica havia negado o desfalque e informado que todos os consoles operavam normalmente, apesar da série de atrasos.

O setor, já desfalcado com o afastamento de controladores após a queda do Boeing da Gol, no dia 29 de setembro, ficou sem outros dois profissionais no último sábado (11) --um teve um problema familiar e outro, quebrou a perna, de acordo com Wellington Rodrigues, presidente da ABCTA (Associação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo.

No final de outubro, os controladores de tráfego aéreo decidiram, de forma isolada, iniciar a chamada operação-padrão, com maior espaçamento entre as decolagens. O objetivo seria garantir a segurança dos vôos. As normas internacionais determinam que cada operador deve controlar, no máximo, 14 aeronaves no mesmo instante.

O resultado do movimento foi uma seqüência de atrasos e cancelamentos de vôos. Na madrugada do último dia 2, o tráfego aéreo parou. Milhares de passageiros sofreram com esperas de até 20 horas. Na ocasião, o governo acionou uma operação emergencial para pôr fim aos atrasos, o que desagradou muitos controladores.

Força-tarefa

A força-tarefa convocada no início do mês envolveu 149 controladores. O não-cumprimento poderia resultar em punição e prisão.

Na ocasião, além da convocação extraordinária, o controle do tráfego aéreo foi reforçado por mais um grupo de operadores, formado por militares da reserva e operadores remanejados de outros Estados. Todos foram acompanhados por um médico e por psicólogos.

Os atrasos diminuíram após a convocação, e o Ministério da Defesa aceitou negociar com a categoria, o que gerou uma crise com a Aeronáutica. Enquanto o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luiz Carlos Bueno, acusa o ministro da Defesa, Waldir Pires, de "incentivar a anarquia" e abrir um "grave precedente" ao negociar com os controladores, Pires mantinha o diálogo em moldes sindicais.

A reportagem apurou que alguns controladores estão insatisfeitos com as negociações feitas com o governo federal.

Colaborou LÍVIA MARRA, editora de Cotidiano da Folha Online
Com Folha de S.Paulo e Agência Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul