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Aerus

Ana Amélia Lemos - Zero Hora Líderes do Sindicato Nacional dos Aeronautas, Aeroviários de Porto Alegre e Fentac/CUT, na rápida audiência com o presidente Lula, no FSM, em Porto Alegre, terça-feira, acertaram reunião em fevereiro com Dilma Rousseff e o ministro Luís Inácio Adams, da AGU, buscando solução para o caso Aerus.

Por um novo aeroporto

Diário do Nordeste (CE)   A salutar ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins, depois de dez anos de construído o terminal de passageiros, começa a provocar polêmica, diante das perspectivas de crescimento do principal aeródromo do Ceará e as dimensões previstas para seu crescimento. Falta ao debate um terceiro e providencial argumento: a necessidade da construção de um aeroporto moderno no entorno de Fortaleza, onde há disponibilidades de espaço físico e de condições seguras para embarque e desembarque. Quando demarcou, na década de 30, as terras do antigo Alto da Balança, a 10 quilômetros da Praça do Ferreira, para instalar a Base Aérea de Fortaleza, o brigadeiro José Macedo jamais imaginou que, em poucas décadas, a unidade do Ministério da Aeronáutica, acrescida depois pelo Aeroporto Internacional, viesse a ocupar exatamente o centro geográfico da Capital. Hoje, quando se abre um mapa espacial do sítio urbano, essa posição estratégica está exposta, contrariando todas a

Avião da Trip tem princípio de incêndio

GOVERNADOR VALADARES (MG) - O Estado de SP Um avião da Trip Linhas Aéreas com 42 passageiros teve um princípio de incêndio na tarde de anteontem, no Aeroporto de Governador Valadares, em Minas Gerais. Ninguém ficou ferido. Segundo a empresa, a aeronave ATR-42, prefixo PR-TTG, que partiria às 17h10 de ontem do aeroporto de Governador Valadares com destino a Pampulha (voo de número 5571), apresentou um quadro de superaquecimento no sistema de freio de uma de suas hélices, enquanto aguardava autorização para decolar. Os passageiros foram transferidos para outra aeronave.

Boeing e Airbus unem-se contra crédito estatal à Bombardier

Daniel Michaels, The Wall Street Journal, de Paris A Airbus e a Boeing Co. são inimigas até a medula, mas a canadense Bombardier Inc. conseguiu uni-las em oposição comum a seus planos para obtenção de fundos para um novo jato. O conflito está levando vários governos a renegociar um pacto de financiamento de aeronaves que assinaram há três anos. E a Empresa Brasileira de Aeronáutica SA pode se juntar aos que se opõem aos planos da sua arquirrival. A briga diz respeito a um novo avião da Bombardier que é maior que os turboélices e jatos regionais que ela havia feito anteriormente e que concorrerá com modelos da Boeing e da Airbus. O Canadá propôs financiar o avião em condições vantajosas, disponíveis para modelos menores, mas não para a maioria das aeronaves da Airbus e da Boeing, algo que o governo canadense afirma ter liberdade para fazer pelas atuais regras de comércio internacional. O governo americano, que apoia a Boeing, e a União Europeia, por trás da Airbus, discordam desse

Bimotor com 10 a bordo cai no Pará

Piloto e um empresário paraense morreram na queda, próximo a fazenda   Zero Hora   Com dois tripulantes e oito passageiros a bordo, um avião bimotor caiu na tarde de ontem em Senador José Porfírio, no sudeste do Pará. O Bandeirantes, da empresa Piquiatuba Táxi Aéreo, saiu da capital, Belém, às 12h51min (horário local), e após tentar pousar por duas vezes, sem sucesso, caiu em uma área de mata fechada por volta das 16h. Pelo menos duas pessoas morreram na queda.   Os primeiros a chegarem ao local do acidente foram oficiais do Corpo de Bombeiros. Além do piloto, cujo nome completo não havia sido divulgado até o fim da noite de ontem, o empresário paraense  Luiz Rebelo Neto, 57 anos, morreu no acidente. Os outros passageiros, todos homens, foram levados para o Hospital Regional de Altamira, onde chegaram às 21h. Segundo funcionários, o empresário Luiz Rebelo, dono da empresa de navegação Reicon, estava acompanhado de empresários da construtora Andrade Gutierrez. O grupo visitari

Embraer questiona subsídio da Bombardier na Europa

Assis Moreira e Virgínia Silveira*, de Genebra e de São José dos Campos - Valor A Embraer tem prazo até a primeira semana de fevereiro para decidir se continua uma briga contra subsídios dados na Europa para a concorrente canadense Bombardier construir a nova família de jatos CSerie de 100 a 140 assentos, que já provoca reações também da Boeing e Airbus. As duas grandes fabricantes de aviões estão se mobilizando - e mobilizando os governos dos EUA e da União Europeia - contra o modelo de financiamento proposto pelo governo canadense para o CSerie. A nova família competirá com os modelos das duas grandes na faixa de 150 assentos. A fatia de mercado onde vai atuar a nova família da Bombardier tem valor estimado em US$ 1 trilhão nos próximos 20 anos, segundo documento da União Europeia obtido pelo Valor. A Bombardier tem estimativa de gastar US$ 3,2 bilhões para lançar, até 2013, a CSerie, pela qual quer abocanhar 25% desse mercado. No ano passado, a Embraer deflagrou uma nova briga

Azul, NHT e Webjet participam de sorteio para voar de Congonhas

DA FOLHA ONLINE As companhias aéreas Azul, NHT e Webjet, que não operam em Congonhas, foram habilitadas para participar do sorteio que vai redistribuir 355 vagas para pousos e decolagens (slots) no Aeroporto mais rentável do país. Os slots estavam ociosos - muitos pertenciam à Varig ou à Pantanal - e foram retomados pela Anac, a agência reguladora do setor aéreo. As empresas que já operam no Aeroporto, TAM, Gol/ Varig e OceanAir, também participam da redistribuição. E, pelas regras, terão prioridade na escolha. A primeira a escolher será a Oceanair, depois a Gol e, em seguida, a TAM. Depois virão as empresas novatas em Congonhas, em ordem a ser definida em sorteio. A redistribuição está marcada para o dia 1º de fevereiro em Brasília. A Trip e a Pantanal -que hoje pertence à TAM- se inscreveram, mas foram desclassificadas por não apresentarem índices mínimos de 80% de regularidade e pontualidade ou patrimônio líquido positivo.

Avião etíope cai no mar com 90 pessoas

Jornal do Brasil   Um Boeing 737 da Ethiopian Airlines caiu no Mar Mediterrâneo ontem com 90 pessoas a bordo, minutos após decolar de Beirute, no Líbano, em meio a uma forte tempestade. Segundo o Exército libanês, o avião se despedaçou no ar antes de mergulhar no mar revolto. Até a noite de ontem, equipes ainda buscavam por sobreviventes e haviam resgatado 34 corpos do mar. O voo 409, com destino a Adis Abeba, capital da Etiópia, desapareceu dos radares cerca de cinco minutos depois de decolar, às 2h37, horário local (22h37 em Brasília). Testemunhas que presenciaram a queda da aeronave afirmaram ter visto "um clarão que iluminou o mar inteiro". Em entrevista, o presidente libanês Michel Suleiman descartou a possibilidade de terrorismo e atribuiu o acidente ao mau tempo. A hipótese principal é que a aeronave tenha sido atingida por um raio. Estavam a bordo do avião 83 passageiros e sete tripulantes, entre eles 54 libanesas, 22 etíopes, duas britânicas, além de pessoas

Anac redistribui horários em Congonhas

Erica Ribeiro - O Globo As companhias aéreas Azul, Gol/Varig, NHT, OceanAir, TAM e Webjet foram habilitadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para participar da redistribuição de 355 slots (horários de pouso ou decolagem) no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A maioria é de horários aos sábados e domingos. Na próxima segunda-feira, acontece a sessão pública, na Anac em Brasília para redistribuição dos slots. O objetivo, segundo a Anac, é permitir que mais empresas se instalem em Congonhas, onde TAM, Gol, OceanAir e Pantanal já voam. A ordem de participação na redistribuição foi por sorteio. A primeira será a OceanAir, que escolhe um horário de pouso e outro de decolagem (um par de slots). As empresas poderão ficar, por rodada,  com, no mínimo, dois slots - se o voo for somente em um dia da semana - e no máximo 14, se for um voo diário. Depois, é a vez de Gol/Varig, seguida da TAM. Azul, NHT e Webjet serão as seguintes, por sorteio que será feito no dia da sessão públ

TAM e Gol protestam contra Aeroparque livre

Daniel Rittner, de Buenos Aires - Valor O governo argentino prometeu liberar o Aeroparque Jorge Newbery, Aeroporto central de Buenos Aires, para voos ao Brasil a partir de março. A medida causou irritação na TAM e na Gol, que veem na medida uma tentativa de favorecer a Aerolíneas Argentinas e aumentar artificialmente sua competitivade nas rotas ao Brasil. Representantes das duas brasileiras - além de outras que operam no Mercosul, como a chilena LAN - pediram esclarecimentos ao governo. Uma reunião com o secretário de Transportes, Juan Pablo Schiavi, foi marcada para amanhã à tarde. Hoje o Aeroparque recebe somente voos domésticos e a ponte aérea para Montevidéu. Todas as demais rotas internacionais usam o Aeroporto de Ezeiza, a 22 quilômetros de Buenos Aires, cujo acesso se dá por duas rodovias pedagiadas. Costuma-se gastar pelo menos 35 minutos até Ezeiza, enquanto o trajeto ao Aeroparque raramente passa de dez minutos, saindo do centro. A pedido da Aerolíneas, o governo argent

A pior situação do país

Com capacidade para atender 10 milhões de passageiros, o Aeroporto de Brasília dá sinais de esgotamento e é uma das preocupações para a Copa de 2014, quando terá que prestar serviço a 19,9 milhões de pessoas Karla Mendes Enviada Especial - Correio Braziliense São Paulo — Os investimentos do governo para a ampliação dos aeroportos brasileiros não serão suficientes para suprir a demanda de passageiros na Copa de 2014. Boa parte dos 16 aeroportos que receberão turistas para o Mundial de futebol já está com a capacidade esgotada ou muito perto do limite, e nem mesmo os aportes previstos resolverão o problema, como mostra levantamento do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), divulgado ontem. O pior cenário é o do terminal Juscelino Kubitschek, em Brasília. No ano passado, o número de passageiros chegou a 12,2 milhões, enquant

Dois morrem em queda de avião no interior

O Estado de SP A queda de um bimotor causou a morte de Maria Leonor Salgueiro Galeazzi, de 69 anos, mulher do empresário Cláudio Galeazzi, ex-presidente e atual diretor do Grupo Pão de Açúcar. O piloto, José Andrei Ferreira dos Santos, de 32, também morreu. Os dois eram os únicos ocupantes do aparelho. O avião, que pertencia ao filho do casal, o empresário Luiz Galeazzi, caiu ontem de manhã, em Iperó, minutos depois de decolar, por volta das 9h30, do aeroporto de Sorocaba.

Estudo aponta saturação de aeroportos para a Copa 2014

Alerta foi dado por pesquisa do Sindicato das Empresas Aeroviárias Michelly Chaves Teixeira AGÊNCIA ESTADO Os principais aeroportos do Brasil operam acima da capacidade e dificuldades para atender a demanda podem chegar antes de 2014, quando o Brasil será a sede da Copa do Mundo. É o que aponta estudo do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) sobre as 12 cidades que receberão o evento. O comandante Ronaldo Jenkins, diretor do Snea, alerta para o risco de vários aeroportos não terem condições de receber novos voos. "Não falo de um novo apagão nos moldes daquele de 2007, mas de uma perspectiva ruim no que diz respeito à qualidade do serviço." Para Jenkins, obras de ampliação de pátios de aeronaves e de terminais de passageiros já deveriam estar prontas. "Mas a maior parte dos investimentos em obras está prevista para 2012 e 2013.   E há projetos que devem acabar só em 2014. O cronograma está muito apertado, principalmente ao  considerar que eventuais

Obras para Copa não resolvem, diz estudo

Sindicato de empresas aéreas alerta que, apesar de melhorias previstas, terminais vão operar acima da capacidade Adauri Antunes Barbosa - O Globo SÃO PAULO. O Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) advertiu ontem para a possibilidade de ocorrência de vários pontos de estrangulamento na operação dos 16 aeroportos das 12 cidades que vão sediar a Copa do Mundo. As obras previstas de ampliação e construção de terminais, pistas e outras reformas, cujos projetos totalizam R$ 5,5 bilhões, não serão suficientes para resolver os gargalos para a demanda esperada. O diagnóstico conta com estudo feito pela diretoria técnica do Snea e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Alguns aeroportos, como os de Brasília, Fortaleza e Porto Alegre, que estão em piores condições entre os 16 estudados pelo Snea, têm uma capacidade projetada menor que a demanda prevista. Em  Brasília estão projetados 18 milhões de passageiros/ano para 2014, mas o Snea calcula que a demanda será de ce

Avião que pousou no rio Hudson de NY é posto à venda

Michelle Nichols - Reuters   NOVA YORK (Reuters) - Um avião de passageiros da U.S. Airways que fez um pouso espetacular há um ano no rio Hudson, em Nova York, foi posto à venda. Todos os 155 passageiros e tripulação a bordo do voo 1549, que seguia para Charlotte, na Carolina do Norte, escaparam depois que o piloto Chesley Sullenberger conseguiu manejar o avião para um pouso de emergência no rio congelado no meio dos arranha-céus de Manhattan. O Airbus A320, seriamente danificado, está sendo vendido na Internet pela empresa de segurança Chartis, menos seus motores, que foram destruídos depois que a aeronave atravessou um bando de pássaros logo depois de levantar voo do aeroporto de La Guardia, em 15 de janeiro do ano passado. Na época, o governador de Nova York David Paterson descreveu o pouso como o "milagre no Hudson". A descrição do leilão online é menos emocional: "Aeronave sofreu grave colisão com pássaro, resultando em pouso de emergência na água". O