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15 dezembro 2018

Com apoio da Embraer, o Brasil oficializou hoje a primeira petição por escrito no painel de disputa estabelecido no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra. O painel vai examinar mais de USD 4 bilhões em subsídios recebidos pela Bombardier dos governos do Canadá e da província de Quebec. Somente em 2016, estes governos aportaram USD 2,5 bilhões à fabricante canadense.


Poder Aéreo

São Paulo - A petição fornece argumento legal e factual detalhado sobre os motivos de os 19 subsídios à Bombardier e ao programa da aeronave C-Series (atualmente renomeado como Airbus A-220) serem inconsistentes com os compromissos assumidos pelo Canadá na OMC. O entendimento do governo brasileiro, compartilhado pela Embraer, é de que os subsídios do governo canadense à Bombardier ferem essas obrigações.


Embraer

“Apreciamos muito os esforços do governo brasileiro em apresentar esta importante petição hoje junto à OMC”, disse Paulo Cesar de Souza e Silva, Diretor-Presidente da Embraer. “Os subsídios oferecidos pelo Canadá permitiram à Bombardier (e agora a Airbus) oferecer as aeronaves a preços artificialmente baixos. Estes subsídios foram fundamentais para o desenvolvimento e na sobrevivência do programa C-Series, constituindo prática insustentável que distorce todo o mercado global como um todo, prejudicando os competidores da Bombardier à custa do contribuinte canadense. A Embraer considera que a iniciativa do governo brasileiro ajudará a reestabelecer as condições equânimes e assegurar que a competição no segmento de jatos comerciais envolva apenas as empresas e não os governos.”

Após diversas tentativas de solucionar a questão no plano diplomático, o governo brasileiro iniciou um processo de solução de controvérsias contra o Canadá na OMC.

Em 2016, o Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) autorizou a abertura do procedimento de solução de controvérsias contra o Canadá. Em fevereiro de 2017, o Brasil formalmente iniciou o pedido de consultas ao governo canadense no âmbito da OMC, e porque as consultas não foram capazes de resolver a disputa, o Painel foi formalmente estabelecido em setembro de 2017.

Mais detalhes sobre a argumentação do Brasil na primeira petição podem ser encontrados em texto (em inglês) disponível neste link: http://www.itamaraty.gov.br/images/2018/Fact-Sheet-Embraer.pdf

Sobre a Embraer

Empresa global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer suporte e serviços de pós-venda.

Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Embraer apoia primeira petição do Brasil sobre os subsídios do Canadá à Bombardier

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Pelo terceiro dia consecutivo, o Aeroporto Internacional de Guarulhos registra grande número de atrasos e cancelamentos de voos.


Por Daniel Mello | Agência Brasil

Segundo balanço divulgado pela GRU Airport, concessionária que administra o terminal, da 0h às 15h de hoje, mais de um terço das decolagens (36,7%) saiu com atrasos superiores a 30 minutos, um total de 69 partidas afetadas.


Aeroporto de Guarulhos

Nas chegadas, o percentual de atrasos é de 18,1%, o que significa que 36 voos excederam o horário programado. Houve ainda 20 cancelamentos de aterrizagens e 16 de partidas.

A concessionária afirma que o aeroporto está funcionando normalmente. No entanto, as companhias ainda enfrentam problemas para regularizar os voos depois das fortes chuvas de quinta-feira (13).

Latam

A empresa mais afetada é a Latam. Entre a 0h e às 15h, apenas 4 voos operados pela companhia saíram dentro do horário programado. Em 2 o atraso, entretanto foi menor do que 30 minutos. Tiveram atrasos entre uma e meia hora, 26 dos voos da companhia realizados hoje em Guarulhos, 16 ficaram até duas horas fora do horário previsto e um ultrapassou as duas horas de atraso.

Outro lado

A Latam disse hoje, por meio de nota, que teve as operações “fortemente impactadas” pela “meteorologia adversa em São Paulo”, prejudicando a sua malha área. Somente neste sábado, a empresa informou ter cancelado 54 voos. “A Latam reitera que esta é uma situação totalmente alheia à sua vontade”, enfatiza o comunicado.

A companhia vai permitir alterações ou reembolso dos bilhetes para voos e conexões programadas até as 23h59 da próxima segunda-feira (17) sem cobrança de taxas, multas ou diferenças tarifárias, a depender da disponibilidade de assentos.

A empresa afirmou que ampliou as equipes operacionais e de atendimento. Os passageiros podem conferir a situação dos voos pela página da companhia na internet ou pelos telefones 4002-5700 (nas capitais) ou 0300-570- 5700 (nas demais localidades do Brasil).

Brasília

No Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek, de acordo com balanço da assessoria de imprensa, dos 135 voos realizados na manhã de hoje (15), foram registrados 14 atrasos, nove voos foram cancelados, quatro com destino a Brasília e outros cinco saindo da capital federal. A maioria devido a problemas em São Paulo. O mau tempo em Porto Seguro e Porto Alegre também gerou atrasos na capital.

Em nota, a assessoria diz que, com o início da alta temporada de verão, o fluxo de passageiros está maior e os impactos causados em outros aeroportos se reflem também em Brasília. O terminal brasiliense é um dos principais centros de conexão do país e o terceiro mais movimentado do Brasil, ficando atrás apenas dos terminais paulistas.

A Inframerica, concessionária que administra o Aeroporto, recomenda que os passageiros entrem em contato com a a companhia aérea para saber sobre o status do voo. A administradora ainda lembra que é importante chegar com pelo menos 1h30 de antecedência para embarques em voos nacionais e 2h30 para voos internacionais.

A concessionária aconselha também o uso do celular ou dos totens de autoatendimento para agilizar o procedimento de check-in, bem como estar sempre atento às bagagens de mão. Para acelerar o procedimento de raio-x, o passageiro precisa estar ciente dos objetos proibidos nas áreas de embarque e separar objetos de metal e laptops para a inspeção.

*Com a colaboração de Mariana Tokarnia

Companhias têm dificuldades para regularizar voos em Guarulhos

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13 dezembro 2018

Tema estava em discussão no Congresso, mas ainda não foi à votação por falta de acordo. Chefe da Casa Civil disse que MP teve aval do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes.


Por João Cláudio Netto e Luiz Felipe Barbiéri | TV Globo e G1 — Brasília

O presidente Michel Temer assinou nesta quinta-feira (13) medida provisória que autoriza a injeção de até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas brasileiras. A MP será publicada na tarde desta quinta em uma edição extraordinária do "Diário Oficial da União".

Michel Temer assinou nesta quinta (13) MP que libera até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas brasileiras — Foto: Marcos Corrêa/PR
Michel Temer assinou nesta quinta (13) MP que libera até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas brasileiras — Foto: Marcos Corrêa/PR

Atualmente, o artigo do Código Brasileiro de Aeronáutica estabelece que 80% do capital com direito a voto deve estar sob o controle de brasileiros – permitindo que estrangeiros tenham, no máximo, 20% do capital da companhia.

Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, a partir de agora, desde que a empresa seja nacional, não importará a origem do capital. Para ser considerada nacional, uma empresa necessita ter sede no Brasil, subordinada à lei brasileira, mesmo que o capital seja estrangeiro.

"A empresa de aviação tem que ser brasileira. A origem do capital, que [a legislação] antes limitava que capital estrangeiro pudesse ter até 20%, agora nós poderemos ter inclusive 100%. Isso é o que acontece, por exemplo, na telefonia", justificou o ministro-chefe da Casa Civil, ao anunciar a edição da MP.

Por ser uma MP, a medida entra em vigor assim que for publicada no "Diário Oficial", mas terá que ser confirmada posteriormente pelo Congresso Nacional. A legislação prevê que o parlamento tem até 120 dias para ratificar a medida provisória, caso contrário, a proposta caduca e perde o efeito.

No entanto, o prazo é suspenso durante os recessos do Legislativo. Como o Congresso entrará em recesso no dia 23 de dezembro e retornará somente em fevereiro, os 120 dias serão estendidos.

"Isto [MP da participação estrangeira em empresas aéreas] resolve um dos principias problemas da aviação brasileira, que é a fonte de financiamento para as companhias de aviação. Nisso nós acabamos tendo a possibilidade de ter a participação de capital estrangeiro no financiamento independentemente de sua origem”, explicou Padilha aos jornalistas.

Ele afirmou na entrevista coletiva concedida no Palácio do Planalto que o conteúdo da MP foi discutido com o futuro ministro da Economia, Paulo Guedes.

"Claro que nós tivemos o cuidado de conversar com o ministro Paulo Guedes, e ele, de pronto, disse que estava rigorosamente conforme aquilo que entende que deve ser feito. Nós estamos fazendo já em consonância com o novo governo", disse o ministro.

Ainda de acordo com o chefe da Casa Civil, além de facilitar a obtenção de financiamento para companhias aéreas, a medida provisória proporcionará a abertura de novos destinos, estimulando o turismo, a geração de emprego e o barateamento de passagens.

Avianca

Indagado pelos repórteres sobre se a decisão de publicar a MP tinha relação com o pedido de recuperação fiscal da Avianca, Eliseu Padilha negou que a edição tenha ligação com a situação da companhia aérea brasileira.

Com prejuízo de prejuízo de R$ 144,6 milhões, a Avianca pediu à Justiça na última terça-feira (11) a recuperação judicial. O processo foi protocolado na 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo.

No pedido de recuperação judicial, a companhia aérea informou que as operações estão ameaçadas por uma potencial retomada de aeronaves por credores.

Na noite do mesmo dia em que o pedido foi protocolado, o juiz Tiago Henriques Papaterra Limongi concedeu tutela provisória de urgência para a reintegração de posse de um total de 14 aeronaves.

"Não [tem relação com a Avianca], porque se vocês forem analisar, existe no Congresso Nacional, já há anos tramitando, projetos neste sentido. Era uma pretensão do presidente Michel temer consolidar esse tema", respondeu Padilha aos jornalistas.

A Avianca, circunstancialmente, poderá vir a ser beneficiada por esse processo", complementou.

Falta de acordo na Câmara

Já estava em tramitação na Câmara dos Deputados uma proposta que aumenta a participação do capital estrangeiro com direito a voto nas empresas de transporte aéreo.

Em março, os deputados haviam aprovado um regime de urgência para o texto, que, na prática, permitia que os prazos de tramitação ficassem menores e, com isso, o projeto poderia ser votado diretamente no plenário, sem passar por votação em comissões. Porém, a proposta ficou na fila de votações por falta de acordo entre os líderes partidários.

Com a revogação dos limites de capital estrangeiro, a participação de investidores do exterior pode alcançar até 100%, desde que as empresas tenham representação no Brasil.


Temer assina MP que libera até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas brasileiras

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05 novembro 2018

Embraer disse que vendeu mais de 435 jatos do modelo E175 para companhias aéreas na América do Norte desde janeiro de 2013, obtendo mais de 80% do total de pedidos no segmento de jatos de até 76 assentos.


Reuters

A Embraer disse nesta segunda-feira (5) que a American Airlines Inc. fez um pedido firme para mais 15 jatos E175, em um contrato de US$ 705 milhões, com base nos atuais preços de lista.

Embraer E175 — Foto: Embraer/ Divulgação
Embraer E175 — Foto: Embraer/ Divulgação

De acordo comunicado ao mercado da fabricante brasileira de aeronaves, a encomenda será incluída na carteira de pedidos firmes da Embraer (backlog) do quarto trimestre de 2018 e as entregas começarão em 2020.

"Somado aos pedidos anteriores de E175 realizados pela companhia aérea, este novo contrato resulta em uma encomenda total de 104 aeronaves do modelo pela American Airlines desde 2013", disse a Embraer em comunicado.

De acordo com a empresa brasileira, a American Airlines selecionou sua subsidiária Envoy para operar as 15 aeronaves, que serão configuradas com um total de 76 assentos, sendo 12 assentos de primeira classe e 64 de classe econômica, incluídos os de classe econômica extra.

"Este novo pedido da American Airlines mostra o valor que as companhias aéreas seguem depositando no nosso bem sucedido jato E175", disse o diretor de Marketing e Vendas para a América do Norte da Embraer Aviação Comercial, Charlie Hills.

Com este novo contrato, a Embraer disse que vendeu mais de 435 jatos do modelo E175 para companhias aéreas na América do Norte desde janeiro de 2013, obtendo mais de 80% do total de pedidos no segmento de jatos de até 76 assentos.

A Embraer está negociando há meses com a Boeing um acordo no qual a fabricante de aviões norte-americana passaria a deter 80% da divisão comercial da companhia brasileira, que ficaria com os 20% restantes.

O governo tem uma "golden share" na Embraer, que lhe dá poderes para aprovar e vetar temas estratégicos para a empresa. O governo do presidente Michel Temer esperava a definição da eleição presidencial para apresentar o projeto e encaminhar a parceria entre as duas fabricantes.

Em entrevista na semana passada, o presidente eleito Jair Bolsonaro prometeu apoiar o acordo.

Embraer recebe pedido firme da American Airlines de 15 jatos E175, no valor de US$ 705 milhões

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Moradores chamaram a polícia depois que encontraram destroços da aeronave. Não há informações do paradeiro do piloto ou de outras vítimas.


Por Denise Soares | G1 MT

Um avião agrícola caiu em uma área de mata no Distrito de União do Norte, em Peixoto de Azevedo, a 692 km de Cuiabá. De acordo com a assessoria da Força Aérea Brasileira (FAB), a queda da aeronave, de prefixo PT-GSH, ocorreu no domingo (4).

Avião agrícola caiu em área de mata em Peixoto de Azevedo — Foto: Polícia Militar de Mato Grosso/Divulgação
Avião agrícola caiu em área de mata em Peixoto de Azevedo — Foto: Polícia Militar de Mato Grosso/Divulgação

Equipes da Polícia Militar foram ao local para tentar localizar o piloto ou possíveis vítimas. No entanto, até a manhã desta segunda-feira (5) não havia indicação da localização do piloto.

Moradores e trabalhadores rurais chamaram a polícia depois que encontraram destroços da aeronave.

O Corpo de Bombeiros informou que não foi chamado pois o acidente não gerou nenhum tipo de chamado por parte da corporação. Os bombeiros também receberam a informação de que a aeronave estava vazia.

Em nota, a FAB informou que investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), vão apurar o acidente.

Investigação

A investigação, chamada de 'Ação Inicial' é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados, fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência do acidente.

A investigação realizada pelo CENIPA tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram.


Avião agrícola cai em área de mata em MT, piloto não é encontrado e FAB investiga acidente

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Will Byler e Bailee Ackerman estavam casados havia apenas uma hora e meia quando helicóptero caiu em fazenda onde festa foi realizada; piloto também morreu.


Por G1

Um casal morreu em um acidente de helicóptero ao deixar sua festa de casamento, no Texas, na noite de sábado (3). Will Byler e Bailee Ackerman estavam casados havia apenas uma hora e meia quando o veículo caiu, perto da cidade de Uvalde.

Bailee Ackerman e Will Byler durante a cerimônia de seu casamento — Foto: Reprodução/Instagram/CarolineFlippin
Bailee Ackerman e Will Byler durante a cerimônia de seu casamento — Foto: Reprodução/Instagram/CarolineFlippin

A queda aconteceu na fazenda da família de Byler, onde aconteceu a festa após a cerimônia.

Os noivos eram alunos da Sam Houston State University, em Huntsville, onde Will cursava o último ano de Engenharia Agrícola e Bailee estava prestes a terminar o curso de Comunicação Agrícola.

O piloto do helicóptero, Gerald Green Lawrence, um ex-capitão de exército e veterano do Vietnã, também morreu no acidente. A enteada dele, Amilyn Willard, afirmou à emissora ABC que a rota era bem conhecida por Lawrence, que tinha o hábito de pilotar naquela região há muito tempo.

O Conselho Nacional de Segurança de Transporte ainda investiga a causa da queda.


Casal morre em acidente de helicóptero logo após o casamento nos EUA

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Dano foi revelado depois que o gravador de dados do avião ter sido encontrado.


Reuters

O Comitê Nacional de Segurança de Transportes da Indonésia (KNKT) afirmou nesta segunda-feira (5) que o indicador de velocidade do avião 737 MAX da Boeing da Lion Air caiu no mar de Java, na semana passada, estava danificado em seus últimos quatro voos. Todas as 189 pessoas que estavam a bordo morreram no acidente.

Integrantes de equipe de resgate descarregam um par de pneus do voo da Lion Air JT 610, recuperado no mar, no porto de Jacarta, nesta segunda-feira (5) — Foto: Azwar Ipank / AFP
Integrantes de equipe de resgate descarregam um par de pneus do voo da Lion Air JT 610, recuperado no mar, no porto de Jacarta, nesta segunda-feira (5) — Foto: Azwar Ipank / AFP

O dano foi revelado depois que o gravador de dados do avião ter sido encontrado, disse a repórteres o chefe do KNKT, Soerjanto Tjahjono. Ele afirmou que está consultando a Boeing e autoridades norte-americanas para determinar quais ações devem ser tomadas para impedir problemas semelhantes em aviões do tipo por todo o mundo.

"Nós estamos formulando, com o Conselho Nacional de Segurança de Transporte dos EUA e com a Boeing, inspeções detalhadas sobre o indicador de velocidade", disse.

A Boeing não respondeu de imediato a pedido por comentário. A fabricante dos EUA entregou 219 aviões 737 MAX a clientes em todo o mundo.

Uma caixa-preta, partes da fuselagem da aeronave e restos mortais também foram encontrados pelas equipes. O reconhecimento dos mortais dependerá de exames de DNA.

Acidente

Na manhã de segunda-feira (29), a torre de controle perdeu contato com o voo JT610, da companhia aérea indonésia de baixo custo Lion Air, 13 minutos depois que o avião Boeing 737 MAX 8 decolou de Jacarta a caminho da cidade de Pangkal Pinang, localidade de trânsito para os turistas que visitam as praias da ilha vizinha de Belitung.

Poucos minutos antes, os pilotos haviam solicitado ao controle de tráfego aéreo permissão para retornar a Jacarta, cidade de origem do voo.

Na noite do domingo (28), um dia antes do acidente, a aeronave tinha passado por reparos após apresentar problemas técnicos durante um voo de Denpasar, na ilha de Bali, para Jacarta.

Avião que caiu na Indonésia estava com indicador de velocidade danificado

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04 novembro 2018

Segundo os militares, casal e três filhos estavam na aeronave que seguia de Varginha, no Sul de Minas, para Brasília (DF).


Por Vanessa Pires e Paulo Barbosa | G1 Triângulo Mineiro

Uma família morreu após a queda de uma aeronave particular no fim da manhã deste domingo (4) em Patos de Minas, no Alto Paranaíba.

Aeronave caiu em Patos de Minas neste domingo (4) — Foto: Paulo Barbosa/G1
Aeronave caiu em Patos de Minas neste domingo (4) — Foto: Paulo Barbosa/G1

Segundo as informações da Defesa Civil, o acidente aconteceu próximo ao Aeroporto Municipal e não houve sobreviventes. A aeronáutica, perícia e Polícia Civil estiveram no local.

Equipes do Corpo de Bombeiros confirmaram cinco mortes. Inicialmente a informação era de quatro pessoas, mas devido ao estado da fuselagem do avião e das bagagens, a última vítima foi encontrada depois.

Os militares confirmaram ainda que são um casal sendo o médico Marcos Nogueira Chagas, 45 anos e médica Carla Giannine Pereira Medina, 44 anos, além de três filhos, duas meninas de 8 e 10 anos e um menino de 12 anos.

Foi dito ainda que a aeronave saiu Varginha, no Sul de Minas com destino a Brasília.

O piloto Edvar Marques da Costa estava no aeroporto na hora da queda. Ele informou ao G1 que percebeu que a aeronave sobrevoava rápido e baixo. “A situação parecia de pânico. Vi a aeronave cruzando o aeródromo, acho que ele fez de tudo para retornar a pista. Pensei que ele iria contornar para pousar. Então ouvi o barulho da queda, infelizmente”, contou.

Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Patos de Minas. Pertences das vítimas foram recolhidos pela perícia. Peritos informaram que familiares de Varginha estão seguindo para Patos de Minas para reconhecer os corpos e que não foram encontrados documentos das crianças.

Investigação

Equipes da Polícia Civil estiveram no local e auxiliaram nos trabalhos da perícia no resgate aos corpos. Ao G1, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) esclareceu que equipes foram enviadas ao local para realizar a ação inicial envolvendo a aeronave.

Esta ação é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados como fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos.

Aeronave regularizada

Pelo site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a reportagem confirmou que a aeronave de matrícula PR-ZMZ tinha a situação de aeronavegabilidade normal. Ela é da fabricante Flyer Industria Aeronáutica Ltda e foi feita em 2013. A categoria é experimental e está no nome de Marcos Nogueira Chagas. Contudo, os nomes das vítimas ainda não foram confirmados.


Família morre em acidente com aeronave em Patos de Minas

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Cinco corpos já foram resgatados, mas identidade da quinta vítima ainda não é conhecida.


Por Gladys Peixoto e Willian Tanida | G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Os cinco corpos das vítimas de uma queda de helicóptero em Mogi das Cruzes foram encontrados neste domingo (4) pelos bombeiros e por investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Equipes do Corpo de Bombeiros encontraram destroços do helicóptero que caiu em área de mata de Mogi.  — Foto: Willian Tanida/TV Diário
Equipes do Corpo de Bombeiros encontraram destroços do helicóptero que caiu em área de mata de Mogi. — Foto: Willian Tanida/TV Diário

A aeronave saiu da praia de Juquehy, no litoral Norte paulista, na noite de sábado (3), e tinha como destino um heliponto em Osasco, mas caiu em uma área de mata no Distrito de Quatinga em Mogi.

Das cinco vítimas, apenas uma ainda não foi identificada. No helicóptero estavam Natália de Avila Treu, de 42 anos; a mãe dela, Iracema de Ávila, de 73 anos; a filha de Natália, Lavínia de Ávila Araújo de 12 anos, e o piloto da aeronave Marcos Chindi Minomo, de 54 anos.

A quinta vítima ainda não foi identificada. A suspeita é que ela seja uma amiga de Lavínia. O pai dessa menina, Wilson Fernandes, esteve no local do acidente na manhã de domingo. Ele contou que viu a filha pela última vez na quinta-feira (1º), quando a levou até a casa de Lavínia.

“Entreguei a bolsa, entreguei a minha filha, deixei lá. Ela disse 'não se preocupa está em boas mãos' e dei uma beijo na minha filha e até logo”, contou.

A caixa-preta da aeronave, de matrícula PP-MTX, já foi encontrada. Ainda de acordo com o Cenipa, a perícia coletou dados, fotografou cenas, retirou partes da aeronave para análise, reuniu documentos e ouviu relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos.

O órgão informou ainda que a conclusão de qualquer investigação terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente.

“A investigação da Aeronáutica é dividida em três áreas: coleta de informações e dados, análise e produção de relatório. Pretendemos identificar fatores contribuintes que levaram ao acidente para fazer recomendações de voo para prevenção do acidente. Retiramos a caixa preta e providenciamento da remoção dos destroços para análise. Sabemos que a aeronave era um helicóptero Agusta que decolou ontem do heliporto de Juquehy por volta de 18h40 com destino a heliporto de Osasco. Eram 5 passageiros e não houve sobreviventes", explicou o tenente Marcos Mazzeo, do Cenipa.

Acidente

Na noite de sábado, o Corpo de Bombeiros recebeu o chamado da ocorrência por volta das 19h20. O helicóptero de grande porte caiu em uma área de mata no distrito de Quatinga. Dezenove agentes trabalharam na operação na área de mata de difícil acesso próximo a Estrada Bento Moraes de Campos.

Inicialmente, eles encontraram três corpos. No domingo outros dois corpos foram encontrados.

"Instantes antes do acidente teve uma forte ventania. A aeronave está completamente destruída. Quando a equipe chegou, a aeronave estava incendiando. Localizamos as vítimas, porém sem vidas", disse Patrícia Alves, capitã dos Bombeiros.


Mãe, avó e neta são identificadas entre as vítimas de queda de helicóptero em Mogi das Cruzes

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01 novembro 2018

A Síria está interessada em renovar frota aérea através da aquisição de aviões russos comerciais MC-21, tendo as autoridades de Damasco pedido a Moscou prioridade na lista de compradores, afirmou em entrevista à Sputnik o ministro dos Transportes da Síria, Ali Hamud.


Sputnik

De acordo com ele, o Ministério dos Transportes da Síria considera a compra de aviões de fabricação russa um "sonho que deve se tornar realidade o mais rápido possível". Ele indicou que as autoridades sírias observam atentamente o desenvolvimento do MC-21.


Avião MC-21 (foto de arquivo)
© Sputnik / Department of PR Corporation "Irkut"

"Para mim, uma das primeiras tarefas do Ministério dos Transpores é se dirigir à Rússia para comprar todo o necessário, relacionado a veículos aéreos […] Nós solicitamos ao lado amistoso russo para que a Síria tenha direito de prioridade na compra dos aviões em questão", assinalou Hamud.

"Chegaram a nós informações de que o desenvolvimento desses aviões pode ser finalizado até fim de 2019. Estaremos entre os primeiros na compra do avião russo para substituir a frota aérea síria por este tipo de aeronave", ressaltou o ministro.

Ele acrescentou que empresas aéreas sírias precisarão de aviões adicionais para restabelecer o tráfego aéreo com a Europa, reforçando que os MC-21 se encaixam na meta.

Síria quer ser um dos primeiros países a comprar aviões russos MC-21

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31 outubro 2018

Voo LA 8050 tinha 162 passageiros a bordo e ninguém ficou ferido. Aeronave foi danificada e terá que ser submetida a reparos.


Por G1

Um avião da Latam que iria de São Paulo a Santiago, no Chile, foi obrigado a fazer um pouso em Buenos Aires na madrugada desta quarta-feira (31), depois de atravessar uma área de forte turbulência com provável formação de granizo, segundo a companhia.

Estado em que a aeronave foi deixada ao passar por uma tempestade | Reprodução Twitter

Nenhum dos 162 passageiros a bordo ficou ferido, e todos desembarcaram em segurança no aeroporto de Ezeiza, na capital argentina, às 4h52 de quarta.

O voo LA 8050, que seguiria sem escalas até o Chile, havia partido de São Paulo às 1h51. De acordo com um comunicado da Latam, os passageiros foram acomodados em outros voos para seguirem até o destino final.

A aeronave ficou danificada e terá que passar por reparos. Fotos postadas no Twitter e reproduzidas por sites argentinos e chilenos mostram o vidro dianteiro do avião com rachaduras e o nariz amassado.


Voo da Latam que ia de São Paulo a Santiago desvia para Buenos Aires após turbulência e granizo

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30 outubro 2018

Resultado foi afetado principalmente pela entrega de menos jatos comerciais no período.


Por G1

A Embraer registrou um prejuízo líquido atribuído aos acionistas de R$ 83,8 milhões no terceiro trimestre, ante um lucro de R$ 331,9 milhões no mesmo período do ano passado, informou a fabricante brasileira de aeronaves nesta terça-feira (30). O prejuízo, entretanto, foi menor que o registrado no 2º trimestre (R$ 467 milhões).

Embraer E175 — Foto: Embraer/ Divulgação
Embraer E175 — Foto: Embraer/ Divulgação

Com o resultado, a Embraer passa a acumular prejuízo de R$ 590,9 milhões no ano.

Segundo o balanço, no 3º trimestre foram entregues 15 jatos comerciais e 24 executivos, ante 25 jatos comerciais e 20 executivos entregues no mesmo período do ano passado.

O valor dos aviões vendidos, mas ainda a serem entregues, atingiu uma mínima de cinco anos neste trimestre, destaca a agência Reuters. A empresa também foi afetada pela perda de pedidos da Jet Blue para a rival Airbus, e teve que cortar 100 jatos comerciais de suas previsões de vendas devido a incertezas se pilotos concordariam em comandar aviões E175-E2 nos Estados Unidos.

O resultado ficou abaixo da previsão consensual para lucro líquido trimestral de 4,2 milhões de

A receita líquida por sua vez cresceu 11% na comparação anual, somando R$ 4,58 bilhões.

Parceria com a Boeing

No balanço, a Embraer afirma que continua a negociar com a Boeing, mas que "não há garantia quanto à conclusão dos documentos finais ou a consumação da transação, ou o tempo ou termos destes".

O acordo de união dos negócios da Boeing e Embraer para a criação de uma nova empresa na área de aviação comercial foi anunciado em julho. Pelo memorando, a companhia americana terá 80% de participação e a brasileira, 20% na joint venture. A transação ainda depende do aval dos acionistas – entre os quais está o governo brasileiro – e dos órgãos reguladores do mercado brasileiro e americano.

A venda, no entanto, significaria que a Embraer teria que sustentar a companhia em grande parte com suas divisões de jatos executivos e de defesa, ambas operando com prejuízo nos últimos trimestres, destaca a Reuters.

A divisão de jatos executivos registrou prejuízo operacional de R$ 32 milhões nos primeiros nove meses do ano, enquanto a divisão de defesa teve prejuízo operacional de R$ 443 milhões.

A empresa informou que o resultado negativo da divisão de defesa foi por causa de um evento isolado quando o protótipo do KC-390 saiu da pista durante um teste em solo, atrasando a entrega e aumentando os custos de desenvolvimento.

A divisão comercial, por sua vez, obteve um lucro operacional de R$ 355 milhões nos nove meses até 30 de setembro.


Embraer tem prejuízo de R$ 83,8 milhões no 3º trimestre

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Equipes de resgate não acreditam que haja sobreviventes da queda do avião da Lion Air no mar ao norte da ilha de Java. Dez corpos foram localizados.


Por G1

O avião que caiu na Indonésia na segunda-feira (29) já tinha apresentado problemas técnicos em um voo anterior. No dia seguinte, o Boeing 737 MAX 8 da Lion Air, que transportava 189 pessoas, caiu no mar ao norte da ilha de Java. Dez corpos foram retirados da água, mas as equipes de resgate não acreditam que haja sobreviventes.

Equipes trazem em bote os destroços de avião encontrados no mar após avião cair na Indonésia — Foto: Antara Foto/Ibnu Chazar via via REUTERS
Equipes trazem em bote os destroços de avião encontrados no mar após avião cair na Indonésia — Foto: Antara Foto/Ibnu Chazar via via REUTERS

O vice-chefe do Comitê Nacional de Segurança de Transporte Da Indonésia, Haryo Satmiko, afirmou nesta terça que a aeronave apresentou problemas técnicos durante um voo de Denpasar, na ilha de Bali, para Jacarta na noite do domingo.

Na segunda, a aeronave perdeu o contato com a torre de comando 13 minutos após decolar do aeroporto de Jacarta, rumo à cidade de Pangkal Pinang, sede de uma mineradora de estanho. A causa da tragédia ainda é investigada.

O avião estava em operação somente havia dois meses. O piloto e copiloto tinham, juntos, mais de 11 mil horas de voo.

O comitê tem uma gravação da conversa entre o piloto do voo JT610 antes do acidente e a torre de controle em Jacarta.

"Esperamos encontrar os destroços ou a fuselagem agora de manhã", disse Soerjanto Tjahjono, chefe do comitê de segurança dos transportes,

Caixas-pretas

A imprensa local fala que 10 corpos foram retirados da água e encaminhados para identificação. As autoridades recolheram material para ser usado em exames de DNA de 132 familiares de pessoas que estavam a bordo da aeronave para facilitar esse processo.

Cerca de 40 sacos com destroços - incluindo sapatos, carteiras e roupas - foram recolhidos. Yusuf Latif, porta-voz da agência nacional de busca e resgate, afirmou que a localização de sobreviventes seria um "milagre", analisando o estado dos fragmentos e partes de corpos recuperados.

Destroços do avião, incluindo assentos e restos mortais, foram localizados a cerca de 8 km a leste da península de Tanjung Karawang, lugar onde a aeronave desapareceu dos radares. O especialista em aviação Gerry Soejatman, ouvido pela agência, explica que eles indicam que "a aeronave teria impactado na água com grande velocidade", de acordo com Deutsche Welle.

A busca pelas caixas-pretas da aeronave, que serão fundamentais para a investigação, continuam. Helicópteros e 35 embarcações estão mobilizadas.

O chefe do comitê de segurança dos transportes, Soerjanto Tjahjono, afirmou que as equipes esperavam localizar mais destroços ou a fuselagem nesta terça.

Avião novo

O avião da companhia é um Boeing 737 Max 8, um modelo relativamente recente. De acordo com o site FlightRadar24, a aeronave foi entregue à Lion Air em agosto deste ano. O piloto e copiloto tinham, juntos, mais de 11 mil horas de voo.

O voo, de prefixo JT-610, faria a rota Jacarta - Pangkal Pinang, que duraria pouco mais de uma hora. Segundo o funcionário da companhia aérea Nur Andi, citado pela BBC, ele decolou às 6h20 e o último contato aconteceu às 6h33 (13 minutos depois).

A última posição da aeronave foi registrada a 15 km ao norte da costa da Indonésia, de acordo com uma referência do Google Maps e também coordenadas relatadas pelo Flightradar24.

Os dados preliminares de rastreamento de vôo do Flightradar24 mostram que a aeronave subiu para cerca de 5.000 pés (1.524 m), chegou a perder altitude, mas a recuperou, antes de finalmente cair no mar.

O acidente é o primeiro que envolve o Boeing 737 MAX, uma versão atualizada e mais eficiente da aeronave. Os primeiros jatos Boeing 737 MAX entraram em serviço em 2017. A subsidiária malaia da Lion Air, Malindo Air, recebeu a primeira entrega global.

Aviação indonésia

A Indonésia é um dos mercados de aviação que mais cresce no mundo, mas tem falhas em relação à segurança no setor. Se não houver sobreviventes, esse será o segundo pior desastre aéreo do país desde 1997, quando um avião da Garuda Indonesia caiu na cidade de Medan, matando 214 pessoas.

Em 2013, um avião similar da Lion Air, a maior companhia aérea de baixo custo do país, sofreu um incidente ao cair durante a aproximação final no aeroporto internacional Ngurah Rai, na ilha de Bali. Todas as 108 pessoas a bordo sobreviveram.

Em dezembro de 2014, um avião da filial indonésia da companhia AirAsia caiu com 162 pessoas a bordo enquanto realizava o trajeto Surabaia-Singapura.


Avião que caiu na Indonésia já havia tido problema técnico

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29 outubro 2018

Além do bilionário tailandês e dono do clube britânico, Vichai Srivaddhanaprabha, também morreram no acidente dois membros do clube, o piloto e um passageiro.


Por G1

O presidente do clube inglês Leicester City, o bilionário tailandês Vichai Srivaddhanaprabha, está entre os mortos de um acidente de helicóptero que ocorreu na noite de sábado (27), confirmou o clube. Além dele, outras quatro pessoas morreram no acidente: o piloto, um passageiro e dois membros do clube.


Uma pessoa presta homenagem às vítimas do acidente de helicóptero, que matou o presidente do Leicester City. — Foto: Rui Vieira/Associated Press
Uma pessoa presta homenagem às vítimas do acidente de helicóptero, que matou o presidente do Leicester City. — Foto: Rui Vieira/Associated Press

O acidente aconteceu horas depois da partida válida pelo Campeonato Inglês entre Leicester e West Ham, que terminou empatada em 1 a 1 no estádio King Power. O helicóptero caiu em um estacionamento ao lado do estádio.

"É com profundo pesar e com o coração destruído que confirmamos que nosso presidente, Vichai Srivaddhanaprabha, estava entre os que perderam tragicamente suas vidas no sábado à noite quando o helicóptero que o transportava e outras quatro pessoas caiu perto do King Power Stadium", informou o clube em nota.

Nesta segunda (29), o estádio recebe homenagens de fãs do Leicester City e admiradores de Vichai, informou a BBC.

Em um comunicado, o príncipe William, duque de Cambridge, disse que "teve sorte por ter conhecido Vichai há muitos anos" e que ele era "um empresário de fortes valores", que ajudou muitas causas de caridade.

De acordo com a agência France Presse, Vichai Srivaddhanaprabha, que tinha 60 anos, era um bilionário tailandês que fez fortuna com lojas duty free. Essa fortuna, que ele começou a acumular com uma única loja em Bangcoc, foi avaliada em 2016 em 2,9 bilhões de dólares.

O empresário comprou o Leicester City em 2010 por 40 milhões de euros no momento em que o modesto clube estava na segunda divisão inglesa.

Mas, em 2016, se tornou famoso mundialmente com a ascensão inesperada de seu clube, que venceu pela primeira vez em sua história a Premier League, o campeonato inglês da primeira divisão, superando os clubes mais ricos do país, como Manchester United, Manchester City, Liverpool, Arsenal e Chelsea.

Srivaddhanaprabha era muito popular entre os torcedores dos 'Foxes', a quem ele costumava distribuir cervejas e doces, informou a France Presse.

Amante do polo e amigo da família real tailandesa, Srivaddhanaprabha tinha quatro filhos. Seu filho Aiyawatt Srivaddhanaprabha é o atual vice-presidente do Leicester.

Presidente do Leicester City está entre mortos em queda de helicóptero

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Infraestrutura em Istambul vai substituir aeroporto internacional Atarürk, que atingiu o limite de capacidade


Diário de Notícias / LUSA

O Presidente da Turquia inaugura esta segunda-feira em Istambul um novo aeroporto destinado a transformar-se no maior do mundo, um dos projetos ao nível das infraestruturas que têm marcado o país desde a sua chegada ao poder.


O presidente turco, Tayyip Erdogan inaugura uma das obras mais emblemáticas do seu governo © REUTERS/Umit Bektas

A inauguração do novo aeroporto, construído no lado europeu do país, perto do Mar Negro, coincide com o 95.º aniversário da República turca. A infraestrutura vai substituir o atual aeroporto internacional Atatürk, que atingiu o limite devido à elevada afluência.

A cerimónia está marcada para as 13:00 (10:00 em Lisboa) e contará com a presença de líderes estrangeiros, como o emir e líder do Catar Tamim bin Hamad Al-Thani, aliado do chefe de Estado turco.

O projeto alinha-se com o desejo do Presidente turco de transformar Istambul, a antiga capital do Império Otomano, num centro global entre três continentes, a Europa, a Ásia e a África.

A nova infraestrutura aérea, com capacidade para 90 milhões de passageiros por ano, vai funcionar em pleno a partir de 29 de dezembro. Até essa data, e enquanto o aeroporto de Atatürk ainda permanece aberto, vai garantir apenas cinco voos diários.

De acordo com o presidente executivo da IGA (futura operadora do aeroporto), Kadri Samsunlu, esta transição de dois meses vai testar o novo aeroporto e "identificar áreas de melhoria", avançou à imprensa na quinta-feira.

Presidente turco inaugura o maior aeroporto do mundo

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28 outubro 2018

China verá desde hoje uma redução nos vôos internacionais por um reajuste que implicou a suspensão das operações daquelas aerolíneas sem direito de tráfico ou não cumpridoras de seus itinerários.


Prensa Latina


Beijing - Segundo a Administração nacional de Aviação Civil, na temporada que terminará o próximo 30 de março terá uma queda nessas viagens de 4,1 por cento interanual.


Dita instituição introduziu um sistema de revisão em internet que verifica os direitos de tráfico aéreo e os horários exatos das rotas internacionais das aerolíneas presentes no país, e pediu cancelar as viagens às que tenham falhas nesses aspectos.

Ademais, a Administração exige às companhias cumprir com os percursos aprovados, tipos de naves e data de operações.

Em resposta, muitas linhas cancelaram os vôos por não cumprir com esses requisitos.

Reajuste de aviação civil reduz vôos internacionais em China

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27 outubro 2018

Imprensa inglesa diz que aeronave é propriedade do dono do clube, Vichai Srivaddhanaprabha. Segundo o "Guardian", Kasper Schmeichel foi visto chorando perto do local do acidente


Por GloboEsporte.com — Leicester, Inglaterra

Um helicóptero caiu neste sábado no estacionamento do estádio do Leicester, ao deixar o local após o empate em 1 a 1 com o West Ham. Segundo a imprensa inglesa, ele é de propriedade do dono do clube, Vichai Srivaddhanaprabha - que estaria num dos oito lugares da aeronave, segundo o jornalista Ben Jacobs, setorista do clube na "BeIN". Não há informações sobre feridos ou mesmo sobre quem estava na aeronave, mas as primeiras imagens mostram o helicóptero em chamas. 


Helicóptero em chamas após queda no estádio do leicester — Foto: Reprodução / Twitter
Helicóptero em chamas após queda no estádio do leicester — Foto: Reprodução / Twitter

Segundo informações da agência de notícia Reuters, executivos do grupo tailandês King Power, que pertence a Srivaddhanaprabha, disseram que não podem, por ora, dar qualquer informação sobre o acidente, e nem mesmo negar ou confirmar se o fundador do grupo e principal acionista do clube estava no helicóptero.

O clube se manifestou por uma breve nota oficial para dizer que está ajudando nas investigações e informou que vai se posicionar quando o acidente estiver melhor apurado.

- Estamos ajudando a polícia e os serviços de emergência diante deste grande incidente no estádio do clube. O Leicester emitirá uma declaração mais detalhada assim que mais informações forem estabelecidas - diz o clube.

Entre as informações iniciais, muitas delas desencontradas, o "Guardian" informa que o goleiro Kasper Schmeichel foi visto chorando perto do local do acidente. A polícia da cidade de Leicester informou que está lidando com um incidente nas proximidades do estádio e que os serviços de emergência envolvidos.


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Segundo a Sky Sports, o helicóptero decolou do meio do campo do estádio entre 20h30 e 20h45 do horário local - 16h30 e 16h45 de Brasília -, mas teve problemas com a hélice traseira e caiu no estacionamento ao lado. O torcedor John Butcher, que estava por perto no momento do acidente, disse à "BBC" que seu sobrinho viu a aeronave sair de controle, aparentemente, devido a um defeito na hélice traseira.

- No intervalo de um segundo, caiu como uma pedra no chão... Por sorte, ficou em espiral por um tempo e todo mundo correu a tempo de dispersar. Até onde sabemos, ninguém ao redor do estacionamento ficou ferido por conta do acidente.

O tailandês Vichai Srivaddhanaprabha comprou o clube em 2010 e levou o Leicester à épica conquista da Premier League na temporada 2015/16. Ainda não há informações oficiais se ele estava no helicóptero. O jornalista Ben Jacobs, porém, falou que o presidente estava na aeronave e disse que a patrocinadora do clube, de propriedade de Vichai, divulgará um comunicado neste domingo.

Já a "Sky Sports" informou que o vice-presidente e filho do dono do clube, Aiyawatt Srivaddhanaprabha, assim como o diretor de futebol Jon Rudkin, não estavam na aeronave. De acordo com os primeiros relatos da imprensa inglesa, o local foi evacuado e, no momento do acidente, alguns jogadores, como Schmeichel , ainda estavam no estádio.

Helicóptero de presidente do Leicester cai ao deixar o estádio do clube

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26 outubro 2018

Sky Airline será a primeira aérea de baixo custo a operar voos no Brasil. Primeiro voo está previsto para o dia 5 de novembro.


Por Laís Lis | G1 — Brasília

A Sky Airline do Chile recebeu autorização para operar no Brasil e será a primeira empresa área de baixo custo a voar para o país. O primeiro voo está previsto para o dia 5 de novembro, entre Santiago, no Chile, e o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

Aeronave da Sky Airline em imagem de arquivo — Foto: Mavalenzu/Ceative Commons
Aeronave da Sky Airline em imagem de arquivo — Foto: Mavalenzu/Ceative Commons

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a autorização operacional prevê cinco voos semanais. Até o primeiro trimestre de 2019, existem operações previstas para os terminais de Guarulhos, em São Paulo, e para o aeroporto de Florianópolis.

A Anac também já autorizou a Norwegian Air a operar voos entre a Europa e o Brasil. A empresa é a terceira maior companhia "low cost" da Europa. Ela foi a primeira companhia de baixo custo a receber autorização para voar para o Brasil, mas ainda não começou a ofertar voos.

De acordo com a Anac, outras duas empresas “low cost” estão negociando com o Brasil: Avian e Flybondi, ambas da Argentina.


Empresa chilena de baixo custo recebe autorização para voar para o Brasil

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25 outubro 2018

Com a aprovação da readequação técnica do aeroporto, um dos únicos municipalizados no país, o edital de licitação para a concessão deve ser publicado dentro de 30 dias.


Por Amaro Mota | G1 — Campos dos Goytacazes

A autorização para a concessão do Aeroporto Bartolomeu Lizandro, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, foi publicada na edição desta quinta-feira (25) do Diário Oficial da União, em portaria do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.

Aeroporto Bartolomeu Lizandro, em Campos dos Goytacazes — Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos
Aeroporto Bartolomeu Lizandro, em Campos dos Goytacazes — Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos

Segundo a Prefeitura, com a aprovação da readequação técnica do aeroporto, um dos únicos municipalizados no país, o edital de licitação para a concessão deve ser publicado dentro de 30 dias.

Ainda de acordo com o município, o projeto foi adequado a partir das sugestões da população, passadas pela internet e em audiência pública, e do próprio Ministério dos Transportes.

Entre as exigências do projeto de concessão montado pela Prefeitura, está o investimento mínimo obrigatório de R$ 28 milhões nos primeiros cinco anos de contrato, que totalizará R$ 98 milhões nos 30 anos de concessão.

Dentre as medidas iniciais estarão a reforma dos terminais de embarque e desembarque de passageiros de voos comerciais, do terminal de passageiros offshore e dos instrumentos de segurança de aviação, além da abertura de mercado para voos comerciais, o que, segundo a Prefeitura, vai baratear passagens e, por consequência, aumentar o fluxo no aeroporto campista.

O secretário executivo do Comitê Gestor de Parceria Público Privada de Campos, Thiago Dias, reforçou que a anuência do projeto de licitação assinada pelo ministro dos Transportes, Valter Casimiro Silveira, reflete o reconhecimento pelos esforços do Município em prol do aeroporto.

"Por muitos anos o aeroporto ficou defasado, então o texto do projeto final traz como obrigatório o investimento inicial de R$ 28 milhões já nos primeiros cinco anos, além da outorga de, no mínimo, cerca de R$ 1,8 milhão na assinatura do contrato ao município, que também lucra com a valorização social do entorno, da movimentação de passageiros que virão ao município e com a possível criação de um polo logístico no entorno, já determinado pelo Prefeito para estudos, visando colher frutos advindos do Porto do Açu, além da geração de empregos que essas reformas vão gerar", disse.


Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil autoriza concessão do aeroporto de Campos, no RJ

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20 outubro 2018

O maior avião anfíbio do mundo, o AG600, construído pela China, realizou com sucesso na manhã deste sábado a decolagem e aterrissagem na água, informou a empresa aeronáutica responsável pela construção do gigante anfíbio.


Sputnik

Os testes foram realizados na província de Hubei. A aeronave recebeu o codinome de "Kunlong" e é considerada o maior avião anfíbio do mundo, contando com quatro motores produzidos por empresas chinesas, além de possuir uma autonomia de 12 horas e um peso máximo de decolagem de 53 toneladas.


AG600
AVIC AG-600 Kunlong | CC BY-SA 4.0 / Alert5

O AG600 já havia passado por outros testes na água, no quadro dos preparativos da aeronave para operações anfíbias, durante os quais foram verificados e analisados todo o sistema de controle, além da resistência da fuselagem e outras especificações técnicas.

Foram precisos cerca de dois meses de testes para o gigante anfíbio realizar com sucesso sua primeira decolagem e aterrissagem na água. Anteriormente a aeronave já havia concluído com sucesso os testes de taxiamento na água com uma velocidade entre 80 e 120 km/h.

A aeronave, que possui um comprimento de 39,3 metros e uma envergadura de asas de 38,8 metros, provavelmente será utilizada no combate contra incêndios, sendo capaz de coletar 12 toneladas de água de rios ou lagos em apenas 20 segundos. Pode também ser utilizada em missões de monitoramento marítimo e de resgate marítimo. Ao todo, o avião pode transportar 50 pessoas.

O projeto da aeronave foi aprovado em 2009, a construção terminou em julho de 2016, tendo iniciado os testes em 2017. O início da produção em série do maior avião anfíbio do mundo está prevista para 2022.

Maior avião anfíbio do mundo efetua primeira operação de pouso e decolagem na água (VÍDEO)

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