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23 novembro 2012

Do UOL, em São Paulo

A Gol Linhas Aéreas anunciou nesta sexta-feira (23) o fim das atividades da Webjet, comprada pela empresa em julho de 2011. A Gol também disse que vai cortar mais 850 empregados entre tripulação técnica, tripulação comercial e manutenção de aeronaves.

A Gol concluiu a compra da WebJet em outubro de 2011, por R$ 70 milhões, além de ter assumido dívidas de cerca de R$ 200 milhões. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a fusão das duas empresas em outubro. 


"Modelo de passagens baratas deixou de ser competitivo"

Em nota, a Gol afirma que o modelo de negócios da Webjet, de passagens baratas, deixou de ser competitivo com os novos patamares de custo do setor no país.

"A Webjet possui um modelo de operação com base em uma frota composta majoritariamente por aviões modelo Boeing 737-300, de idade média elevada, alto consumo de combustível e defasagem tecnológica. Esse modelo deixou de ser competitivo", disse a Gol em fato relevante.


Clientes da Webjet serão atendidos pela Gol; lanche será cobrado

Ainda segundo a Gol, "os clientes e passageiros da Webjet serão integralmente assistidos pela empresa, e terão seus voos garantidos".

Uma das medidas que deve ser implementada em todos os voos da Gol é a venda de lanches a bordo. Atualmente, o serviço está disponível apenas em alguns voos da companhia. 


Cerca de 3.000 pessoas foram demitidas em 2012

Após o corte de quase 3.000 funcionários desde o início do processo de fusão entre as duas empresas, a Gol não prevê novas demissões. Além dos 850 funcionários anunciados nesta sexta-feira, outros 2.000 já tinham sido desligados da empresa neste ano.

"Agora, com a nova estrutura, incluindo desligamento desses 850 colaboradores, nossa estrutura ficará estável em torno de 17 mil colaboradores", afirmou o diretor-presidente da empresa, Paulo Kakinoff, em teleconferência. 


Gol irá devolver aeronaves; empresa quer mais eficiência

A Gol irá devolver as 20 aeronaves Boeing 737-300 da Webjet até o final do primeiro semestre de 2013.

A aérea informou ainda que estima um aumento pontual de custos no 4º trimestre deste ano. Em 2013, a empresa prevê redução na oferta doméstica de assentos de 5% a 8%.

(Com informações de agências)

Gol anuncia fim da Webjet e demissão de 850 empregados

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21 novembro 2012

Dia no país é marcado por manifestações e início de greve interrompe decolagens na Argentina. Outros setores também têm serviços suspensos por centrais sindicais 


O Fluminense
 
As companhias aéreas Austral Lineas Aereas Cielos de Sur e Aerolineas Argentinas cancelaram todos os voos para o Brasil e para a Argentina por causa da greve nacional das centrais sindicais no país vizinho, segundo informação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A Anac notificou as empresas, que terão até cinco dias para comprovar os procedimentos adotados em relação aos passageiros prejudicados com a suspensão dos voos. A falta de assistência pode gerar multa até R$ 980 mil por voo. As companhias deverão prestar assistência integral aos clientes que estejam em solo brasileiro. Para os que estão em solo argentino, valem as regras daquele país.

Os postos de serviço dos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro, estão mobilizados para fiscalizar se as medidas estão sendo cumpridas. A Anac recomenda aos passageiros, que ainda não tenham sido comunicados do problema, que entrem em contato com as empresas antes de ir para o aeroporto a fim de evitar contratempos.

Os passageiros que não se sentirem contemplados em seus direitos podem recorrer à Anac por meio da central de atendimento telefônico gratuito, que funciona 24 horas com atendimento em português, inglês e espanhol (0800 725 4445).

Dia de protestos - Manifestantes na Argentina realizaram em Buenos Aires protestos reunindo sindicatos, entidades civis e representantes da sociedade. Os manifestantes protestaram contra as medidas econômicas definidas pelo governo, que resultaram em perdas salariais e alta dos impostos.

Paralelamente, foi deflagrada paralisação de vários setores. Há, ainda, planos para bloquear as pistas que dão acesso a Buenos Aires.


O protesto ocorre duas semanas depois de os argentinos terem saído às ruas também para criticar as medidas adotadas pelo governo. Na ocasião, houve choques entre manifestantes e forças de segurança. Um dos defensores dos protestos é o sindicato que representa os caminhoneiros na Argentina, apontado como um dos setores mais fortes da economia.

Paralisação faz companhias aéreas argentinas cancelarem voos no Brasil

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Estadão
No Rio de Janeiro

Um acidente, na manhã desta quarta-feira (21), com um helicóptero deixou duas pessoas mortas no Rio de Janeiro. O acidente ocorreu na Serra da Grota Funda, na zona oeste do Rio, pouco depois das 8h30.

A aeronave caiu após ter se chocado contra árvores da região. O Corpo de Bombeiros trabalha no local para a retirada das vítimas de dentro da aeronave.

Ainda não foi informada a identidade das vítimas. Também segundo o Corpo de Bombeiros, havia muita neblina na região no momento da queda.

Uma das hipóteses para a queda é a de que o excesso de neblina possa ter dificultado a visibilidade do piloto.

Helicóptero cai na zona oeste do Rio, deixando duas pessoas mortas

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20 novembro 2012

Correio Braziliense

Um avião da companhia aérea Azul atolou após sair da pista no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek. A aeronave fazia o trajeto Confins (Belo Horizonte)-Brasília. O pouso foi normal, mas quando o piloto manobrava para estacionar e desembarcar os passageiros, uma das rodas ultrapassou o limite lateral da pista de táxi aéreo. Com o peso, o lado que caiu na terra afundou e ficou atolado. O incidente aconteceu por volta de 22h de domingo, mas o veículo só foi rebocado do local na manhã de ontem. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Estava a bordo do avião um total de 118 passageiros, além da tripulação. Técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB) periciaram a aeronave e o local. A intenção é descobrir se a atolagem ocorreu por falha humana ou mecânica.

Avião sai da pista

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JULIANA DEODORO - O Estado de S.Paulo
 

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou ontem que todas as informações sobre passageiros de voos internacionais que tiverem o território brasileiro como destino, origem, escala ou conexão deverão ser passadas com antecedência mínima de 72 horas à Polícia Federal. Sistemas parecidos já são comuns em mais de 20 países. O plano é aumentar a segurança nos aeroportos e fronteiras.

Dois programas deverão ser implementados: o Sistema de Informações Antecipadas sobre Passageiros (API, na sigla em inglês) e o Registro de Identificação de Passageiros (PNR, na sigla em inglês).


O primeiro possibilita que os dados requisitados sobre passageiros e tripulantes sejam transmitidos às autoridades antes da partida ou chegada do voo e colocados à disposição de agentes de fiscalização nos aeroportos. Já o PNR é o registro dos dados de cada viagem criado pelas empresas aéreas ou seus agentes autorizados para uso próprio.


Entre os dados que serão colocados à disposição estão o número do passaporte, o país de origem, a data de vencimento do documento, o nome do passageiro, sua data de nascimento e nacionalidade.


As informações devem ser transmitidas 72 horas antes da decolagem e podem ser atualizadas até o momento do voo.


Segundo a Anac, o objetivo da implementação dos sistemas é a prevenção e repressão a atos ilícitos, além do controle maior no desembarque. Isso significa que os sistemas contribuirão não só para a Polícia Federal identificar os migrantes, mas também para que Receita Federal, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Vigilância Agropecuária (Vigiagro) controlem com maior eficiência questões aduaneiras, sanitárias e agropecuárias.


Segurança.
A falha no envio dos dados resultará em penalidades às companhias aéreas. As multas poderão variar entre R$ 4 mil e R$ 20 mil por infração.

Empresa aérea terá de dar dado de passageiro à PF

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16 novembro 2012

Estadão

Rio - Um avião da Air France que seguia do Rio para Paris com 201 passageiros e 12 tripulantes precisou desviar a rota e pousar no aeroporto de Casablanca, no Marrocos, em razão de uma avaria no motor do Airbus 330. Segundo a empresa, o avião, que realizava o voo AF-445, pousou com segurança às 8h51 desta sexta-feira, no horário da cidade marroquina.

Em nota, a Air France afirmou que o avião sofreu "uma avaria do motor que implica, segundo os procedimentos e instruções da companhia, a parada do motor e mudança de rota com toda segurança para o aeroporto mais próximo". "A preparação foi feita e a tripulação aplicou o procedimento, garantindo a segurança do voo. O trabalho de investigação técnica permitirá estabelecer as condições exatas do defeito encontrado no motor", continua a nota. Segundo a empresa, os passageiros foram atendidos e alimentados e seguiriam no mesmo dia para Paris em outra aeronave.

Em 2009, um avião da companhia francesa que fazia o voo AF-447, com partida do Rio em direção a Paris, caiu no Oceano Atlântico e matou 228 pessoas, em decorrência de uma sequência de erros humanos e falhas técnicas.

Avião da Air France que ia do Rio para Paris tem problema e pousa no Marrocos

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GUSTAVO PATU
DIMMI AMORA

DE BRASÍLIA - FOLHA DE SP

Pressionado pelo atraso dos investimentos, o governo Dilma Rousseff programou para o próximo ano uma injeção recorde de dinheiro do Tesouro Nacional na Infraero, a estatal que administra os aeroportos federais.

O detalhamento do projeto orçamentário em análise no Congresso mostra que, ao todo, a empresa deverá receber R$ 1,7 bilhão, principalmente para obras a serem concluídas até a Copa do Mundo de 2014.

Trata-se de um valor 120% superior, já descontada a inflação, ao último grande aporte de recursos à estatal - R$ 565 milhões em 2007, quando o setor aéreo vivia uma crise provocada por uma sequência de acidentes e conflitos entre governo, militares e controladores de voo.

Segundo a Infraero, o valor previsto se deve à perda de capacidade de investimento da empresa após a concessão à iniciativa privada de três dos seus principais aeroportos - os de Guarulhos, Campinas e Brasília, que respondiam por quase 40% das receitas totais da estatal.

Neste ano, os projetos de ampliação e reforma dos terminais caminham a passos lentos. De R$ 2 bilhões programados até dezembro, apenas R$ 590 milhões haviam sido gastos até agosto.

OBRAS DA COPA

Sem o dinheiro da União, não seria possível seguir com o programa que prevê obras em 21 aeroportos nos próximos anos. Só com as novas unidades em sedes da Copa, há R$ 2,3 bilhões a gastar.

A maior parte do dinheiro a ser injetado na Infraero virá dos pagamentos feitos ao governo pelos consórcios vencedores da disputa pela concessão de aeroportos.

Pelas contas feitas após o leilão, realizado em fevereiro, os consórcios deverão pagar à União ao fim do primeiro ano de contrato cerca de R$ 1,2 bilhão.

Editoria de arte/Folhapress

Segundo o Orçamento, R$ 1 bilhão dessa fonte será usado para ampliar a participação da União na Infraero. Pelas intenções originais, a receita das concessões não deveria ser inteiramente gasta com a estatal.

Parte do dinheiro iria para um plano de aviação regional, voltado para aeroportos de menor porte administrados por Estados e municípios. Esse plano, porém, acabou não sendo anunciado em março, como se esperava.

Mas, além de bancar as obras da empresa, os recursos do Tesouro serão aplicados nos aeroportos concedidos ao setor privado. A Infraero receberá R$ 300 milhões para depositar sua parte no capital das sociedades que administrarão Guarulhos, Campinas e Brasília.

Pelo modelo da concessão, a estatal tem 49% de participação nessas sociedades - cerca de R$ 600 milhões a serem aportados em dois anos, a começar deste.

Esse capital será usado para investimentos, principalmente no início dos empreendimentos. Se a Infraero não cumprir o compromisso com os sócios, terá reduzida a sua participação na sociedade e a sua influência na administração dos aeroportos.

APORTE VISA EVITAR CAOS AÉREO


Ao injetar recursos na estatal que administra aeroportos, o governo quer assegurar a continuidade de obras de melhoria em terminais considerados estratégicos.

Isso deverá garantir serviços de mais qualidade e conforto aos passageiros.

Além disso, com a realização de grandes eventos esportivos nos próximos anos, a ampliação dos terminais é necessária para acomodar um fluxo maior de viajantes sem provocar caos no setor aéreo.

Infraero deve ter verba recorde do Tesouro para garantir Copa

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14 novembro 2012

Cid Gomes feriu regras de segurança no aeroporto de Salvador. A Anac abriu procedimento para investigar o caso

Governador do Ceará atravessa pista de pouso a pé e obriga avião a arremeter


Geralda Doca - O Globo


BRASÍLIA O governador do Ceará, Cid Gomes, pôs o sistema de controle de voo no aeroporto de Salvador em polvorosa. Na última sexta-feira, ele atravessou a pé a pista, obrigando um avião da Avianca, procedente de Guarulhos, a arremeter. E o voo 1697 da Gol, que vinha de Recife, teve que abortar procedimento de pouso no aeroporto.


Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), às 13h17m, a aeronave que trazia Cid Gomes, um Cessna (prefixo PR-JAP) pousou no aeroporto da capital baiana. Sem esperar o taxiamento da aeronave e sua parada em local apropriado, Gomes e um outro ocupante abriram a porta e atravessaram a pista a pé, em direção à Base Aérea - onde estavam a presidente Dilma Rousseff e o governador da Bahia, Jaques Wagner.


O ocorrido levou a interdição da pista por cinco minutos por questões de segurança, até que o governador e o acompanhante fizessem a travessia. Diante do fato inusitado, do risco e do impacto operacional, a Anac abriu processo investigativo.


O governador feriu as regras de segurança. Piloto e ocupantes de aeronaves só devem desembarcar após o taxiamento da aeronave e parada em local seguro. As autoridades do setor estão receosas de que o ato possa gerar precedentes. Elas destacam que a presença de um animal na pista obriga o seu fechamento para evitar acidentes. O incidente foi notificado à Anac. A assessoria do governador foi procurada, mas não quis se manifestar.


No dia 29 do mês passado, outro incidente foi registrado pela Infraero. Um avião da TAM, que fazia a rota de Aracaju para Guarulhos, fez uma rota diferente da autorizada pela Aeronáutica e ficou cinquenta minutos sem falar com o centro de controle de tráfego aéreo. O ato obrigou a Força Aérea a acionar caças para escoltar o avião, diante da suspeita de sequestro.

Cid Gomes põe voos em risco na BA

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13 novembro 2012

A TAP já cancelou 173 dos 360 voos previstos para quarta-feira, dia de greve geral, um total de 47,2% das viagens programadas, disse à agência Lusa fonte da direção de comunicação da empresa.

Lusa 


De acordo com a mesma fonte, os voos cancelados referem-se a todos aqueles onde os passageiros mudaram as reservas para novas datas ou voos, sendo que a TAP prevê, caso possa, efetuar mais voos que os previstos nos recursos mínimos.


"Com certeza que faremos mais voos que os serviços mínimos caso seja possível operar", sublinhou o responsável da empresa, lembrando que a operação da TAP depende também do que acontecer noutros serviços, como a "segurança, bombeiros ou controlo de tráfego aéreo".

A ANA, empresa que gere os aeroportos portugueses, avisou que os efeitos da greve geral marcada para quarta-feira podem fazer sentir-se no aeroporto de Lisboa já a partir das 20:00 de hoje.

A ANA, que é responsável pela gestão dos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Beja e Ponta Delgada, Horta, Santa Maria e Flores (Açores), voltou a recomendar "a confirmação dos voos junto das companhias aéreas, seus representantes locais ou agentes de viagens", antes da deslocarem para os aeroportos.

Várias companhias aéreas, entre as quais a TAP, anunciaram que vão cancelar voos que estavam previstos para quarta-feira devido à greve geral convocada por centrais sindicais portuguesas, espanholas e italianas.

TAP cancela quase metade dos voos no dia da greve geral

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Record

Um avião de pequeno porte derrapou na pista do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, e caiu em um terreno ao lado da Avenida dos Bandeirantes na tarde deste domingo

Camera Flagra Momento em Que Jatinho cai em Congonhas

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10 novembro 2012

Embraer

Beijing, China, 8 de novembro de 2012 - A Embraer leva pela primeira vez o Legacy 650 com o novo interior e o Phenom 300 para a nona edição da Annual China International Aviation & Aerospace Exhibition (Airshow China 2012) em Zhuhai, Província de Guangdong, de 13 a 18 de novembro de 2012.

Uma coletiva de imprensa sobre atualizações dos programas está agendada para o dia 13 de novembro, das 14h às 16h, na sala 210, do centro de imprensa do evento. Todas as aeronaves comerciais e da aviação executiva serão promovidas no estande B3-1, Hall 1.


“A vibrante economia chinesa resultou no rápido desenvolvimento do mercado de aviação executiva local que é hoje reconhecido pelo seu grande potencial de crescimento”, disse Guan Dongyuan, Presidente da Embraer China. “A Embraer é a única fabricante a ter um portfólio completo de aeronaves para atender às necessidades de todos os clientes. Os visitantes da exposição terão a oportunidade de conhecer nossos premiados produtos, incluindo o Legacy 650 e seu interior aprimorado e o Phenom 300.”


Desde a sua chegada ao mercado chinês, a Embraer já recebeu 159 pedidos, sendo 85 jatos EMBRAER 190, 46 jatos ERJ 145 e 28 jatos executivos. Desse total, 118 jatos comerciais e outros oitos executivos já foram entregues, totalizando 126 aeronaves.

Embraer estreia o Legacy 650 com novo interior e o Phenom 300 no Airshow China 2012

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02 novembro 2012

Jorge Estevão
Do UOL, em Cuiabá

Quatro pessoas morreram em acidente de avião no município de Nova Brasilândia (210 km de Cuiabá), no início da noite de quinta-feira (1º). Chovia muito e ventava forte no momento da queda. Segundo o Corpo de Bombeiros, que começou as buscas na sexta (2) pela manhã, o monomotor bateu em uma serra e matou piloto e três ocupantes.


O local do acidente é de difícil acesso e faz parte da região serrana de Chapada dos Guimarães. As vítimas ainda não foram resgatadas e também não há informações a respeito do prefixo da aeronave nem a quem pertence.

O avião saiu de Confresa (1.145 km de Cuiabá) por volta das 14h (horário de Brasília) e deveria chegar à capital de Mato Grosso às 18h.

Acidente de avião mata 4 em Mato Grosso

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23 outubro 2012

Por Alberto Komatsu | Valor

SÃO PAULO - A lucratividade das companhias aéreas em todo o mundo deverá melhorar nos próximos 12 meses, segundo 48,1% das empresas que participaram de um estudo realizado neste mês pela Associação Internacional do Transporte Aéreo (da sigla em inglês Iata). Para 40,7%, não haverá mudanças, e apenas 11,1% preveem redução.


Embora a pesquisa mostre que a maioria das estimativas para o desempenho futuro seja otimista, 51,9% das companhias informaram ter registrado queda no lucro no terceiro trimestre deste ano em relação ao igual período de 2011.

De acordo com as empresas entrevistadas, a pressão dos custos, principalmente dos combustíveis, contribuiu para o recuo no lucro do período. Para outras 37% delas, porém, houve aumento na lucratividade, e 11,1% informaram estabilidade, na comparação anual.

Transporte de passageiros

A pesquisa da Iata também mostrou otimismo no que se refere ao transporte aéreo de passageiros. De acordo com 52,9% dos entrevistados, a demanda deverá crescer nos próximos 12 meses. Por outro lado, 41,2% das companhias avaliam que não deverá haver mudanças. Para 5,9%, ocorrerá redução no fluxo de passageiros.

Nos últimos três meses, 61,1% das companhias registraram aumento de demanda de viagens aéreas, mas 22,2% delas não observaram nenhuma alteração. Para 16,7%, houve redução da demanda.

Transporte de carga

No transporte de carga, 52% das companhias aéreas acreditam em expansão para os próximos 12 meses. Para 28% dos participantes da pesquisa, não vai haver mudança. A perspectiva é negativa para 20% das aéreas.

O desempenho dos últimos três meses, no transporte de cargas, mostra um cenário negativo. Para 57,7% das empresas houve redução. Por outro lado, 23,1% dos entrevistados registraram expansão. Não houve mudança para 19,2% das companhias.

Maioria das aéreas está otimista com próximos 12 meses

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15 outubro 2012

Do UOL, em São Paulo

O avião que bloqueava a única pista do aeroporto de Viracopos, em Campinas (a 93 km de São Paulo), desde a noite de sábado (13), foi retirado por volta das 16h20 desta segunda-feira (15), segundo a Infraero. Após a retirada, a Azul Linhas Aéreas, que opera cerca de 85% dos voos do terminal, informou que suas operações foram restabelecidas às 17h30 de hoje. 


"A companhia está empenhada e reunindo esforços para regularizar sua malha aérea o mais breve possível, reacomodando seus clientes da melhor forma", informa o comunicado.

A companhia aérea ainda informa que, embora as operações em Viracopos tenham sido liberadas, atrasos e cancelamentos ainda poderão ocorrer como consequência do processo de regularização. Por conta disso, a empresa pede aos passageiros para que verifiquem o status de seus voos, antes de se dirigir ao aeroporto.


Cancelamentos


A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) computou, até as 13h30 de hoje (15), o cancelamento de 209 decolagens e 221 pousos no Aeroporto Internacional de Campinas (Viracopos), fechado desde às 19h55 de sábado (13) por causa de um avião de carga, modelo MD-11, da companhia norte-americana Centurion, que teve problemas técnicos na aterrissagem, impossibilitando sua remoção da pista.

De acordo com a Azul, o incidente forçou o cancelamento de 450 voos da empresa, programados até as 17h de hoje.

Fiscais da Fundação Procon de São Paulo estão nos aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Viracopos (Campinas) para averiguar se os direitos dos consumidores estão sendo respeitados pelas companhias aéreas.

No caso de atrasos de uma hora, o consumidor tem direito a usar canais de comunicação, como internet e telefone; de duas horas, a empresa deve oferecer alimentação adequada; e superior a quatro horas, o consumidor tem direito à acomodação em local adequado, traslado e, se necessário, serviço de hospedagem, além de reacomodação em outro voo próprio ou de outra companhia; Se desejar, o passageiro pode receber o dinheiro da passagem de volta (incluindo as tarifas). 


Check-in da TAM

Além de Viracopos, Congonhas também apresentou problemas na manhã de hoje. A Anac oficiou a TAM para que a empresa preste explicações sobre as falhas apresentadas no sistema de check-in. De acordo com a companhia aérea, o sistema utilizado nos procedimentos de embarque sofreu instabilidade do início da manhã até as 8h25, atingindo a empresa em todos os aeroportos onde opera. A instabilidade foi causada por problemas no provedor do sistema Amadeus, que afetaram empresas em todo o mundo.

Desde o início das operações, das 6h até as 15h, 44 voos que partiriam de Congonhas saíram com atraso superior a meia hora (32,1 % do total). Até o momento, apenas quatro voos foram cancelados.

Azul retoma operações no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP)

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Flávia Albuquerque
Da Agência Brasil, em São Paulo

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, continua fechado para pousos e decolagens, devido à interdição da pista que está ocupada por um avião cargueiro que teve um problema ao pousar ontem às 20h. De acordo com informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), já há uma equipe trabalhando na remoção do avião. A previsão de conclusão dos trabalhos e liberação da pista é após às 20h.

A Infraero informou também que até o momento dos 41 voos programados, 38 foram cancelados e que todos estão sendo remanejados pelas companhias aéreas para outros terminais.

Segundo o diretor da Centuriun, proprietária da aeronave, Vanderlei Morelli, o problema aconteceu no trem de pouso. “A aeronave correu a pista toda e parou no final. O que sabemos é que foi um problema no trem de pouso, mas informações mais técnicas teremos somente nas próximas semanas”. A empresa passou a manhã fazendo a retirada da carga de 67 toneladas de componentes eletrônicos. “No momento já estamos com as equipes que estão começando o trabalho de retirada do avião da pista. Não temos previsão de quando acabaremos, mas trabalhamos com a ideia de liberar a pista à noite”.

Pane em avião cargueiro interdita pista do Aeroporto de Viracopos

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Primeiro Jornal

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), permanece fechado para pousos e decolagens. O terminal está inoperante desde a noite de sábado, após um avião cargueiro apresentar um defeito no trem de pouso.


Aeroporto de Viracopos segue fechado para pousos e decolagens

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12 outubro 2012

Empresas anunciam obras em Brasília, Campinas e Guarulhos

Geralda Doca
e Roberta Scrivano - O Globo


As empresas que ganharam a concessão dos três primeiros aeroportos leiloados no país — Cumbica, em Guarulhos, Viracopos, em Campinas, e Brasília — anunciaram ontem R$ 16,5 bilhões em investimentos nos terminais. O consórcio Inframérica, do aeroporto de Brasília, informou que vai investir R$ 1,1 bilhão para ampliar a capacidade do terminal da capital federal até as Olimpíadas, em 2016 — quando o número de passageiros subirá dos atuais 17 milhões para 23 milhões por ano.


Mas 80% deste capital virão do BNDES, que tem as taxas e condições de pagamento mais acessíveis do mercado. Nos próximos 45 dias, o banco vai liberar um empréstimo emergencial de R$ 300 milhões para iniciar as obras obrigatórias para os Jogos da Copa e até junho de 2013, o financiamento total.


Os consórcios que ganharam a licitação para operar os dois aeroportos paulistas, por sua vez, prometem investir R$ 15,4 bilhões nos próximos 30 anos. Só em Viracopos, que tem o grupo Triunfo no comando, serão R$ 8,4 bilhões. Em Guarulhos, maior terminal de passageiros da América Latina e arrematado pela Invepar, o investimento previsto é de R$ 7 bilhões.


— O que mais interessa é dar continuidade e celeridade (às obras) porque o tempo urge. Teremos 25 anos (prazo da concessão) de vida, mas nesses dois anos a pressão será maior — disse José Antunes Sobrinho, presidente do consórcio de Brasília.


A empresa assume o aeroporto da capital federal — que ainda está sendo gerido pela Infraero — no dia 1º de dezembro. Em novembro, começa a construção de um terminal de passageiros, a reforma dos dois terminais de embarque, a ampliação de pátio e pista para aeronaves, pontes de embarque (fingers), além da expansão do estacionamento para três mil veículos, O aeroporto vai ganhar também salas VIPs no terceiro andar.


A empresa já está fazendo terraplanagem para construção um novo pátio de aeronaves e vai derrubar o puxadinho (terminal provisório) feito pela Infraero. Não haverá tempo para concluir parte das reformas no ano que vem, quando será realizada a Copa da Confederações, o que vai exigir um plano de contingência para receber o volume extra de passageiros.


Obra em Guarulhos inclui hotel 5 estrelas


Viracopos e Guarulhos já estão passando por reformas. Em Viracopos, por exemplo, serão desembolsados R$ 69 milhões na revitalização do atual prédio de embarque e desembarque. Essa reforma, mais emergencial, deve ser concluída até o fim do primeiro trimestre de 2013 e prevê novos banheiros, acessos cobertos até os terminais e ampliação das salas de espera. Nesta primeira fase outros R$ 1,4 bilhão serão usados na construção de um novo terminal até antes da Copa.


A obra em Guarulhos inclui a construção de um terceiro terminal de passageiros, com hotel cinco estrelas e capacidade para 12 milhões de pessoas/ano, e de um edifício garagem, com cinco andares e 3,3 mil vagas. Esta é a primeira fase do projeto, que terá investimentos de R$ 3,5 bilhões e prevê o alargamento de uma das pistas para suportar aviões como o gigante A 380, até o primeiro trimestre de 2014, três meses antes do início da Copa.


O estilo arquitetônico dos dois aeroportos também vai mudar. Em Viracopos, a proposta é ter um terminal com o conceito de “aeroporto cidade”, inspirado nos de Munique, na Alemanha, e de Schipol, em Amsterdã, na Holanda. No fim, a capacidade vai saltar dos atuais 9 milhões de passageiros por ano para 14 milhões. Guarulhos será mais parecido com o dos aeroportos asiáticos e a capacidade vai subir dos atuais 30 milhões de passageiros por ano para 44 milhões na Copa, chegando a 60 milhões ao fim da concessão.

Aeroportos privatizados terão R$ 16,5 bilhões em investimentos

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03 outubro 2012

Matheus Lombardi
Do UOL, em São Paulo

Um avião feito de kevlar, mesmo material usado no traje do Batman e em carros de Fórmula 1, e com o peso de uma moto Harley-Davidson (cerca de 330 kg), é a aposta da empresa Just Fly para o mercado de luxo no país.

"É um avião para quem quer ter o prazer de sair de São Paulo e chegar a Parati, no Rio de Janeiro, em apenas uma hora e gastar com combustível o equivalente ao que seria gasto em pedágio", diz o presidente da Just Fly, Luis Fernando Meyer, empresa que está trazendo a aeronave para o país.

Com mais de 1.800 modelos em operação no mundo, a CTLS pertence à categoria "avião leve esportivo". Com capacidade para duas pessoas, o avião tem autonomia de sete horas, e alcance de até 1.800 km.

O avião, que é fabricado na Alemanha, está sendo vendido no Brasil por R$ 350 mil. Segundo a Just Fly, já foram vendidos cerca de 15 modelos no país, e a expectativa é de que sejam negociadas até 30 unidades por ano.

"Esse nicho de pequenos aviões ficou por muitos anos abandonado, sem fabricação de novos modelos no país. A CTLS é uma opção para quem tem um avião monomotor antigo e quer trocar por outro com tecnologia de ponta', afirma Meyer.
 

Avião com material da roupa de Batman é vendido por R$ 350 mil

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09 setembro 2012

Mar Gonzalo
Em Miami (EUA)

Cientistas americanos trabalham no projeto de um avião que, com uma forma parecida a uma estrela ninja, pode girar 90 graus no ar para voar de lado e alcançar assim velocidades supersônicas capazes de fazer o trajeto Nova York-Tóquio em quatro horas.

"É um avião bidirecional, que respeita o meio ambiente com consumo eficiente, é economicamente viável e capaz de transportar passageiros a velocidades supersônicas", resumiu à Agência Efe o professor de engenharia aeroespacial Ge-Chen Zha, da Universidade de Miami, responsável pelo projeto futurista.
 
A fuselagem dos aviões convencionais é composta de um compartimento em forma de tubo, para passageiros e mercadorias, e de duas longas asas inseridas aos lados, de forma simétrica sobre o eixo longitudinal, que ajudam o aparelho a se elevar.

"Na hora de alcançar velocidades supersônicas (superiores aos 1.225 km/h do som), este modelo não é muito eficiente em termos energéticos, e ainda provoca uma grande explosão ao romper a barreira do som", explicou Zha.


Segundo o cientista, o segredo de seu revolucionário design - que conta com duas cabines de pilotagem e parece saído da saga "Guerra nas Estrelas "- é que ele é simétrico tanto pelo eixo longitudinal como pelo transversal e pode girar sobre si mesmo durante o voo para tirar proveito aerodinâmico de ambas as posições.


Ao decolar, o avião é mais largo que comprido e se eleva com facilidade. Uma vez no ar, se põe "de lado", os motores giram e os aerofólios se estiram, de modo que o que eram as asas passam a ser o corpo do avião e sua largura e oposição ao vento diminuem consideravelmente.


"É projetado para ser mais silencioso, mais rápido e muito mais eficiente do que outros aviões supersônicos", comentou Zha, ressaltando que seu modelo poderia consumir 30% menos que outros aparelhos do tipo.


Este design futurista de avião bidirecional foi merecedor de um empréstimo de US$ 100 mil da Nasa (agência espacial americana), que tem um programa para ajudar a financiar projetos que possam representar grandes avanços em inovação e uma potencial transformação das missões espaciais.


"Este avião poderia percorrer de Nova York a Tóquio em apenas quatro horas", comentou o professor, lembrando que um dos grandes problemas dos aviões supersônicos é que consomem muita energia, porque seus designs são feitos para que funcionem também a velocidades inferiores às do som.


Nesse sentido, lembrou que "os aviões sempre têm que decolar e aterrissar a velocidades subsônicas, e para isso precisam de asas amplas, que terminam comprometendo o resultado final".


Com este novo design, disse, "é possível realizar ambos os objetivos ao mesmo tempo: decolar e aterrissar devagar e depois avançar a enormes velocidades".


"Na rotação está a chave para resolver o conflito que sempre há nos aviões convencionais entre as velocidades subsônicas e as supersônicas", garantiu.


"Em duas ou três décadas este avião poderá ser uma realidade no âmbito da aviação civil", disse o professor, que trabalha em colaboração com cientistas da Universidade Estadual da Flórida e que graças aos fundos recebidos da Nasa poderá continuar com seu projeto.


Em sua opinião, esses fundos "mostram que a Nasa premia o pensamento audaz", ao mesmo tempo em que representa "um reconhecimento por parte das autoridades tecnológicas".


"A viabilidade do projeto não é só questão de tempo, mas de dinheiro: precisamos de dinheiro porque é preciso superar muitas dificuldades tecnológicas", afirmou.


Em qualquer caso, expressou sua esperança de que dentro de cinco ou dez anos já se poderá ver voos não tripulados em um avião bidirecional supersônico.

Cientistas desenvolvem avião que gira no ar para romper barreira do som

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22 agosto 2012

Um jovem de 17 anos, que pilotava a aeronave, teve ferimentos graves.

CGN




Um avião monomotor caiu na tarde de ontem (21), na localidade de Benfica, em Palmeira, a cerca de 80 quilômetros de Curitiba. Um homem morreu e um rapaz sofreu ferimentos graves.

Segundo informações do 2º Grupamento de Bombeiros, a aeronave pertence ao Aeroclube de Ponta Grossa. Robson Pedroso (idade não informada) morreu no local e, de acordo com a guarnição, seria o instrutor do voo. A outra vítima, Nicolas do Carmo, 17 anos, estaria pilotando o avião.

O monomotor caiu a poucos metros da propriedade do agricultor Aroldo de Bastos, 67 anos. No momento do acidente, ele estava na horta e contou à reportagem do Diário dos Campos que viu a aeronave perdendo altura e caindo. 


“O avião passou antes, normalmente, deu uma volta e quando parecia estar retornando a Ponta Grossa virou de bico e atingiu o solo”, relatou. Antes de cair, acrescentou Aroldo, o motor do avião parou de funcionar. “Até pensei que fosse cair sobre a casa. O estrondo foi muito forte”.

Avião de pequeno porte cai e instrutor morre

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