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Milhas de empresa aérea somem, afirma Pro Teste

Juliano Moreira do Agora O programa de milhagens aéreas da TAM está sofrendo problemas que podem estar associados a fraudes no sistema de acesso aos benefícios, segundo a Pro Teste (associação de defesa do consumidor). De acordo com o órgão, os clientes da companhia perderam as milhas no programa de fidelidade e tiveram os seus pontos usados na emissão de passagens em nome de terceiros. Quem foi lesado percebe que houve troca da senha para o acesso ao sistema online. O problema aparece ao entrar no site do programa, quando a senha do beneficiário é rejeitada. A Pro Teste alega ainda que a TAM se nega a reembolsar as perdas, o que desrespeitaria uma determinação do Código de Defesa do Consumidor. "O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços", diz a Pro Teste. Resposta Por meio de nota, a TAM disse que "está apurando as ocorrências re

Avião cai e deixa três mortos na região de Maringá

As vítimas são o piloto Juliano Vargas Vital, o engenheiro Paulo Ferracini e Nelson Busato dos Santos Junior Isamara Hofstaetter | O Diário do Norte do Paraná Um avião que pertence à Construtora Sanches Tripoloni caiu na manhã desta terça-feira (13) na região de Maringá, matando três ocupantes - o piloto e dois passageiros. De acordo com informações iniciais do Corpo de Bombeiros, o avião seria um bimotor e teria caído entre Ângulo (a 32 km de Maringá) e Flórida (a 44 km de Maringá). As vítimas são o piloto Juliano Vargas Vital, o engenheiro Paulo Ferracini e Nelson Busato dos Santos Junior, de acordo com informações do Aeroporto Silvio Name Júnior de Maringá. O avião é um bimotor Beechcraft modelo Baron BE-58, prefixo PP-KST. O Corpo de Bombeiros informou que é uma aeronave que opera sempre no terminal aéreo. Segundo o Corpo de Bombeiros, a queda do avião ocorreu no começo da manhã, no local chamado Água da Valência, que fica entre Flórida e Ângulo. O local foi isolado devido à gran

Alta do petróleo e crise fazem Iberia desativar voos

Por Alberto Komatsu | Valor De São Paulo   O cenário composto pela alta do preço do barril de petróleo e pelo agravamento da crise europeia levou a Iberia a descontinuar a rota Madri-Fortaleza-Recife, com três voos por semana, a partir de 2 de novembro. É a segunda vez em pouco mais de um mês que uma companhia aérea estrangeira desativa rotas no país. No início de agosto, a israelense El Al anunciou o fim de sua operação no espaço aéreo brasileiro pelos mesmos motivos da Iberia.   "Lamentavelmente estamos desativando essa rota, por causa da alta do preço do petróleo e do agravamento da crise europeia", afirmou o diretor comercial da Iberia no Brasil, Andrés Lorenzetti. De acordo com ele, a taxa média de ocupação dos voos ao Nordeste se situa entre 75% e 80%, mas o melhor aproveitamento está sendo registrado na classe econômica.   Com o fim dos voos diretos ao Nordeste, a Iberia vai reduzir sua operação no Brasil das atuais 23 para 20 frequências por semana, mantendo os vo

Trip investe US$ 903 milhões na frota

Por Virgínia Silveira | Para o Valor , de Campinas   O presidente da Trip Linhas Aéreas, José Mário Caprioli, que ontem anunciou investimento de US$ 903 milhões em novos aviões, disse que os projetos para ampliar a frota e melhorar a eficiência operacional preparam a companhia para enfrentar a expansão do mercado doméstico e consolidar a liderança no mercado de aviação regional na América do Sul.   A compra de 18 aviões turboélice ATR 72-600, anunciada ontem, segundo Caprioli, coloca a Trip na posição de maior operadora desse modelo no mundo, só atrás da American Eagle. O valor da compra é de US$ 903 milhões e inclui 22 opções de compra adicionais.   Das 18 aeronaves anunciadas ontem, nove serão adquiridas diretamente da ATR e nove, de contratos de leasing com a ALC (Air Lease Corporation) e a GECAS.   A expansão da frota da Trip também poderá incluir quatro opções de compra de jatos da Embraer (modelos 175 e 190). "Até o fim deste ano teremos uma definição sobre isso".

Expansão da frota da Trip

Maria Isabel Hammes - Zero Hora De uma só tacada, a Trip, companhia aérea de aviação regional, encomendou 18 unidades do avião ATR 72-600, além de ter fechado acordo de opção para aquisição de 22 aeronaves adicionais. Negócio avaliado em US$ 903 milhões.   Com os aviões – o primeiro chega em outubro –, a Trip passa a ser a maior operadora de turbopropulsores ATR do mundo, com 50 unidades até 2013. Com 3,02% do mercado de aviação doméstica, a companhia é a quinta do país. Hoje, está em processo de ser negociada com a TAM. Mas, se a venda de 31% de seu capital para a aérea, em discussão desde março, não vingar, a regional pode abrir o capital em 2012.

Parceria acelera formação de pilotos

Zero Hora Uma parceria entre Santander, PUCRS e Azul vai permitir que os alunos do curso de Ciências Aeronáuticas obtenham financiamento para cursar aulas práticas.   Com a linha de crédito, será possível acelerar a formação de pilotos para entrarem na aviação comercial. Para obter o diploma e ingressar no ramo, um piloto precisa realizar, além das aulas teóricas, exercícios práticos em aeroclubes credenciados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O custo, segundo o diretor do curso de Ciências Aeronáuticas da PUCRS, Elones Ribeiro, chega a R$ 55 mil para cerca de 180 horas práticas de voo.   Estudantes previamente selecionados pela Azul (com critérios psicológicos e comportamentais) poderão financiar esse valor em até 60 vezes, com juro de 1,89% ao mês.   – Até hoje, os financiamentos atendiam apenas aos custos das aulas teóricas. Por isso, os alunos levavam muito tempo para concluir o curso, sem recursos para pagar todas as aulas práticas – aponta Ribeiro.   Álvaro Neto

Queda de avião mata equipe de hóquei russa

Apenas 2 das 45 pessoas que estavam a bordo sobreviveram; aeronave apresentou problemas após a decolagem O Estado de SP Um avião fretado por uma das principais equipes de hóquei no gelo da Rússia caiu ontem logo depois da decolagem, matando ao menos 43 das 45 pessoas a bordo. Os dois sobreviventes são um tripulante e uma das estrelas do time, Aleksander Galimov, de 26 anos, que teve 80% do corpo queimado.   A equipe do Lokomotiv pretendia viajar até Minsk, capital da Bielo-Rússia, onde participaria da temporada da Liga Continental de Hóquei, competição entre times de países da extinta União Soviética.  Além de russos, o time tinha jogadores da República Checa, Ucrânia, Letônia e Bielo-Rússia. Testemunhas dizem que o avião, um jato Yak-42 com capacidade para 100 passageiros, pegou fogo pouco depois de decolar do aeroporto em Yaroslav, a cerca de 250 quilômetros ao norte de Moscou. A aeronave não conseguiu ganhar altitude após a decolagem e atingiu uma antena de rádio perto da pi

Governo do Chile confirma morte de todos os 21 passageiros em acidente aéreo

Do UOL Notícias* Em São Paulo As operações de busca do avião militar chileno que caiu no mar na sexta-feira (2) próximo à ilha de Robinson Crusoe, no Pacífico, indicam que os 21 passageiros a bordo do aparelho morreram de forma imediata. A confirmação, feita no final deste sábado (3), é do ministro da Defesa chileno, Andrés Allamand. "Diante da busca que realizamos e das observações chegamos à conclusão de que o impacto foi de tal magnitude que produziu morte instantânea de todas as pessoas que estavam a bordo do avião", disse Allamand, na ilha de Robinson Crusoe. De acordo com Allamand, que lidera os trabalhos de resgate, a conclusão é resultado das "evidências" observadas durante a operação de resgate realizada pela Força Aérea e a Marinha do Chile, envolvendo seis aviões e duas fragatas. Até o momento, só foi possível resgatar quatro corpos, levados a Santiago, onde foram identificados como Erwin Núñez, cabo da Força Aérea, Galia Díaz, funcionária do Conselho

Leilão de parte da antiga Varig termina sem propostas

SABRINA VALLE - Agencia Estado   RIO - Não houve proposta formal hoje para o leilão do Flex Communication Center, pertencente à massa falida da antiga Varig. O negócio, que compreende as estações de rádio da companhia aérea, estava avaliado em R$ 1 milhão. Segundo o escritório Nogueira, Simão & Bragança, que assessora a empresa na questão, o resultado já era esperado e é comum no mercado de leilões.   O centro de comunicação da Varig S/A é o primeiro ativo da massa falida a ser leiloado. De acordo com o sócio do escritório Nogueira, Simão & Bragança, Fábio Nogueira, os leilões deverão ser realizados ao longo dos próximos anos. Ele espera a arrecadação de um total de R$ 300 milhões. O dinheiro arrecadado será depositado na conta da massa falida, gerida pelo juiz da 1ª Vara Empresarial da Comarca da Capital, Luiz Roberto Ayoub, para futuro rateio entre os credores. De acordo com Fábio Nogueira, este processo não será imediato e dependerá de resolução da Justiça.   O escritó

Cumbica: puxadinho será permanente

Para Infraero, novo terminal inaugurado ontem é uma solução de longo prazo; local pode receber até 1,2 mil passageiros por hora Nataly Costa - O Estado de S.Paulo   Inaugurado ontem, o Módulo Operacional Provisório (MOP) do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, não será provisório. É o que diz a Secretaria de Aviação Civil e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) sobre o novo terminal, chamado de "puxadinho", com capacidade para receber 1,2 mil passageiros por hora.   "O nome está errado. Esse terminal vai continuar servindo Cumbica por um bom tempo", disse o presidente da Infraero, Gustavo do Valle. "O terminal é agradável, limpo, confortável. É um engano achar que isso não pode ser uma solução de longo prazo para o aeroporto."   O "puxadinho" de Cumbica fica em uma área remota no meio do pátio de aeronaves, desconectada dos terminais principais, e serve apenas para embarque. O passageiro continua

Emirates pede à Infraero autorização para usar o A380 no Brasil

Segundo a estatal, processo não foi concluído porque os horários solicitados pela Emirates atingem os horários de pico do aeroporto, quando é grande o volume de passageiros   Por Carolina Marcondes - Reuters SÃO PAULO  CRÉDITO: Sergei Karpukhin /Reuters A companhia aérea Emirates, dos Emirados Árabes Unidos, solicitou à Infraero - estatal que administra os principais aeroportos do Brasil - autorização para operar o avião A380, o maior do mundo, no aeroporto de Guarulhos (SP). Segundo informações da assessoria de imprensa da Infraero, o processo de autorização não foi concluído porque os horários solicitados pela Emirates -18h30 para pouso e 1h para decolagem - atingem os horários de pico do aeroporto, quando é grande o volume de passageiros. O A380, da Airbus tem capacidade para mais de 800 passageiros. Desta forma, a Infraero propôs à companhia aérea um novo horário: entre 16h e 16h30 para o pouso e 2h para a decolagem. A Emirates, disse a assessoria de imprensa da empresa re

Anac e Receita adotam sistema integrado de fiscalização

Silvana Mautone - Agencia Estado   SÃO PAULO - A partir de setembro, um sistema integrado desenvolvido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em parceria com a Receita Federal e a Aeronáutica, permitirá a intensificação da fiscalização das aeronaves privadas estrangeiras de pequeno porte que operam em território brasileiro.   O sistema, que segundo a Anac é um dos poucos do tipo em operação atualmente no mundo, cruzará os dados da autorização de sobrevoo emitida pela Anac, do termo de admissão temporária gerado pelas aduanas da Receita Federal e das salas de tráfego aéreo sob responsabilidade da Aeronáutica no momento da entrada da aeronave estrangeira no Brasil. De acordo com nota divulgada hoje pela Anac, o sistema ajudará na fiscalização e permitirá ganhos de tempo e produtividade.   A legislação brasileira determina que aeronaves estrangeiras realizando transporte aéreo não remunerado (normalmente pequenos jatos executivos) obtenham uma autorização de permanência junto à

Defesa Civil encontra helicóptero e três corpos em SP

MARÍLIA ROCHA - FOLHA DE SP DE CAMPINAS Foi localizado na manhã desta quinta-feira (1) o helicóptero que estava desaparecido desde terça (30), quando saiu de Campinas. Segundo a Defesa Civil, no local também estavam três corpos carbonizados, de um homem e um casal. Após receber informações de moradores de Maresias, em São Sebastião (191 km de São Paulo), agentes da Defesa Civil municipal chegaram à área de mata fechada. A suspeita é a de que, na hora em que sobrevoava pelo local, o piloto e empresário de Campinas (93 km de São Paulo), André Martins, enfrentou neblina e ventos fortes, perdendo o controle do helicóptero. A aeronave estava amassada e quase totalmente queimada, em local de difícil acesso. Os outros passageiros foram identificados como Edson Reis e Luciana Reis, amigos do piloto, segundo a Defesa Civil de São Sebastião. Os corpos já estão no IML. Segundo a FAB (Força Aérea Brasileira), o helicóptero decolou do Aeroporto Campos dos Amarais, em Campinas, com destino a

Chile adia decisão sobre fusão LAN/TAM pela 2ª vez

No Brasil, Cade deve julgar caso em dois meses   Veja A Corte Constitucional do Chile adiou novamente a decisão sobre a reclamação da empresa aérea Pal Airlines contra a proposta de fusão da LAN com a TAM, estipulando o prazo de 7 de setembro para decidir. Às 15h50 (de Brasília), as ações da LAN recuavam 0,42% na Bolsa de Santiago, enquanto as da TAM cediam 1,53% na Bolsa de Valores de São Paulo. A decisão da Corte estava prevista para ser anunciada hoje depois que os advogados da LAN, TAM, Pal Airlines, do grupo de direitos do consumidor Conadecus e da autoridade antitruste chilena apresentaram seus argumentos. A Corte Constitucional afirmou na sua página na internet que estava revisando os argumentos. A fusão, que deverá criar a maior companhia aérea da América Latina, também depende da aprovação do Tribunal de Defesa da Livre Competição (TDLC), que é esperada para ser anunciada em breve. Se a Corte Constitucional decidir ouvir a reclamação da Pal, a decisão do TDLC poderá ser a

Justiça dá 72 horas para Infraero informar sobre obra em Cumbica

Fausto Macedo, de O Estado de S.Paulo A juíza Louise Vilela Leite Filgueiras Borer, titular da 6.ª Vara da Justiça Federal em Guarulhos, deu prazo de 72 horas para a Infraero se manifestar sobre ação do Ministério Público Federal que pede interrupção imediata das obras do terminal remoto de passageiros no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), em Cumbica. A Infraero foi intimada nesta quarta feira, 31, da ordem judicial. Somente depois de analisar os argumentos da empresa que administra os aeroportos, a juíza vai decidir se acolhe ou não requerimento de tutela antecipada subscrito pelo procurador da República Matheus Baraldi, autor da ação. O procurador acusa a Infraero de fazer “urgência provocada” para contratar sem licitação a Delta Construções para execução do terminal remoto. O procurador sustenta que a Infraero agiu com “intuito de emparedar os órgãos do controle do patrimônio público como Tribunal de Contas da União, Ministério Público e Judiciário”. Ele sustenta que a condu

Companhias aéreas terão que atender reclamações de passageiros em aeroportos

Da Agência Brasil Em Brasília As empresas aéreas deverão criar centrais de atendimento presencial para o recebimento de queixas e reclamações de passageiros. A determinação faz parte de uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicada hoje no Diário Oficial da União. A resolução regulamenta o atendimento prestado pelas companhias aos passageiros que utilizam o transporte aéreo regular.  De acordo com a Anac, os guichês de atendimento deverão ser implantados nos aeroportos em que a empresa movimente mais de 500 mil passageiros por ano, em áreas distintas dos balcões de check-in e das lojas destinadas a vendas de passagens. As empresas deverão comunicar aos passageiros o prazo previsto para resposta, que não pode ultrapassar cinco dias úteis. Além disso, as companhias aéreas deverão elaborar relatórios semestrais sobre os atendimentos e encaminhá-los a Anac.  As regras são válidas para empresas brasileiras e estrangeiras de transporte aéreo regular de passageiros q

GE quer investir em aeroportos no Brasil

Valor A GE, uma das maiores empresas mundiais de produtos e serviços de infraestrutura, poderá investir nos projetos para modernizar os principais aeroportos do Brasil. "Se pudermos participar como investidores nos esforços de privatização [dos aeroportos], assim o faremos, como já fizemos em outros países no passado", disse ao Valor o presidente mundial da GE, Jeffrey Immelt. O executivo completa em setembro dez anos à frente da GE, cargo que o faz viajar ao redor do mundo. E essa rotina o levou à conclusão de que as privatizações são o melhor caminho para consertar os aeroportos. "Os aeroportos são a fraqueza deste país. Eu me preocupo com a Copa, com a Olimpíada. São a primeira coisa que qualquer empresário ou turista vê quando desce do avião", disse Immelt. E acrescentou: "O tempo está passando." O executivo citou o exemplo da Índia, que melhorou os seus aeroportos via privatizações. "As concessões e PPPs [parceiras público-privadas] funcionam nes

Avião faz pouso forçado no meio da rua na Alemanha

DA ASSOCIATED PRESS O piloto de um pequeno avião particular fez um pouso de emergência em uma pequena rua no oeste da Alemanha, passando de raspão ao lado de uma casa e um poste de luz, na manhã deste domingo.  Juergen Mahnke/Associated Press Avião faz pouso de emergência entre casas, em uma pequena rua no oeste da Alemanha Apesar da área ser bastante povoada, ninguém ficou ferido. O piloto, de 47 anos, e seu co-piloto tiveram apenas ferimentos leves. A rua tem apenas cinco metros de largura. A polícia disse que o avião foi forçado a descer por causa de um problema técnico, mas não deu muitos detalhes. Não há estimativa de danos causados.

Jato com músicos da banda Asa de Águia decola antes para não bater em avião em Caruaru (PE)

RICARDO GALLO DE SÃO PAULO - FOLHA DE SP Um avião monomotor acaba de pousar no pequeno aeroporto de Caruaru (PE). Na mesma pista, na direção contrária, um jatinho com membros da banda Asa de Águia acelera para decolar. Cerca de 50 m separam as duas aeronaves da colisão quando o jato sai do chão e voa sobre o monomotor -- entre um e outro, 5 m de altura. O episódio ocorreu na manhã de domingo passado e, segundo os envolvidos, por pouco não virou tragédia. A Aeronáutica investiga os fatos. A Folha obteve um relatório do caso. Uma série de desencontros, o que costuma ocorrer em acidentes aéreos, precedeu a quase colisão. Tudo começou quando o monomotor, de uma escola de pilotos, estava prestes a pousar. Embora tenha visto o jato na mesma pista, na direção oposta, aterrissou. Ao pousar, o monomotor, modelo Paulistinha, presumiu que o jato o esperaria sair da pista. O comandante do jato, por sua vez, disse não ter visto a aeronave a sua frente. Dois fatores levaram que um não visse o