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Avião cai em avenida de Belém e deixa um morto e seis feridos, segundo hospital

Carlos Madeiro Do UOL , em Maceió   Tarso Sarraf/Estadão Conteúdo   Avião cai em via de acesso ao aeroporto de Belém (PA); veja esta e outras imagens do dia Uma mulher morreu e seis pessoas ficaram gravemente feridas na queda de um avião de pequeno porte da empresa Brabo Táxi Aéreo, na manhã desta sexta-feira (26). Inicialmente, o Corpo de Bombeiros informou que o piloto da aeronave também teria morrido, mas o Hospital Metropolitano de Ananindeua negou a informação e disse que ele teve traumas graves, porém está vivo, internado em estado gravíssimo na unidade. As outras cinco pessoas -- entre elas uma criança -- estão internadas no local. Segundo o Corpo de Bombeiros, o avião teve problemas e tentou um pouso forçado por volta das 9h20 desta sexta-feira (26), na avenida Júlio César, uma das mais movimentadas de Belém e acesso ao aeroporto da região. O acidente ocorreu próximo ao elevado Daniel Berg, a menos de 1 km do qua

Tempestade pode ter causado queda de avião na Indonésia

AFP - UOL Investigadores indonésios começaram nesta segunda-feira (15) os trabalhos de recuperação dos destroços do avião da Lion Air, que caiu no sábado perto do aeroporto de Bali. De acordo com o ministério dos transportes, é possível que a aeronave estivesse viajando em uma densa nuvem de tempestade. Tempestade pode ter causado queda de avião na Indonésia e outros vídeos - TV UOL

A321 sai da pista ao pousar em Lyon

AFP Um avião A321 com 181 pessoas a bordo saiu da pista na noite de sexta-feira ao pousar no Aeroporto de Lyon/Saint-Saint-Exupéry, no centro da França, provocando a suspensão de todos os voos. O acidente não deixou feridos, segundo a direção do aeroporto. O Airbus da Air Méditerranée saiu da pista às 20H50 local (16H50 Brasília). O aparelho procedente de Agadir (Marrocos) transportava 181 pessoas, incluindo sete tripulantes. O avião permanece no final da pista, cercado por veículos dos bombeiros.

Obesos deveriam pagar mais para voar, diz economista

Ian Simpson - Reuters As companhias aéreas deveriam cobrar mais de passageiros obesos, sugere um economista norueguês, apontando benefícios para a saúde, o ambiente e a economia. Bharat Bhatta, professor-associado da Faculdade Sogn og Fjordane, disse que o setor aéreo deveria seguir o exemplo de outras formas de transporte que já cobram segundo o espaço ocupado e o peso embarcado. "À medida que os passageiros perderem peso e, portanto, reduzirem as tarifas, a economia resultante será um benefício para os passageiros", escreveu Bhatta nesta semana na publicação The Journal of Revenue and Pricing Management, especializada em questões de faturamento e precificação. "Já que um avião de determinado fabricante e modelo pode acomodar mais passageiros leves, isso também pode recompensar as companhias aéreas", além de reduzir o consumo de combustível, o que tem efeitos ambientais positivos. Bhatta montou três modelos para o que chamou de "precificação aérea ?pague

Gol antecipou fim da Webjet para economizar com combustível

MARIANA BARBOSA - FOLHA DE SP DE SÃO PAULO O fim das operações da Webjet estava nos planos da Gol para 2013. "Essa era a nossa previsão, mas antecipamos por conta do combustível", afirmou o vice-presidente financeiro da Gol, Edmar Lopes. A Webjet operava com jatos Boeing 737-300, que consomem cerca de 25% mais combustível do que os modelos mais modernos usados pela Gol, o 737-700 e o 737-800. A Gol encerrou as operações da Webjet em novembro, 16 meses depois de anunciar a aquisição da empresa. Foram demitidos 850 funcionários. O combustível representou cerca de 95% do prejuízo operacional ajustado da Gol em 2012, de R$ 708,9 milhões. As despesas com o combustível aumentaram em R$ 680 milhões, segundo a companhia. No ano, a Gol registrou prejuízo líquido de R$ 1,5 bilhão, o dobro do ano anterior. Nos dois últimos anos, o combustível subiu 18% ao ano. Dentre os outros motivos apresentados pela companhia para explicar o prejuízo está a desvalorização do real frente ao dól

Empresário aponta elo entre ditadura e quebra da Panair

Comissão da Verdade pretende apurar se, nos anos 1960, regime militar contribuiu para a falência da companhia aérea Fábio Grellet / O Estado de SP Rio Documentos reunidos pelo empresário Rodolfo da Rocha Miranda, filho de Celso da Rocha Miranda (1917-1986), um dos dois donos da companhia aérea Panair do Brasil, indicam que a falência da empresa, decretada em 1965, resultou de perseguição do governo militar (1964-1985). Os alvos eram Celso e seu sócio Mario Wallace Simonsen, ligados a Juscelino Kubitschek, presidente da República de 1956 a 1961 e, posteriormente, opositor da ditadura instalada após o golpe militar que derrubou o presidente constitucional João Goulart - chefe de Estado de 1961 a 1964.  Quando a empresa pediu concordata, o governo instituiu um decreto que impedia empresas aéreas de usarem esse instrumento legal. Foi, então, decretada a falência da Panair. Depois, quando a empresa conseguiu pagar seus credores e, por lei, poderia voltar a operar, o governo criou outro

Agência pressiona e consegue abrir escritório no País

TSA alega aumento do fluxo de viajantes entre os dois países e o monitoramento de risco pós-11 de setembro O Estado de SP BRASÍLIA Com o aval da Agência Nacional de Transportes Aéreos (Anac), o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos instalou no Brasil um escritório da Transportation Security Administration (TSA), a agência de controle e monitoramento de segurança de voos civis norte-americana. A justificativa para a criação do órgão no Brasil é o aumento do fluxo de passageiros entre os dois países, em especial com grandes eventos, e o monitoramento de risco pós-11 de setembro.  Telegramas diplomáticos obtidos pelo Estado detalham a pressão dos Estados Unidos para a instalação do escritório brasileiro da TSA, que hoje funciona na Embaixada dos Estados Unidos em Brasília. A chamada adidância é responsável por fornecer às autoridades brasileiras informações sobre segurança, estabelecer diálogo sobre normas e procedimentos da aviação comercial, auxiliar na resposta de in

Tam é condenada a restituir pontos de programa de milhagem

Última Instância O TJ-DFT (Tribunal de Justiça Distrito Federal e Territórios) condenou a empresa TAM Linhas Aéreas a restituir 76.362 pontos do programa de milhagem para uma cliente, que teve o beneficio descontado, mesmo se tê-los utilizado. A empresa informou, por nota, que só vai se manifestar nos “autos do processo”. Apesar de ter se ressarcida, a cliente teve negado o pedido de indenização por danos morais e também não receberá o valor pago pelas passagens. A autora da ação conta que é cadastrada no programa de milhas da TAM e que ao acessar a página de consulta, constatou que foram utilizados indevidamente 76.362 pontos de seu programa de milhagem. Ela afirma que a ré se recusou a promover a devolução das mesmas, sob o argumento de que os pontos foram utilizados mediante o uso da senha pessoal, cuja guarda cabe ao usuário. Diante disso, pleiteiou a devolução dos pontos subtraídos, o ressarcimento da importância de R$ 2.439,32 - que gastou para adquirir passagens aéreas, quand

Gol diz que vai recorrer de multa de cerca de R$ 58 milhões por demissões

Do UOL , em São Paulo A Procuradora Regional do Trabalho disse, nesta quinta-feira (14), que vai pedir a execução de uma multa de cerca de R$ 58 milhões à Gol por descumprir a decisão judicial de dezembro, que determinava a reintegração de 850 funcionários demitidos da Webjet. A companhia aérea informou, por meio de nota, que mantém seu posicionamento e vai recorrer da decisão. Veja abaixo íntegra da nota da empresa. "Em 1º de agosto de 2011 a GOL Linhas Aéreas Inteligentes comunicou que a VRG Linhas Aéreas (sociedade controlada pela Companhia) celebrou, com os acionistas controladores da Webjet Linhas Aéreas, um Contrato de Compra e Venda de Ações para aquisição de 100% do capital social da Webjet pela VRG. Tal aquisição estava, à época, sujeita à aprovação das autoridades governamentais pertinentes. Desde então as companhias seguiram operando como unidades distintas. Em 20 de setembro daquele ano a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), deu sua aprovação. Em 27 de outubr

Congonhas fecha por 1h: 50 voos atrasam

JULIANA DEODORO e NATALY COSTA - O Estado de SP   A chuva de ontem provocou uma infiltração no prédio onde funciona o Centro de Controle de Aproximação (APP, na sigla em inglês) do Terminal São Paulo (TMA-SP), no Aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital. É onde os controladores de tráfego aéreo coordenam todo o fluxo das aeronaves que se aproximam dos aeroportos de São Paulo - não só Congonhas, como Cumbica, em Guarulhos, e Viracopos, em Campinas. Uma vez no TMA-SP, o controle dos aviões é transferido para a torre de cada aeroporto.  Congonhas ficou fechado por mais de uma hora. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a pista do aeroporto foi fechada para pousos e decolagens às 15h 0 8. Às 16h, foi reaberta apenas para decolagens e às 16h27 para pousos. Às 20h, 14 voos haviam sido cancelados, número que representa 11% do total de voos. Os atrasos eram maiores: 50 voos, 25% do total.  O Comando da Aeronáutica em Brasília afirmou que o

Avança projeto com novas regras para aviões oficiais

Texto aprovado ontem pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional relaciona autoridades que poderão usar as aeronaves da administração federal e define critérios para acompanhantes Jornal do Senado A Comissão de Relações E xteriores e D efesa Nacional (CRE) aprovou ontem normas rígidas para o transporte de autoridades e acompanhantes em aviões da administração pública federal. A proposta (PLS 138/10), de Pedro Simon (P MD B-R S ), restringe a utilização ao desempenho de atividades próprias do serviço público e a missões oficiais. Agora, o projeto receberá votação final na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O relator, Anibal Diniz (PT-AC), acolheu duas emendas da Comissão de meio Ambiente, defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). O texto considera infração administrativa grave o transporte de autoridades, usuários e cargas em desrespeito à lei. O agente público infrator sujeita-se às sanções administrativas, civis e penais, sem prejuízo do imediato re

EUA não conseguem determinar causa de incêndio em Boeings 787

Do UOL , em São Paulo O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB, em inglês) está examinando a certificação e testando o sistema da bateria de íon-lítio do Boeing BA.N 787 Dreamliner, disse a agência nesta quinta-feira. Em relatório prévio, a NTSB não apontou a causa do incêndio na bateria de um avião parado em Boston, em janeiro, incidente que pesou para os reguladores mandarem as companhias deixar em terra os aviões desse modelo. Os aviões sofreram uma série de problemas técnicos no começo deste mês, o que levou a Agência Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos a emitir um alerta proibindo a decolagem dos Boeing 787 em operação ao redor do mundo. Histórico de falhas no modelo O Boeing 787 Dreamliner protagonizou seis incidentes em menos de dez dias No dia 7 de janeiro, em Boston, um 787 da Japan Airlines (JAL) proveniente do Japão teve um princípio de incêndio em terra. No dia seguinte, outro voo da JAL que partia de Boston foi atrasado por um

Protesto contra partilha dos royalties para aeroporto de Cabo Frio (RJ)

FOLHA DE SP DO RIO Duas mil pessoas invadiram nesta quinta-feira (7) o terminal do aeroporto internacional de Cabo Frio (RJ) em protesto contra a derrubada do veto presidencial que mantinha os Estados produtores (Rio, Espírito Santo e São Paulo) como os principais beneficiários dos royalties do petróleo. As operações do aeródromo tiveram que ser parcialmente suspensas. Dez voos foram cancelados. Somente os pousos programados e decolagens e pousos de emergência foram autorizados. O aeroporto é usado para o transporte de trabalhadores em plataformas de petróleo no mar. De acordo com estimativa da Secretaria Estadual de Fazenda do Rio, o Estado perderá R$ 1,6 bilhões este ano com a mudança na regra de partilha dos royalties. O orçamento anual do Rio é de R$ 72,7 bilhões. A redução na receita dos municípios fluminenses pode atingir R$ 2,5 bilhões, segundo a pasta. O protesto no aeroporto foi liderado pelo prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa (PP). Também participaram os vereadores da c

Mais de 100 milhões de passageiros voaram no Brasil em 2012

FOLHA DE SP DE SÃO PAULO O número de passageiros transportados na aviação civil em 2012 superou a marca dos 100 milhões, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Ao todo, 101.354.228 usuários embarcaram em voos domésticos e internacionais (com origem no Brasil) no ano passado, alta de 9,48% ante 2011 (quando 92.574.975 passageiros foram transportados). Os dados divulgados nesta terça-feira (5) consideram passageiros de aviação regular e não regular, pagos e gratuitos, contabilizados pelas companhias aéreas brasileiras e estrangeiras em todos os aeroportos do país (da rede da Infraero e dos administrados pela iniciativa privada e por prefeituras e governos estaduais). Dos passageiros embarcados, 9,1 milhões voaram para o exterior e 92,2 milhões dentro do país. Comparados aos dados de 2011, 305 mil passageiros a mais embarcaram em voos internacionais e 8,5 milhões, em voos domésticos. RECLAMAÇÕES Segundo a Anac, apesar da alta no número de passageiros transportados, o de