Pular para o conteúdo principal

Demanda por voos piora em maio

Roberta Campassi, de São Paulo – Valor

O trimestre que vai de abril a junho é sempre o mais fraco para as empresas aéreas e, neste ano, pode ser ainda mais penoso. Em maio, a demanda por viagens de avião dentro do Brasil caiu 5,47% em relação ao mesmo mês de 2008, o que é o pior desempenho entre todos os meses analisados desde, pelo menos, 2006.

Em abril, a demanda doméstica havia crescido 2%, mas não resistiu no mês passado, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgados ontem. No acumulado de janeiro a maio, o resultado ainda é positivo - crescimento também de 2% sobre os cinco primeiros meses de 2008.

Mesmo com a retração de viagens acentuada em maio, as aéreas em geral continuaram expandindo a frota e os voos, o que fez com que a capacidade crescesse 12,2% sobre o mesmo mês do ano passado. As taxas de ocupação no período caíram de 70,3% para 59,2%. No mercado internacional, a demanda caiu 5,3%, a oferta subiu 3,7% e a taxa de ocupação média reduziu de 68,3% para 62,3%.

"As estatísticas de tráfego aéreo de maio de 2009 confirmam que o segundo trimestre será difícil para o setor", afirmam os analistas Jacqueline Lison e Marcello Günther, do banco Fator. Eles destacam que a situação de mercado pode pressionar as receitas e que a alta no preço do petróleo deve impactar os custos, mas esta "será parcialmente compensada pela queda do dólar".

A boa notícia veio para a Azul, aérea que iniciou voos em dezembro passado e em maio conseguiu o posto de terceira maior do país, com 4,16% de participação no mercado doméstico. Ela ultrapassou a Webjet, que ficou com 3,99%. A companhia novata vem praticando preços promocionais e, no mês passado, conseguiu a melhor ocupação entre as maiores empresas do setor: 79%.

Já a TAM, líder de mercado, teve queda de quase 14% no tráfego de seus voos domésticos, em maio. Ela fechou o mês com participação de 44,9%, contra 49,2% em abril. A Gol, a vice-líder, também viu a demanda cair em torno de 12,2%. Contudo, sobre abril, abocanhou mais de três pontos de participação e fechou o mês passado com uma fatia de 42% do mercado. Para Tarcísio Gargioni, vicepresidente de marketing e serviços da Gol, o aumento é resultado de melhorias nos serviço e não de promoções.

O executivo atribui a redução de 5,47% do mercado como um todo às fortes chuvas que atingiram o Nordeste no mês passado e que inibiram as viagens na região.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul