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06 maio 2010

FONTE: 2º/10º GAv

O Esquadrão Pelicano (2º/10º GAV) resolveu, nesta quarta-feira, dia 5, uma situação dramática. Os militares do C-105 Amazonas (FAB 2810) fizeram um socorro em voo de uma aeronave civil (matrícula PP-MMC) que estava sem instrumentos de navegação em meio a um forte nevoeiro. Os militares captaram o pedido de ajuda via rádio. A tripulação guiou o avião em "voo cego" até o pouso em Campo Grande (MS)

O monomotor PP-MMC – "Pelican" havia decolado do aeródromo Teruel pela manhã, quando o tempo ainda era bom. Entretanto, os pilotos civis se depararam com a redução de visibilidade. Naquele momento, o C-105A Amazonas SAR do Esquadrão Pelicano encontrava-se em rota, a cerca de 40 quilômetros de Campo Grande.

A pequena aeronave não conseguira regressar para o Teruel e seu combustível chegava ao fim. Foi neste momento em que a tripulação do FAB 2810 solicitou para que o piloto em dificuldades sintonizasse a freqüência de 121.5 MHz, transmitindo as orientações necessárias até o pouso.

Socorro em voo: Esquadrão Pelicano salva vidas no MS

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Juliana Cavalcanti - Diário de Pernambuco

Os profissionais que trabalham em empresas aéreas e em aeroportos regionais receberão treinamento especializado com foco no aumento da demanda esperado com a Copa do Mundo de 2014.
 
A meta do Ministério do Turismo (Mtur) é treinar 306 mil pessoas até 2012 - ano da Copa das Confederações e também um teste para a organização do mundial de 2014.

"Nos aeroportos, vamos focar nos profissionais que trabalham na pista de pouso, com recepção de passageiros e atendimento. Inclusive os trabalhadores das lojas e prestadores de serviços. Apenas este ano, através de parcerias com várias entidades, devemos capacitar 40 mil profissionais e também construir um modelo pedagógico de atuação", detalha Regina Cavalcanti, diretora de Qualificação, Certificação e Produção Associada ao Turismo do MTur.

Regina Cavalcanti diz que ainda não foi feito planejamento de treinamento para os aeroportos maiores (os chamados hubs) e que, por enquanto, no caso dos aeroportos, a parceria acontece através da Associação Brasileira de Transportes Aéreos Regionais (Abetar). O foco do programa Bem Receber Copa, além dos aeroportos regionais, são todas as atividades relacionadas ao receptivo turístico; entre eles, funcionários de hotéis, agências de viagens, operadoras, bares e restaurantes e demais atividades da cadeia produtiva.

O conteúdo dos cursos vai variar de acordo com os setores, mas terá uma linha de condução, tendo fixas as aulas de inglês e espanhol e quatro temas: ética e cidadania; importância do turismo como atividade econômica; imagem positiva em destaque durante um megaevento; e a diversidade cultural das nações que participarão da Copa do Mundo.

"A rigor, estamos aproveitando a oportunidade destas capacitações para formarmos multiplicadores de questões importantes para a cidadania, num momento de grande exposição do país. Em relação à diversidade cultural, por exemplo, vamos abordar as diferenças entre os povos, incluindo questões relacionadas à religião, à alimentação e sobre a necessidade de respeitar e atender de forma especial tantas pessoas diferentes", complementa Regina Cavalcanti.

Planejar as escalas de pousos e decolagens é outro desafio para atender bem todos os passageiros que se deslocarem dentro do país para curtir a Copa do Mundo. O fluxo dos aeroportos brasileiros deve aumentar gradativamente até chegar ao pico durante o período da Copa. "Nos aeroportos de Petrolina e Recife temos janelas para atender o aumento do fluxo. O mesmo acontece nos demais aeroportos das cidades-sedes da regional Nordeste. A questão é planejar a distribuição dos voos para os horários ociosos", considera Nilton de Souza, gerente regional de Operações, Segurança e Manuntenção da Regional Nordeste da Infraero.

Aeroviários vão ter treinamento

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DA REDAÇÃO - Folha de SP

A TAM e a Star Alliance formalizam, no próximo dia 13 de maio, a entrada oficial da companhia aérea na aliança comercial internacional.

A solenidade conta com dois momentos, em diferentes cidades. Em São Paulo, às 12 horas, o presidente da TAM recebe os CEOs das 26 empresas que fazem parte da rede.

No período da tarde, os convidados seguem para o Rio de Janeiro, onde acontecerá uma festa no Morro da Urca, com início marcado para as 21 horas.

Criada em 1997 com o intuito de ser a principal rede mundial de companhias aéreas, a Star Alliance totaliza 458.817 funcionários. Como membros, possui companhias aéreas em várias partes do globo, como Egito, África do Sul, Nova Zelândia, Tailândia e Cingapura.

TAM oficializa sua entrada na Star Alliance

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Artefato está desaparecido desde 1º de junho de 2009, quando caiu o Airbus que fazia a rota Rio-Paris
 
BBC Brasil

A Marinha francesa acredita ter localizado, em uma área limitada que teria entre três e cinco quilômetros quadrados, as caixas-pretas do voo 447 da Air France, informou nesta quinta-feira o ministério francês da Defesa.

O Airbus da companhia Air France caiu sobre o Atlântico após decolar do Rio de Janeiro com destino a Paris em 31 de maio do ano passado (pelo horário brasileiro) com 228 pessoas a bordo.
 
Martine Delbono, porta-voz do BEA, órgão francês que investiga as causas do acidente, disse à BBC Brasil que o BEA foi informado sobre a possível localização das caixas-pretas na noite de quartafeira pelo ministro dos Transportes, Dominique Bussereau, que havia recebido a notícia do ministério da Defesa.
 
"Neste momento, estamos verificando as informações. Só depois poderemos validá-las ou não. Equipes atualmente na área de buscas, no Atlântico, e também em Paris vão analisar os novos dados", disse a porta-voz na manhã desta quinta-feira.
 
Os técnicos da Marinha reanalisaram gravações submarinas que haviam sido feitas durante a primeira fase de buscas das caixas-pretas do avião, em meados de junho do ano passado, cerca de três semanas após a catástrofe.

Essas gravações, realizadas pelos potentes sonares do submarino nuclear francês Émeraude, em junho passado, puderam agora ser melhor exploradas com a ajuda de um programa de computador mais sofisticado, não disponível na época.

O novo software permitiu aos especialistas da Marinha, no início desta semana, identificar que os sons gravados no ano passado seriam os emitidos pelas balizas das caixas pretas do avião, afirmou o ministro da Defesa, Hervé Morin.

As balizas não emitem mais, há vários meses, os sinais sonoros que permitem facilitar sua localização.

Mesmo assim, a Marinha francesa acredita ter delimitado com grande precisão a área onde estariam as caixas-pretas, numa zona de buscas de apenas três a cinco quilômetros quadrados.

Na terceira fase de buscas das caixas-pretas, iniciada em março deste ano, os especialistas vasculharam uma área de 2 mil quilômetros quadrados ao noroeste da última posição conhecida do avião.

Um robô equipado com câmeras de vídeo será enviado em breve para percorrer a nova área bem mais reduzida.

Luc Chatel, porta-voz do governo francês, declarou, no entanto, nesta quinta-feira a uma rádio francesa, que é preciso ter extrema "prudência" em relação às informações.

"Por enquanto, trata-se de uma zona de localização. Depois, é preciso saber se será possível recuperar as caixas-pretas e em que profundidade elas estariam. Seria uma excelente notícia para todos, principalmente para as famílias das vítimas, para saber o que realmente aconteceu nesse voo Rio-Paris, mas prefiro me manter muito prudente no momento", afirmou Chatel.

As caixas-pretas do avião são fundamentais, diz o BEA, para descobrir as causas do acidente.

Até o momento, os investigadores do BEA afirmaram que houve falhas nos sensores de velocidade do avião, mas que isso "seria um elemento, não a causa do acidente".

Marinha francesa diz ter localizado caixas-pretas do voo 447

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France-Presse

Os espaços aéreos da Irlanda, Irlanda do Norte e Escócia foram parcialmente fechados ontem, pelo segundo dia consecutivo, devido a uma nuvem de cinzas vulcânicas vindas da Islândia, que parece não ameaçar Londres.

A Irlanda fechou o espaço aéreo pela manhã e impôs novas restrições que afetaram oito aeroportos, inclusive o de Dublin. A Autoridade Irlandesa da Aviação Civil (IAA) anunciou o cancelamento de todos os voos na capital até 3h de hoje. A autoridade de aviação britânica também fechou parcialmente o espaço aéreo da Escócia e Irlanda do Norte até 18h.

As últimas informações procedentes da agência meteorológica britânica Met Office mostram que a nuvem continua se deslocando para o sul. A Agência Europeia para Segurança da Navegação Aérea Eurocontrol estimou que 300 voos serão cancelados durante o dia.

As emissões de cinzas do vulcão islandês Eyjafjöll aumentaram na terça-feira, mas seu nível é muito inferior ao que se registrou no início da erupção, afirmou Sigrun Hreinsdotti, vulcanóloga islandesa.

A Europa sofreu a pior paralisação da história do transporte aéreo durante quase uma semana em meados de abril, quando foram anulados mais de 100 mil voos, e mais de 8 milhões de passageiros foram impedidos de viajar. As perdas ocasionadas pela paralisação giram em torno de US$ 3,3 bilhões.

Aeroportos seguem fechados

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Evelyn Soares - Jornal do Brasil

O governo Barack Obama instaurou ontem uma medida mais rígida para controlar o embarque de passageiros. Segundo um funcionário do Departamento de Segurança Doméstica dos EUA, que pediu anonimato, as companhias aéreas deverão comparar a lista de passageiros com a de suspeitos em um prazo de até duas horas. Até ontem, as empresas podiam conferir a relação a cada 24 horas. Caso não haja cumprimento da medida, as empresas estarão sujeitas a multa.

A mudança ocorreu depois de Faisal Shahzad, paquistanês naturalizado norte-americano, conseguir embarcar em um voo da United Emirates no aeroporto John F. Kennedy na segunda-feira, com destino a Dubai. Ontem, investigadores confirmaram um vínculo entre Shahzad, o principal suspeito de deixar um Nissan Pathfinder com uma bomba em Times Square, e talibãs paquistaneses.

O policiamento em Nova York aumentou após o atentado frustrado. No metrô, a polícia revistava as bolsas dos passageiros que entravam em algumas estações. Também foram mobilizados mais oficiais do que o normal na esplanada do One Police Plaza, quartel da Polícia da cidade, a algumas quadras da Corte Federal.

Em audiência no Congresso convocada em junho do ano passado para analisar uma lei sobre financiamento, o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, pediu mais recursos contra o terrorismo.
 
– Desde 1990, foram registrados mais de 20 complôs terroristas ou ataques contra nossa cidade – disse, durante reunião com a Comissão de Segurança Interior do Senado.

Por conta do dado alarmante, Bloomberg ressaltou a importância do financiamento completo de programas de Segurança Interior e outras medidas que ajudem a dificultar ataques em Manhattan.

– Simplesmente não estamos fazendo tudo o que podemos para impedir que os terroristas comprem armas de fogo – acrescentou o senador independente Joe Lieberman, que preside a comissão e apoia a pauta da audiência.

Susto antes de voo Os passageiros que estavam no mesmo avião que Shahzad passaram quase quatro horas em solo antes do avião decolar rumo a Dubai.

– Uma autoridade subiu no avião e disse que havia um problema com as malas dele. Ele foi levado e não voltou mais – contou Jimmie, americano de 50 anos. – Sabia que ele estava acabado.

Segundo relatos, um oficial confirmou aos passageiros que a detenção estava relacionada ao atentado em Times Square, fazendo com que alguns desistissem de viajar. A aeronave chegou a Dubai com mais de sete horas de atraso.

Medidas mais rígidas para embarque de passageiros

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Joaquim Ferreira dos Santos - O Globo

Aviões, já lotados, foram impedidos de decolar do Santos Dumont, ontem, por volta das 11h. "A torre de controle está dando prioridade aos aviões da Red Bull", disse o comandante da Gol aos passageiros que ficaram uma hora na pista.

Não dá asas

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O Globo
 
A Administração da Aviação Federal dos EUA informou à Associação das Famílias das Vítimas do Voo 1907 da Gol que não vê indícios suficientes para abrir processo administrativo para cassar o brevê dos pilotos Joseph Lepore e Jan Paladino, que comandavam o Legacy.

CASO LEGACY

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05 maio 2010

Mary Jane Credeur e Mary Schlangenstein
Bloomberg News - Jornal do Brasil

A United Airlines (UAL) e a Continental Airlines vão promover fusão por meio de uma troca de ações no valor de mais de US$ 3,2 bilhões, para criar a maior companhia aérea do mundo, retomando um acordo que não fora concluído há dois anos.

Juntas, as companhias aéreas voam para 370 destinos em 59 países e planejam continuar o serviço para todos esses pontos. A empresa resultante da fusão se chamará United Continental Holdings, vai operar sob o nome de United, e os aviões terão o logotipo e as cores da Continental.
 
A United e a Continental tinham quase US$ 29 bilhões em receita combinada no ano passado. As frotas principais de jatos das duas totalizam 700 aviões, e elas agora empregam mais de 88 mil funcionários.

Jeff Smisek, 55, CEO da Continental, terá o mesmo cargo na nova empresa. Glenn Tilton, 62, da United, presidirá a junta diretora, informaram as empresas ontem.

Juntas, a United e a Continental vão desbancar a Delta Air Lines no tráfego global, e operar aeroportos concentradores em Nova York e Washington. As negociações foram retomadas no mês passado depois que a Continental desistiu das conversas em abril de 2008, quando os preços de combustível subiram e a recessão aumentou.

– Com a recuperação da economia, os preços do combustível mais moderados, os mercados de capital se abrindo e as duas empresas tendo liquidez, era a hora certa para se envolver em discussões de fusão – disse Smisek ontem em entrevista. Tilton relatou a opinião que transmitira ao conselho da UAL: "Foi um acordo certo, na hora certa".

Reduções anuais de gastos e nova receita a partir da fusão devem chegar a um valor entre US$ 1 bilhão e US$ 1,2 bilhão até 2013, informaram as companhias aéreas. A transação necessita ainda da aprovação de acionistas e de órgãos reguladores de concorrência.

Reservas de viagem existentes não serão afetadas, e os clientes não verão nenhuma mudança operacional até depois de o acordo ser fechado perto do fim desse ano, disseram as empresas em um site construído para divulgar informações da fusão.

– Esperamos mínimo impacto para nossos principais funcionários, com reduções vindas principalmente por meio de aposentadoria e demissões voluntárias – disse Tilton aos funcionários da United, após admitir,, entretanto que haverá algumas reduções na força de trabalho assalariada e de gestão em ambas as companhias aéreas.

Os acionistas da UAL vão deter 55% da empresa unida, que terá US$ 1,2 bilhão em custos relacionados à fusão divididos em três anos.

As ações da UAL subiram 51 centavos, ou 2,4%, para US$ 22,11 em Nova York na Nasdaq.

Os papéis da Continental também subiram 51 centavos, ou 2,3%, para US$ 22,86 na Bolsa de Nova York.

Apesar de Smisek e Tilton terem dito que as rotas da nova companhia teriam mínima superposição, a empresa deve sofrer exigência de reguladores americanos para fazer pousos e decolagens em aeroportos como Liberty em Newark, New Jersey, onde o número total de voos está completo.

Fusão no setor cria a maior companhia aérea do mundo

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Diário Catarinense
 
O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, estará nesta quinta-feira, dia 6, na Capital para assinar um acordo de cooperação entre Estado, Infraero e município de Florianópolis para ampliação do Aeroporto Hercílio Luz. O ato está marcado para às 14h30min, no próprio terminal.
 
A obra está orçada em R$ 436 milhões, com o Estado participando com R$ 107 milhões; a Infraero, R$ 316,4 milhões e o município com R$ 13 milhões. As conversações começaram em dezembro de 2004 e foram definidas na semana passada.

A cada uma das partes caberá uma série de responsabilidades e encargos. A desapropriação de áreas vizinhas ao terminal está avaliada em R$ 8 milhões, valor que será rateado entre governo estadual e prefeitura. Até o momento foram desapropriados terrenos avaliados em R$ 13 milhões, que serão transferidos do município para o patrimônio do Estado.

O projeto prevê construção de terminal de passageiros, de pátio de estacionamento de aeronaves, de novas pistas de manobra (taxiway) e acessos ampliados, além de novas estruturas físicas de apoio à estrutura.

A conclusão dos trabalhos está prevista para maio de 2015. Uma comissão formada por representantes do Estado, da Infraero e da prefeitura vai coordenar e controlar o andamento das ações.
 
O acordo tem vigência de cinco anos, a partir da publicação no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado em razão de prolongamento no prazo das obras.

Ampliação do Hercílio Luz pode decolar

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Ministro Nelson Jobim determina urgência na compra de equipamento que facilita chegada de aviões
 
Diário Catarinense

Joinville marcou o segundo ponto a favor do Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola. Depois de conseguir o parecer técnico do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), confirmando a possibilidade de instalação do ILS, sistema que possibilita pousos em condições de mau tempo, foi a vez de garantir os recursos.

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, determinou nesta segunda, em Brasília, urgência na compra do conjunto de equipamentos, composto também pelo ALS, um sistema de luzes de alta intensidade, e uma estação meteorológica. O investimento é de R$ 14 milhões e deve ser feito em até 18 meses.
 
A decisão foi tomada durante uma reunião entre ministério, Infraero, Decea e os defensores da compra do equipamento para Joinville. O time escalado para conquistar os recursos contou com a senadora Ideli Salvatti, o ex-governador Luiz Henrique, o prefeito Carlito Merss, o secretário do Desenvolvimento, Rodrigo Thomazi e a diretoria da Acij, representada por Carlos Rodolfo Schneider, Udo Döhler e Moacir Thomazi.

Ideli acredita que a viabilização dos recursos e a definição de como será feita a compra acontece antes das eleições.

— O ministro sugeriu a possibilidade de uma compra por leasing por meio da Infraero, o que reduziria esse prazo —, complementa a senadora.

O planejamento do Decea previa a instalação apenas em 2017.
 
— Jobim garantiu que a parte financeira está resolvida. O representante do Decea, o brigadeiro Luiz Claudio Ribeiro da Silva, afirmou que determinações existem para serem cumpridas —, diz o vicepresidente da Acij, Moacir Thomazi.

— Parece que esta espera de mais de 20 anos finalmente está próxima de se concretizar. A Prefeitura fez o seu papel. Cortou as árvores, colocou o semáforo e cumpriu todas as exigências da Infraero —, diz o prefeito Carlito.

Durante o ano passado, 46% dos voos foram cancelados por causa das condições climáticas do aeroporto, que causaram um prejuízo de cerca de R$ 4 milhões.

— Com o equipamento haverá uma redução de pelo menos 40% no cancelamento dos voos —, diz o superintendente do terminal de Joinville, Sérgio Ribeiro.

Aeroporto de Joinville terá ILS dentro de um ano e meio

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DA REPORTAGEM LOCAL - Folha de SP

Em caderno sobre a aviação executiva, o jornal britânico "Financial Times" testa o Phenom 300, da Embraer, e diz que o jato pode ajudar a transformar a fabricante em grande concorrente no setor. Segundo a reportagem, desde que começou a produzir o Phenom 100, no fim de 2008, a Embraer elevou sua participação no mercado de jatos executivos para 14% (2009). Em 2008, quando competia basicamente com o Legacy, a fatia era de 3,3%.

Phenom 300 tornará Embraer gigante, diz "FT"

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O Estado de SP
 
Os investigadores do caso do avião da Air France, que caiu em 31 de maio de 2009, quando fazia o trajeto Rio de Janeiro-Paris, acham que "ainda é possível localizar os restos do avião" para determinar as causas do acidente no qual morreram 228 pessoas, informou ontem o Escritório de Investigação de Acidentes (BEA) da França.

Por isso, os responsáveis pelas buscas dos restos do Airbus A330 - incluindo as caixas-pretas da aeronave - decidiram prolongar a operação até o dia 25. A procura ficará concentrada "em uma área adjacente à inicial". Segundo o comunicado, a Air France e a Airbus vão liberar 1,5 milhão cada uma para a continuação da terceira fase de buscas.

França prorroga buscas por caixas-pretas do Airbus da Air France até

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30 abril 2010

Giovanni Sandes - Jornal do Commercio

A companhia aérea portuguesa TAP retomará, a partir do próximo dia 11 de junho, a operação diária, de domingo a domingo, do seu voo Recife-Lisboa. Em agosto do ano passado, depois de sofrer com uma forte alta do preço dos combustíveis, segundo comunicado da época, a empresa anunciou a redução do número de ligações entre Pernambuco e Portugal de sete para seis frequências (quantidades semanais de voos). A mudança foi implementada, de fato, desde outubro de 2008.

A informação sobre a retomada dos voos diários foi antecipada pelo secretário de Turismo, Paulo Câmara, e confirmada pela TAP.

A companhia aérea ainda informou os preços das passagens, que, na classe turística, partem de US$ 999, sendo que, na classe executiva, começam em R$ 2.998. Nos dois casos, contudo, é bom atentar para a necessidade de pagamento ainda da taxa de embarque, habitualmente calculada à parte no setor.

No comunicado da época em que informou sobre a retirada de um de seus voos semanais para o Recife vindos de Lisboa, a TAP também avisou sobre reduções de uma frequência, conectando a capital portuguesa a Nova Iorque, Caracas e Natal, além de duas ligações semanais a menos com o Rio de Janeiro. A empresa havia apresentado um resultado financeiro parcial daquele ano, como "o pior dos últimos anos", um saldo negativo líquido de 136 milhões. No total, 2008 representou uma queda de 209 milhões. Ano passado, no entanto, a companhia fechou com um saldo de 57 milhões, acima até do lucro líquido de 54 milhões registrado em 2007.

CONCORRENTES

Depois do ápice da crise global econômica, a turbulência que atingiu o setor aéreo chegou com mais força ao Recife no segundo semestre do ano passado. Como resultado, duas companhias que faziam voos internacionais a partir da capital simplesmente deixaram de voar entre Pernambuco e o exterior. A TAM cancelou o voo Recife-Paris desde 13 de julho de 2009. A Delta Airlines, americana que voava entre Recife e Atlanta, anunciou em junho que faria paradas temporárias entre Pernambuco e os Estados Unidos em parte de agosto e de outubro do ano passado. Mas, depois, anunciou o cancelamento, de fato, do Recife-Atlanta.

TAP retoma voos diários para Recife

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Terminais internacionais do Recife, São Paulo, Rio e Manaus serão os primeiros do País a receber aparelhos de raios X que fazem varredura no corpo do passageiro, anunciou ontem a Polícia Federal
 
Jornal do Commercio
 
RIO – A Polícia Federal informou ontem que instalará em quatro aeroportos internacionais do Brasil aparelhos de raios X capazes de fazer uma varredura no corpo de cada passageiro. Os body scanners serão instalados a partir de maio no Recife, Rio, São Paulo e Manaus (AM). De fabricação alemã, os aparelhos são usados para oferecer segurança contra ações terroristas.
 
O body scanner é capaz de detectar até dispositivos explosivos eventualmente escondidos em cavidades, nas partes íntimas ou amarrados ao corpo. "É um equipamento com uma energia muito baixa que pode passar além de camisas e calças", disse o subcoordenador do Laboratório de Ciências Radiológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Antônio Peregrino.
 
A previsão é que a Polícia Federal, além da instalação, forneça treinamento para profissionais especializados. Os aeroportos internacionais Tom Jobim (Galeão), no Rio, Guarulhos, em São Paulo, Manaus e Recife serão os primeiros a receber o equipamento.

De acordo com a PF, ao refletir o corpo humano e eventuais armas escondidas, as ondas milimétricas do body scanner podem tornar transparentes camadas leves de roupas. Um receptor coleta os sinais refletidos e os direciona a um computador, responsável por processar os dados e gerar uma imagem tridimensional dos indivíduos escaneados.

Os especialistas afirmam ainda que esse equipamento pode fornecer imagens nítidas principalmente de objetos de metal, como armas. O aparelho, no entanto, não detecta alguns materiais químicos ou de plástico ingeridos por passageiros como drogas e explosivos pequenos.
 
O valor do body scanner não foi divulgado pela PF, mas no mercado é avaliado em mais de mais de R$ 1 milhão. Em relação aos possíveis efeitos nocivos à saúde, ainda não estabelecidos, o equipamento não gera polêmica. Porém, alguns profissionais não descartam a hipótese de dano ao corpo humano.

"Quando você fala sobre radiação ionizante, as pessoas leigas lembram logo de grandes acidentes e ficam preocupadas se vão ter câncer. Claro que se eu falar que não existe nenhuma possibilidade, eu estou mentindo. Existe uma possibilidade muito pequena em relação a um possível dano", afirmou o especialista da UERJ.

Entretanto, Peregrino destaca que os efeitos são os mesmos da exposição ao sol. "Se você for à praia durante uma semana pode desenvolver um câncer. Existe uma probabilidade, mas na literatura científica atual não há como fazer uma relação causa e efeito para baixas doses de radiação, que é o caso do body scanner", afirmou.

Aeroporto do Recife terá scanner corporal

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