.

26 janeiro 2018

A Bombardier deverá perder uma disputa comercial nos Estados Unidos nesta semana, disse uma fonte do governo canadense à Reuters nesta quinta-feira, provavelmente elevando a tensão entre os dois países enquanto tentam aparar diferenças nas negociações para modernizar o Nafta.


Reuters

Advogados comerciais e especialistas da indústria esperam em grande parte que a Comissão de Comércio Internacional (ITC, na sigla em inglês) respalde a recomendação do Departamento de Comércio dos EUA de aplicar sobre o CSeries da Bombardier um imposto de quase 300 por cento em vendas a operadoras norte-americanas.


Resultado de imagem para bombardier cseries
Avião da série C da empresa canadense Bombardier (Foto: Yan Gouger/Wikimedia Commons

A decisão será proferida na sexta-feira. Essa é a primeira vez que uma autoridade canadense reconhece que o resultado será desfavorável à Bombardier.

A Boeing, maior fabricante de aviões do mundo, acusa a empresa canadense de “inundar” o mercado dos EUA. Uma porta-voz do ITC não estava imediatamente disponível para comentar. A fonte declinou a se identificar devido à sensibilidade do assunto.


Bombardier deve perder disputa comercial nos EUA, diz fonte do governo canadense

Read More

25 janeiro 2018

Pode-se imaginar que a rota aérea com a maior quantidade de voos no mundo seria a que conecta Nova York com Washington ou Londres com Paris.


BBC Brasil

Nenhuma das duas, no entanto, está entre as 10 primeiras do ranking global, conforme relatório da empresa britânica de inteligência de mercado OAG Aviation Worldwide elaborado com dados de 2017.


Foto de rotas aéreas
Mais de 4 milhões de passageiros viajaram com aviões no ano passado. | Foto: cortesia de Flightradar24)

O Brasil tem um representante na lista: a ponte aérea Rio-São Paulo é a quinta com maior número de voos no mundo e a primeira no continente americano, vencendo o movimentado tráfego aéreo americano. No ano passado, foram registradas 39.325 viagens entre Rio de Janeiro e São Paulo, uma média de 107 por dia.

O ranking é liderado pela ponte que une as cidades sul-coreanas de Seul e Jeju, capital da ilha de mesmo nome. A viagem de 450 km, de pouco de mais de uma hora, teve 64.991 voos registrados no ano passado, uma média de 178 por dia.

Nas posições seguintes da lista estão Melbourne-Sidney, na Austrália (54.519 voos), Mummbai-Deli, na Índia (47.462), e Fukuoka-Tóquio, no Japão (42.835).

As 10 rotas com maior número de voos em 2017
Seul-Jeju64.991
Melbourne-Sidney54.519
Mumbai-Nova Deli47.462
Fukuoka-Tóquio42.835
Rio de Janeiro-São Paulo39.325
Sapporo-Tóquio38.389
Los Angeles-São Francisco34.897
Brisbane-Sidney33.765
Cidade do Cabo-Joanesburgo31.914
Pequim-Xangai30.029
Fonte: OAG

O que a cidade de Jeju tem de especial?

Mais de 26 milhões de passageiros transitam anualmente pelo aeroporto de Jeju, uma ilha da Coreia do Sul que se tornou autônoma.

Sua maior atração é o turismo porque, além de praias, a ilha tem uma impressionante cadeia de vulcões e os chamados tubos de lava - túneis por onde a lava escoa durante a erupção, que viram longas cavernas quando o vulcão está inativo. O local foi declarado patrimônio da humanidade pela Unesco.

Os turistas que viajam à ilha de todas as partes do mundo, especialmente da China, têm necessariamente de passar por Seul primeiro. Da capital sul-coreana, eles voam para Jeju.

Além de oferecer atividades como cassinos, Jeju também é um ponto de encontro internacional para negócios.

Rotas internacionais

Já nas rotas internacionais, a que mais registrou voos foi a que liga Hong Kong a Taipé, capital de Taiwan, com 29.494 viagens. Outras rotas da lista são Kuala Lumpur, capital da Malásia, a Singapura, e Hong Kong-Xangai.

Rota aérea mais movimentada das Américas está no Brasil

Read More

24 janeiro 2018

Aeronave estava perto de heliponto. Segundo os bombeiros, não houve vítimas.


Por G1 SP


Um helicóptero caiu em Osasco, na Grande São Paulo, na tarde desta quarta-feira (24). A aeronave, que prestava serviços para a RedeTV!, estava perto do heliponto, quando despencou sobre veículos em um estacionamento. Segundo o Corpo de Bombeiros, não houve vítimas.

Helicóptero caiu em estacionamento ao lado de heliponto (Foto: Reprodução/TV Globo)
Helicóptero caiu em estacionamento ao lado de heliponto (Foto: Reprodução/TV Globo)

Informações iniciais indicam que ventava forte no momento do acidente. O helicóptero foi pego por uma rajada de vento, bateu em uma grade e caiu no estacionamento da emissora, atingindo ao menos um carro.

Duas equipes dos bombeiros foram até a emissora para atender a ocorrência.

Área onde helicóptero caiu próximo a carros foi tomada por espuma após atendimento dos bombeiros (Foto: Reprodução/TV Globo)
Área onde helicóptero caiu próximo a carros foi tomada por espuma após atendimento dos bombeiros (Foto: Reprodução/TV Globo)

A assessoria da Rede TV! afirmou em nota que "o helicóptero que atende ao jornalismo do canal estava desligado no heliponto, de grandes dimensões e homologado para 12 toneladas. O temporal o arrastou para cima do estacionamento e derrubou ainda árvores de 40 anos. Felizmente não houve feridos e no momento a situação está normalizada".

Helicóptero cai em estacionamento de emissora de TV em Osasco

Read More

O E190-E2, primeiro avião da nova geração da família de E-Jets, se aproxima da certificação e a Embraer anuncia alguns resultados finais dos testes em voo, confirmando que a aeronave é melhor do que a especificação original e ainda mais eficiente do que outras aeronaves de corredor único.



Poder Aéreo

Dublin, Irlanda – Com relação ao consumo de combustível, o E190-E2 provou ser 1,3% melhor do que originalmente esperado, o que representa uma melhoria de 17,3% em relação ao E190 de geração atual e quase 10% melhor que seu concorrente direto.


E190-E2 | Reprodução

Operando com o menor nível de ruído e emissões externas, o E190-E2 torna-se, assim, o avião mais ecológico do segmento.

Rodrigo Silva e Souza, Vice-Presidente de Marketing da Embraer Aviação Comercial, disse: “isso significa que, quando nosso primeiro operador, a Widerøe, operar o voo inaugural do E190-E2, no próximo dia 24 de abril, de Bergen para Tromsø, será o primeiro voo em serviço do jato narrowbody mais eficiente e ecológico do mundo. Esta é uma conquista imensa para a nossa equipe e significa valor adicional entregue aos nossos clientes.”

Os resultados dos testes em voo também confirmaram que o desempenho de decolagem do E190-E2 também é melhor que a especificação original. O alcance da aeronave a partir de aeroportos com altas temperaturas e grande altitudes (Hot and High, no termo em inglês), como Denver e Cidade do México, aumenta 600 milhas náuticas em comparação com aeronaves de geração atual. Já o alcance a partir de aeroportos com pistas curtas, como London City, na Inglaterra, também aumenta em mais de 1.000 milhas náuticas, permitindo que a aeronave alcance destinos como Moscou, na Rússia, e no norte da África sem paradas.

O E190-E2 também se torna a aeronave com os intervalos de manutenção mais longos no mercado de aviões de corredor único com 10 mil horas de voo para atividades básicas de manutenção sem limite de calendário para utilizações típicas de E-Jets. Isso significa 15 dias adicionais de utilização da aeronave em um período de dez anos em comparação com os E-Jets da geração atual.

Outro objetivo-chave do programa no qual o E190-E2 obteve melhores resultados do que as expectativas iniciais é o tempo de treinamento de transição dos pilotos. Os pilotos de E-Jets de geração atual precisarão de apenas 2,5 dias de treinamento e sem necessidade de simulador de voo completo para voar o E2. “Reduzir a carga de treinamento na transição para pilotos de E1 é outra grande redução tanto em tempo quanto em custos para nossos operadores. Isso, combinado com a maior eficiência de combustível da família E2 e a menor emissão de ruído, torna o E2 o avião mais econômico em seu segmento por qualquer medida”, explica Silva.

A Embraer é líder mundial na fabricação de jatos comerciais com até 150 assentos. A companhia conta com 100 clientes em todo o mundo operando os jatos das famílias ERJ e E-Jets. Apenas para o programa de E-Jets, a Embraer registrou mais de 1.800 pedidos firmes e 1.400 entregas, redefinindo o conceito tradicional de aeronaves regionais por meio da operação em uma vasta gama de aplicações de negócios.

Sobre a Embraer

Empresa global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer suporte e serviços de pós-venda.

Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer


Testes em voo confirmam o E190-E2 como o avião mais eficiente de corredor único

Read More

23 janeiro 2018

Acidente aconteceu na Praia do Pina e uma pessoa foi socorrida para o Hospital da Restauração. Dois dos ocupantes eram funcionários de empresa que presta serviços para a TV Globo e o terceiro, da Aeronáutica.


Por G1 PE


O Globocop, helicóptero que presta serviço à Globo em Pernambuco, caiu na manhã desta terça-feira (23), na Praia do Pina, na Zona Sul do Recife. O acidente ocorreu por volta das 6h05 (horário local). Três pessoas estavam na aeronave. Duas delas morreram e uma foi encaminhada para o Hospital da Restauração (HR), na área central da capital.

Parte da fuselagem do Globocop chegou à orla do Pina, na Zona Sul do Recife, por volta das 9h30 desta terça-feira (23) (Foto: Wanessa Andrade/GloboNews)
Parte da fuselagem do Globocop chegou à orla do Pina, na Zona Sul do Recife, por volta das 9h30 desta terça-feira (23) (Foto: Wanessa Andrade/GloboNews)

Dois dos ocupantes eram funcionários da empresa Helisae, que presta serviços para a TV Globo há mais de 15 anos. O helicóptero era pilotado pelo comandante Daniel Galvão, que morreu no local. Também estavam a bordo a 1ª sargento da Aeronáutica Lia Maria Abreu de Souza, que chegou a ser socorrida, mas faleceu, e o operador de transmissão Miguel Brendo Pontes Simões, que se encontra em estado grave no HR.

O velório de Daniel teve início às 18h, em uma funerária localizada no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife. Familiares não quiseram falar com a imprensa. O enterro do piloto foi marcado para as 11h da quarta (24), no Cemitério de Santo Amaro.

De acordo com a Aeronáutica, o velório de Lia será realizado na manhã da quarta-feira (24), na Guarnição de Aeronáutica do Recife. O acesso será restrito ao efetivo da guarnição. Em seguida, o corpo da militar será levado para o Rio de Janeiro, onde estão seus parentes.

O sobrevivente do acidente, Miguel Pontes, chegou ao Hospital da Restauração em uma condição muito grave, segundo o diretor geral do hospital, Miguel Arcanjo. A equipe médica conseguiu estancar a hemorragia. O operador apresentou politraumatismo, com uma lesão grave na face. Ele passou por cerca de cinco horas de cirurgia e os médicos não descartam novos procedimentos.

“Ele teve um sangramento importante, que, no momento, está estável, mas ele tem múltiplas faturas. Ele é um paciente extremante grave e tudo que é possível está sendo feito”, explicou o diretor geral do HR.

Durante a tarde, ele foi levado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permanece sedado, respirando com a ajuda de aparelhos e em estado grave. Um novo boletim sobre o quadro clínico de Miguel tem divulgação prevista para as 8h da quarta (24).

Em nota, a Aeronáutica informou que uma equipe do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa II) investiga os fatores contribuintes para o acidente. O texto aponta ainda que a sargento Lia pertencia ao efetivo do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III), mas não estava em missão oficial e sim a convite da empresa.

Investigadores do Seripa informaram no local do acidente que o rotor de cauda estava partido e que vão apurar se isto tem relação com a causa do acidente. Imagens dos prédios no entorno devem ser utilizadas para auxiliar no entendimento de como ocorreu a queda da aeronave.

Por se tratar de um acidente aéreo, a Polícia Federal também vai investigar as causas da tragédia. “O prazo inicial do inquérito é 90 dias. Vamos instaurar um procedimento e recolher todos os indícios, junto com os demais órgãos, para esclarecer o que aconteceu”, afirmou o delegado da Polícia Federal Dário de Sá Leitão.

Roteiro

Segundo informações da Infraero, o Globocop decolou do hangar, localizado ao lado do Aeroporto Internacional do Recife, no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul da capital pernambucana, às 5h50 (horário local) desta terça com destino ao litoral.

Às 6h, sobrevoava a orla, quando foram exibidas as imagens da Praia de Boa Viagem ao vivo na abertura do Bom Dia Pernambuco, que mostravam o tempo fechado e com chuva.

Às 6h05, o Globocop fez uma curva quando sobrevoava a Praia do Pina porque seguiria para o bairro da Jaqueira, na Zona Norte. Nesse momento, as imagens tremeram. Em seguida, o helicóptero caiu no mar, perto de algumas pedras.

Chovia no Recife quando ocorreu o acidente. Bombeiros foram acionados para fazer o resgate e usaram motos aquáticas para localizar o helicóptero. As vítimas foram retiradas da água por moradores da comunidade. De acordo com o capitão Romedrico Pereniz, do Corpo de Bombeiros, não havia sinais de explosão da aeronave.

"Não há indícios que tenha ocorrido uma explosão. Não há indícios de chama, de queimadura, nada disso [nas vítimas socorridas]. Apenas o politraumatismo. Foram as lesões que vieram a provocar esses óbitos. A mulher teve parada cardíaca, fizemos reanimação. Ela tinha muitas lesões, fraturas, cortes, hemorragias, mas nenhuma queimadura", apontou.

Globocop

O Globocop era um helicóptero modelo Robinson R44/Newscopter, aeronave específica para filmagem aérea. De acordo com a Helisae, a aeronave passou na terça-feira (16) pela inspeção anual de manutenção. A empresa afirmou que o helicóptero era mantido pelos padrões técnicos exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e órgãos responsáveis, cumprindo um calendário rigoroso de manutenção.

Globocop cai na orla da Zona Sul do Recife (Foto: Arte/G1)
Globocop cai na orla da Zona Sul do Recife (Foto: Arte/G1)

“O helicóptero tinha acabado de sair de uma revisão. A parte documental, manutenção, tudo em dia. A gente voa há 15 anos nesses helicópteros do Globocop. Ontem mesmo outros controladores voaram com a gente. Eu, particularmente, voei o dia inteiro nesse helicóptero. Fiz o Bom Dia Pernambuco, fiz o NETV 1ª Edição. O outro comandante da empresa voou à tarde”, afirmou o comandante Wagner Monteiro, dono da empresa.

Fuselagem

Por volta das 9h30 (horário local), partes da fuselagem da aeronave começaram a chegar na orla do Pina. Moradores da localidade, incluindo crianças, auxiliaram a recolher o material durante todo o dia.

A retirada dos destroços do helicóptero do mar contou com participação do Corpo de Bombeiros, do Seripa e da empresa dona do avião. "Embora a aeronave esteja próxima desta parte de areia, tem uma dificuldade devido à forma como ela caiu. A aeronave está afixada no solo", explicou o capitão do Corpo de Bombeiros Klébson Azevedo.

Durante a noite, foi enviado um guindaste para auxiliar na remoção das peças da água. Ao fim da retirada dos destroços, a fuselagem segue para perícia na Base Aérea da Aeronáutica, na Zona Sul do Recife.

Globocop cai na orla da Zona Sul do Recife e deixa dois mortos

Read More

22 janeiro 2018

Só um piloto com maestria invulgar e experiência significativa é capaz de realizar esta manobra.


Sputnik

O vídeo com uma aterrissagem extremadamente difícil realizada em pleno furacão por um avião no aeroporto de Dusseldorf assustou realmente os internautas, já para não falar dos passageiros e tripulação que estavam a bordo dessa aeronave, provocando, ao mesmo tempo, elogios e respeito.


Resultado de imagem para sturm friederik
Reprodução

"Elevadíssima maestria de pilotagem foi demonstrada durante um furacão com rajadas de vento que atingiram velocidades de 110 km/h. O avião da companhia aérea Eurowings, procedente de Bolonha, fez uma aterrissagem em condições extremas e nem precisou de uma segunda tentativa", diz a legenda do vídeo no YouTube.

Nos comentários o piloto é chamado de "lenda", enquanto sua experiência é marcada como "incrível".

Um dos usuários também confessou que esta gravação lhe provocou "transtorno de estresse pós-traumático".

Na quinta-feira (18), a Alemanha declarou o nível de alerta vermelho devido ao ciclone Frederike, que em seguida se transformou em furacão. Nas regiões montanhosas, as rajadas de vento atingiram velocidades de 200 km/h, causando danos significativos à população do país.




Acrobacia aérea: furacão não é obstáculo para aterrissagem virtuosa (VÍDEO)

Read More

19 janeiro 2018

O voo decolou de Nova York às 16h44 GMT e chegou a Londres às 21h57 GMT, 53 minutos antes da hora programada.


EFE

A companhia aérea norueguesa Norwegian informou nesta sexta-feira que um dos seus aviões bateu nesta semana o recorde de tempo em um voo transatlântico subsônico comercial.


Boeing 737-800 da Norwegian. EFE/ Arquivo

Trata-se de um Boeing 787-9 Dreamliner que na segunda-feira passada completou em 5 horas e 13 minutos o trajeto entre o aeroporto JFK de Nova York, nos Estados Unidos, e o de Gatwick, em Londres, no Reino Unido, três minutos a menos que a marca anterior, de uma aeronave da British Airways em 2015.

O voo, que levava 284 passageiros a bordo, decolou de Nova York às 16h44 GMT e chegou a Londres às 21h57 GMT, 53 minutos antes da hora programada.

Os fortes ventos sobre o Atlântico Norte, que alcançaram um máximo de 326 quilômetros por hora e impulsionaram o avião a uma velocidade máxima de 1.249 quilômetros por hora, possibilitaram a conquista do recorde.

O comandante da aeronave ainda declarou no comunicado que, se não fossem algumas turbulências ocorridas em menor altitude, poderia ter voado ainda mais rápido.

Avião da Norwegian bate recorde de tempo em voo transatlântico comercial

Read More

16 janeiro 2018

A Embraer entregou um total de 210 jatos em 2017, sendo 101 comerciais e 109 executivos, e fechou o ano com uma carteira de pedidos firmes de 18,3 bilhões de dólares, informou a empresa em comunicado nesta terça-feira.


Por Raquel Stenzel | Reuters

SÃO PAULO (Reuters) - No ano foram entregues 72 jatos executivos leves e 37 grandes. No último trimestre do ano, a Embraer entregou 23 jatos comerciais e 50 executivos, sendo 32 leves e 18 grandes.


Resultado de imagem para embraer
Reprodução

“O volume de entregas ficou dentro da estimativa estabelecida para o ano que era de 97 a 102 jatos comerciais, de 70 a 80 jatos executivos leves e de 35 a 45 jatos executivos grandes”, disse a empresa.


Embraer entrega 210 jatos em 2017 e encerra ano com carteira de US$18,3 bi em pedidos firmes

Read More

14 janeiro 2018

A Agência Federal de Transportes Aéreos (Rosaviatsiya, no acrônimo russo) da Rússia e a Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (ANAC) expressaram o interesse mútuo em celebrar em breve um memorando de entendimento visando expandir as exportações de helicópteros russos.


Sputnik

Segundo comunicou a agência russa nesta sexta-feira (12), o respectivo memorando foi entregue pela parte brasileira nesse mesmo dia de manhã.


Helicóptero Ansat durante voo de demonstração no evento MAKS 2015 (foto de arquivo)
Helicóptero russo Ansat © Sputnik/ Vladimir Astapkovich

"A Agência Federal de Transportes Aéreos e a ANAC confirmaram seu interesse mútuo em um acordo rápido e na celebração de um memorando dirigido ao apoio das exportações de equipamentos aeronáuticos russos, particularmente os helicópteros Ansat e Mi-171А2, bem como à intensificação do trabalho conjunto na área de certificação e apoio à aeronavegabilidade da aviação civil", diz-se no comunicado da entidade russa.

Hoje em dia, o memorando está sendo discutido com as autoridades interessadas e as respectivas empresas aeronáuticas, adianta-se no documento.

Os lados também determinaram os passos necessários para o conhecimento mútuo dos procedimentos de certificação em ambos os países.

A aeronave Kazan Ansat é um helicóptero multifuncional que entrou em serviço em 2013. O Mi-171А2, por sua vez, efetuou seu primeiro voo em 2014. Este helicóptero é um análogo do Mi-8/17, equipado com soluções tecnológicas inovadoras.


Brasília e Moscou expandem comércio na área de helicópteros

Read More

Passageiros ficaram em pânico quando aeronave se descontrolou na pista. Não houve feridos.


Por G1


Um avião derrapou na pista do aeroporto da cidade turca de Trabzon na noite de sábado (13) e acabou pendurado num barranco perto do mar. A aeronave Boeing 737 da Pegasus Airlines tinha 168 pessoas a bordo e vinha de Ancara.

Avião derrapou da pista e parou no barranco à beira mar (Foto: Ihlas News Agency)
Avião derrapou da pista e parou no barranco à beira mar (Foto: Ihlas News Agency)

Todo mundo a bordo foi retirado em segurança, disse o governador da província, Yucel Yavuz. Não foram relatados feridos. A causa do acidente está sendo investigada, segundo autoridades.

A agência de notícias estatal Anadolu disse que houve pânico a bordo quando o avião saiu de controle.

Uma das passageiras, Fatma Gordu, explicou à agência Anadolu os momentos de tensão que os passageiros viveram. "Começamos a nos inclinar para o lado e depois para frente, houve uma onda de pânico, as pessoas gritavam".

As imagens mostram o avião parado no limite das margens do Mar Negro.

Em outras imagens publicadas pela agência Dogan, fumaça preta era vista saindo da aeronave. O aeroporto chegou a ser fechado brevemente, mas reabriu neste domingo de manhã.

Avião derrapa na aterrissagem e cai em barranco na Turquia

Read More

05 janeiro 2018

Passageiros foram retirados das aeronaves e não há feridos.


Por G1


Dois aviões colidiram na pista do aeroporto de Toronto, no Canadá, na noite desta sexta-feira (5). Segundo a agência Reuters, não há feridos e todos os passageiros já foram retirados das duas aeronaves.

Resultado de imagem para Aviões colidem em pista do aeroporto de Toronto
Aviões colidem em pista do aeroporto de Toronto | Reprodução

Testemunhas relataram que a asa de um avião da Westjet se chocou com a cauda de outro, da companhia Sunwing, que pegou fogo.

Uma passageira que estava dentro de um dos aviões registrou o momento da explosão.

O incidente ocorreu no Terminal 3 do aeroporto Pearson. Bombeiros e equipes de resgate foram acionados e as chamas da cauda da aeronave foram controladas.



Aviões colidem em pista do aeroporto de Toronto (VIDEO)

Read More

04 janeiro 2018

Mesmo com o presidente Michel Temer (MDB) já tendo afirmado que a transferência de controle da Embraer para a Boeing não está em cogitação, nos bastidores do Planalto a informação é que a intenção da companhia norte-americana é adquirir de fato a fabricante brasileira de aeronaves.


Carla Araújo | Estadão Conteúdo

O governo, entretanto, está decidido a impedir a fusão com o uso da "Golden Share" - ação mantida após a privatização da companhia que dá direito a veto em questões estratégicas.


Resultado de imagem para boeing embraer
Boeing e Embraer: gigante aeroespacial a caminho? (Montagem sobre imagens de divulgação)

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou na quarta-feira, 3, ao Estadão/Broadcast que ainda não recebeu oficialmente nenhum aviso de avanços na negociação, mas reiterou que o governo não abrirá mão de salvaguardas de defesas em um futuro acordo entre as empresas.

Ele disse que um grupo formado pelos ministérios da Defesa e da Fazenda, além da FAB e do BNDES formarão uma espécie de comitê de auditoria para monitorar a negociação. Jungmann explicou que as salvaguardas previstas na "Golden Share" remetem a assuntos como mudança do nome, da logomarca, descontinuidade de projetos militares, transferência de tecnologia militar para terceiros sem autorização "e, é claro, a questão do controle acionário".

"O comitê está interessado é nesses pontos, o restante é problema dos conselhos de administração das empresas. Não temos que opinar", afirmou. O ministro do gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sergio Etchegoyen, chama a atenção para o risco à segurança que uma negociação desse porte pode acarretar. "O governo está atento. Temos condições de garantir o controle acionário, sem medo de parcerias vantajosas para o nosso desenvolvimento tecnológico, salvaguardando nosso conhecimento. O farol será sempre o interesse nacional", disse.

No Planalto, auxiliares do presidente Michel Temer disseram que o governo tem informações de que a empresa norte-americana tem um interesse maior pela aquisição da empresa. Na visão de interlocutores do presidente, essa posição pode dificultar a negociação.

Um auxiliar de Temer disse ainda que a Embraer tem interesse em parcerias, tem carência na produção de turbinas, por exemplo, e que o governo avalia positivamente negociações que sejam boas para os dois lados, desde que não apresentem risco de danos ao projeto estratégico de desenvolvimento tecnológico da empresa.Jungmann não quis dar detalhes da proposta. "Até agora não chegou a nós nenhuma proposta concreta", disse. Procurada, a Boeing não comentou a negociação.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Governo cria comitê para avaliar caso Boeing/Embraer

Read More

01 janeiro 2018

Segundo consultoria, companhias aéreas registraram zero morte por acidentes em jatos de passageiros comerciais.


Reuters


As companhias aéreas registraram zero morte por acidentes em jatos de passageiros comerciais no ano passado, de acordo com uma empresa de consultoria holandesa e um grupo de segurança da aviação que rastreia acidentes, tornando 2017 o ano mais seguro já registrado para viagens aéreas comerciais.

Foto de 10 de janeiro mostra aviões da British Airways no aeroporto Heathrow, em Londres (Foto: Frank Augstein/AP)
Aviões da British Airways no aeroporto Heathrow, em Londres (Foto: Frank Augstein/AP)

A empresa de consultoria de aviação holandesa To70 e a Rede de Segurança da Aviação divulgaram na segunda-feira, 1º, que não houve mortes em aviões comerciais de passageiros em 2017. "2017 foi o ano mais seguro para a aviação", disse Adrian Young, da To70.

To70 calculou que a taxa de acidentes fatais para grandes voos comerciais de passageiros é de 0,06 por milhão de voos, ou um acidente fatal a cada 16 milhões de voos.

A Rede de Segurança da Aviação também informou que não houve mortes em voos comerciais de passageiros em 2017, mas 10 acidentes fatais de avião, resultando em 44 mortes a bordo e 35 pessoas em terra, incluindo aviões de carga.

Esse número inclui 12 pessoas mortas no dia 31 de dezembro quando uma aeronave Cessna 208B Grand Caravan da companhia aérea Nature Air caiu minutos após a decolagem em uma área montanhosa da cidade de Punta Islita, na Costa Rica.

Em comparação, houve 16 acidentes e 303 mortes entre as companhias aéreas em 2016.

A Rede de Segurança da Aviação disse que 2017 foi "o ano mais seguro de sempre, tanto pelo número de acidentes fatais quanto por fatalidades".

Nas últimas duas décadas, as mortes na aviação no mundo estão caindo constantemente. Em 2005, houve 1.015 mortes a bordo de voos comerciais de passageiros em todo o mundo, disse a Rede de Segurança da Aviação.

2017 é o ano mais seguro já registrado para viagens aéreas comerciais de passageiros

Read More

30 dezembro 2017

A Brussels Airlines, companhia aérea pertencente à Lufthansa, planeja reduzir os custos entre 10 a 15 por cento nos próximos anos a fim de se manter competitiva diante das demais empresas de baixo custo, disse o CEO ao jornal belga De Tijd.


Por Philip Blenkinsop | Reuters

BRUXELAS (Reuters) - A companhia belga, comprada pela Lufthansa em dezembro de 2016, já reduziu os custos em 15 por cento nos últimos três anos por meio de economias com pessoal e operações de bagagem mais eficientes.


Resultado de imagem para brussels airlines
Reprodução

O CEO, Bernard Gustin, disse ao jornal belga em entrevista publicada neste sábado que o corte de custos deve continuar. Os passageiros pagam um pouco mais para viajar com a Brussels Airlines em comparação com uma companhia de baixo custo, mas a ideia é diminuir essa diferença.

“Precisamos reduzir nossos custos em pelo menos 10, 15 por cento. Neste ano já caíram 5 por cento”, disse ele.

A Brussels Airlines espera chegar a um número recorde de 9 milhões de passageiros transportados em 2017, e Gustin disse que visa a um aumento para 10 milhões em 2018.


Brussels Airlines, da Lufthansa, quer cortar custos em até 15 por cento

Read More

27 dezembro 2017

Não há relatos de feridos, segundo imprensa local. Aeronave estava estacionada.


Do G1 em São Paulo

Um jatinho particular bateu em um pequeno prédio após ser "empurrado" para fora da pista do aeroporto internacional de Malta, arquipélago europeu situado no Mar Mediterrâneo, nesta quarta-feira, 27. 

Jatinho Dassault Falcon 7X é jogado para fora da pista por rajada de vento em aeroporto de Malta  (Foto: REUTERS/Darrin Zammit Lupi)
Jatinho Dassault Falcon 7X é jogado para fora da pista por rajada de vento em aeroporto de Malta (Foto: REUTERS/Darrin Zammit Lupi)

Segundo a agência Reuters, a mídia local declarou que funcionários do aeroporto estiveram no local para investigar o acidente e acreditam que fortes rajadas de vento "empurraram" a aeronave, que atravessou a grade de contenção e bateu.

Jatinho bate em pequeno prédio em Malta (Foto: REUTERS/Darrin Zammit Lupi)
Jatinho bate em pequeno prédio em Malta (Foto: REUTERS/Darrin Zammit Lupi)

Segundo o jornal "Times of Malta", o prédio é da empresa Polidano. "Parece que foi causado pelos fortes ventos. O prédio não foi muito danificado, mas a aeronave foi", disse o representante legal da companhia, Jean Paul Sammut. Não havia ninguém no prédio no momento da colisão.

Jatinho estacionado bate em prédio após ser 'empurrado' por ventos fortes em Malta

Read More

Promoção vai de 25 de dezembro a 10 de janeiro em voos com assentos livres


Russia Beyond


Uma campanha promocional da companhia aérea russa Pobeda oferece viagens gratuitas a quem fizer o check in vestido de personagens russos típicos do período de Ano Novo - Papai do Gelo (Ded Moroz, em russo) ou Moça da Neve (Snegurotchka, em russo). Além de estar fantasiados, os viajantes devem dizer que gostariam de obter um voo grátis e aguardar o encerramento do check in.

Resultado de imagem para Companhia aérea russa oferece viagem grátis para clientes fantasiados
As passagens gratuitas são concedidas sob duas condições: o voo precisa ter assentos desocupados e o passageiro deve permanecer fantasiado até a chegada ao destino | Reuters

As passagens gratuitas são concedidas sob duas condições: o voo precisa ter assentos desocupados e o passageiro deve permanecer fantasiado até a chegada ao destino, para que todos possam aproveitar o clima de Ano Novo.

“Queremos animar nossos clientes e enriquecer nossos voos com a presença de personagens de contos de fada amados por todos”, disse o CEO da companhia low cost Pobeda, Andrey Kalmykov. “A maioria de nossos voos estão lotados, mas, de acordo com estatísticas, cerca de 3% dos passageiros não comparecem, por isso há uma chance real de um Papai do Gelo ou uma Moça da Neve embarcarem”. continuou.

A fantasia de Papai do Gelo inclui uma barba e a de Moça da Neve deve ter uma trança, para seguir as regras da campanha.

Segundo a companhia aérea, a promoção é destinada a quem não conseguiu comprar passagens para o Ano Novo e pode passar algum tempo esperando no aeroporto. Quem conseguir os voos gratuitos tem direito a uma bagagem de mão, segundo as regras aplicadas normalmente.

Companhia aérea russa oferece viagem grátis para clientes fantasiados

Read More

Aeronave regressou a Los Angeles quando se dirigia a Tóquio porque o viajante se enganou de voo


El País


Um avião da All Nippon Airways (ANA) que voava de Los Angeles, nos EUA, a Tóquio, no Japão, com 150 pessoas a bordo deu meia volta depois de quatro horas de viagem porque transportava um passageiro que se havia enganado de voo, segundo confirmou a própria companhia aérea. O aparelho iniciou o retorno quando sobrevoava o oceano Pacífico pelo sul do Alasca, pois a companhia aplicou os protocolos de segurança para esse caso. No total, são oito horas de voo de Los Angeles a Tóquio.

Reprodução

Entre os passageiros prejudicados se encontravam a modelo norte-americana Christine Teigen e seu marido, o músico e ator John Legend. Ela se queixou do contratempo nas redes sociais: “Por que todos temos de ser punidos pelo erro dessa pessoa? Por que não aterrissar em Tóquio e enviar essa pessoa de volta? Como é possível que essa fosse a melhor ideia? Todos temos as mesmas perguntas”.

O voo NH175 da ANA com destino ao aeroporto de Tóquio Narita decolou de Los Angeles na terça-feira, 26 de dezembro, às 11h36 horário local (17h36 no horário de Brasília), mas teve que dar meia volta após quatro horas de trajeto para voltar a seu ponto de partida às 19h32 no horário de LA (quarta-feira 1h32 no horário de Brasília), segundo os dados do voo da página FligthAware.

"Segundo os procedimentos de segurança da empresa, o piloto decidiu voltar ao aeroporto de saída, onde o passageiro desembarcou”, explicou a ANA em um comunicado. “A ANA está investigando a situação para compreender por que o passageiro embarcou no avião”, especificou a companhia aérea, que pediu desculpas a todos os seus passageiros. “Passei oito horas em um voo para parte alguma”, reclamou a modelo por meio de sua conta no Twitter.

Avião dá meia volta depois de quatro horas de voo para deixar passageiro perdido

Read More

24 dezembro 2017

AG600 decolou do aeroporto de Zhuhai neste domingo e voou durante uma hora. Quase do mesmo tamanho de um Boeing 737, ele é projetado para conduzir resgates no mar e combater incêndios florestais e pode transportar até 50 pessoas.


Reuters


O avião AG600, desenvolvido na China e considerado a maior aeronave anfíbia do mundo, fez seu voo de estreia neste domingo (24), saindo de um aeroporto na costa do mar do Sul da China, no mais recente passo em um programa de modernização do exército.

O AG600, maior avião anfíbio do mundo, decola para seu voo inaugural em Zuhai, na província de Gyangdong, na China, no domingo (24) (Foto: Reuters/Stringer)
O AG600, maior avião anfíbio do mundo, decola para seu voo inaugural em Zuhai, na província de Gyangdong, na China, no domingo (24) (Foto: Reuters/Stringer)

A China ampliou a pesquisa de equipamentos militares avançados conforme adota uma abordagem mais forte nas disputas territoriais em locais como o disputado mar do Sul da China, acirrando os ânimos na região Ásia-Pacifico e nos Estados Unidos.

A televisão estatal mostrou imagens ao vivo do AG600 decolando do aeroporto de Zhuhai na província de Guangdong, localizada na costa do mar do Sul da China.

O AG600, maior avião anfíbio do mundo, durante seu voo inaugural em Zuhai, na província de Gyangdong, na China, no domingo (24) (Foto: Reuters/Stringer)
O AG600, maior avião anfíbio do mundo, durante seu voo inaugural em Zuhai, na província de Gyangdong, na China, no domingo (24) (Foto: Reuters/Stringer)

Ele retornou cerca de uma hora depois e taxiou para seu posto acompanhado por música marcial e saudado por uma multidão acenando com bandeiras da China. O avião deveria ter feito sua estreia mais cedo este ano, mas não ficou claro o motivo do atraso após a realização de testes no solo em abril.

A estatal Aviation Industry Corp of China (AVIC) passou quase oito anos desenvolvendo o avião, que é quase do mesmo tamanho de um Boeing 737 e é projetado para conduzir resgates no mar e combater incêndios florestais.

O AG600, maior avião anfíbio do mundo, pousa após seu voo inaugural em Zuhai, na província de Gyangdong, na China, no domingo (24) (Foto: Reuters/Stringer)
O AG600, maior avião anfíbio do mundo, pousa após seu voo inaugural em Zuhai, na província de Gyangdong, na China, no domingo (24) (Foto: Reuters/Stringer)

O designer chefe do AG600, Huang Lingcai, foi citado pela publicação oficial "China Daily" mais cedo este mês, e teria dito que o avião pode fazer viagens circulares sem reabastecer a partir da província insular de Hainan até James Shoal, reivindicada pela China, mas que está localizada perto de Sarawak, na região de Borneu pertencente à Malásia.

Alimentado por quatro motores de turbopropulsão, o AG600 pode transportar 50 pessoas durante missões de busca e salvamento no mar e recolher até 12 toneladas de água em 20 segundos para missões de combate a incêndio, de acordo com a mídia estatal.

A aeronave recebeu 17 encomendas até agora de departamentos do governo chinês e companhias chinesas. Ela tem uma autonomia de voo máxima de 4.500 km e peso máximo para decolagem de 53,5 toneladas.

O avião pode usar aeroportos convencionais e também decolar e pousar no mar.

Maior avião anfíbio do mundo faz voo inaugural na China

Read More

22 dezembro 2017

Engenheiro Ozires Silva diz que acordo entre as empresas pode criar gigante mundial da aviação. Para ele, interesse da americana na parceria é motivo de orgulho


Por Poliana Casemiro | G1 Vale do Paraíba e Região

O ex-presidente e fundador da Embraer, engenheiro Ozires Silva, disse que vê com ‘bons olhos’ a possível fusão entre a Boeing e a fabricante brasileira. A informação da negociação entre as empresas foi confirmada pelas empresas nesta quinta-feira (21). Para Ozires, é motivo de orgulho uma empresa deste porte ter interesse em uma parceria com a Embraer e a tendência é de crescimento.


Ozires Silva | Reprodução

Para ele, a união entre as empresas pode criar uma gigante global de aviação, com forte atuação nos segmentos de longa distância e na aviação regional. Ele avalia que essa ‘nova empresa’ seria capaz de fazer frente a uma união similar entre as concorrentes Airbus e Bombardier. O governo já informou que é contra a transferência do controle acionário da Embraer.

Na parceria, a Embraer atuaria com as aeronaves de pequeno porte, especialidade da Embraer e uma deficiência no mercado da Boeing. Com a fusão entre a Airbus e Bombardier, o mercado para a produtora brasileira e norte-americana ficaria mais competitiva. A fusão traria vantagem para ambas, segundo Ozires.

A informação foi dada na tarde desta sexta (22) pela assessoria de imprensa de Ozires Silva. Para ele, é motivo de honra a proposta – que ele contou que veio da Boeing.

“Vejo com honra esse convite. Quando pensamos na Embraer, sabemos que uma gigante como a Boeing não ligava para a nossa expressão. Essa negociação é o reconhecimento do tamanho da empresa hoje e do que ela representa no mercado da aviação”, disse.

Ozires também comentou sobre as especulações de que a fusão pode ser vista como crise para a empresa ou perda de sua expressão. “De forma alguma isso deve ser visto como uma diminuição na expressão da empresa. A Embraer não vai deixar de brilhar por isso. A tendência é de crescimento. É por causa de seus ótimos resultados que isso veio. Eu vejo com bons olhos e estou honrado”, comentou.

Autonomia


Além de Ozires, o ex-diretor financeiro da empresa, Manuel de Oliveira, responsável pelos termos do acordo de privatização da empresa em 1994, também diz que a fusão pode trazer benefícios, apesar fazer ressalvas – a principal delas é a manutenção da autonomia da empresa.

“O governo tem poder de decisão e esperamos que ele dê aval para a fusão, mas com ressalvas. É preciso que a empresa mantenha a autonomia desenvolvedora, não sendo mera produtora, e que ela não perca a marca, se transformando na Boeing Brasil. São anos de esforços e de orgulho para perdermos isso”, disse Manuel.

O ex-diretor explica que essas garantias estão na ‘mão do governo’, já que sua parte nas ações garante o poder de decisão – o ‘golden share’. Oliveira explica que, à época da privatização, a estratégia proibiu, por exemplo, que uma empresa internacional comprasse a empresa. Agora, ele espera que isso seja mantido.

“Com essa possibilidade, a Embraer teria maior competitividade de mercado. O que precisamos é que sua marca, orgulho para o Brasil e para a cidade, seja mantida, e que o desenvolvimento de tecnologias seja mantido. O mercado mundial está se adequando e o Brasil não pode ficar fora disso”, concluiu.

‘Tendência é de crescimento’, diz fundador da Embraer sobre possível fusão com a Boeing

Read More

21 dezembro 2017

Temer não se opõe à negociação entre Embraer e Boeing, mas não aceita perda do controle. 'Em meu governo, a Embraer jamais será vendida', disse. Governo tem poder de vetar mudança acionária.


Por Vladimir Netto | TV Globo, Brasília


O governo é contra a transferência do controle da Embraer para outra empresa e, para isso, pode usar a chamada "golden share", ação de classe especial da qual é detentor e que garante poder de veto em decisões estratégicas, como as da fabricante brasileira de aviões.

Resultado de imagem para embraer
Reprodução

Nesta quinta-feira, Embraer e Boeing confirmaram em um comunicado conjunto que estão negociando uma fusão. O comunicado foi divulgado depois de notícia do jornal norte-americano "Wall Street Journal".

O presidente Michel Temer foi informado da negociação pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, e pelo comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Rossatto, em uma reunião no Palácio do Planalto.

Temer não se opõe à negociação entre as empresas. Admite participação da Boeing como acionista da Embraer, mas não o controle da empresa brasileira pela norte-americana.

“Em meu governo, a Embraer jamais será vendida”, afirmou o presidente na reunião.

No encontro, o ministro Raul Jungmann defendeu a mesma posição, sob o argumento de que a Embraer é estratégica não somente porque é fabricante de aviões comerciais, mas porque atua na área de defesa, como, por exemplo, com satélites.

O governo não é contrário à parceria entre Boeing e Embraer por considerar que isso seria um contraponto no mercado internacional à união entre a europeia Airbus e a canadense Bombardier, principal concorrente da Embraer.

Após o comunicado conjunto das empresas, as ações da Embraer chegaram a ter uma valorização de 40% durante o dia. Fecharam em alta de 22,5%, a R$ 20,20. Em um dia, o valor de mercado da empresa subiu R$ 2,7 bilhões, para R$ 14,8 bilhões, segundo cálculo da provedora de serviços financeiros Economatica.

Governo é contra transferência do controle acionário da Embraer

Read More

Header Ads

Copyright © Aeronauta | Designed With By Blogger Templates
Scroll To Top