.

31 janeiro 2012

Passou o prazo, e a mais recente promessa para licitar a obra de ampliação da pista do Salgado Filho ficou para trás. Agora, a Infraero joga a licitação para março

RODRIGO MÜZELL* - Zero Hora  

A última de uma série de previsões da Infraero para iniciar o processo de ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho não vai, novamente, se cumprir. Em outubro do ano passado, o superintendente do aeroporto, Jorge Herdina, trabalhava com a perspectiva de receber o projeto de engenharia – entregue em janeiro de 2011 ao Exército para ser refeito – em dezembro. Poderia, assim, abrir a licitação para contratar a empresa que estenderá a pista em 920 metros, permitindo que aviões de passageiros de grande porte e cargueiros abarrotados pousem e decolem em Porto Alegre. Até ontem, Herdina ainda esperava pela documentação:

– Algumas partes nos foram entregues, mas precisamos do todo para a licitação.

Ampliar a pista é um dos planos mais antigos da Infraero. Em 2010, as verbas foram oferecidas, mas o projeto de engenharia estava defasado e precisava ser atualizado. 

Infraero garante ampliação da pista até dezembro de 2013 

O órgão decidiu passar a tarefa ao Exército, em razão da experiência do setor de engenharia da instituição com projetos de pavimentação. Pensava-se em uma solução rápida, mas o projeto teve de ser refeito quase que completamente – as duas décadas de enrolação cobravam seu preço.

– Cada mês perdido impacta no cronograma, mas temos certeza de que a pista estará operando antes da Copa do Mundo – assegura Herdina.

De Brasília, a estatal relata que a elaboração do projeto de engenharia chegou a 98,6% em dezembro, mas não informa o que ainda falta para finalizar os 1,4% restantes. Procurado por Zero Hora, o Exército não detalhou o andamento do trabalho.

Esse não é o primeiro atraso: quando o Exército pegou a tarefa, em janeiro de 2011, a projeção da Infraero era receber a documentação em dois meses. Depois, esperou para julho; então, para setembro e, por fim, dezembro. O cronograma segue empurrado – se Herdina esperava licitar a obra em janeiro deste ano, a perspectiva agora é abrir a concorrência em março. Porém, a Infraero aposta em recuperar o atraso na construção e finalizar até dezembro de 2013. 

Isso, se mais nenhum percalço acontecer.

*Colaborou Tássia Kastner

Sem projeto, nova pista do Aeroporto Salgado Filho não decola

Read More

DENISE LUNA
DO RIO – FOLHA DE SP
 

O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, informou hoje que apesar dos cinco pedidos de impugnação relativos a itens do do edital do leilão de concessão dos aeroportos de Brasília (DF), Guarulhos (SP) e Campinas (SP), marcado para 6 de fevereiro, o texto não será modificado.

Segundo ele, esclarecimentos foram prestados às empresa que entraram com os pedidos e não haverá necessidade de mudar o edital. 

"O que estamos fazendo são esclarecimentos, o que era relevante foi aprovado no ano passado pelo TCU (Tribunal de Contas da União), a estrutura e a modelagem, agora são mais processos de esclarecimento", informou o ministro.

Bittencourt viajou ao Rio de Janeiro para conhecer o Centro de Gerenciamento Aeroportuário (GCA) e o novo posto da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão. 

Sem revelar o nome das empresas que fizeram os pedidos de impugnação, ele citou que uma das dúvidas era em relação às garantias financeiras exigidas no edital. 

"Havia dúvida se as garantias que teriam que ser dadas pelos bancos seriam até o nível de previsão inicial (do valor) de leilão ou até o valor final, e nós esclarecemos que seria até do valor final, coisas desse tipo", explicou.  

LIMINAR  

Presente na visita ao Tom Jobim, o diretor-presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Marcelo Guaranys, disse que o pedido de liminar contra o leilão, feito por funcionários na 8ª Vara da Justiça Federal, em Campinas, é um processo comum em licitações e que não haverá impedimento para a realização do leilão na próxima segunda-feira. 

"Acreditamos que não (haverá impedimento). Entrar com pedido de liminar é normal, mas nosso processo é muito consistente juridicamente, temos equipe muito boa de advogados para minimizar o risco jurídico", informou Guaranys.

Ele disse esperar ágio sobre o preço inicial estipulado pelo governo, como ocorreu na primeira licitação, do aeroporto de São Gonçalo do Amarantes (RN), que teve preço 228,8% maior. 

"Estamos esperando ágio, São Gonçalo foi um ágio muito bom, mas vai depender do processo competitivo na segunda-feira", afirmou.

Edital do leilão de aeroportos não será modificado

Read More

30 janeiro 2012

Agência tenta dar conta de demanda por pedidos de habilitação, que cresceu 5 vezes em 2 anos; documento vale por 90 dias
 
NATALY COSTA - O Estado de S.Paulo

 
Para atender uma demanda cinco vezes maior por licenças para novos pilotos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) criou uma habilitação provisória para pilotar por 90 dias. Segundo a agência, é o tempo necessário até a emissão da licença definitiva, que leva de 40 dias a três meses.

 
Com isso, um piloto recém-aprovado nos testes de proficiência pode começar a voar imediatamente - basta o examinador do aeroclube registrar o resultado da avaliação no site da Anac.

 
A agência afirma que a modernização é necessária para atender a demanda, mas especialistas alertam para o perigo de tanta agilidade. Segundo Carlos Pellegrino, diretor de Operações da Anac, a licença de 90 dias pode ser cassada caso, nesse tempo, o piloto cometa alguma "infração" ou seja verificado erro no processo de avaliação.


"O aspirante a piloto frequenta cursos credenciados, com instrutores homologados pela Anac. O avaliador que nos passa a informação de que o aluno está apto a pilotar é responsável pelo processo. Se descobrirmos qualquer coisa errada, sustaremos a licença tanto do piloto quanto do examinador."
 
Dono de uma escola de formação de pilotos, Mário Renó vê com ressalvas a informatização do processo. 


"Para mim, é um sistema que piora cada vez mais a qualidade dos profissionais formados. Hoje, um aspirante a piloto pode estudar a parte teórica das provas da Anac em casa, fazer o exame online e só chegar ao aeroclube para as aulas práticas. E chega cada vez mais despreparado", disse.
 
"Não existe mais atendimento presencial da Anac nem para entregar a licença do piloto."

 
Renó se refere aos 22 escritórios de atendimento da agência que foram fechados no ano passado e prestavam esse tipo de atendimento administrativo. 


Para os pilotos, quanto menos burocracia, melhor. "Fiquei dois meses parado esperando minha licença. A empresa queria me contratar e não podia", contou um piloto de táxi aéreo que não quis se identificar. "Não tem sentido a gente ser aprovado em um processo, fazer o cheque (o exame final) e ficar sem voar."
 
O cenário por trás da decisão, porém, não é só o crescimento da aviação e a alta demanda por profissionais na área. Ao completar cinco anos de criação, em 2011, a Anac sofreu um esvaziamento do quadro de funcionários, muitos "emprestados" da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Dos 78 servidores da área de emissão de licenças para pilotos, a Anac hoje só tem 28 - os outros 50 voltaram para a FAB.

 
O número é irrisório para dar conta de uma demanda que quintuplicou, passando dos 800 pedidos de habilitação por mês para 4 mil, entre janeiro de 2010 e novembro de 2011. A média é de 133 solicitações por dia. Sem estrutura operacional para dar agilidade ao processo via papel, tudo passou para o online. "Todos os documentos necessários podem ser enviados pela internet e acompanhados no site da Anac", disse o diretor de Operações, Carlos Eduardo Pellegrino.

 
Controle. Não é só a licença provisória que pode ser obtida online. Todas as horas de voo do piloto agora precisam ser registradas no site da Anac, além do caderno de bordo tradicional. A agência informou que isso vai melhorar a fiscalização do trabalho dos pilotos.

 
"Antes, uma companhia aérea precisava nos mandar a cópia da caderneta de voo de cada piloto. Agora, esses dados são submetidos pelo próprio piloto no site da Anac e podemos checar mais facilmente se ele cumpre a carga horária regulamentar", disse Pellegrino, da Anac.

 
Atividade
 

27 mil é a quantidade de pilotos privados de avião em atividade hoje no País 

179 milhões é a quantidade de passageiros transportados em 2011 nos aeroportos da Infraero

Número de profissionais cresceu 105% apenas em 2011

 
Não foi só a quantidade de passageiros nos aeroportos que aumentou. Em 2006, a Anac colocou no mercado 597 pilotos de linha aérea. No ano passado, esse número deu um salto de mais de 105% - foram 1,2 mil licenças concedidas. Hoje, a aviação tem 10.924 pilotos brasileiros habilitados para trabalhar em empresas de aviação regular.

 
Sem contar outras categorias de pilotos que também cresceram em proporções enormes. As licenças para piloto privado de helicóptero pularam de 133 em 2007 para 311 no ano passado, somando mais de 3,1 mil profissionais em atividade hoje. A de piloto comercial - para trabalhar em empresas de táxi aéreo, por exemplo - passou de 583 para mais de 15 mil em cinco anos.

 
A formação de piloto é difícil - exige tempo e dinheiro para investir em horas de voo. É como em uma autoescola: o aluno acumula experiência nas aulas práticas e paga por elas. Cada hora voada em um avião pequeno pode sair por até R$ 350. Um piloto de linha aérea precisa de pelo menos 1.500 horas de experiência.


Desde o ano passado, a Anac passou a distribuir bolsas de estudo em vários aeroclubes do País. 

"Existe interesse muito grande por essa área, profissionalmente ou não. Hoje um piloto de helicóptero pode ganhar R$ 20 mil por mês em uma empresa. Um de linha aérea, se for piloto doméstico, cerca de R$ 13 mil. São salários muito mais atrativos do que no passado", diz Carlos Pellegrino, da Anac.
 
Estrangeiros. Essa oferta pode ser enxugada em breve. Em tramitação na Câmara dos Deputados, a nova Lei do Aeronauta pode abrir uma brecha para a contratação de pilotos estrangeiros pelas companhias aéreas - o que aumentaria a concorrência aqui.

 
De qualquer forma, nem todos os pilotos formados no Brasil são absorvidos pelo mercado nacional. As empresas estrangeiras, principalmente de países pequenos, onde a mão de obra é escassa, passaram a fazer "road shows" no País - a Emirates, dos Emirados Árabes, seleciona pilotos daqui a cada três meses em cidades variadas. A empresa tem mais de cem funcionários brasileiros, entre pilotos e copilotos.

Anac dá licença provisória para novos pilotos

Read More

DA REUTERS 

O plenário do TCU (Tribunal de Contas da União) vai analisar na quarta-feira o edital do leilão de concessão dos aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF), em uma semana decisiva para o certame, marcado para o dia 6 de fevereiro. 

A informação consta da pauta das sessões do TCU, publicada no site do tribunal. Essa é a última etapa de tramitação do processo dentro do TCU antes do leilão doa aeroportos. 

O TCU já havia autorizado, em dezembro passado, a publicação do edital, mas pediu que o governo aumentasse os preços mínimos a serem pagos pelos concessionários para arrematar os terminais. 

O governo aumentou os preços, mas não na proporção sugerida pelo TCU. O piso para Guarulhos, por exemplo, ficou em R$ 3,4 bilhões, sendo que o TCU havia recomendado R$ 3,8 bilhões. A proposta inicial do governo era de um preço mínimo de R$ 2,3 bilhões. 

Na terça-feira, dia 31, será a vez de a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciar o resultado do julgamento dos cinco pedidos de impugnação do edital que recebeu. 

Esses pedidos podem se referir a termos do edital ou ao documento todo, mas a Anac não informou o conteúdo e nem os autores dos pedidos. 

Se tudo continuar dentro do cronograma estabelecido pelo governo, os investidores interessados precisarão apresentar suas propostas na próxima quinta-feira, dia 2, na sede da Bovespa, em São Paulo.

TCU votará edital de leilão dos aeroportos na quarta-feira

Read More

29 janeiro 2012

MARIANA BARBOSA
DE SÃO PAULO - FOLHA DE SP

Uma greve de pilotos da Iberia programada para amanhã vai cancelar 123 voos, incluindo ligações entre Madri e São Paulo.

Será cancelado o voo que sai de Madri às 11h55 e o que parte de São Paulo para a capital espanhola às 21h35.

Os passageiros vão poder remarcar bilhetes pela internet, no site da empresa.

Essa é a terceira paralisação de pilotos da Iberia nos últimos dias. Eles protestam contra a criação da Iberia Express, empresa de baixo custo que deve iniciar operações em março.

O protesto ocorre em meio à crise da Spanair, companhia espanhola que anunciou a suspensão total das operações na noite de sexta-feira.

A Spanair tinha 22% do mercado doméstico espanhol e operava mais de 200 voos diários -- nenhum para o Brasil.

O fim da Spanair afetou em torno de 22,7 mil passageiros neste final de semana.

Convocada para auxiliar na reacomodação, a Iberia aumentou a oferta de voos para destinos operados pela Spanair e ofereceu tarifas especiais para clientes prejudicados.

O fim da ajuda financeira do governo da Catalunha e a desistência da Qatar Airways de adquirir uma fatia da Spanair levaram à suspensão das operações.

Greve de pilotos cancela voos da Iberia na rota São Paulo-Madri

Read More

Jackie Chan, conhecido pelos filmes de ação, foi escolhido pela empresa brasileira e ganhará um Legacy 650
 
e-Band

Da Redação, com BandNews TV

Famoso em Hollywood por diversos filmes de ação, o ator chinês Jackie Chan irá fechar parceria com a Embraer para se tornar embaixador da empresa brasileira na China.


No dia 3 de fevereiro, ele visitará a fábrica da Embraer em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Na ocasião, ele receberá um jato Legacy 650.

Uma das líderes mundiais no segmento de aviação executiva, a Embraer pretende ampliar a presença na China. Para tanto, está finalizando com o governo da China negociações para produzir no país o Legacy 650.

A Embraer espera que o acordo com o ator Jackie Chan ajude na estratégia de crescimento da marca na China, país que tem a segunda maior economia do mundo e que nos próximos dez anos prevê movimentar US$ 21 bilhões no setor de aviação executiva.

Ator será embaixador da Embraer na China

Read More

27 janeiro 2012

Daniella Jinkings
Da Agência Brasil

Brasília – A participação das companhias aéreas de menor porte no mercado aumentou quase 30% em dezembro.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o crescimento das empresas menores deve-se à queda do índice de participação das empresas Gol e TAM no mercado doméstico. Em dezembro de 2011, as duas companhias somaram 75,52% de participação contra 81,13% no mesmo mês de 2010.

Segundo a Anac, no último mês de 2011, a demanda pelo transporte aéreo doméstico cresceu 7,27%. No acumulado de 2011, a expansão foi 15,72%. Em dez anos, o crescimento da demanda já atinge 194%. A média de ocupação dos voos domésticos de passageiros em 2011 foi 70,18%, praticamente a mesma média do mês de dezembro (70,4)%.

Nas rotas internacionais operadas por empresas brasileiras, a demanda de 2011 apresentou crescimento de 11% em relação a 2010. No acumulado dos últimos cinco anos, a expansão atingiu 62%.

Companhias pequenas tiram passageiros de Gol e TAM e crescem 30% em dezembro

Read More

AFP

PARIS, 26 Jan 2012 (AFP) -A companhia aérea latino-americana Avianca-Taca confirmou um pedido de 51 aviões de médio-porte A320, por um valor total de US$ 4,770 bilhões, anunciou nesta quinta-feira a Airbus através de um comunicado.

O pedido foi precedido por um protocolo de acordo revelado no salão de Bourget, próximo a Paris, em junho passado.

Ainda segundo a Airbus, das 51 aeronaves, 33 são A320 remotorizados Neo.

Avianca-Taca confirma pedido de 51 aviões da Airbus por US$ 4,770 bi

Read More

Do UOL, em São Paulo 

O avião gigante da Airbus, o A380, maior aeronave de passageiros do mundo, deveria ser retirado de uso após terem sido detectadas rachaduras nas asas, segundo a Associação de Engenheiros Aeronáuticos da Austrália, informa a imprensa britânica.

As rachaduras nas estruturas das asas foram descobertas na semana passada pelas empresas Qantas e Singapore Airlines. As duas companhias aéreas afirmaram que as fendas não significam uma ameaça à segurança dos passageiros, e que os consertos já foram feitos.

A Airbus disse já ter descoberto a origem do problema, e ter desenvolvido um procedimento de inspeção e conserto, que deve ser posto em prática durante a revisão de rotina, que ocorre a cada quatro anos.

"Não podemos continuar a arriscar a vida de pessoas e permitir que essas aeronaves voem, esperando que cheguem até a revisão a cada quatro anos”, disse Steve Purvinas, secretário da associação de engenheiros aeronáuticos da Austrália, em entrevista ao jornal “Daily Mail”.

No total, 67 aeronaves A380 estão em circulação em todo o mundo --ainda não operam no Brasil. O avião tem capacidade para 525 passageiros.

Engenheiros dizem que avião gigante da Airbus deve ser tirado de uso

Read More

Do UOL, em São Paulo 

A Airbus responsabilizou uma combinação de falhas de produção e design pelas rachaduras que surgiram nas asas de seu superjumbo A380, mas a empresa informou que encontrou uma solução simples para o problema, reduzindo preocupações entre analistas de mercado. 

Em comentários francos não muito comuns, um alto executivo da Airbus afirmou que a empresa estabeleceu uma forma de reparar as rachaduras encontradas em um pequeno número de componentes dentro das asas do A380, que fizeram autoridades europeias ordenar na semana passada inspeções de segurança nas aeronaves do modelo. 

A Airbus e uma das principais operadoras do A380, a Singapore Airlines, também confirmaram informação da Reuters sobre a descoberta de mais exemplos de rachaduras durante as inspeções compulsórias. 

"O A380 é seguro", disse Tom Williams, vice-presidente executivo de programas da Airbus. O executivo viajou para Dublin para um discurso não agendando durante uma conferência do setor para diminuir as preocupações sobre a segurança do avião.

Ele afirmou que engenheiros excluíram a hipótese de fadiga de material no avião jovem, que entrou em serviço em 2007. 

Os comentários com uma série de detalhes marcaram uma mudança de tom depois do episódio em que um motor instalado em um A380 da australiana Qantas explodiu e a fabricante Rolls Royce foi criticada pela indústria e autoridades por não dar informação suficiente. 

"Isso é uma mudança importante na obtenção de informações que no passado não eram dadas. Não se pode desconsiderar essas coisas, mas não é um problema sério e eles têm a solução à mão", disse Howard Wheelton, especialista em aviação da corretora BGC Partners. 

Desenvolvido a um custo estimado de 12 bilhões de euros na Inglaterra, França, Alemanha e Espanha, o A380 tem envergadura de 79,8 metros, suficiente para 70 carros. 

A Airbus vendeu 253 unidades do modelo a um custo de tabela de US$ 390 milhões cada. Atualmente 68 unidades estão em serviço.

(Com informações da Reuters)

Falhas de produção e design causaram rachaduras em avião, diz Airbus

Read More

26 janeiro 2012


Companhia recebe seu terceiro Boeing 737 800

Equipe Aviação Agora


Dando continuidade ao programa de renovação da sua frota, a Webjet recebe nesta sexta-feira (27/01) mais um Boeing 737 800 Next Generation. A aeronave fará voos entre Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza a partir de 20 de fevereiro. Em menos de dois meses, este é o terceiro avião que a companhia acrescenta a sua frota. No último dia 12, a empresa colocou em operação mais um modelo ligando o Sudeste ao Nordeste. Até o fim do ano outros seis novos aparelhos começarão a voar, o que aumentará em 10% a capacidade de assentos oferecidos.

A Webjet será a segunda empresa do país a ter em sua frota o 737-800, e deve colocar em operação uma nova aeronave por mês. Em breve todas as 18 capitais atendidas pela companhia receberão voos com o 737-800 Next Generation, que é um dos aviões mais seguros e modernos do mercado, e que pode transportar até 184 passageiros. Por ter o sistema de Winglets, curvaturas para cima nas pontas das asas, o modelo é conhecido pela estabilidade e economia, chegando a alcançar uma média de 850 Km/h de velocidade.

Para Julio Perotti, presidente da Webjet, a chegada dos novos aviões demonstra o compromisso da companhia em continuar a ser uma das mais eficientes do Brasil. “O 737-800 proporcionará aos nossos clientes ainda mais conforto, segurança e a garantia dos menores preços, já que é um dos equipamentos mais econômicos da indústria aérea”, destaca. O executivo acredita que a novidade vai ajudar a Webjet a manter os preços mais baratos do que os da concorrência e auxiliar na liderança da pontualidade, já que em dezembro a empresa alcançou pelo décimo mês consecutivo o primeiro lugar do índice apresentado no site da Infraero, tornando-se a aérea mais pontual de 2011.

As passagens para voar no novo avião já estão sendo oferecidas, e a companhia programou voos extras para o Nordeste nesse início de 2012. De olho no aumento da demanda, as novas aeronaves que chegarão em fevereiro e março farão rotas para a região e para o Sul do país. 

 
Fonte: Webjet

Webjet segue com renovação da frota

Read More

Rodrigo Paiva/UOL


Cerca de 80 mil peças pertencentes a antigos Boeings e Airbus da Vasp começaram a ser vendidas para empresas nesta quinta-feira (26). A operação do tipo "família vende tudo" está sendo realizada no Aeroporto de Congonhas, na zona Sul de São Paulo. O dinheiro arrecadado será usado para quitar dívidas com os credores da empresa, e principalmente para pagamento de direitos trabalhistas

Peças de aviões da Vasp são vendidas para pagar dívidas

Read More

24 janeiro 2012

Por Juan Garrido | Para o Valor

SÃO PAULO - De acordo com um estudo da Bain & Company, se o Brasil crescer, em média, 3,5% ao ano, o volume de transporte aéreo no país irá triplicar até 2025. Pelas estatísticas da estatal Infraero, que administra 66 aeroportos brasileiros, foram registrados 163,5 milhões usuários aéreos de janeiro a novembro de 2011. “São Paulo continuará sendo o principal gargalo”, diz André Castellini, sócio-diretor da Bain, para quem, além da modernização do Aeroporto de Congonhas e das expansões dos de Guarulhos e Viracopos, São Paulo requer a construção de um novo aeroporto.

Segundo Castellini, o grande desafio a ser enfrentado pelo saturado sistema aeroportuário paulista é muito mais abrangente que o representado pela simples urgência de reunir condições para absorver o volume adicional de passageiros gerado durante os 30 dias de disputa da Copa do Mundo de 2014. Para ele, o problema é o dia a dia, aqui e agora. “A Copa é um problema pequeno e momentâneo em relação à importância do bom atendimento aeroportuário para o futuro da economia paulista.”

Pelos dados enviados pela Infraero para esta edição, os investimentos atuais nos três aeroportos paulistas somam R$ 2,191 bilhões. O menor investimento, de R$ 14 milhões no Aeroporto de Congonhas, foi para a construção da nova torre de controle – já concluída.

No Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos os investimentos somam R$ 1,3 bilhão. Estão divididos em seis intervenções: ampliação e revitalização do sistema de pista e pátio, atualmente aguardando perícia judicial (com término previsto para dezembro de 2013); ampliação e revitalização do sistema de pistas (obra concluída); construção de pistas de taxi e de saída rápida (licitação em andamento e previsão de conclusão da obra em março de 2013); implantação da fase 1 do terminal 4 (em execução e com conclusão prevista para este mês); implantação da fase 2 do terminal 4 (publicação do edital prevista para este mês e término da obra em dezembro de 2012); construção da fase 1 do terminal de passageiros 3 (obras de terraplanagem em execução e conclusão prevista para novembro de 2013).

Já o investimento total no Aeroporto Internacional de Campinas/Viracopos é de R$ 876,92 milhões, distribuídos entre quatro ações: construção da fase 1 do novo terminal de passageiros e pátio, cujo projeto está em licitação (conclusão da obra prevista para dezembro de 2013); adequação do terminal de passageiros existente, cujos projetos já foram contratados (término previsto para outubro de 2013); implantação de módulo operacional, já concluído; sistema de pistas e pátios, cujo projeto executivo está em andamento (término da obra previsto para dezembro de 2013).

Castellini, da Bain, acha que transformar Viracopos no aeroporto paulista mais importante não chega a ser uma meta viável – mesmo que se ampliasse sua infraestrutura de forma portentosa – porque Campinas fica muito longe da capital (cerca de 100 quilômetros). “Nenhuma cidade dentre as 25 maiores do mundo é servida por um aeroporto tão afastado quanto Viracopos”, argumenta, citando que no Japão o aeroporto de Narita fica a 65 quilômetros de Tóquio, e este é considerado o “campeão” em distância, no caso das megalópoles.

O executivo explica que como não é possível aumentar significativamente a capacidade em Congonhas e que as ampliações possíveis na capacidade de Guarulhos não serão suficientes, há a necessidade clara de um terceiro aeroporto com grande capacidade e apto a atender à demanda da Região Metropolitana de São Paulo.

“O que se ouve insistentemente no mercado é que os grupos Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez estão dispostos a investir num aeroporto a ser erguido do zero e que o local para a construção – num município da Grande São Paulo – já está escolhido”, cita Castellini. De fato, especialistas comentam que se trata, inclusive, de uma área reflorestada, portanto ambientalmente amigável.

Na visão do sócio-diretor da Bain, no entanto, a construção de um novo grande aeroporto é sempre um grande desafio. Implica superação de fatores construtivos, meteorológicos, de acessibilidade, de tráfego aéreo, sociais, ambientais e econômicos. Ele lista, entre os principais questionamentos que buscam respostas positivas para que seja possível seguir em frente, o de se saber se as principais companhias aéreas teriam interesse em operar nesse aeroporto. Também se a área é extensa o suficiente para abrigar uma unidade que atenda cerca de 40 milhões de passageiros/ano e que possa operar em 99% dos dias em condições meteorológicas favoráveis.

Seria importante, além disso, que a área do novo aeroporto permitisse um acesso em cerca de 60 minutos com meios próprios e com transporte público. “Outra questão relevante é saber se seria possível conciliar o trafego aéreo dessa nova unidade com o das demais unidades presentes na região e ainda aumentar o fluxo de voos, considerando a não ocorrência de impactos significativos”, acrescenta Castellini.

Ele informa que estudos sérios realizados por empresas especializadas em tráfego aéreo indicam que é possível, de fato, compatibilizar as operações de Congonhas, Guarulhos e Viracopos às de um novo aeroporto em São Paulo, aumentando o fluxo de pousos e decolagens na região. “Ainda que não haja um consenso sobre as conclusões desses estudos, eles mostram que, se houver real vontade política de achar uma solução, a nova unidade será viável”, diz.

Volume de transporte aéreo no país deve triplicar até 2025, diz Bain

Read More

23 janeiro 2012

BandNews - UOL Notícias

Banhistas tomaram um susto no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro. Neste domingo (22), um helicóptero em chamas passou rente à praia de Grumari e fez um pouso forçado numa mata próxima.


Helicóptero em chamas faz pouso forçado em praia do Rio

Read More

Do UOL, em São Paulo

Sete passageiros ficaram feridos após um superjumbo Airbus A380 da Qantas Airways enfrentar uma forte turbulência durante voo entre Londres e Cingapura, segundo informações da companhia aérea australiana divulgadas neste domingo (8).

O voo QF32, com 450 passageiros a bordo, enfrentou turbulência no espaço aéreo indiano no sábado (7) três horas antes de chegar em Cingapura. "O aviso de manter o cinto de segurança preso estava aceso, mas alguns passageiros ainda estavam se movimentando para os seus assentos", disse a porta-voz da Qantas Sohia Connolly.

Ela disse que sete passageiros sofreram ferimentos leves, como cortes e hematomas. Quatro foram tratados em um hospital de Cingapura e os outros em um centro médico. Todos foram liberados.

O avião foi vistoriado e liberado. O voo prosseguiu para Sydney, na Austrália, neste domingo (8). 

(Com a Associated Press)

Superjumbo enfrenta turbulência e sete passageiros ficam feridos em voo para Cingapura

Read More

Do UOL, em São Paulo

Três membros da tripulação de um voo da companhia aérea American Airlines ficaram feridos devido a uma turbulência registrada no trecho entre Recife (PE) e Miami (EUA) no domingo (22).

De acordo com a assessoria de imprensa da American Airlines no Brasil, o voo 980 enfrentou turbulência "forte e inesperada" durante a rota de Recife para Miami. Dos seis comissários de bordo, três ficaram feridos. Todos foram levados para hospitais na área de Miami, onde foram atendidos. Nenhum passageiro ficou machucado.

O jornal "Miami Herald" afirmou que seis tripulantes ficaram feridos, mas a assessoria negou a informação.

O avião de passageiros, que levava 136 pessoas e nove tripulantes, aterrissou por volta das 18h30 de domingo (22) em Miami.

Turbulência deixa três feridos em voo do Brasil para os EUA

Read More

10 janeiro 2012

FOLHA DE SP
DO RIO

Um avião bimotor foi obrigado a aterrissar de barriga na manhã desta terça-feira no Aeroporto de Jacarepaguá, zona oeste do Rio. Segundo a Infraero, os dois passageiros e o piloto passam bem.

A aeronave saiu de Angra dos Reis com destino a Jacarepaguá. Suspeita-se que o trem de pouso apresentou problemas na hora da aterrissagem. O aeroporto ficou fechado entre as 11h02 e as 12h27.

Técnicos do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos), da Aeronáutica, irão avaliar o bimotor para esclarecer o que impediu o pouso regular.

Bimotor aterrissa de barriga em aeroporto na zona oeste do Rio

Read More

DENISE LUNA
DO RIO - FOLHA DE SP

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) confirmou nesta terça-feira que está renegociando com a norte-americana American Airlines uma dívida de US$ 900 milhões, referente ao saldo da compra de cerca de 200 aviões da Embraer entre 1998 e 2002 no valor total de US$ 3 bilhões.

Uma fonte ligada ao processo, que preferiu não se identificar, disse que a empresa deve apresentar um plano de devolução de aeronaves, que serão recolocadas no mercado pelo BNDES. O banco já havia passado pela mesma situação há dois anos, após o default de outra empresa norte-americana, a Mesa Airlines, que teve suas aeronaves tomadas pelo BNDES e revendidas no mercado.

A American Airlines entrou em recuperação judicial no final de novembro do ano passado e tem até março para apresentar um plano formal de renegociação com seus credores -- entre eles o BNDES, informou a fonte.

O acordo com o BNDES terá que ser aprovado pela corte de falências de Nova York, onde a recuperação judicial da Amercian Airlines está sendo discutida.

American Airlines pode usar aviões para pagar dívida com BNDES

Read More

09 janeiro 2012

Band

O balão atingiu um cabo de alta tensão antes de subir até 150 metros do solo. O incidente provocou a morte de todas as pessoas que estavam a bordo.

Balão pega fogo e mata onze pessoas na Nova Zelândia

Read More

Da Redação - Band

Um avião realizou um pouso forçado, na noite de ontem, na cidade de Conceição das Alagoas, no Triângulo Mineiro.

Segundo informações preliminares, a aeronave Cessna deixou o Mato Grosso e seguia em direção ao Paraná, quando sofreu uma pane elétrica e caiu em um canavial.

O piloto, que estava sozinho, sofreu ferimentos leves e foi levado ao Hospital São Domingos. A Infraero informou que deve chegar à cidade pela manhã para averiguar o acidente.

Avião faz pouso forçado em Minas Gerais

Read More

Header Ads

Copyright © Aeronauta | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top