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Praticamente desconhecida, pior tragédia de Viracopos faz 53 anos

Voo 322 terminou com a morte de 52 pessoas em Campinas (SP). Avião caiu, se arrastou por eucaliptos, bateu contra barranco e explodiu. Roberta Steganha  Do G1 Campinas e Região A maior tragédia do Aeroporto Internacional de Viracopos completa 53 anos neste domingo (23). O voo 322 da Aerolíneas Argentinas, que vinha de Buenos Aires e tinha como destino os Estados Unidos, terminou com a morte de 52 pessoas no dia 23 de novembro de 1961, em Campinas (SP). A aeronave caiu logo após decolar e foi se arrastando por uma área de eucaliptos até se chocar contra um barranco e explodir. Apesar da gravidade, o desastre aéreo, que aconteceu um ano após a inauguração do local, é praticamente desconhecido no país. Para resgatar essa história, o G1 conversou com dois brasileiros e um argentino, que, de formas diferentes, foram marcados pelo acontecimento. O fotógrafo Neldo Cantanti, de 78 anos, que trabalhava em um jornal diário da cidade, foi escalado para cobrir o acidente e chegou ao local

Exame para pilotar aeronave pode ser feito em voo ou em simulador

Revista Consultor Jurídico O exame para pilotar aeronave pode ser feito em voo ou em simulador. Por isso, dois pilotos comerciais do Rio de Janeiro foram desobrigados pela Justiça de fazerem as provas de habilitação para voar em avião modelo Cessna Mustang CE-510 nos Estados Unidos. Eles poderão fazer os exames no Brasil, em aeronave da companhia para a qual trabalham. A decisão foi da 8ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Segundo o relator, desembargador federal Marcelo Pereira da Silva, a experiência de voo e perícia podem ser verificadas tanto na aeronave quanto no simulador, conforme determina o Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica 61 (RBHA 61). O regulamento diz que os interessados devem comprovar experiência de voo ou prática em simulador, sempre sob a supervisão de um piloto habilitado para o modelo pretendido, seja de avião ou de helicóptero. Os dois profissionais ingressaram com ação na Justiça Federal do Rio de Janeiro contestando dete

Conselho facilita manejo de aves em aeroportos do País

Resolução aumenta segurança de pousos e decolagens. País registrou 1.625 colisões entre aviões e pássaros em 2013 Portal Brasil O Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) aprovou uma resolução proposta pelo Ministério da Defesa que dá mais agilidade à elaboração e aprovação dos planos de manejo de fauna em aeródromos. A medida visa a aumentar a segurança dos voos no País, que registrou 1.625 colisões de pássaros com aviões somente em 2013. Não havia uma regra clara estabelecendo diretrizes e procedimentos para elaboração e autorização dos planos de manejo de fauna em aeroportos. Não existia, por exemplo, um procedimento para comprovar e autorizar, em caráter emergencial, o manejo, principalmente de aves, em situações inesperadas de alto risco de colisão com aeronaves. A falta de uma resolução nesse sentido dificultava o trabalho dos gestores de aeroportos, devido às limitações impostas pela legislação ambiental, principalmente quando a solução incluía o abate de animais. A Infraer

Empresa do PR vence licitação para obras do Aeroporto de Vitória

Valor da proposta apresentada pela arrematante foi de R$ 546 milhões. Empresa vencedora terá prazo de 914 dias para executar a obra. Do G1 ES , com informações de A Gazeta A paranaense Jota Ele Construções Civis S.A. venceu a licitação realizada nesta quinta-feira (20) pela Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) para retomar e concluir as obras do Aeroporto Eurico Salles, em Vitória, paralisadas desde 2007. O valor da proposta apresentada pela arrematante foi de R$ 546 milhões. A empresa vencedora terá prazo de 914 dias, poucou mais de 2 anos e 6 meses, para executar a obra, a contar da data da assinatura da ordem de serviço. Aeroporto de Vitória (Foto: Infraero/Divulgação) De acordo com as regras do edital, a licitação na modalidade de Regime de Contratação Diferenciada (RDC), a estatal deve respeitar o prazo de cinco dias para que as demais empresas apresentem recurso, se desejarem. Na etapa seguinte, a Infraero vai analisar a documentação da empres

Número de voo muda no dia de acidente aéreo citado em premonição

Vidente previu que avião da TAM pode cair perto da Av. Paulista no dia 26. Site de vendas da companhia mostra código de voo diferente para a data. Do G1 São Paulo O voo da TAM que sai do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, às 8h30 em direção a Brasília (DF) teve o número mudado em 26 de novembro, data citada na premonição do vidente Jucelino Nóbrega da Luz sobre um acidente aéreo envolvendo a companhia. Consultada, a TAM não se manifestou sobre o motivo da mudança até esta publicação. Uma consulta ao site de venda de passagens da companhia aérea revela que a companhia deixou de usar, na escala válida para 26 de novembro, o número JJ 3720 para o voo. Na data e horário, o mesmo voo tem o número JJ 4732. No dia anterior e no dia posterior à data, o número volta a ser JJ3720, de acordo com as informações disponíveis na página na internet da empresa na quarta-feira (19). O vidente registrou em um cartório de São Paulo que em 26 de novembro o voo JJ3720 sairá de Congon

Cinco aeroportos pedem internacionalização

Grupo de trabalho formado por comissão de autoridades aeroportuárias analisará pedidos e definirá diretrizes Portal Brasil Um grupo de trabalho criado pelas autoridades aeroportuárias brasileiras definirá as diretrizes para a internacionalização de aeroportos no País. A decisão foi tomada pela Conaero (Comissão Nacional das Autoridades Aeroportuárias), ao constatar que há hoje cinco aeroportos pedindo internacionalização e um pedindo “desinternacionalização” – e nenhuma regra geral para a análise dos pedidos. O objetivo da Conaero é discutir e estipular as políticas públicas e estratégias para condução do processo. O grupo já está analisando as solicitações dos aeroportos de Sorocaba (SP), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Cabo Frio (RJ) e do futuro aeroporto Catarina, em São Roque (SP). Coordenado pela Secretaria de Aviação Civil, o grupo de trabalho é integrado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Infraero, Ministério da Aeronáutica, Ibama, Polícia Federal, Receita Feder

Aeroporto de Brasília pode operar um voo por minuto

Terminal ocupa 2º lugar em movimentação nacional e 3º em internacional Francine Monteiro | Diário do Poder Agora o Aeroporto Internacional de Brasília é o maior terminal do Brasil em relação à capacidade de operação, podendo fazer até um voo a cada um minuto, nos horários de maior movimento. Anteriormente a capacidade de operação do sistema de pista era de 44 aeronaves por hora, agora são 52 aviões, no mesmo intervalo de tempo. O Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA) foi quem realizou os estudos necessários e autorizou a ampliação da capacidade do sistema de pista. Segundo a Inframerica, concessionária responsável pelo aeroporto, o fato de ter mais oito novos voos por hora, significa um crescimento de até oito mil passageiros por dia, considerando a média de movimentação diária. O aeroporto JK tem duas pistas paralelas, cada uma com cerca de 3,2km de extensão, ambas funcionam simultaneamente para pousos e decolagens. Todos os dias cerca de 450 aeronaves aterrissam e dec

Avião é esvaziado no Recife após comissária encontrar rojão

Voo seguiria para Brasília, com escala em Salvador. Aeronave decolou com quase três horas de atraso. Do G1 PE Um avião da TAM que fazia o voo JJ 3304 com destino a Brasília e escala em Salvador foi esvaziado quando se preparava para decolar do Aeroporto Internacional do Recife, na manhã desta terça-feira (18). De acordo com a Polícia Federal, tudo aconteceu após uma comissária de bordo achar um rojão no chão da aeronave, próximo a uma das portas. "É um fogo de artifício que cabe na palma da mão, era pequeno, um buscapé. Entretanto, por precaução, todos os passageiros foram retirados da aeronave e tiveram que passar pelo raio-X e inspeção novamente", informou o chefe de comunicação da PF em Pernambuco, Giovani Santoro. O voo estava programado para decolar às 6h10 (horário do Recife), mas sofreu um atraso de quase três horas para que uma nova varredura também fosse feita no avião. A aeronave só decolou às 9h, aterrissando cerca de uma hora depois em Salvador. Em nota, a TAM a

Sukhoi Superjet 100 é certificado para decolagens com potência reduzida

Aeronave recebeu certificação suplementar para decolagens com redução na potência, válida para pistas de comprimento maior que 2.000 metros, visando estender a vida útil dos motores e minimizar custos de manutenção. Poder Aéreo Na quinta-feira, 13 de novembro, a Sukhoi divulgou nota informando sobre o recebimento de uma certificação suplementar para seu jato regional Superjet 100, permitindo que este realize decolagens com potência reduzida dos motores. Esse tipo de decolagem poderá ser empregada pelo Superjet 100 em pistas de comprimento superior a 2.000 metros. O objetivo da decolagem com potência reduzida é estender as vidas úteis dos motores, minimizando custos de manutenção. Nelas, as turbinas giram a velocidades reduzidas e com menor temperatura do gás, reduzindo a carga dos motores. Como parte do programa de desenvolvimento da aeronave, os testes foram conduzidos no protótipo 95003 no aeródromo de Ramenskoe em Zhukovsky (próximo a Moscou). No total, foram realizados 22 voo

Torre de controle está em dois pacotes de obras

Jornal Cruzeiro do Sul A instalação de uma torre de controle no aeroporto Bertram Luiz Leopolz, de Sorocaba, está prevista em dois pacotes de obras, sendo um anunciado pelo governo federal e outro pelo governo estadual. Uma possível confusão fez com que dois órgãos estejam com a previsão de construir o equipamento, porém, como o projeto do governo do Estado está mais avançado, com licitação marcada para o final deste mês, a obra deverá ficar com o Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp). No final de julho deste ano, a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC) havia anunciado um pacote de obras que contemplaria aeroportos de diversas cidades do País, incluindo o de Sorocaba, que previa a torre de controle. Mas o projeto ainda está em fase de elaboração, sem previsão de quando a concorrência pública deverá ocorrer. No dia 31 de julho, o ministro-chefe da SAC, Moreira Franco, anunciou, em coletiva de imprensa, as obras previstas no Programa de Investimen

Mudanças aéreas

Folha de SP Cerca de 15,3% das 3.000 rotas aéreas comerciais em operação no país sofreram alterações em seu traçado apenas neste ano. São 460 rotas da TAM, Gol, Azul e Avianca, além de trajetos de quatro companhias estrangeiras. A medida deve gerar a médio prazo uma economia anual de R$ 100 milhões aos cofres das empresas, segundo a Abear (associação que reúne 99% do setor aéreo). "Com rotas mais curtas e otimizadas, o primeiro impacto será a queda no consumo do querosene, que hoje representa 40% do custo operacional das companhias", diz Eduardo Sanovicz, presidente da Abear. Os ajustes nas aerovias foram feitos em uma parceria inédita com técnicos da FAB (Força Aérea Brasileira). No Processo de Decisão Colaborativo (CDMA, na sigla em inglês), as empresas traçam as mudanças. "Pela primeira vez a pedido das companhias, atendemos a especificidade de cada uma para encurtar o tempo de voo e melhorar as operações", diz o coronel Ary Bertolino, da FAB. Das 460 rotas, 142

Após fogo em motor, avião que ia de SP para Angola pousa no Recife

Aeronave levava 199 passageiros e 8 tripulantes para Luanda. Segundo Infraero, passageiros devem reembarcar na segunda (17). G1 Um avião da Angola Airlines (TAAG) que seguiria para Luanda, capital da Angola, fez um pouso no Recife após a constatação de um problema técnico, na noite do último sábado (15). O Boeing 777-300 vinha de São Paulo com 199 passageiros e oito tripulantes e deve seguir viagem na próxima segunda-feira (17), segundo a Infraero. Houve sinal de chamas em um dos motores e o piloto acionou o extintor e fechou o reservatório de combustível, seguindo para o aeroporto mais próximo, que era o da capital pernambucana. A aeronave passa por consertos neste domingo (16) e os passageiros foram encaminhados para hotéis na cidade.

Mulher se passa por comissária, entra em avião e suspende voo, em RO

Governador do estado, deputada federal e senador estavam no voo. Mulher não identificada queria tirar foto com autoridades e gerou tumulto. G1 RO Os passageiros do voo da Tam JJ 3527, que iria de Porto Velho a Brasília, neste domingo (16), às 12h24 (horário local), tiveram que ser retirados e a aeronave e todas as bagagens precisaram passar por inspeção de segurança, após uma mulher não identificada entrar para tirar uma foto com sua suposta madrinha, a deputada federal Marinha Raupp (PMDB/RO), o governador de Rondônia , Confúcio Moura (PMDB), e o senador Valdir Raupp (PMDB/RO). Após a saída da mulher, que teria se passado por comissária de bordo, uma mochila supostamente sem dono foi encontrada na cabine. O avião foi liberado e seguiu viagem às 14h15, após a inspeção. Segundo testemunhas, o embarque estava quase concluído quando a mulher, vestida com roupas pretas e sem crachá de identificação, entrou no avião, conversou com Marinha e Valdir Raupp e pediu para fazer uma foto com a d

TCU critica falta de critérios em plano para aeroportos regionais

Daniel Rittner | Valor O bilionário programa de investimentos anunciado pelo governo na aviação regional, que ainda pena para decolar, entrou na mira do Tribunal de Contas da União (TCU). A maior preocupação do órgão de controle é com os critérios usados para a escolha dos aeroportos que vão receber verbas federais para obras de reforma e modernização. Uma avaliação do programa, que prevê R$ 7,3 bilhões de investimentos em 270 aeroportos regionais, foi concluída pelos técnicos e aguarda o voto da ministra Ana Arraes, relatora do processo, para ser apreciada no plenário da corte. Para os auditores, não está claro por que tantos aeroportos foram contemplados, nem os critérios da Secretaria de Aviação Civil (SAC) para investir em algumas localidades antes das outras. Eles reconhecem a importância das intervenções anunciadas pelo governo, diante da necessidade de levar mais voos aos municípios do interior e da precariedade atual dos terminais, mas avaliam que o escopo e as prioridades do

Comando da Aeronáutica dá aval a mais voos em Brasília

Daniel Rittner | Valor O aeroporto internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, foi autorizado pelo Comando da Aeronáutica a aumentar, de 44 para 52, o número de movimentos (pousos ou decolagens) por hora. Isso permitirá à Inframérica, concessionária que administra o aeroporto, receber novos voos de empresas aéreas e desafogar o terminal nos horários de pico, sobretudo entre 18h e 20h. Com essa ampliação, o movimento no aeroporto deverá crescer em 8 mil passageiros por dia. O presidente da Inframérica, Alysson Paolinelli, afirma que 33 novos voos diários já estão previstos a partir desta semana. Segundo ele, são operações domésticas das quatro maiores companhias: TAM, Gol, Azul e Avianca. A ampliação de capacidade foi atestada pelo Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea depois de uma análise das condições de operação das pistas, como visibilidade em situações meteorológicas adversas e tempo de ocupação dos pátios de aeronaves. O aeroporto tem duas pistas paralelas, com cerca de