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31 maio 2016

Voos de São Paulo, Santiago e Lima para Venezuela foram suspensos.
No fim de semana, a companhia alemã Lufthansa também cancelou voos.


Do G1, em São Paulo


A companhia aérea chilena e brasileira Latam não fará mais voos de Santiago, São Paulo e Lima com destino à Venezuela, conforme informou nesta segunda-feira (30). A suspensão é por prazo indeterminado. 




"Devido ao complexo cenário macroeconômico atual que enfrenta a região, o Grupo Latam Airlines, a Latam Airlines Peru e a Latam Airlines Brasil anunciaram ajustes em suas malhas aéreas domésticas e internacionais. Nesse contexto, as companhias informam que suspenderão temporariamente e por tempo indeterminado suas operações no Aeroporto Internacional Simón Bolívar, em Caracas (Venezuela)", disse a empresa em nota.

Segundo a empresa, "as suspensões, que serão feitas de forma gradual" e concluídas no dia 1º de agosto. "Desde 28 de maio, a Latam Airlines Brasil suspendeu temporariamente seus voos entre Caracas e São Paulo/Guarulhos, enquanto que, no final de julho, a Latam Airlines Peru suspenderá temporariamente seus voos entre Lima e Caracas, e a Latam Airlines, seus voos na rota Santiago - Guayaquil - Caracas."

A Latam informou ainda que os passageiros que já têm reservas de passagens para as rotas que serão suspensas poderão remarcar as suas viagens ou solicitar o reembolso, sem a cobrança de taxas.

"As empresas do Grupo Latam consideram a Venezuela um mercado relevante e, por isso, trabalharão para a retomada dessas operações brevemente e assim que as condições globais a permitam", finalizou a empresa em nota.

A Latam nasceu em 2012 da fusão da companhia chilena LAN com a brasileira TAM.

Outras companhias

 
Esta não é a primeira companhia aérea que suspende seus voos para o país, mergulhado em grave crise econômica e com um rígido controle cambial. No domingo (29), a companhia alemã Lufthansa também informou que irá interromper os voos com destino ao país, alegando razões econômicas.

Em fevereiro, a empresa brasileira Gol também informou a suspensão de voos para a Venezuela, em caráter temporário, "até que a questão da remessa dos recursos da companhia no país seja resolvida". Os voos ainda estão suspensos, informou a empresa ao G1.



Latam suspende voos para a Venezuela por razões econômicas

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Petroleiros também prorrogaram paralisação.
Governo francês tenta aprovar reformas na lei trabalhista.


Do G1, em São Paulo


Os pilotos da companhia aérea Air France votaram a favor de uma greve nesta segunda-feira e trabalhadores de unidades de armazenamento de petróleo prorrogaram uma paralisação, agravando as preocupações do governo francês no momento em que luta para conter as greves em esquema de rodízio contra reformas da lei trabalhista às vésperas da Euro 2016. 





Depois de mais de três meses de conversas tensas, manifestações de ruas às vezes violentas e ondas de greves nas indústrias de transporte e energia, o gabinete socialista sofre pressão para encontrar uma solução antes do início do Campeonato Europeu de futebol no dia 10 de junho.

O SNPL, o principal sindicato de pilotos da Air France, disse à AFP que seus membros votaram por 68% por "recorrer, se necessário, a uma ou várias greves de duração cumulativa de, pelo menos, 144 horas", ou seis dias.

Os pilotos protestam contra certas medidas de produtividade que a empresa quer implementar.

A data da greve ainda não foi fixada, mas "certamente haverá ações em junho", disse à AFP Emmanuel Mistrali, porta-voz do SNPL.

O SNPL ainda não fez um anúncio formal de greve, mas as alterações em voos poderiam ter um grande impacto sobre os viajantes estrangeiros que se deslocam para assistir aos jogos da Euro 2016, que começa em 10 de junho.

Pressão por acordos

 
Enquanto a França se prepara para greves de ferroviários em todo o país na terça-feira, pessoas envolvidas nas conversas disseram que a estratégia do governo é pressionar por acordos com empresas caso a caso, como a SNCF, estatal do setor ferroviário, para tentar conter o ímpeto por trás dos protestos.

"O governo está pressionando para haver acordos", disse uma autoridade sindical a par das negociações, pedindo anonimato devido ao sigilo das tratativas.

O semanário "Le Journal du Dimanche" citou uma pessoa próxima do presidente francês, François Hollande, que teria confirmado a abordagem governamental, assim como um parlamentar socialista que falou à Reuters sob condição de anonimato.

"O governo precisa disso de qualquer maneira para encontrar uma saída", afirmou outra fonte familiarizada com as conversas.

Progresso

 
O primeiro-ministro francês, Manuel Valls, que insiste que o governo não irá desistir da lei, conversou com líderes sindicais por telefone no sábado e lhes disse que pode estar aberto a algumas mudanças, mas não nos elementos centrais da legislação.

A ministra do Trabalho da França, Myriam El Khomri, reafirmou nesta segunda-feira que o Palácio do Eliseu irá adiante com a lei que ela elaborou – e que já foi atenuada.

Segundo ela, as negociações com o SNCF e com a operadora do metrô de Paris, RATP, a respeito das condições de trabalho representaram uma oportunidade para os sindicatos "assumirem suas responsabilidades".

As conversas com o SNCF durante o final de semana fizeram progresso, disse Luc Bérille, secretário-geral do sindicato pró-reforma UNSA, à Reuters. Guy Groux, pesquisador do instituto político Cevipof, afirmou: "Se surgirem acordos no SNCF ou no RATP, isso pode pôr fim aos protestos, ou pelo menos enfraquecê-los."




Pilotos da Air France optam por greve e agravam crise na França

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21 maio 2016

Objeto foi encontrado no mesmo local dos destroços do avião


Diário do Poder

As equipes de busca localizaram uma das caixas-pretas do avião da EgyptAir que caiu na quinta-feira (19) no Mediterrâneo, segundo fontes do governo egípcio citadas pela emissora CBS. 

Airbus enviou mensagens automáticas que alertavam para existência de fumaça na cabine

A caixa que regista os instrumentos de voo foi localizada na mesma área onde, na sexta-feira (20), foram encontrados destroços do avião e partes de corpos.

A localização da caixa-preta não foi, até o momento, confirmada oficialmente pelas autoridades.

As causas da queda do avião, um Airbus A320 que fazia ligação entre Paris e o Cairo, continuam sendo investigadas.

A bordo da aeronave, que caiu no Mediterrâneo a cerca de 130 milhas da ilha de grega de Karpathos, seguiam 66 pessoas.

Fumaça na cabine

Segundo investigadores da aviação civil francesa, o Airbus transmitiu mensagens automáticas que indicavam a existência de fumaça na cabine.

Eles consideram, contudo, que ainda é cedo para interpretar as mensagens. “[Os investigadores] confirmam que houve mensagens Acars [Aircraft Communication Addressing and Reporting System] emitidas pelo avião que indicavam fumaça na cabine pouco antes do fim das transmissões de dados", declarou um porta-voz do Bureau d'Enquêtes et d'Analyses (BEA), citado pela agência AFP.

Os meios de comunicação norte-americanos foram os primeiros a indicar a detecção de fumaça de origem indeterminada na parte dianteira do aparelho pouco antes da queda.

As mensagens Acars são dados gerados e transmitidos automaticamente pelo aparelho durante o voo. (ABr)



Equipes de busca localizam uma das caixas-pretas do avião da EgyptAir

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19 maio 2016

Voo MS804 foi detectado pela última vez ao passar pelo Mediterrâneo.
Aeronave saiu de Paris em direção ao Cairo.


Do G1, em São Paulo

O ministro egípcio da Aviação Civil, Sherif Fathi, disse nesta quinta-feira (19) que a possibilidade de um ataque terrorista ter sido a causa do desaparecimento do Airbus A320 da EgyptAir é "mais forte" do que a de falha técnica, segundo a Associated Press. A aeronave levava 66 pessoas de Paris para o Cairo.


Foto feita no início deste mês em Budapeste, Hungria, mostra o avião Airbus A 320-200 da EgyptAir que desapareceu dos radares durante o voo MS804 nesta sexta-feira (19) (Foto: Andras Soos/AFP)
Foto feita no início deste mês em Budapeste, Hungria, mostra o avião Airbus A 320-200 da EgyptAir que desapareceu dos radares durante o voo MS804 nesta sexta-feira (19) (Foto: Andras Soos/AFP)

O ministro disse que, no entanto, é cedo para tirar conclusões sobre a causa desaparecimento do avião. A EgyptAir divulgou nota negando que a causa do problema tenha sido confirmada. O presidente francês, François Hollande, afirmou que "nenhuma hipótese pode ser descartada nem qualquer uma pode ser colocada acima de outra."

Na tarde desta quinta-feira, a companhia EgyptAir publicou no Twitter que recebeu informação, do Ministério de Relações Exteriores do Egito, de que os destroços foram encontrados perto da ilha de Karpathos (veja mais informações neste link). Segundo a EgyptAir, os familiares dos passageiros e da tripulação já foram avisados.

RESUMO ATÉ AGORA


- Caiu o voo MS804 da EgyptAir, que ia de Paris ao Cairo;
- Airbus levava 56 passageiros e 10 tripulantes; nenhum é brasileiro;
- Último registro do avião foi sobre o mar Mediterrâneo, onde mudou a rota subitamente;
- Grécia encontrou destroços de uma aeronave no mar; não se sabe se são do Airbus.

O voo MS804 partiu do aeroporto Charles de Gaulle nesta quarta às 23h09 (18h09 em Brasília) e deveria pousar cinco horas depois no Aeroporto Internacional do Cairo, na madrugada desta quinta (19) às 3h15 (horário de Paris e do Cairo). Os radares perderam o contato quando o avião passava pelo Mediterrâneo.


Arte avião EgyptAir VALE ESTE (Foto: Arte G1)

O departamento de Defesa da Grécia busca destroços da aeronave no Mediterrâneo com a ajuda de barcos e aviões. De acordo com a Reuters, dois objetos já foram localizados ao sul da ilha grega de Creta. Ainda é cedo, no entanto, para confirmar se pertencem ao Airbus.

O ministro da defesa grego informou que a aeronave estava a 37 mil pés (11.300 metros) e mudou subitamente de rota, de acordo com a Reuters. "Às 3h39 da manhã (2h39 no horário de Paris e do Cairo) o curso da aeronave era sul e sudeste de Kassos e Karpathos (ilhas). Imediatamente depois entrou no espaço aéreo do Cairo, fez guinadas e desceu como descrevo: 90 graus para a esquerda e 360 graus para a direita", disse o ministro Panos Kammenos em entrevista coletiva, segundo a Reuters.

Após mudar de rota, o avião reduziu a altitude de 37 mil a 15 mil pés (4,5 mil metros). Quando o Airbus estava a cerca de 10 mil pés (cerca de 3 mil metros) acima do nível do mar, o contato foi perdido, especificou a AFP.

Segundo a "CNN", o avião já estava no espaço aéreo egípcio. As condições do tempo eram boas, segundo o meteorologista da rede americana.

O último contato do piloto ocorreu com a torre de controle de Atenas, na Grécia, 10 minutos antes do desaparecimento.

A MarineTraffic divulgou a projeção do ponto onde o avião foi localizado pela última vez por radares sobre Mediterrâneo.

Passageiros e tripulação


A aeronave modelo Airbus A320 transportava 56 passageiros (entre eles, uma criança e dois adolescentes) e 10 tripulantes (entre eles, três seguranças), de acordo com a companhia aérea.

Segundo a EgyptAir, o voo transportava 30 egípcios, 15 franceses, além de dois iraquianos, um britânico, um belga, um kuwaitiano, um saudita, um sudanês, um chadiano, um português, um argelino e um canadense. Nenhum brasileiro estava a bordo.

Familiares de passageiros estão no aeroporto do Cairo à espera de notícias de seus parentes.

A companhia aérea informou também que o piloto do avião, cujo nome não foi divulgado ainda, tinha 6.275 horas de voo, incluindo 2.101 horas no comando de um Airbus A320. O copiloto tinha 2.766 horas de voo. A aeronave foi produzida em 2003.

Destroços


Uma fragata grega em busca do avião desaparecido da EgyptAir encontrou dois grandes objetos flutuando em uma região do mar a 230 milhas (370 km) ao sul da ilha de Creta nesta quinta, disseram fontes da Defesa da Grécia. Os dois objetos parecem ser peças de plástico nas cores vermelho e branco.

Pouco depois, TV disse que autoridades gregas encontraram peças que podem ser do avião.

O Ministério da Defesa disse que autoridades também investigam o alerta de um capitão de um navio mercante que relatou ter visto uma "chama no céu" cerca de 130 milhas náuticas ao sul da ilha de Karpatos.

A EgyptAir informou que equipes de investigação e de resgate iniciaram a busca pelo avião desaparecido e que mantém contato com autoridades.
Outros casos
 

Em março deste ano, um avião da EgyptAir, que voava de Alexandria para o Cairo, foi sequestrado e forçado a aterrissar no Chipre. O homem que desviou a rota carregava um cinturão com explosivos falsos e acabou preso. Não ficou claro, porém, se o caso era um ato terrorista.

Um Airbus A-321 operado pela Metrojet, da Rússia, caiu no Sinai em 31 de outubro de 2015, matando todas as 224 pessoas a bordo. Russos e governos ocidentais disseram que o avião foi derrubado por uma bomba. O Estado Islâmico (EI) afirmou ter conseguido explodir a aeronave.




Hipótese de ataque terrorista é mais forte que falha técnica, diz Egito

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29 abril 2016

SAC ouviu passageiros dos 15 maiores terminais do país no 1º trimestre.

Índice geral de satisfação com aeroportos ficou em 86% no período.


Laís Alegretti | G1, em Brasília

O aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), foi eleito o melhor do país em pesquisa com passageiros dos 15 maiores aeroportos do país realizada no primeiro trimestre de 2016 pela Secretaria de Aviação Civil (SAC). O mais mal avaliado foi o aeroporto de Cuiabá, no Mato Grosso.



Veja abaixo o ranking completo com as respectivas notas gerais de satisfação do passageiro (de 1 a 5) em cada aeroporto:

1. Campinas: 4,64
2. Curitiba: 4,51
3. Guarulhos: 4,44
4. Fortaleza: 4,37
5. Recife: 4,35
6. Natal: 4,33
7. Manaus: 4,33
8. Brasília: 4,22
9. Santos Dumont (Rio): 4,18
10. Porto Alegre: 4,17
11. Confins (Minas): 4,13
12. Congonhas (São Paulo): 4,12
13. Galeão (Rio): 3,92
14. Salvador: 3,71
15. Cuiabá: 3,29

A pesquisa ouviu 13.830 passageiros que passaram pelos aeroportos entre janeiro e março de 2016. Desse total, 8.776 passageiros eram de voos domésticos e 5.054 de voos internacionais.

Parte dos 15 aeroportos está sob administração privada (como o próprio Viracopos) e outros são operados pela estatal Infraero (caso do de Cuiabá).

Maior nota


Os passageiros avaliam na pesquisa 38 itens e serviços do aeroporto, como tempo de espera em fila de check-in e na restituição de bagagem, limpeza dos banheiros e preço da comida vendida dentro do terminal.

Para cada um desses itens, a pessoa dá notas de 1 a 5. E, com base nelas, a SAC atribui uma nota média para os aeroportos.

No estudo mais recente, que o governo divulga nesta sexta-feira (29), Viracopos, em Campinas, recebeu uma nota 4,64 e foi o mais bem avaliado. Essa foi, segundo a SAC, a maior nota já alcançada por um aeroporto na pesquisa trimestral, que teve início em 2013.

Os cinco itens sobre os quais os entrevistados demonstraram maior satisfação em Viracopos foram: tempo de fila no check-in, cordialidade dos funcionários da imigração, tempo de fila na imigração, cordialidade dos funcionários da aduana e cordialidade dos funcionários da emigração.

Em 23 de abril – após a realização da pesquisa –, o aeroporto inaugurou um novo terminal, que tem capacidade para atender 25 milhões de passageiros/ano.

Viracopos foi concedido à iniciativa privada em 2012, na mesma época que os aeroportos de Guarulhos e Brasília.

Cuiabá


De acordo com a pesquisa, o aeroporto de Cuiabá recebeu nota 3,29, a mais baixa entre os 15. Os cinco itens sobre os quais os entrevistados demonstraram menor satisfação em Cuiabá foram: custo-benefício do estacionamento, custo-benefício dos produtos de lanchonetes e restaurantes, qualidade da internet, quantidade de estabelecimentos comerciais e custo-benefício dos produtos comerciais.

Procurada pelo G1, a Infraero, responsável pela administração do aeroporto de Cuiabá, informou que as obras de reforma e ampliação foram retomadas em outubro.

"Com a conclusão dos trabalhos, o terminal de passageiros passará dos atuais 8,5 mil m² para 14,5 mil m², ampliando sua capacidade de 2,5 milhões de passageiros/ano para 5,7 milhões de embarques e desembarques/ano. Após a reforma, o terminal contará com um moderno sistema de ar condicionado e pontes de embarque", informou a Infraero.

A estatal disse, ainda, que "todas as avaliações são importantes para aprimorar os processos existentes no aeroporto" e informou que vai analisar os resultados da pesquisa.

Ranking


Atrás de Viracopos, ficaram os aeroportos de Curitiba – que ocupava o posto de melhor aeroporto na pesquisa anterior –, Guarulhos, Fortaleza e Recife.

A pesquisa aponta, ainda, que a satisfação geral dos passageiros bateu recorde e ficou em 86%.

Essa é a parcela de entrevistados que classificou os serviços aeroportuários brasileiros como "bons" ou "muito bons" nesses 15 maiores aeroportos, que movimentam 80% do fluxo de passageiros no país.



Campinas tem melhor aeroporto; Cuiabá, o pior, diz pesquisa da SAC

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25 abril 2016

Extra

Uma passageira receberá R$ 20 mil de indenização por danos morais após o gato de estimação dela sumir em um voo da TAM Linhas Aéreas, de Boa Vista, capital de Roraima, para Florianópolis, em Santa Catarina. Em janeiro de 2013, a cliente entregou os dois gatos à companhia aérea, que faz o transporte de animais de estimação. Horas depois, foi informada de que um acidente no embarque teria causado quebra da caixa onde estava o gato “Gigio“, que teria fugido. 


Gato desapareceu em voo da TAM
Gato desapareceu em voo da TAM Foto: Gustavo Miranda / O Globo

No processo, a consumidora disse que teve de cancelar seu retorno à capital catarinense e providenciar cartazes e faixas, além de contatar a imprensa local, para encontrar o animal, que estava com ela há sete anos e era considerado como membro da família. Apesar dos esforços, o felino não foi localizado.

Diante da situação, ela processou a TAM pela perda do animal de estimação. Em um primeiro momento, a companhia aérea foi condenada a pagar uma indenização de R$ 15 mil. A empresa se defendeu, alegando que não tinha responsabilidade sobre o acidente. Já a cliente pediu que o valor da indenização fosse mais alto. No Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o pedido da consumidora foi atendido, e ela receberá R$ 20 mil.

O desembargador Sérgio Roberto Baasch Luz, relator do processo, observou que houve negligência da TAM: “Ora, como pode a companhia de aviação considerar imprevisível e inevitável a fuga de um animal, sendo que justamente tal espécie de contrato tem como objeto o transporte de animais, logicamente não só para que cheguem ao destino pretendido pelo consumidor, como para que estejam nas condições em que foram 'entregues' à empresa prestadora do serviço”.



Passageira receberá R$ 20 mil após gato de estimação sumir em voo

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08 abril 2016

Change.org

A psicóloga Mônica Mastrantonio conquistou o serviço de acompanhante de idosos em voos de uma companhia aérea após criar um abaixo-assinado no site Change.org, que contou com o apoio de mais de 32 mil pessoas. Mônica convive com o Alzheimer na família há mais de cinco anos e, desde então, sua mãe Maria Lúcia, 70 anos, passa por tratamento médico e atividades que tentam fazer com que o desenvolvimento da demência senil - perda progressiva das funções intelectuais - seja menos acelerado. Os desafios são muitos e há um ano, a psicóloga se deparou com mais um obstáculo. Ao comprar uma passagem de avião para que sua mãe viajasse, descobriu que as companhias aéreas não tinham um serviço de suporte para estes idosos. Ela teve que pagar para uma pessoa somente pegar o voo com a mãe, além do bilhete de ida e volta da acompanhante. 


Acompanhante_1
Maria Lúcia embarca com o acompanhante da companhia aérea

A primeira viagem da dona Maria Lúcia com um acompanhante aconteceu no último dia 30/03, no trecho Londrina-São Paulo e emocionou a família. A conquista de Mônica vai possibilitar que outros usuários que tenham familiares idosos possam usufruir do serviço que já é oferecido para crianças desacompanhadas. O Formulário de Assistência Especial, no site da Gol, passou a ter itens específicos para idosos e outras pessoas com deficiência cognitivas. A partir de agora, quando o passageiro chega ao aeroporto, esta "classificação" já está atrelada ao código de reserva dele. A avaliação da Mônica é que esta é uma grande vantagem para quem voa e também para a família.

“A maioria das pessoas com Alzheimer - com exceção de quem está em um estágio avançado da doença - precisa de apoios simples para viajar. É mais um suporte para orientar sobre os procedimentos, subir e descer escadas, pegar a bagagem e, por fim, entregá-la para a pessoa indicada no desembarque. Fiquei muito surpresa quando percebi que nenhuma empresa oferece este cuidado”, ressalta Monica.

Mônica conta que no início foi muito difícil conseguir as primeiras assinaturas e precisou de ajuda dos amigos e da família. “No primeiro dia fui dormir com 50. No segundo eram 100 e pouco tempo depois eram milhares de pessoas em todo o país apoiando a causa”, lembra. A psicóloga fez questão de responder todos os comentários que eram postados por internautas todos os dias. “Quando a gente cria um abaixo-assinado o objetivo é ser ouvido. A gente quer que as pessoas nos ouçam. E cada comentário novo na petição era um incentivo a mais para não desistir. “Fiquei muito feliz com o resultado da mobilização”, comemora.

A psicóloga ressalta que as empresas e a sociedade brasileira como um todo precisam se preparar para atender os idosos. De acordo Relatório Mundial da Saúde e Envelhecimento, da Organização Mundial da Saúde, o número de pessoas com mais de 60 anos no Brasil deve crescer mais do que em todo o mundo. A projeção é que até 2050 a população idosa no país triplique. Atualmente, de acordo com o IBGE, são mais de 20,5 milhões de pessoas, cerca de 12% da população.

Conheça a história de Mônica no link: www.change.org/AcompanhanteNosAvioes



Após criar abaixo-assinado, psicóloga conquista o serviço de acompanhante para passageiros com Alzheimer em voos de companhia aérea

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05 abril 2016

Em dezembro, voo com destino a São Paulo teve que retornar a Madri.
Suspeitos são ligados a brasileira que estava a bordo, diz polícia.


France Presse


Três pessoas suspeitas de estarem por trás de uma falsa ameaça de bomba que obrigou um avião a retornar ao aeroporto de Madri, escoltado por um caça da força aérea, foram presas, anunciou a polícia espanhola nesta terça-feira (5). 


Imagem do site de monitoramento de voos Flight Radar mostra o trajeto do voo da Tam que retornou a Madri (Foto: Reprodução/Flight Radar)
Imagem do site de monitoramento de voos Flight Radar mostra o trajeto do voo da Tam que retornou a Madri (Foto: Reprodução/Flight Radar)

Em 14 de dezembro, um voo da companhia aérea brasileira TAM, com 315 passageiros e 16 tripulantes, foi obrigado a voltar para Madri 90 minutos após a decolagem em direção a São Paulo, depois que as autoridades aeroportuárias receberam um alerta de um homem que dizia que uma bomba estava a bordo, informou a polícia em um comunicado.

O homem, que falava espanhol com sotaque árabe, havia mencionado este voo antes de anunciar que "hoje pessoas vão morrer" e "Allah Akbar".

Os passageiros foram evacuados e o avião revistado, mas nenhuma bomba foi encontrada.

Uma investigação policial determinou que o telefonema havia sido feito de uma cabine de telefone de uma cidade da região de Cuenca, no centro de Espanha. A polícia prendeu dois homens e uma mulher responsáveis pelo falso alarme.

Os três suspeitos teriam ligações com uma brasileira que estava a bordo do avião e que não pode entrar na Espanha devido a uma ordem de um tribunal suíço, segundo o comunicado da polícia, que não fornece outros detalhes.

Eles foram acusados de desordem pública e poderão ter de pagar os custos pelo falso alarme, inicialmente estimados em mais de 200 mil euros, segundo a polícia.



Três são detidos na Espanha por falso alerta de bomba em avião da TAM

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03 abril 2016

Poder Aéreo

Santiago, Chile, 29 de março de 2016 – A Embraer Aviação Comercial divulgou hoje, durante a FIDAE (Feria del Aire y del Espacio), as perspectivas de mercado (Market Outlook) para a América Latina. A Empresa prevê que serão entregues na região 720 novos jatos no segmento de 70 a 130 assentos ao longo dos próximos 20 anos, o que representa 11% da demanda mundial para esse segmento no período. A frota de jatos 70 a 130 assentos em serviço na América Latina crescerá das atuais 310 unidades para 740 até 2034. 


Embraer E-195

Apesar das adversidades atuais, que decorrem principalmente da instabilidade política e econômica da região, as perspectivas de crescimento a médio e longo prazo permanecem positivas nos próximos anos. Uma recuperação econômica é esperada, endereçando os desequilíbrios macroeconômicos e restaurando a confiança dos empresários. Esta recuperação resultará em distribuição de renda mais equitativa e integração regional mais profunda, o que aumentará a demanda por viagens aéreas.

Nos últimos cinco anos, o crescimento anual da procura por transporte aéreo na América Latina tem estado em torno de 7%, consistentemente acima da média mundial, de cerca de 5%. Esta tendência deverá continuar ao longo dos próximos 20 anos, quando a região crescerá cerca de 6% ao ano.

O crescimento da classe média da região também atrairá novos clientes para as companhias aéreas, já que muitas pessoas ainda têm de embarcar no primeiro voo, tornando a América Latina mais madura para o transporte aéreo. Comparando a região com um mercado maduro de viagens aéreas, como o dos Estados Unidos, há um enorme potencial para o crescimento: a América Latina tem 0,4 passageiro per capita, um valor que é um sexto dos EUA.

Juntamente com a expansão da classe média, novos investimentos em infraestrutura em aviação vão moldar a maneira como o transporte aéreo vai crescer nos próximos anos. O alcance mais amplo do transporte aéreo para além dos principais centros financeiros e industriais, chegando às cidades médias – com população entre 100 mil e um milhão de habitantes – causou um crescimento da demanda de cerca de 1,5 vez mais rápida do que para as grandes cidades. Esse crescimento evidencia a necessidade de serviço aéreo eficiente para novos mercados de baixa e média densidade, e frequências mais altas em mercados existentes.

“A otimização da frota é fundamental, uma vez que os mercados secundários estão preparados para liderar a demanda por novas viagens aéreas”, disse Simon Newitt, Vice-Presidente da Embraer, Aviação Comercial, América Latina. “As companhias aéreas continuarão a adquirir aeronaves novas e eficientes para atender aos mercados de baixa e média densidade e para oferecer maior conectividade.”

Consolidações e fusões também contribuíram para mudanças fundamentais na indústria da aviação, como forma de alavancar sinergias e focar no crescimento sustentável e na rentabilidade. No entanto, algumas grandes companhias aéreas responderam ao descompasso entre demanda e capacidade – e perdas financeiras – cortando rotas e reduzindo capacidade na tentativa de chegar a um ambiente de negócios mais viável.

A primeira entrega de um E-Jet na América Latina ocorreu em 2005, quando a Copa Airlines, do Panamá, recebeu um E190. Atualmente, mais de 200 E-Jets estão em serviço na região, onde a Embraer é líder no segmento de jatos de até 130 assentos, com 70% de participação de mercado. A família de E-Jets já registrou mais de 1.700 pedidos e mais de 1.200 entregas até esta data. As aeronaves estão em serviço com cerca de 70 clientes de 50 países.

A fim de atender à demanda futura, a Embraer está trazendo os E-Jets E2 ao mercado para complementar a oferta atual de E-Jets. A Empresa apresentou recentemente o primeiro E190-E2, que entrará em serviço no primeiro semestre de 2018.


Visite: www.embraermarketoutlook.com

DIVULGAÇÃO: Embraer
 


Embraer prevê demanda por 720 novos jatos no segmento de 70 a 130 assentos na América Latina

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Aviões eram usados para formação de pilotos do Aeroclube Santo Ângelo.

Neste domingo foi feito o trabalho de remoção e ninguém ficou ferido.


Mauricio Rebellato | RBS TV


Duas aeronaves de treinamento foram arrastadas pela força do vento na cidade de Santa Rosa, na Região Noroeste do durante o temporal que atingiu a região no final da tarde de sábado (2).


Aeronaves foram arrastadas pela força do vento (Foto: RBS TV/ Reprodução)
Aeronaves foram arrastadas pela força do vento (Foto: RBS TV/ Reprodução)

Os aviões estavam estacionados no aeroporto municipal Luís Alberto Lehr e chegaram a virar com a força do vento. Elas foram retiradas do local neste domingo (3).


As aeronaves pertenciam ao Aeroclube de Santo Ângelo e apesar da ventania de sábado, registrada em diversas cidades da região Noroeste, ninguém ficou ferido. A chuva começou por volta das 18h e durou aproximadamente 40 minutos.



Aviões são arrastados por ventania no Noroeste do Rio Grande do Sul

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01 abril 2016

Extra

A empresa aérea TAM informou que passageiros que perderem os voos por conta da manifestação de taxistas que bloqueia as vias de acesso ao aeroporto do Galeão e o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, poderão remarcar as passagens pelos próximos 15 dias sem qualquer custo.


Passageiros da TAM poderão mudar voos de graça por conta de manifestação
Passageiros da TAM poderão mudar voos de graça por conta de manifestação Foto: Pedro Teixeira/ O Globo

Segundo um comunicado da empresa, os clientes devem entrar em contato com a Central de Atendimento por meio do telefone 4002-5700 (capitais) e 0300-570-5700 (demais localidades).

A manifestação de taxistas é contra o aplicativo Uber e deixa o trânsito complicado nas principais vias do Rio. Os manifestantes dirigem com velocidade reduzida em locais como Avenida Brasil, Ponte Rio-Niterói, Rodoviária Novo Rio, além das proximidades dos aeroportos.



Passageiros da TAM poderão mudar voos de graça por causa de manifestação de taxistas

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30 março 2016

Acidente matou colega que estava em outro avião em plantação de banana.


Homem conseguiu pousar. 'A hélice do meu avião arrancou a asa dele', diz.


Do G1 SC

O piloto Sergio Mendonça, sobrevivente de um acidente com dois aviões agrícolas que matou outro piloto em Luiz Alves, no Vale do Itajaí, diz que não enxergava a outra aeronave no momento da batida, na manhã desta quarta-feira (30). Segundo ele, não houve tempo de desviar. "Ele veio por cima e só tem visão da frente, não tem embaixo. Ninguém viu ninguém".


Segundo a Brigada Militar, o acidente aconteceu por volta das 19h de domingo. (Foto: Reprodução)
Segundo a Brigada Militar, o acidente aconteceu por volta das 19h de domingo. (Foto: Reprodução)

Mendonça, de 52 anos, contou à RBS TV que ele e o outro piloto, de 45 anos, trabalhavam juntos na pulverização de uma plantação de bananas. "Quando eu terminava essa [pulverização], ele iniciava a dele. Ele veio e colidiu por cima do meu avião. A hélice do meu avião arrancou a asa dele. Eu nem vi", disse.

Apesar da batida, Mendonça conseguiu pousar seu avião. "Eu tive sorte de chegar, vocês viram o estado em que ficou nosso [avião]. O dele, infelizmente caiu logo na frente", contou. Assim como Mendonça, o piloto que morreu tinha mais de 20 anos de experiência em aviação.

Asa ficou marcada


Conforme os bombeiros, a aeronave do piloto que morreu perdeu a direção e bateu na parte de cima do outro avião, que ficou com a ponta de uma das asas marcadas pela roda do veículo. Ao pousar, a hélice entortou ao bater no chão.

Depois do pouso, o piloto Mendonça acionou o Salvaero (Salvamento Aeronáutico), que informou ao Serviços Regionais de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA) V. Este órgão da Força Aérea Brasileira deve investigar as causas e circunstâncias do acidente.

No atendimento ao acidente atuaram o Corpo de Bombeiros de Luiz Alves, equipe do Helicóptero Arcanjo de Blumenau, um oficial de Itajaí e a Polícia Militar de Blumenau.



'Ninguém viu ninguém', diz piloto que sobreviveu a choque no ar em SC

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29 março 2016

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos vão alterar o sistema aéreo brasileiro, particularmente no Rio de Janeiro. No esquema especial, o Aeroporto Santos Dumont vai funcionar em horário estendido entre 3 e 23 de agosto e contar com voos durante a madrugada. As Olimpíadas vão de 5 a 21 de agosto, e as Paralimpíadas, de 7 a 18 de setembro.



Sputnik

O Aeroporto Santos Dumont, entre os dias 8 e 18 de agosto, vai ficar fechado entre 12h40min e 17h10min, por causa das competições de vela na Baía de Guanabara. A medida atende a um pedido do Comitê Olímpico Internacional (COI), para não prejudicar a gravação e a transmissão das provas da modalidade. No entanto, o Santos Dumont vai continuar abrindo às 6h para voos comerciais, mas, durante os Jogos vai funcionar até as 23h59min, ao invés de fechar às 22h30min.


RI Rio de Janeiro (RJ) 02/12/2014 Vista Aérea - Aeroporto Santos Dumont. Foto Genilson Araújo / Parceiro / Agência O Globo - Genílson Araújo / Agência O Globo

Os voos executivos e os táxis aéreos poderão pousar e decolar também durante a madrugada no período com horário estendido.

O secretário-executivo da Secretaria de Aviação Civil, Guilherme Ramalho, explicou que estender o horário de funcionamento no Santos Dumont tem como objetivo principal compensar o tempo que o Aeroporto vai ficar fechado para as provas de vela, além de aumentar a capacidade operacional do Santos Dumont para não sobrecarregar o Aeroporto Internacional Tom Jobim.

Guilherme Ramalho ressaltou ainda que a operação de voos executivos durante a madrugada reduz os riscos de atentados terroristas durante os Jogos, pois nesse horário há menor aglomeração de pessoas circulando pelo terminal. “Obviamente, todos os nossos órgãos responsáveis pela segurança estarão atentos e funcionando durante a Olimpíada. Será um momento de grande atenção internacional para o Brasil.”

Os Aeroportos Santos Dumont e Internacional Tom Jobim devem ser os terminais mais impactados durante os Jogos em todo o Brasil, mas haverá fluxo também em outras cinco cidades que vão receber as partidas de futebol. Guilherme Ramalho ressaltou que todas as intervenções nos terminais estão quase prontas, e dentro do cronograma planejado para a Rio 2016.

“Os preparativos estão praticamente finalizados. As obras no Santos Dumont concluídas, as obras do Galeão em fase de retoque final para a inauguração no dia 10 de maio. E, do ponto de vista operacional, fizemos um planejamento com dois anos de antecedência. Divulgamos uma primeira fase do planejamento já em setembro de 2015, temos realizado eventos simulados, temos todas as salas operacionais, os órgãos integrados, e estamos prontos para a operação.”

A expectativa da Secretaria de Aviação Civil é de que haja uma movimentação de mais de um milhão de pessoas nos aeroportos brasileiros durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, e que a ampliação do horário de funcionamento no Santos Dumont aumente a movimentação diária da aviação comercial em 34 voos, e a da aviação geral e executiva em 180 movimentos de embarque e desembarque no terminal.



Aeroportos brasileiros vão ter funcionamento especial durante Jogos Olímpicos

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28 março 2016

Segundo os bombeiros, duas pessoas foram socorridas.
 

Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.


Do G1 São Paulo

Um helicóptero tombou no aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, neste domingo (27), segundo o Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar. A escola de aviação ABC Fly é a dona da aeronave, modelo R22.




A Força Aérea Brasileira (FAB) informou, em nota, que duas pessoas tiveram ferimentos leves. Segundo a FAB, o vento forte pode ter feito a aeronave tombar.

Segundo o Corpo de Bombeiros, as duas vítimas foram socorridas e encaminhadas ao hospital Cruz Azul. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas.

Ainda de acordo com o Grupamento de Radiopatrulha Aérea da Polícia Militar, as vítimas seriam um instrutor e uma aluna que realizavam exercícios no local. A aeronave permanece em um hangar no Campo de Marte e passará por vistoria.


 

Helicóptero tomba no aeroporto Campo de Marte, em São Paulo

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22 março 2016

Agência Brasil

A demanda por voos domésticos no Brasil recuou 3,1% em fevereiro em relação ao mesmo mês de 2015, segundo Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), criada pelas empresas Avianca, Azul, Gol, Tam e Trip. Essa foi a sétima variação negativa consecutiva. A oferta teve queda de 1% na mesma base anual.




A retração da demanda superior à da oferta pela quinta vez seguida revela, segundo a associação, o desaquecimento do mercado e mostra-se como limitador dos esforços do setor para preservar a ocupação dos voos.

O total de passageiros transportados em voos dentro do país somou 7,2 milhões, um decréscimo de 0,7% sobre fevereiro do ano passado. Os números são a compilação das estatísticas de Avianca, Azul, Gol e Tam, responsáveis por 99% do mercado doméstico, segundo a Abear.

Para a associação, a sequência de resultados mensais negativos aponta para um resultado ruim para o ano de 2016. Considerados os 12 meses mais recentes (março/15 a fevereiro/16) comparados aos 12 meses imediatamente anteriores, a oferta tem redução de 0,3%, para uma demanda que recua 1%.

Em fevereiro, a participação do mercado doméstico por empresas ficou distribuída da seguinte forma: Gol (36,24%), Tam (35,71%), Azul (16,71%) e Avianca (11,33%).

Transporte internacional

No segmento internacional, a demanda consolidada por transporte aéreo das associadas Abear ainda mostra crescimento, com aumento de 5,5% em fevereiro ante o mesmo mês do ano anterior. As variações mensais, no entanto, mostram tendência de desaceleração desde meados do ano passado, quando estavam em um patamar de dois dígitos, afirmou a associação. A oferta foi expandida em 4,2% no mês.

Para o segmento internacional, as estatísticas representam apenas uma parcela do mercado total, ressaltou a entidade. A fatia restante é detida pelas companhias aéreas de bandeira estrangeira. Entre as brasileiras, a participação da demanda internacional ficou dividida da seguinte forma em fevereiro: Tam (77,77%), Gol (12,57%), Azul (9,57%) e Avianca (0,09%).

Em janeiro de 2016, último dado disponível na base da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), na qual é possível analisar o mercado total, ou seja, incluindo brasileiras e estrangeiras, a demanda internacional consolidada teve retração de 3,6%. Como no mês o desempenho das companhias brasileiras (crescimento de 6,6%) foi melhor do que o das congêneres estrangeiras (queda de 6,9%), as empresas nacionais ganharam participação, passando de 25% para 27%.

Cargas

As associadas Abear transportaram 22,6 mil toneladas de cargas no mercado doméstico no mês de fevereiro, ou seja, 8,3% abaixo do registrado no mesmo mês do ano passado. Na mesma base de comparação, nos voos internacionais, a carga total movimentada cresceu 38,7%, chegando a 16,6 mil toneladas.

Em 12 meses, o mercado doméstico de cargas caiu 9,5%, enquanto mercado internacional cresce 7,3%. Os números abrangem as operações de Avianca, Azul, Gol, Tam e Tam Cargo.


Demanda por voos domésticos tem queda no país, diz associação

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Bolsas europeias registram perdas desde a abertura do pregão


Diário do Poder

As ações das principais companhias aéreas europeias e as empresas ligadas ao turismo caem com força nas bolsas europeias após as explosões no aeroporto internacional de Bruxelas, e outra no metrô da cidade, que causaram dezenas de mortes. 


Perdas se aproximavam de 5% no início do dia - Foto: Reprodução

Os ataques interferiram também no humor dos mercados, e as principais bolsas europeias registram perdas desde a abertura do pregão, arrastadas pelas companhias mais ligadas ao turismo, como companhias aéreas, hotéis, de gestão de aeroportos e tour operadoras.

Pouco antes das 11h (7h em Brasília), a IAG, que lidera as perdas da bolsa de Madrid, perdia 4,38%; a Ryanair caía 4,34%; a Easyjet 3,46%; a Lufthansa, -2,25%; a Air France, baixava 4,25%, e a SAS, -2,79%.

As empresas de gestão de aeroportos registram também perdas nos principais mercados europeus. A Airports de Paris (ADP) caía 3,36%, A Fraport AG Frankfurt perdia 2,16% e a espanhola Aena, baixava 1,02%.

As perdas chegaram às cadeias hoteleiras, como as espanholas NH Hotéis, com desvalorização de 2,48%; e Meliá, com queda de 2,45%.

Pouco antes das 11h, as principais bolsas europeias continuavam a cair, embora com perdas mais suaves que na abertura, quando chegaram a -2%.

Madri cede 0,66%; Frankfurt, 0,51%; Londres, 0,4%; Paris, 0,34% e Milão, 0,59%.



Ações de aéreas europeias caem com força após ataques em Bruxelas

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Decisão foi publicada no Diário da Justiça e empresa ainda pode recorrer.
 

Ao G1, a TAM informou que vai se manifestar somente nos autos do processo.


Quésia Melo | G1 AC

A TAM Linhas Aéreas foi condenada a pagar uma indenização de R$ 2 mil por danos morais e R$ 94 de reparação por danos materiais a um casal do Acre.




A decisão do juiz de Direito Marcos Thadeu, titular do 2º Juizado Especial Cível da Comarca de Rio Branco, foi publicada no Diário da Justiça da última quinta-feira (18) e divulgada pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) nesta segunda-feira (21). A sentença ainda cabe recurso.

Ao G1, a TAM informou que deve se manifestar somente nos autos do processo. Procurado pela reportagem, o autor da ação também disse que não desejava se pronunciar sobre o ocorrido.

De acordo com o processo, o casal entrou com um pedido de reparação contra a empresa, relatando que ganharam as passagens de ida e volta para comemorar o aniversário de um ano de namoro na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul (RS). Porém, no horário da viagem o aeroporto Plácido de Castro, em Rio Branco, foi fechado sem previsão de reabertura.

No relato do casal, segundo o TJ-AC, a empresa aérea pediu que os passageiros aguardassem até a reabertura dos portões. Entretanto, após esperarem por três horas, os passageiros foram avisados sobre o cancelamento do voo.

O casal alegou à Justiça que não recebeu a assistência necessária, por isso, pediu a indenização por danos morais e também os custos de gastos com táxi e remarcação das diárias do hotel.

De acordo com o TJ-AC, o juiz entendeu que a empresa gerou insegurança nos passageiros por não transportá-los com pontualidade. Após avaliar o processo, o juiz decidiu rejeitar os argumentos apresentados pela TAM, alegando que a empresa não comprovou a existência de “fatos impeditivos, modificativos ou extintivos do direito invocado pelo autor”.



TAM é condenada a indenizar casal em R$ 2 mil após cancelar voo no AC

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20 março 2016

Segundo Bombeiros, uma pessoa ficou ferida.

Aeronave caiu na Rua Frei Machado, perto do Campo de Marte.


Roney Domingos | G1 São Paulo

A queda de um avião monomotor sobre uma residência na Casa Verde, Zona Norte de São Paulo, na tarde deste sábado (19), deixou sete mortos e um ferido, segundo o Corpo de Bombeiros. O monomotor pertencia ao ex-presidente da mineradora Vale Roger Agnelli, conselheiro da Petrobras e executivo com carreira em grandes empresas como o Bradesco. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e a Aeronáutica não confirmaram a identidade das vítimas.


Bombeiros trabalham na área onde um avião monomotor caiu em uma casa no bairro da Casa Verde, em São Paulo, na tarde deste sábado (19) (Foto: Marcio Ribeiro/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)
Bombeiros trabalham na área onde um avião monomotor caiu em uma casa no bairro da Casa Verde, em São Paulo, na tarde deste sábado (19) (Foto: Marcio Ribeiro/Brazil Photo Press/Estadão Conteúdo)

De acordo com a Infraero, havia sete pessoas no monomotor de prefixo PRZRA. Todos os mortos, quatro homens e três mulheres, estavam no avião, segundo os bombeiros.

A aeronave caiu às 15h23 na cabeceira 12 do Aeroporto Campo de Marte sobre uma casa de um bairro de classe média alta na Rua Frei Machado, 110, perto da Avenida Braz Leme. O aeroporto foi fechado às 15h30. Os moradores da casa atingida conseguiram escapar pelos fundos.

Uma mulher que fechava o portão de uma casa vizinha ao imóvel atingido ficou levemente ferida e foi levada ao Pronto-Socorro da Santa Casa, na região central da cidade, segundo os bombeiros.

O hospital, por meio da sua assessoria de imprensa, afirmou que a mulher se assustou com o barulho da explosão, se jogou no chão e sofreu escoriações leves. Ela teve alta.

Um vizinho da residência afirmou ter visto o avião voando muito baixo, de forma estranha. Pouco depois, ouviu um estrondo. “Na casa tinha cinco pessoas que colocaram uma escada e saíram pelas portas dos fundos. Se não tivessem saído pelos fundos tinham sido queimados juntos", disse Toni Sargologos, de 46 anos. Ele conta que saiu de sua casa para prestar socorro, mas foi impedido por causa do fogo que atingiu árvores e veículos na via.

Segundo o major Hengel Ricardo Pereira, do Corpo de Bombeiros, o trabalho de rescaldo foi concluído por volta das 19h30. Quinze carros e 45 bombeiros trabalharam na ocorrência.

O comandante afirmou que a aeronave bateu na garagem da casa, um sobrado de três andares, atingindo parte da sala. "Os corpos que nós achamos estavam no meio da fuselagem. Com o choque, a aeronave fez um buraco no chão. Alguns corpos estavam dentro desse buraco. A gente acredita que essas sete vítimas estavam presentes na aeronave. Não sobrou nada do avião", disse o major.




Queda de avião deixa sete mortos na Zona Norte de SP

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14 março 2016

Queda ocorreu a cerca de 300 quilômetros de Nairobi.
 

Nomes não foram divulgados.


Reuters

Uma aeronave pequena caiu na Reserva Nacional Samburu, no norte do Quênia, matando dois franceses enquanto filmavam, informou a polícia nesta segunda-feira (14).

A polícia informou que a queda ocorreu a cerca de 300 quilômetros de Nairobi e que a causa ainda não foi descoberta.

"Posso confirmar que dois franceses, que eram cineastas, morreram nesta manhã na queda do avião... Seus corpos foram recuperados dos destroços do avião após a queda", disse o porta-voz da polícia Jared Ojuk.

Os corpos serão levados de avião da reserva para a capital, disse Ojuk.



Queda de avião mata dois cineastas franceses no Quênia, diz polícia

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10 março 2016

Agência defendeu mudanças em regras para passageiros e empresas.
 

Propostas vão passar por consulta pública e depois serão votadas.


Do G1, em Brasília 


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou nesta quinta-feira (10) uma proposta de alteração em algumas das regras vigentes hoje no setor aéreo que devem afetar direitos e deveres de empresas e passageiros.



Entre as principais propostas está a que permite aos passageiros desistir de uma passagem em até 24 horas após a compra. Para ter direito isso, o cancelamento tem que ser feito em, no mínimo, 7 dias antes da data do voo.

A Anac acredita que essa mudança vai permitir uma maior competição entre as empresas aéreas e a redução do preço de passagens.

Outra proposta é a que altera a regra sobre franquia de bagagem. Para voos domésticos, a Anac defende aumento do limite de bagagem de mão (que pode ser transportado dentro do avião) a que os passageiros têm direito, dos atuais 5 kg para 10 kg.

Porém, a nova regra prevê que as empresas ficariam livres para cobrar por qualquer bagagem despachada – na prática, o que exceder aos 10 kg da bagagem de mão. Hoje, cada passageiro tem direito de despachar 23 kg de malas, sem cobrança adicional.

As mudanças não serão automáticas. A regra prevê que elas comecem a valer em outubro de 2018. Segundo a Anac, a expectativa é que as empresas passem a oferecer bilhetes com diferentes tipos de franquias de bagagem, cobrando valores diferentes.

Passagem mais barata


De acordo com a agência, a mudança na regra de franquia vai beneficiar os passageiro, principalmente aquele que viaja apenas com mala pequena, de mão. Para essas pessoas, os bilhetes podem ficar mais baratos.

Isso porque, hoje, o preço das passagens inclui um valor adicional pelo transporte de bagagem despachada – que permite até 23 kg por pessoa. Esse adicional, porém, deve deixar de ser cobrado para quem levar até 10 quilos de bagagem de mão.

Voos internacionais


No caso de voo para fora do país, o direito a transporte de bagagem, que hoje é de dois volumes de 32 kg, vai cair, num primeiro momento, para dois volumes de 23 kg.

Depois de um ano da vigência da nova regra, outra redução, desta vez para um volume de 23 kg. Dois anos após a regra ser publicada, os passageiros terão, nos voos internacionais, o mesmo direito dos voos domésticos: 10 quilos de bagagem de mão e, o que passar disso, poderá ser cobrado pelas empresas.

Voo de volta


Outra medida proibe que as empresas aéreas cancelem o trecho de retorno, quando o passageiro perde o voo de ida. Hoje, o passageiro que por qualquer motivo deixa de embarcar no voo de ida, perde o direito ao voo de volta.

Também está prevista na proposta que os passageiros passem a ter direito de fazer a correção de nomes nas passagens, sem custo, até o momento do check-in. E que as empresas ofereçam bilhetes transferíveis de uma pessoa para outra mas, neste caso, poderão cobrar por essa facilidade.

Vantagens


A Anac defende que as mudanças favorecem tanto passageiros quanto empresas aéreas. Entre as vantagens, diz a agência, está a garantia de oferta de novos produtos e serviços aos passageiros, além da possiblidade de barateamento das passagens.

"Não entendemos que há nenhuma redução de direitos, o que estamos fazendo é balanceando isso de uma forma melhor, tentando traduzir isso em ganho para os passageiros e aumentando a concorrência", disse o diretor-presidente da Anac, Marcelo Guaranys.

Outro benefício apontado pela Anac é para o mercado aéreo nacional. De acordo com a agência, as alterações têm capacidade para reduzir custos e eliminar barreiras à entrada de novas empresas para competir com aquelas que já operam no Brasil, como Gol, TAM, Avianca e Azul.

Esse anúncio acontece pouco depois de o governo publicar uma medida que eleva, de 20% para 49%, o teto de participação de grupos estrangeiros em empresas aéreas brasileiras.

A medida ainda permite que investidores de um determinado país possam controlar aéreas nacionais, desde que brasileiros também possam fazer o mesmo naquele país.

Outras mudanças


A proposta prevê ainda que o valor das multas aplicadas pelas empresas aéreas não poderá superar o valor tarifa paga pelo passageiro. E que as empresas terão que devolver a tarifa de embarque, paga no momento da compra da passagem, quando o passageiro desistir do voo.

A nova regra permite que as empresas ofereçam serviço de declaração de bens, pelos passageiros. Ele visa garantir às pessoas indenização adequada por algo de alto valor transportado no voo, mas acaba extraviado ou quebrado. Entretanto, as empresas poderão cobrar um adicional por esse serviço.

Indenização em overbooking


Se um passageiros for retirado de um voo por falta de assentos (overbooking), terá que ser indenizado pelas empresa aérea em R$ 750, no caso de voo doméstico, e em R$ 2 mil, no caso de internacional, prevê a nova regra.

Além disso, para alterações no horário do voo superiores a 15 minutos, caso o passageiro não concorde, a companhia deverá oferecer remarcação sem cobrança, ou então reembolso integral.

Se a empresa não avisar a tempo de evitar que o passageiro compareça ao aeroporto, deverá prestar assistência a ele.

Por outro lado, a nova regra permite o fim da obrigação de as aéreas oferecerem assistência aos passageiros afetados por atraso ou cancelamento de voos, nos casos em que a empresa não é responsável pelo problema. Como em situações de fechamento de aeroporto por mau tempo, por exemplo. Hoje, elas devem providenciar de comunicação até hospedagem.


Anac propõe cancelar bilhete aéreo, sem custo, até 24 h depois da compra

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