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FAB descarta aeroporto em Caieiras-SP

AE - Agência Estado A Aeronáutica rejeitou o projeto de construção de um terceiro aeroporto na Região Metropolitana de São Paulo pela iniciativa privada. A avaliação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) é de que o plano apresentado pelas construtoras Andrade Gutierrez e Camargo Correa para Caieiras, a 30 km do centro de São Paulo, é inviável, pois causaria interferências nos aeroportos de Cumbica, Viracopos, Congonhas e Jundiaí. Quando se leva em consideração o volume de tráfego aéreo da região, um aeroporto em Caieiras ficaria no meio de um espaço aéreo já tumultuado - a área chamada Terminal São Paulo, que corresponde a 33% de todo o tráfego do País, concentrado em apenas 1,2% do território nacional. Essa configuração, segundo o Decea, não foi analisada pelas construtoras no projeto. Nos moldes de Cumbica, Caieiras seria internacional, teria duas pistas de pouso e decolagem e uma capacidade inicial para 22 milhões de passageiros. Seria o primeiro aeropor

Cade impõe restrição a duas grandes fusões

Compras da Webjet pela Gol e da Dasa pela Amil não podem ter medidas irreversíveis até julgamento Martha Beck – O Globo BRASÍLIA. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) resolveu apertar as empresas e firmou compromisso para que não adotem medidas irreversíveis até que seus processos de fusão sejam analisados pelos órgãos de defesa da concorrência. Foi o que aconteceu com as empresas Gol e Webjet (do setor aéreo) e Amil e Dasa (de saúde). Segundo o Cade, o acordo com Gol e Webjet foi necessário porque o setor aéreo brasileiro é extremamente concentrado e a operação envolve um serviço fundamental para a população. De acordo com o conselho, há rotas com concentração superior a 40%, como é o caso de Guarulhos (SP)-Porto Alegre. Em 2010, por exemplo, a Gol transportou 25,9% dos passageiros nessa rota, enquanto a Webjet transportou 19,3%. "Por se tratar de um setor que apresenta elevado nível de concentração, bem como por ser um serviço fundamental para o

Verba aplicada no Galeão é só 4% do previsto

Dos R$163 milhões disponíveis para investimentos este ano, apenas R$7 milhões foram usados até 31 de agosto Flávia Milhorance e Selma Schmidt – O Globo Números da União revelam que boa parte dos R$650 milhões de investimentos anunciados ainda está no ar e não pousou no Aeroporto Internacional Tom Jobim. Dados do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) e da portaria 23/2011 do Ministério do Planejamento, obtidos pelo gabinete do deputado Otávio Leite (PSDB/RJ), mostram que, de 2008 e até agosto deste ano, dos R$452.088.588 de dotação para compra de equipamentos e obras nos dois terminais de passageiros, apenas R$96.681.679 (21%) foram efetivamente usados. Em relação a 2011, a situação é ainda pior: da dotação atual de R$163.333.797 para investir nos terminais 1 e 2, somente R$7.080.910 (pouco mais de 4%) foram gastos até 31 de agosto. Para investir nos aeroportos do país, a Infraero tem um orçamento de R$2,28 bilhões este ano. No entanto,

Voo terá pelo menos 4 balcões de check-in no aeroporto de Cumbica

Número vale para operações domésticas; nas internacionais, deverá de ser de no mínimo 6 Nataly Costa - O Estado de S.Paulo SÃO PAULO - Para diminuir as longas filas no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, as empresas vão ter de oferecer mais balcões de check-in para os passageiros. Em voos domésticos (geralmente com menos de 200 pessoas), pelo menos 4 balcões terão de estar obrigatoriamente abertos. Nos embarques internacionais, as companhias serão obrigadas a ter entre 6 a 10 balcões por voo. A determinação é da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e entrará em vigor em março. É uma tentativa de atender aos requisitos mínimos de conforto estabelecidos pela Associação Internacional dos Transportes Aéreos (Iata, na sigla em inglês), que planeja transformar Cumbica em um aeroporto categoria "C" - a qualidade do aeroporto é avaliada atualmente entre "D" e "E". As companhias hoje oferecem a quantidade de balcões que j

Infraero promete melhorias até 2013

Órgão vai licitar em novembro sistema eletrônico de entrega de bagagens O Globo O presidente da Infraero, Antonio Gustavo Matos do Vale, reconheceu ontem que a empresa pecou durante muito tempo no atendimento aos usuários dos aeroportos do Rio - principalmente o Internacional. Mas ele garantiu que a unidade, inaugurada em 1977, é uma das suas prioridades. Como prova do que está dizendo, anunciou que vai licitar, em novembro, o primeiro sistema eletrônico de entrega de bagagens do país: - Nós reconhecemos as falhas que temos no Aeroporto Internacional do Rio, que, por ser de concepção antiga, tem muito o que ser adequado. Mas a população do Rio pode ter certeza absoluta de que nos próximos dois anos a situação será outra. Matos lembrou que o Terminal 1 será completamente reformulado. E que ainda tem que concluir metade do projeto do Terminal 2. - Aqui no Terminal 2 já estamos trabalhando na reforma e, agora, vamos entrar com a parte elétrica e com os sistemas eletr

Comissão divulga estudos selecionados para concessões dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília

Assessoria de Imprensa da ANAC A Comissão de Avaliação de Estudos da ANAC divulgou, na última sexta-feira (07/10), o resultado da seleção de estudos preliminares que subsidiarão a modelagem de concessões para exploração dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília. Os estudos selecionados foram os enviados pela Estrutura Brasileira de Projetos S.A., que apresentaram maior consistência das informações, melhores técnicas de elaboração, compatibilidade com a legislação aplicável ao setor e com as normas técnicas vigentes e razoabilidade de valores. A Comissão determinou o pagamento de cerca de R$ 17 milhões pelos projetos dos três aeroportos, ante aos R$ 34 milhões pedidos inicialmente pela companhia. Para os estudos referentes ao aeroporto de Guarulhos, o valor de ressarcimento apurados e arbitrados foi de R$ 7.031.910,77 (53,3 % do valor pedido pela empresa). Para o aeroporto de Viracopos, o valor foi de R$ R$ 7.697.166,54 (49% do valor original), e, para o ae

Aeroporto de Imperatriz: avançam obras de instalação do Módulo Operacional

Assessoria de Imprensa – Infraero O Módulo Operacional do Aeroporto de Imperatriz/Prefeito Renato Moreira (MA) já está com cerca de 50% das obras de infraestrutura concluídas. O espaço está sendo preparado para receber as novas instalações de check-in e salas de embarque desembarque. Ao todo, o aeroporto passará a ter mais 1,58 mil m² de área operacional, com capacidade para receber até 500 mil passageiros/ano. A preparação da infraestrutura envolve os serviços de escavação e assentamento de redes de dutos de telemática e elétrica, instalações hidráulicas. As redes de água fria, esgoto e drenagem já estão prontas. O investimento da Infraero nessa fase da obra é de R$ 1,5 milhão. Após a conclusão da infraestrutura, mais R$ 3,9 milhões serão investidos na instalação do Módulo Operacional. A superintendente do Aeroporto de Imperatriz, Rozineide Munis Pinheiro, ressaltou que o Módulo irá ampliar o nível de conforto oferecido aos passageiros, além de potencializando a

Passaredo lança promoção com passagens a partir de R$39

Melhores Destinos A Passaredo Linhas Aéreas lançou uma promoção de passagens para diversos destinos com preços a partir de R$ 39. Apesar dos valores atrativos, a oferta é válida apenas para viagens de ida e volta até o dia 16 de outubro. A compra pode ser feita até a mesma data. A Passaredo opera apenas com modernos jatos Embraer (10 ERJ 145 e um ERJ 135) e voa para 19 destinos: São Paulo (GRU), Rio de Janeiro (SDU), Belo Horizonte (PLU), Brasília, Cuiabá, Curitiba, Porto Alegre, Goiânia, Palmas, Recife, Salvador, Fortaleza, Vitória da Conquista, Barreiras, Ribeirão Preto, Ji-Paraná, Juazeiro do Norte, Uberlândia, São José do Rio Preto, Araguaína, Alta Floresta, Rondonópolis, Sinop e Londrina. Pelo conforto das aeronaves a empresa recebeu selo "A" da Anac. Vale lembrar que a promoção só vale para os trechos e datas mencionados na promoção. Atendendo a estes critérios, é possível encontrar boas oportunidades em trechos onde as promoções não são tão comuns

Aviação executiva da capital paulista migra para Jundiaí, SP

Número de passageiros e aeronaves triplicou em cinco anos.  Pilotos e passageiros explicam que o aeroporto é perto e prático. G1 Com o esgotamento das pistas de Congonhas e do Campo de Marte, a aviação executiva em São Paulo está mudando de endereço: o Aeroporto de Jundiaí, a 60 km da capital. Com uma só pista e sem terminal, o número de passageiros e aeronaves triplicou em cinco anos e transformou o antigo aeroclube em uma opção viável para quem tem aviões de pequeno porte e helicópteros. No ano passado, foram 78 mil pousos e decolagens em Jundiaí, mais que o dobro das operações de aviação executiva em Congonhas (34 mil) e 63% do movimento total do Campo de Marte. Pilotos, empresários e passageiros têm a mesma explicação: o Aeroporto de Jundiaí é perto e prático, fica aberto 24 horas e até o pernoite dos aviões particulares sai mais barato. O Aeroporto de Congonhas - limitado a quatro operações por hora para jatos executivos e helicópteros - não comporta

Em Cumbica, mala terá de ser devolvida em até 18 min

Meta vale para voos internacionais; nos domésticos, espera será de 12 min Mudança passa a valer a partir do ano que vem, diz órgão estatal; sindicato das empresas aéreas critica medida RICARDO GALLO - FOLHA DE SP DE SÃO PAULO  A partir do ano que vem, a bagagem terá de chegar ao passageiro que desembarcar no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, em 12 minutos nos voos domésticos e em 18 minutos nos internacionais. A meta, que prevê sanções às empresas que descumprirem o prazo, foi definida há um mês pelo Comitê de Facilitação de Voos, órgão dentro da Agência Nacional de Aviação Civil que inclui a Infraero (estatal que administra aeroportos) e a Aeronáutica. O tempo vale da parada do avião à chegada da bagagem na esteira. A atribuição pelo serviço é dividida entre as empresas (do avião até a esteira) e a administração do aeroporto (na esteira). Trata-se de algo "fora da realidade" frente à infraestrutura deficiente dos aeroportos, reagiu o Sindicato Nacional

Carta de intenções propõe a criação de Centro Tecnológico de Helicópteros em Itajubá (MG)

Assessoria de Comunicação Ministério da Defesa Brasília, 18/10/2011 – Carta de intenções propondo a criação de um Centro Tecnológico de Helicópteros, destinado a ampliar a liderança brasileira na indústria aeronáutica da América do Sul, foi assinada pelos participantes do Seminário sobre o  Desenvolvimento do Setor Aeronáutico de Asas Rotativas no Brasil, realização em Itajubá, Minas Gerais, nos dias 6 e 7 deste mês. O evento, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Helibras e Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), teve como objetivo incentivar pesquisas, o ambiente de negócios e as perspectivas para o setor aeronáutico de asas rotativas (helicópteros). Os participantes consideraram promissor o futuro da indústria de helicópteros no Brasil, mas ressaltaram que, além da produção das aeronaves, é necessário aprofundar a realização de pesquisas que permitam ao Brasil ter mais autonomia tecnológica nesse segmento industrial. Os participantes r

Pilotos não querem abrir mercado para estrangeiros

FABIO GRANER - Agencia Estado BRASÍLIA - Os pilotos brasileiros de helicóptero são contra abertura do mercado nacional para pilotos estrangeiros, mesmo que em caráter temporário. A possibilidade de acabar com essa reserva de mercado está sendo patrocinada pelo deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), relator do novo Código Brasileiro de Aeronáutica. O código está na lista de projetos a votar até o fim do ano na Câmara. A reação à mudança do artigo 158 do código atual, que não permite a contratação de estrangeiros, é liderada pela Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero (Abraphe). A associação enviou ao relator, na semana passada, um documento com argumentos "técnicos", "econômicos" e "estratégicos" e pede que seja mantido "inalterado" o artigo porque os dados oficiais provariam que não haverá falta de pilotos nos próximos anos - nem mesmo por conta da demanda prevista com o aumento da produção do petróleo do pré-sal. O presidente da

As concessões dos aeroportos

O Estado de SP A Secretaria de Aviação Civil (SAC) corre contra o relógio para a realização dos leilões de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, que, marcados para 22 de dezembro, já se admite que podem ser adiados. Antes mesmo de decorridos os 30 dias de consulta pública do edital, que pode sofrer alterações, a SAC apresentou na semana passada as linhas gerais dos estudos econômico-financeiros para a outorga dos três aeroportos, para apreciação pelo Tribunal de Contas da União. Vencida essa etapa, são previstos 45 dias entre a publicação do edital definitivo e os leilões. Mas há ainda muitas dúvidas a esclarecer, principalmente no tocante aos investimentos que caberão à Infraero. Informa-se que as concessionárias terão de investir R$ 4,2 bilhões até dezembro de 2013. Como foi estabelecida uma participação de até 49% da Infraero nas empresas que administrarão os aeroportos, não está claro qual será de fato a parcela da estatal e onde ela irá buscar o di

Pilotos festejam o Dia do Aviador

O Dia Rio - Para festejar o Dia do Aviador, cem anos do aeroclube do Brasil e o aniversário de 29 anos do Clube Esportivo de voo do Rio (CEU), sete pilotos da Esquadrilha da Fumaça sobrevoaram ontem de manhã a orla do Rio. E 12 pilotos do CEU fizeram uma revoada — quando os aviões vão em linha — de Jacarepaguá ao Leme, sobrevoando a Barra, São Conrado, Leblon, Ipanema e Copacabana. Quando voltavam à base, iniciaram voos acrobáticos, com direito a pirueta e manobras ousadas, que precisam ser feitas em áreas abertas, para evitar riscos a pessoas. “Nossa intensão não era chamar a atenção de quem estava na praia. Queríamos homenagear a data. Esse é um evento muito mais voltado para nós, pilotos”, conta Celso Dantas, de 60 anos, que voa por prazer há oito anos e que festejou o dia de sol, que facilitou as manobras.

Companhias aéreas terão balcão de queixas

A partir de sexta-feira, companhias que transportam mais de 500 mil pessoas por ano terão que abrir um balcão de atendimento para os protestos dos passageiros. Em 2011, o Juizado Especial recebeu 6.425 reclamações JULIA BORBA – Correio Braziliense Queixas direto na companhia aérea Na próxima sexta-feira, entra em vigor a Resolução nº 196, da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que obriga as companhias a instalarem um balcão de atendimento exclusivo para o registro de reclamações nos aeroportos. O intuito é amparar o consumidor que tenha problemas com as empresas. A regra vale para todas as que tiverem um movimento anual superior a 500 mil passageiros. Em Brasília, a Avianca, a Gol, a TAM e a Webjet terão de cumprir a nova ordem. Além disso, passa a ser obrigatório oferecer formas de contato por telefone e internet. Atualmente, quem se depara com alguma situação inusitada ou enfrenta qualquer dificuldade pode procurar o atendimento pelos balcões de check-in.