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24 barras de ouro encontradas em banheiro de avião na Índia

Voz da Rússia Os empregados de limpeza do aeroporto de Kolkata, ao arrumarem a cabine de uma aeronave da Jet Airways indiana chegada de Bangkok, encontraram num dos banheiros 24 lingotes de ouro. © Flickr.com/theMaykazine/cc-by-nc-sa 3.0 A polícia não recebeu qualquer declaração sobre a perda de lingotes. Seu valor total é estimado, de acordo com várias cálculos, de 1,1 a 1,4 milhões de dólares. Segundo informações extra-oficiais, os oficiais da alfândega e da polícia já prenderam e estão interrogando uma pessoa suspeita de contrabando de ouro. Em 2013 após o governo da Índia, procurando reduzir o déficit comercial, ter elevado o imposto de importação de ouro, o número de tentativas de introduzir ilegalmente o metal precioso no país aumentou de maneira significativa.

Guarulhos já pode receber super jumbo da Boeing

Mariana Barbosa | Folha de SP O Aeroporto de Guarulhos já está certificado para receber o super jumbo 747-8, da Boeing. A autorização foi publicada ontem no Diário Oficial. Desde 2008 a Boeing tenta convencer a Infraero a fazer adaptações no aeroporto para poder receber o avião. Mas, a Infraero alegava não ter recursos para fazer as adaptações necessárias. Com a concessão para a iniciativa privada, o novo operador do aeroporto fez as adaptações e solicitou a certificação. O demora na certificação fez com que a Lufthansa, primeira companhia a operar o jato na versão passageiro, adiasse os planos de voar com o equipamento para o Brasil. Com 362 assentos, o 747-8 polui 20% menos e é 13% mais econômico que o 747-4, usado atualmente pela Lufthansa na rota para o Brasil. A empresa alemã recebeu o primeiro 747-8 em maio do ano passado. O Brasil iria ser o sexto destino a receber o avião caso a certificação tivesse saído no início deste ano. Não há previsão de quando a companhia iniciará as o

Interessados em leilão de Galeão e Confins operam maiores aeroportos do mundo

DIMMI AMORA NATUZA NERY VALDO CRUZ DE BRASÍLIA - FOLHA DE SP Depois de adiar por quase um ano a concorrência, mudando várias vezes o formato da operação, e fazer excursões pelo mundo para divulgá-la, o governo respirou aliviado ontem com a confirmação de que o leilão dos aeroportos do Galeão (RJ) e de Confins (MG) terá mais de um interessado na disputa. Cinco grupos entregaram propostas para a disputa, que acontece na sexta-feira. Todos vão disputar o Galeão, e três deles também Confins. O governo não divulga o nome dos consórcios para evitar formação de cartel. Mas a Folha apurou que eles são formados por grandes construtoras nacionais aliadas a empresas que operam os maiores aeroportos do mundo, como Paris (França), Amsterdã (Holanda), Londres (Inglaterra), Frankfurt (Alemanha), Munique (Alemanha), Zurique (Suíça) e Cingapura (veja abaixo). Os cinco grupos eram dados como certos pelo governo federal desde setembro, conforme a Folha antecipou na época. Ainda assim, o Planalto comemoro

Com asas dobráveis, Boeing 777x é lançado

Asas dobráveis permitem levar o enorme Boeing 777x a aeroportos pequenos Kelsey Campbell-Dollaghan - Gizmodo Aviões comerciais ficaram cada vez maiores ao longo das últimas décadas, mas o tamanho dos terminais na maioria dos aeroportos permanece o mesmo. Para driblar este desencontro na infraestrutura, o futuro jato 777x da Boeing terá uma envergadura enorme que se dobra na aterrissagem. O 777x chamou a atenção esta semana porque, no domingo, três companhias aéreas do Oriente Médio compraram quase 300 desses jatos enormes. Os aviões só devem chegar daqui a sete anos, mas já estão surgindo detalhes do seu design – a Boeing diz que trará “o futuro do desdobramento em voos”. O novo modelo tem foco em eficiência no consumo de energia, dependendo em grande parte de um novo motor super-eficiente feito pela GE. O foco também é forte nas asas. Por uma série de razões técnicas complexas, quanto maior a envergadura – a distância entre as pontas das asas - mais eficiente é o avião. (Basicamen

Queda de avião em Kazan deixa 50 mortos

Comitê de Investigação da Rússia deve abrir processo criminal para avaliar as causas do acidente. ITAR-TASS Um Boeing 737 da companhia aérea Tatarstan Airlines caiu no aeroporto de Kazan, capital da República do Tatarstão, quando estava prestes a finalizar um voo proveniente de Moscou. O avião perdeu altitude, caiu na pista e seus tanques de combustível explodiram, produzindo um incêndio que foi completamente extinto em pouco tempo. De acordo com os relatórios preliminares, todas as 50 pessoas a bordo teriam morrido, informou Irina Rossius, porta-voz do Ministério para Situações de Emergência. “Todas as forças de centro regional do ministério na área do Volga foram colocadas em alerta máximo, e especialistas do centro de salvamento Centrospas estão prontos para seguir para Kazan imediatamente”, disse ela. Fontes do Serviço Federal Russo para Aviação Civil também confirmaram à Itar-Tass que o jato transportava 44 passageiros, além de seis funcionários da companhia. “O voo 363 do Boe

Avião proveniente do Rio sai da pista durante pouso em Buenos Aires

Folha de SP Um Embraer 190 da companhia Austral que vinha do Rio saiu da pista na manhã desta sexta-feira enquanto aterrissava no Aeroporto Internacional de Ezeiza, a 35 km de Buenos Aires, em meio à uma forte tempestade na região da capital argentina. Ninguém ficou ferido. O voo AU 2255 levava 106 passageiros e quatro tripulantes, que saíram da aeronave pelos escorregadores infláveis de emergência. Após o pouso, a brigada de incêndio foi chamada por precaução, a fim de evitar que o aparelho entrasse em chamas. Devido ao acidente, quatro voos que deveriam chegar a Ezeiza tiveram que ser desviados para outros aeroportos da região, sendo dois voos vindos do Brasil. Tanto o voo 2265 da Austral, que decolou de Belo Horizonte, como o 1269 da Aerolíneas Argentinas, vindo de Brasília, desceram no Aeroparque Jorge Newbery, na capital argentina. Não há informações de cancelamentos ou atrasos em outros voos saídos do Brasil para a Argentina.

TCU rejeita pedido para alterar edital de Galeão e Confins

O Estado de SP O Tribunal de Contas da União (TCU) rejeitou pedido do Congresso para alterar os editais de concessão de Galeão e Confins e permitir que os grupos privados que controlam aeroportos brasileiros participassem do leilão sem restrições. Sem alterações, a entrega e abertura dos envelopes de investidores interessados continua marcada para a próxima semana. Na mesma sessão, o TCU também aprovou os estudos de viabilidade econômica referentes ao trecho da BR-163 no Mato Grosso do Sul. A rodovia, com extensão de 847,2 km, faz parte do Programa de Investimentos em Logística (PIL). Com a liberação, o governo pode publicar o edital de licitação do lote. O objetivo é leiloá-lo no mês que vem. Requerimento da Comissão de Viação e Transportes da Câmara, de autoria do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), pedia que o TCU retirasse o limite à participação dos atuais concessionários dos aeroportos leiloados em fevereiro do ano passado - Guarulhos (SP), Campinas (SP) e Brasília (DF). Os grupos qu

Granizo danifica para-brisa e avião da Air France retorna ao Galeão, no Rio

Voo foi cancelado e passageiros, transferidos para voos posteriores. De acordo com a Infraero, não foi solicitado nenhum atendimento médico. Do G1 Rio Voo da Air France retornou ao Rio na noite de terça-feira (Foto: Alessandro Santos / Arquivo Pessoal) O voo da Air France AF443, que saiu do aeroporto do Galeão, no Rio, na noite desta terça-feira (12) em direção ao Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, teve que retornar após a decolagem por conta do para-brisa da aeronave ter sido danificado devido ao granizo. A informação chegou via VC no G1 por um membro do grupo do Galeão no Facebook. De acordo com a assessoria de imprensa da Air France, a aeronave, um Boeing 747, que havia decolado às 18h30, pousou no Rio de Janeiro às 20h38. O voo foi cancelado e os passageiros transferidos para voos posteriores. A parte da asa onde ficam as luzes também foi danificada. De acordo com a Infraero, não foi solicitado nenhum atendimento médico. Granizo O Rio viveu o dia mais quente d

Empresas querem aeroporto de Congonhas aberto 24 horas na Copa

MARIANA BARBOSA RICARDO GALLO DE SÃO PAULO - FOLHA DE SP As companhias aéreas querem que os aeroportos de Congonhas e Santos Dumont funcionem 24 horas durante a Copa. O pedido foi apresentado ontem pelo presidente da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), Eduardo Sanovicz, ao ministro da Aviação Civil, Moreira Franco. "A proposta é que a operação possa se estender noite adentro apenas nos dias em que houver algum problema que fuja do controle das companhias, como o fechamento de um aeroporto por mau tempo", disse Sanovicz. O pedido é para as cidades-sedes, mas na prática afeta só Congonhas e Santos Dumont, que operam com restrição de horário. Ambos funcionam das 6h às 23h. Em caso de fechamento por mau tempo, as empresas querem poder retomar as operações na hora em que as condições melhorarem, para poder transportar até o último passageiro. "Não queremos deixar ninguém no chão", disse Sanovicz. Pelas regras da Anac, as empresas são obrigadas a providenci

Aeronaves ficaram mais tempo no chão em 2012

O Estado de SP As companhias aéreas brasileiras usaram menos suas aeronaves no ano passado, apontam dados do Anuário do Transporte Aéreo, divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).  Em 2012, as aeronaves das empresas brasileiras voaram em média 10 horas por dia, 54 minutos a menos do que em 2011. O movimento reflete uma tendência de maior aproveitamento de aeronaves, na tentativa de aumentar a oferta de voos. Em tempo de cortes, as empresas optaram por usar menos suas aeronaves.  Das oito companhias apontadas no relatório, apenas a Passaredo usou mais suas aeronaves (de 6,7 horas para 8,4horas), mas a empresa cortou sua frota em 2012. A maior redução foi das aeronaves da Absa, cargueira da Lan que hoje foi incorporada à TAM Cargo. Em seguida vieram Webjet, Gol e Azul.

Espanhola Aena disputa aeroportos

O Estado de SP A operadora espanhola de aeroportos Aena confirmou ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado, que participará da disputa pela concessão dos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de Confins, em Minas Gerais, em parceria com a Engevix. Conforme a empresa, o consórcio tem interesse nos dois aeroportos. Procurada, a Engevix não se pronunciou. A espanhola não revelou qual será a composição do consórcio. Pelas regras do leilão, o operador deve ter pelo menos 25% de participação. Mas o edital limita a fatia da Engevix a 15% por ser acionista da concessionária de um dos aeroportos já concedidos, o de Brasília. Por isso, tudo indica que a Aena responderá pelos 85% restantes. O grupo Aena administra 46 aeroportos na Espanha e tem participação em 24 aeroportos em outros países. Entre eles está o Aeroporto Internacional de Madri, o 19o maior do mundo, que recebeu 45,2 milhões de passageiros em 2012. Para poder disputar Galeão, o consórcio precisa ter experiência na

Embraer no alvo

Americanos acusam gigante brasileira de ter pago propina para vencer duas licitações. As acusações podem prejudicar negócios futuros da companhia?  Mariana Queiroz Barboza - IstoÉ Terceira maior fabricante de aeronaves do mundo, quarta maior exportadora do Brasil e dona de um faturamento anual na casa dos R$ 12 bilhões, a Embraer sempre foi motivo de orgulho nacional. Sua reputação, porém, está agora ameaçada. Na semana passada, o jornal americano "The Wall Street Journal" e a agência Reuters publicaram uma denúncia contra a empresa brasileira. Segundo investigação da Justiça americana, a Embraer é suspeita de ter pago propina para vencer duas licitações, uma na Argentina e outra na República Dominicana. No caso argentino, é questionada a venda de 20 jatos E-190 para a Austral Lineas Aereas Cielos del Sur entre 2008 e 2009, em um negócio de US$ 900 milhões. Já o contrato firmado com a República Dominicana era referente à venda de oito Super Tucanos, no valor de US$ 90 milhõe

Aeronáutica encontra destroços de avião em Paraty, no Rio; três morreram

Do UOL , no Rio A FAB (Força Aérea Brasileira) localizou no início da tarde desta segunda-feira (11) os destroços do avião bimotor que havia desaparecido na tarde do domingo, depois de decolar do aeroporto de Paraty, no litoral oeste do Rio de Janeiro, com três ocupantes, com destino ao aeroporto Campo de Marte, em São Paulo. O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informou que não há sobreviventes. A 167ª Delegacia de Polícia de Paraty informou que as vítimas são o piloto Alvarindo Locatelli, 63, o empresário Eduardo Uiano, 62, dono da aeronave, e o filho dele, Gabriel Uiano, 28. Os três residiam de São Paulo. A aeronave, um Seneca de prefixo PR-EAG, foi encontrada pela tripulação de uma aeronave SC-105 Amazonas do Esquadrão Pelicano, da FAB, nas proximidades do Morro do Corisco, em Paraty, por volta das 12h30. Em seguida, uma equipe de resgate foi ao local e constatou que os três ocupantes do bimotor morreram. De acordo com a assessoria de comunicação, o Serviço Regional de Inv

AGU: retomada de Guarulhos é ‘descabida’

Advocacia da União reage a ação da família Guinle por terreno do aeroporto O Globo Mesmo antes de ser notificada para defender a manutenção pelo governo da área do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, a Advocacia-Geral da União (AGU) afirmou, em nota ontem, que considera a tentativa “descabida’ Os herdeiros da família Guinle querem retomar o terreno, doado à União há 73 anos e avaliado em R$ 5 bilhões. Os Guinle ingressaram na terça-feira com uma notificação judicial na Justiça Federal de Guarulhos dizendo que os termos da doação, feita em 1940, foram descumpridos pelo governo. A AGU discorda e diz que vai sustentar na defesa da concessão que as delimitações das normas estabelecidas nos termos da doação foram totalmente cumpridas. “A instituição destaca que todo os procedimentos adotados no processo de concessão do aeroporto para administração de instituição privada estão dentro da legalidade afirmou. Os Guinle dizem que a doação foi feita em face da Segunda Guerra Mund

Comissão da Câmara quer retirar do edital a exigência de terceira pista no Galeão

Deputados alegam que surgiu insegurança quando se condicionou construção a aumento do movimento  Danilo Fariello - O Globo BRASÍLIA - A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dei verá aprovar nesta quarta-feira um requerimento a ser enviado à Casa Civil, à Secretaria de Aviação Civil e ao Tribunal de Contas da União (TCU) solicitando a retirada da exigência de construção da terceira pista do Galeão no edital de concessão já divulgado.  Segundo o requerimento, de autoria dos deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Hugo Leal (PROS-RJ), surgiu uma insegurança a partir do momento em que foi retirada a exigência de instalação da terceira pista até 2021 e condicionou-a à ampliação do movimento do aeroporto. Eles temem que o concessionário possa evitar crescimento ou solicitar reequilíbrio de contrato, se o gatilho ocorrer em período próximo do fim da concessão.  Para os deputados, há "insegurança em relação ao projeto a ser executado pelo consórcio vencedor, haja vista que deixa em a