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Petróleo é ouro

Ancelmo Gois - O Globo   O aeroporto de Cabo Frio deve receber este ano em torno de 200 voos de carga provenientes do exterior, geralmente com equipamentos para perfuração de petróleo. No ano passado, foram 90.

TAM lidera reclamações

50,2% das ocorrências no Procon-DF se referem à companhia Sionei Ricardo Leão - Jornal de Brasília A empresa TAM Linhas Aéreas lidera em índices de queixas registradas no Instituto de Defesa do Consumidor do DF (Procon-DF) feitas em 2009. De acordo com o órgão, 50,2% de todos os registros se referem à companhia, 77 de 148 relatos registrados. Junto com a Varig, que foi citada em 56 casos, as duas companhias juntas são o motivo de 89,8% das ocorrências relatadas pelo órgão no período. No Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek operam nove companhias. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), TAM e Varig são as duas maiores, o que significa que têm mais voos. Apesar disso, chama a atenção que as demais sete empresas sejam responsáveis por apenas 10,2% das insatisfações, o que representa 15 de 148 registros. O diretor de atendimento do Procon-DF, Oswaldo Morais, disse que são três os problemas mais frequentes. "Na maioria são overbooking (q

Redução de tempo e dinheiro

Passageiros aprovam a nova opção de ida e volta aos Estados Unidos, sem escalas, oferecida pela Delta Air Line. O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek sente a diferença com uma rotina mais agitada ANA CLARA BRANT LEILANE MENEZES - Correio Braziliense Desde 18 de dezembro último, por volta das 22h de todas as terças, sextas e domingos, o Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek vivencia uma rotina ainda mais agitada. Um grande contingente de passageiros se aglomera nos balcões da mais nova companhia aérea que desembarcou na cidade: a Delta Air Lines. A empresa norte-americana passou a oferecer um voo direto de Brasília para Atlanta, cidade considerada atualmente o maior hub (centro de distribuição de voos) do planeta. Segundo os funcionários da companhia, os voos (com capacidade para 170 pessoas, sendo 15 de classe executiva) têm ficado sempre lotados, mas boa parte dos passageiros não têm em Atlanta o destino final. O consultor Flávio Mesquita da Silva, 5

13 milhões a mais de viagens em 2009

Karla Mendes - Correio Braziliense   O setor aéreo deve encerrar 2009 com 126 milhões de embarques e desembarques, quase 13 milhões a mais que 2008 e o maior volume desde 2003. A estimativa é da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que tomou por base o número de 115,3 milhões de viagens no acumulado de janeiro a novembro, últimos dados disponíveis da Infraero. A despeito do aumento do fluxo de passageiros, houve regressão dos índices de atrasos de voos superiores a 30 minutos para 11%. Em 2008, o percentual apurado foi de 17,5%. "O aumento da concorrência, dado pelo maior número de empresas e aeroportos disponíveis, levou a uma melhoria no serviço. O Aeroporto Santos Dumont (RJ) teve um efeito importante neste processo, inclusive liberando o Galeão para novos voos. Além disso, a Anac tomou medidas para distribuir os voos fora dos horários de pico e adequamos a capacidade operacional de Guarulhos (SP)", explica a diretora presidente da Anac, Solange Paiva Vieira. Nem

Um em cada dez voos atrasou em 2009

Jornal do Brasil Brasília - Aproximadamente um de cada dez voos que decolaram de aeroportos brasileiros em 2009 teve atraso acima de 30 minutos (limite considerado aceitável pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária - Infraero). Apesar da média ainda alta de 11%, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que o setor aéreo no país aumentou sua eficiência, considerando que em 2008 o percentual foi de 17,5% e, em 2007, de 28,6%. Além disso, de acordo com projeção da Anac, baseada em dados da Infraero até o final de novembro, mais de 126 milhões de embarques e desembarques devem ter sido feitos em 2009, número bem acima dos 113,3 milhões registrados em 2008 e dos 110,6 milhões, em 2007. Somente até o início de dezembro do ano passado já tinham sido feitos 115 milhões de embarques e desembarques. Segundo a diretora-presidente da Anac, Solange Vieira, o aumento da eficiência se deve a várias ações tomadas durante o ano. "O aumento da concorrência, dado pel

Justiça conclui que sete empresas de transporte aéreo de cargas formaram cartel

Yara Aquino Da Agência Brasil Brasília - A Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça concluiu que houve formação de cartel por sete companhias de transporte aéreo de cargas. As empresas acusadas são a Air France, American Airlines, KLM, ABSA, VarigLog, Alitalia e United Airlines. Após dois anos de investigações foi constatada a prática de cartel no repasse de adicional de combustível autorizado pelo antigo Departamento de Aviação Civil (DAC, substituído pela Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac) entre 2003 e 2005. Segundo a secretaria, o DAC autorizou as companhias a aumentar o valor cobrado pelo frete e executivos das empresas combinaram o preço e a data para iniciar o reajuste do adicional de combustível. Quinze executivos e funcionários das sete empresas estariam envolvidos na negociação que resultou na formação do cartel. Agora, o parecer da SDE será encaminhado ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que vai decidir se aplica sançõe

Segurança é reforçada também no Brasil

United pede a passageiros para chegarem mais cedo; já TAM não altera horários Tulio Brandão e Sergio Roxo - O Globo RIO e SÃO PAULO. A tentativa de atentado contra um avião com quase 300 passageiros na noite de Natal, pouco antes de a aeronave da Delta/Northwest aterrissar em Detroit, provocou reflexos também no Brasil. A United Airlines passou a recomendar a seus passageiros com destino aos Estados Unidos que antecipem em uma hora a chegada ao aeroporto. Ou seja, deveriam chegar três horas antes do embarque, em razão das novas normas de segurança. A American Airlines, embora oficialmente afirme não ter mudado seus procedimentos, orientava os passageiros que estavam ontem no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio, a entrarem na sala de embarque com a maior antecedência possível devido à lentidão provocada pelas novas restrições. Desde o dia 26, os passageiros que seguem para os EUA são obrigados a passar por uma inspeção dos sapatos e a se submeter a um segundo detector de meta

Aérea quebra e deixa 7 mil no chão

Empresa espanhola teria vendido 1,5 mil passagens com destino ao Brasil   O Globo Madri. O governo espanhol pediu a falência da empresa aérea espanhola Air Comet, o que poderá prejudicar cerca de 1,5 mil brasileiros que esperavam embarcar para o Brasil nas festas de fim de ano. A estimativa é da Federação Espanhola de Associações de Agências de Viagens, que contabiliza a emissão de passagens. Os voos semanais para Natal e Fortaleza estão na lista dos cancelados. O ministério do Fomento da Espanha contratou dois aviões para transportar os latino-americanos que usam a companhia, que podem chegar a 7 mil. As primeiras aeronaves terão como destino Buenos Aires, na Argentina, e Lima, no Peru. Hoje, haverá dois voos até Bogotá, na Colômbia. E amanhã haverá outro para Quito, no Equador. Até ontem, não foram mencionados voos para o Brasil. — Eu daqui não me movo até que haja voo, se for preciso farei greve de fome — disse uma passageira afetada à Rádio RTVE. Segundo o site da BBC Bras

Avião de propaganda cai na Praia Grande

O Estado de S.Paulo   O piloto Fernando Lencione do Carmo, de 24 anos, escapou com escoriações depois que o monomotor Cessna, prefixo PT-AGV, que fazia propaganda aérea na Vila Tupy, em Praia Grande, litoral sul paulista, caiu no mar, anteontem. O piloto conseguiu saltar a 150 metros da faixa de areia, assustando os banhistas. Segundo informações da Polícia Militar, Fernando não quis comentar o acidente, que será investigado pela Aeronáutica.

"A recuperação só virá a partir de 2011"

Por Nicholas vital - IstoÉ Dinheiro Há três anos na presidência da Embraer, o engenheiro Frederico Curado teve a árdua missão de comandar a empresa em um dos períodos mais conturbados de sua história recente. Durante a crise, foi obrigado a demitir cerca de 4,5 mil funcionários e rever todo o planejamento da companhia. Criticado por uns, defendido por outros, Curado conseguiu manter a Embraer nos trilhos, mesmo com uma queda brutal nas receitas. Para 2010, a expectativa também não é nada animadora: queda de mais 10% no faturamento, causada principalmente pela demora na recuperação de seus principais mercados. E nada de recontratações. "Quem determina o nível de emprego é o mercado", diz o executivo. Curado deposita suas esperanças em 2011, quando espera recuperar os contratos perdidos e recolocar a empresa em céu de brigadeiro. DINHEIRO - Qual o balanço do ano de 2009 para a Embraer? CURADO - Foi um dos anos mais desafiantes de nossa história. Embora estejamos acostuma

Congonhas Vale Ouro

Para ampliar seus voos no aeroporto paulistano, a TAM compra empresa endividada e reduz ainda mais a concorrência em um mercado já concentrado Fabiana Guedes - IstoÉ Encravado no coração de São Paulo, a apenas oito quilômetros do marco zero da cidade, o Aeroporto de Congonhas é um verdadeiro e inesgotável pote de ouro para as companhias aéreas brasileiras. Por ano, mais de 13 milhões de passageiros – a maior parte deles viajando a negócios – cruzam o tradicional salão de piso quadriculado, o que lhe confere o status de segundo aeroporto mais movimentado do Brasil, perdendo apenas para o de Guarulhos. Das dez rotas mais lucrativas do País, seis estão no aeroporto construído na então distante Vila Congonhas, nos idos de 1936. Foi por números como esses que a TAM, dona de mais de 45% do mercado nacional, aceitou desembolsar R$ 13 milhões em dinheiro por uma quase falida companhia aérea regional, a Pantanal, que tem apenas três aeronaves de médio porte, meia dúzia de destinos para o int

Com Pantanal, TAM prevê superar Gol em Congonhas

Beth Koike, de São Paulo - Valor A TAM acredita que até o final de janeiro a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprove a aquisição da companhia aérea regional Pantanal. Caso a Anac sinalize de forma positiva, o número de slots (autorizações de pousos e decolagens) da TAM, durante os sete dias da semana no aeroporto paulistano de Congonhas, saltará dos atuais 1.404 para pelo menos 1.539 - ultrapassando sua concorrente Gol, que conta com 1.448 slots no aeroporto mais rentável do país. A Pantanal tem no total 196 vagas de pousos e decolagens em Congonhas, mas 61 desses slots estão previstos para serem redistribuídos para outras companhias pela Anac em fevereiro. Por determinação da agência, a Pantanal terá que liberar 61 autorizações e a Gol, outros 19 slots, porque os voos referentes a essas autorizações sofreram cancelamentos de mais de 80% no período de 90 dias. A Anac também irá distribuir outros 301 slots de embarques e desembarques realizados aos sábados e domingos. Poré

Helicóptero cai, e dois morrem, no Maranhão

O Globo   SÃO LUÍS. A Força Aérea Brasileira (FAB) localizou ontem os destroços do helicóptero que estava desaparecido desde quinta-feira, no Maranhão, e informou que os dois ocupantes da aeronave morreram: o piloto Endel Gabriel e o copiloto Aloysio Teixeira. O helicóptero modelo Robinson R-44, matrícula PR-VVC, sobrevoava a região Centro-Sul do Maranhão.   Os destroços foram localizados, por volta de 11h de ontem, por um helicóptero da FAB. Militares desceram no local e confirmaram que não há sobreviventes. Segundo a Aeronáutica, os destroços foram encontrados na cidade de Carolina, de onde a aeronave havia decolado, a 30 quilômetros do balneário de Pedra Caída. Um lavrador contou ao grupo de resgate da Aeronáutica ter visto o helicóptero com problemas. Em seguida houve um barulho de explosão. Os pilotos estavam levando o helicóptero para seu novo proprietário, um empresário, em São Luís.

Aerolíneas Argentinas, no vermelho até 2011

Estatal carrega passivo de US$ 1,5 bilhão, prejuízo mensal de US$ 50 milhões e frota de 20 anos Daniel Rittner, de Buenos Aires - Valor Para os mais nostálgicos, ela ainda é "la Celeste", símbolo dos tempos de prosperidade nacional e representação do Sol de Maio nos quatro cantos do mundo. Para os espanhóis, é talvez a pior experiência com a onda de privatizações latino-americanas nos anos 90. Para o governo argentino, é uma questão de honra - manter voando a Aerolíneas Argentinas, reestatizada há um ano e que continua dando prejuízo de mais de US$ 50 milhões por mês. Apesar dos investimentos para sua recuperação, o governo admite que a aérea de bandeira argentina deverá ficar no vermelho até 2011, alcançará o equilíbrio apenas em 2012 e não voltará a dar lucro antes de 2013. A Aerolíneas tem passivo de US$ 1,5 bilhão e uma combinação explosiva de frota velha, endividamento alto e péssima imagem empresarial. A idade média de seus aviões (quase 20 anos) é maior do que a d

TAM quer a classe C, afirma novo presidente

Líbano Barroso, confirmado no cargo, estima crescimento de até 12% no setor em 2010 Ramona Ordoñez - O Globo Manter e aumentar o número de clientes das classes A e B, e conquistar os novos e promissores clientes da classe C. Este é o maior desafio de Líbano Miranda Barroso, confirmado ontem pelo Conselho de Administração da TAM como o novo presidente da companhia aérea. O executivo, que está na companhia desde 2004, ocupava interinamente a presidência desde outubro último, em substituição a David Barioni Neto. — Hoje, nosso mercado de aviação é de 50 milhões de viagens por ano. E pode aumentar em 11 milhões a 12 milhões só com a classe C. Queremos mostrar que é possível e acessível viajar de aviação para essa classe — destacou Barroso. O novo presidente da TAM acredita que as perspectivas para o setor aéreo brasileiro são as melhores possíveis para os próximos 20 anos. Segundo ele, o Brasil vai viver uma situação de evolução do mercado assim como ocorreu nos anos 60 e 70 nos Est

Boeing derrapa na Jamaica

UOL O piloto de um avião da American Airlines procedente de Miami (EUA), com mais de 150 pessoas a bordo, não conseguiu frear ao pousar sobre forte chuva, derrapou na pista e parou a apenas 3 metros do mar do Caribe, ao colidir com uma cerca que rodeia o aeroporto. Segundo as autoridades, ao menos 40 pessoas ficaram feridas no incidente. Alguns dos passageiros feridos foram levados a hospitais próximos com fraturas e dores no corpo, informou o ministro de Informação, Daryl Vaz. Quatro pessoas ficaram seriamente feridas, segundo Paul Hall, vice-presidente de operações do aeroporto. O voo 331 derrapou na pista do Aeroporto Internacional Norman Manley aproximadamente às 22h30 desta terça-feira (19h30 no horário de Brasília). A fuselagem do avião foi danificada, o motor direito quebrou no impacto e e equipamento de aterrissagem do lado esquerdo entrou em colapso, disse Tim Smith, porta-voz da companhia. Segundo Smith, a maioria dos ferimentos foram cortes e hematomas e nenhum passa

Embraer vende dois E-190 para empresa alemã

Embraer A Embraer e a Aircraft Asset Management GmbH AAM & Co. KG, da Alemanha, assinaram contrato para venda de dois jatos EMBRAER 190. O valor total do negócio, referido a preço de lista, é de US$ 79 milhões, e já está incluso na carteira de pedidos firmes a entregar da Embraer do terceiro trimestre de 2009 como “cliente não-divulgado”. O primeiro avião foi entregue para o operador, a Augsburg Airways, em setembro, e o segundo deve se juntar à frota da companhia aérea em 2010. “Trata-se de ótima notícia para a Embraer. Estamos muito satisfeitos em ampliar nosso relacionamento com a AAM e a Augsburg Airways”, disse Mauro Kern, Vice-Presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Aviação Comercial. “Ter nossos E-Jets escolhidos como espinha dorsal da frota na rede da Lufthansa Regional é um privilégio indiscutível. Também entendemos este contrato como mais uma declaração de confiança em nossa família de E-Jets, dado que cada parceiro da Lufthansa fez sua própria seleção com

Nova etapa da investigação vai custar R$ 25 mi

Escritório francês afirma que trabalhos serão decisivos; buscas no Atlântico rastrearão caixapreta e destroços Gabriel Brust ,  ESPECIAL PARA O ESTADO, PARIS   Os responsáveis pela investigação francesa afirmam que a terceira etapa de buscas do Airbus A330, que custará cerca de 10 milhões (R$ 25,47 milhões) e começará em fevereiro, será decisiva para avançar nas investigações da tragédia do voo 447 (Rio-Paris). "Um acidente normal, que dispõe de registros da caixa-preta, pode demandar até dois anos de investigação. Neste, como não temos os registros, é ainda mais complicado", defendeu-se Alain Bouillard, chefe da investigação no escritório francês (BEA). As novas buscas nas águas do Atlântico não rastrearão apenas as caixas-pretas - para resgatálas, aliás, será preciso mobilizar sondas automáticas, pequenos robôs de mergulho especialmente planejados para esse trabalho. Caso elas não sejam encontradas, a carcaça do avião poderá ser útil para os investigadores. No entant

Cenipa pede norma e Anac ignora

FAB quer troca de sondas; agência diz que TAM já fez   O Estado de SP   A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) contrariou recomendação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e deixou de emitir norma obrigando os operadores de Airbus no País a substituírem os sensores de velocidade (tubos pitot) de seus aviões. A agência argumenta que a autoridade de aviação europeia (Easa, na sigla em inglês) já divulgou a diretriz e, portanto, uma norma com o mesmo teor seria inócua. Militares do Cenipa, no entanto, consideram-na importante na legislação aeronáutica brasileira. A Recomendação de Segurança Operacional (RSO) endereçada à Anac foi emitida em 13 de agosto deste ano. O texto chama a atenção para os "recorrentes" casos de "discrepâncias na indicação de velocidade nos modelos de aeronaves Airbus A330 e A340, enquanto voando em altitudes elevadas e dentro de condições meteorológicas adversas severas". E adverte que as investigaç

Relatório do BEA aponta 36 panes parecidas com Airbus desde 2003

Investigação do A330 apura 9 casos semelhantes com aviões vindos do Brasil; queda do Air France ainda é 'mistério' Bruno Tavares e Gabriel Brust ESPECIAL PARA O ESTADO DE SP, PARIS O segundo relatório sobre a tragédia do voo 447 da Air France, divulgado ontem pelo órgão francês de investigação de acidentes aeronáuticos (BEA), lançou novas suspeitas sobre a confiabilidade dos sensores de velocidade (sondas pitot) nos modelos A330 e A340 da Airbus. Entre 12 de novembro de 2003 e 7 de agosto deste ano, os peritos identificaram 36 incidentes - nove deles com aeronaves que faziam a rota entre o Brasil e a Europa ou Estados Unidos - provocados pela obstrução das sondas pitot por gelo. Todos os casos ocorreram em condições meteorológicas adversas e desencadearam "sintomas" idênticos aos registrados pelas mensagens automáticas (Acars) emitidas pelo voo 447 na noite de 31 de maio: medição incorreta da velocidade e desconexão do piloto automático. Das 36 ocorrências anal