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Após constatar desconforto de usuários, Anac estuda criar selo certificador para assentos de aviões

Mylena Fiori e Alex Rodrigues Repórteres da Agência Brasil Brasília - A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) quer implementar um selo que indique as dimensões das poltronas dos aviões comerciais. Concebida a partir de uma pesquisa sobre o espaço interno dos aviões, a ideia é criar, com base nos dados disponibilizados pelas próprias empresas, um quadro semelhante ao usado para indicar o nível de consumo energético de eletrodomésticos, informando as distâncias entre as fileiras. “Estamos pensando em colocar algo que possa ser facilmente identificável pelo usuário na hora dele comprar sua passagem. O selo é uma coisa simples para que as pessoas pesquisem seu significado”, explicou o superintendente de Segurança Operacional da Anac, Carlos Eduardo Pelegrino. Segundo ele, o selo será uma referência a mais para que os usuários possam avaliar a qualidade dos serviços. “A informação é importante porque, com base nela, na hora em que você vai comprar sua passagem você pode decidir [

Titânio russo faz Boeing voar

Parceria com consórcio americano investe na produção Jornal do Brasil A VSMPO-Avisma e a Boeing abriram na terça-feira passada a empresa conjunta Ural Boeing Manufacturing (UBM) com volume total de investimentos no valor de US$ 65 milhões. Essa produção conjunta foi criada há dois anos em condições paritárias (50% para cada parte), mas no momento do lançamento da produção a situação se alterou – a FAS permitiu que a parceira americana aumentasse o seu pacote na UBM e ficasse com o controle. Depois que a agência antimonopólio aprovou a compra dos 19,5% das ações com direito de voto, a participação da Boeing aumentará para 60,5%. “Com esforços conjuntos da Boeing, da VSMPO-Avisma e da Rostekhnologuii (detém 66% da VSMPO) foi criada uma aliança mutuamente vantajosa que será capaz de solucionar as mais complexas questões produtivas do século 21 com a utilização das mais modernas tecnologias e em nível dos padrões mundiais de qualidade” – conforme palavras do comunicado conjunto e

Aeroporto de Caracaraí será reinaugurado

Wenya Alecrim – Folha de  Boa Vista O Aeroporto de Caracaraí será reinaugurado no dia 31 de julho. As reformas começaram há mais de dois meses e estão em fase de acabamento da pintura. O aeroporto funcionará diariamente de forma alternativa ao Aeroporto Internacional de Boa Vista. A pista de 2.600 metros possui estrutura para o pouso de aeronaves de qualquer porte, tanto militar quanto comercial. A guarda e defesa do aeroporto estão a cargo da Base Aérea de Boa Vista, conforme explicou o comandante Waldir Lima. Segundo o comandante, o aeroporto ainda não possui rádio que permite comunicação terra/aeronave. No entanto, em breve será instalado um equipamento que permitirá monitorar as condições meteorológicas da cidade e da Capital. “Com isso, se houver algum problema na Capital, as aeronaves poderão pousar em Caracaraí, sem nenhum problema. Em casos de nevoeiro, ou outra situação, teremos o aeródromo pronto, ou até mesmo aeronaves pequenas de políticos”, disse o comandante. De

Voo 3054

Correio Braziliense A Força Aérea Brasileira (FAB) já enviou a minuta do relatório final das investigações sobre as causas do acidente com o Airbus A320 da Tam que saiu da pista e explodiu ao aterrissar em Congonhas, em 17 de julho de 2007, para a Organização Internacional de aviação Civil (Oaci), autoridade máxima da aviação comercial, ligada às Nações Unidas. O relatório faz 61 recomendações de segurança para a aviação brasileira.

Sem controle, TAM é advertida

Andrei Netto – O Estado de São Paulo A TAM foi advertida pelo Consulado do Brasil em Paris por negligência no momento do embarque nos aeroportos brasileiros. Mesmo tendo pago um total de 83 mil em multas por transportar passageiros com documentação insuficiente para ingressar na França, a companhia não se mostrava atenta às exigências da Direção de Polícia de Fronteiras francesa, afirma a cônsul do Brasil em Paris. "A TAM foi advertida porque era tão culpada quanto a polícia francesa. Eles não davam as explicações necessárias aos passageiros", justificou a embaixadora Maria Celina Rodrigues. Entre as insuficiências flagradas pela diplomacia brasileira estavam informações incompletas no site da companhia sobre os documentos exigidos pelo governo francês para permitir o ingresso no país. Procurada, a direção da TAM em Paris não pôde se pronunciar sem autorização da matriz em São Paulo.

Skank leva susto com porta de avião após show

Brasília – Jornal do Brasil O avião em que estavam os integrantes da banda Skank perdeu a porta, após decolar de Capelinha, em Minas Gerais, no domingo. O problema na aeronave da empresa Líder foi detectado pelo piloto logo após a decolagem, no fim da manhã. O grupo retornava para Belo Horizonte depois de ter feito um show no sábado. Segundo a assessoria de imprensa do Skank, estavam no avião, além dos 4 músicos, o empresário, um produtor e um segurança. Ninguém ficou ferido. A assessoria da Líder afirmou que o piloto retornou para a pista de decolagem assim que notou a pane no avião. O pouso e a decolagem foram feitos na pista de uma fazenda, já que o aeroporto de Capelinha está fechado para obras. Após o pouso de emergência, os integrantes do Skank foram para o município de Diamantina de carro.

Famílias acionarão Airbus nos EUA

Consultor americano que atuou no caso da TAM afirma que "projeto do jato é defeituoso" Marcelo Ambrosio – Jornal do Brasil Ainda que as causas do acidente com o A330 da Air France jamais venham ser realmente conhecidas, para as famílias das vítimas os caminhos para minorar a dor das perdas que sofreram estão abertos. Isso porque para o direito, em qualquer país, não há distinção sobre o motivo do desastre quando o que conta realmente é a morte de quem era transportado. Um dos maiores estrategistas do mundo nesse tipo de processo judicial esteve ontem no Rio para discutir com parentes de vítimas do voo AF447 e deixou claro esse recado: não importam as causas, o fabricante tem o ônus. O mexicano George Hatcher integra a equipe de um escritório de advocacia (Masry & Vittoe), cuja expertise mundial é a de arrancar de empresas de transporte somas altíssimas, a maioria das vezes, em acordos judiciais, como indenização por danos morais. Hatcher costuma fazer extensas inv

Alestis fornecerá peças para família Phenom

Grupo espanhol, controlador da SK10, fecha contrato de US$ 450 milhões para atender Embraer VIRGÍNIA SILVEIRA, para o Valor, de São José dos Campos O grupo espanhol Alestis Aerospace assinou um contrato de US$ 450 milhões com a Embraer para o fornecimento de peças e componentes, em material composto, dos jatos Phenom 100 e Phenom 300, por um período de 10 anos. Segundo o ministro de Inovação, Ciência e Empresa do governo da região de Andaluzia, que detém uma participação de 25% no capital da Alestis, Martín Soler Márquez, as primeiras entregas de peças para a Embraer começam em outubro. "A parceria com a Embraer consolida o grupo Alestis como fornecedor aeronáutico de primeiro nível, além de reforçar sua posição no mercado internacional e reduzir os riscos ao diversificar sua carteira de clientes". A SK10, controlada pelo grupo espanhol, tornou-se uma parceira de risco da Embraer no programa Phenom, mas a empresa brasileira também tem entre seu

Aeronáutica confirma que destroços em Ubatuba são de helicóptero

Hélcio Consolino, TAUBATÉ – O Estado de São Paulo O Comando de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer) confirmou ontem que os destroços no sertão da Quina, em Ubatuba (litoral norte paulista) são do helicóptero desaparecido do presidente da Avibras, João Verdi de Carvalho Leite, e da mulher, Sônia Verdi. A aeronave pilotada pelo empresário, de 72 anos, estava desaparecida desde 23 de janeiro de 2008, quando o casal decolou da residência de Angra do Reis (RJ) com destino a São José dos Campos, onde morava. As investigações sobre o caso foram retomadas na terça-feira, depois que um mateiro de Ubatuba encontrou evidências do acidente. Com apoio de moradores e da Polícia Militar, uma equipe da Aeronáutica conseguiu confirmar as suspeitas e dormiu no local na última madrugada. Depois de 30 horas em mata fechada, os primeiros homens retornaram na manhã de ontem com parte das ossadas e documentos, além do manche do helicóptero. O tenente do Comando de Operações Especiais da Políci

MP pede suspensão das obras em Guarulhos

Acusação diz que os estudos utilizados no pedido de licenciamento ambiental do terminal contêm “falhas e vícios insanáveis” BRUNO TAVARES e FAUSTO MACEDO – O Estado de São Paulo O Ministério Público Estadual (MPE) e o Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo ingressaram na Justiça com ação civil pública pedindo a suspensão imediata das obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. A acusação sustenta que os estudos utilizados no pedido de licenciamento ambiental do terminal, o maior do País, contêm "falhas e vícios insanáveis". Procurada, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que não teria ontem como se manifestar sobre o assunto, por causa do horário. A ação resulta de inquérito civil aberto em 2008 pela Promotoria do Meio Ambiente de Guarulhos. O laudo assinado pelo geógrafo Denis Dorighello Tomás diz que o "o processo de aprovação do EIARima apresenta-se confuso, devido ao fato de não

Engenheiro assumirá estatal

Evandro Éboli – O Globo Brasília. O Palácio do Planalto aprovou ontem o nome do engenheiro Murilo Marques Barboza para assumir a presidência da Infraero. Ele substituirá o brigadeiro Cleonilson Nicácio Silva, que retornará ao Comando da Aeronáutica. Barboza é chefe de gabinete do ministro da Defesa, Nelson Jobim, e está lotado na pasta desde o início do governo Lula. Ele foi assessor especial do ex-ministro José Viegas. Murilo Barboza tem 52 anos, é engenheiro eletricista e, no governo Fernando Henrique, trabalhou no Palácio do Planalto na área de telecomunicações. A substituição ocorrerá em agosto. Barboza, que foi escolhido por Jobim, tem bom trânsito no setor militar. Ele já foi condecorado com 13 medalhas das três Forças. Na estatal, Barboza dará continuidade ao trabalho de Nicácio, provável futuro comandante da Aeronáutica. O brigadeiro, ao decidir por uma faxina na Infraero e ter exonerado quem pouco trabalhava, apareceu como responsável pela demissão de parentes de exp

Fundos de pensão querem aeroportos

Investimentos seriam feitos por meio da Invepar, empresa de infraestrutura das fundações Bruno Rosa – O Globo Apesar da indefinição quanto à privatização dos aeroportos, os fundos de pensão já mostram interesse no segmento do setor aéreo. A Invepar, empresa de infraestrutura das principais fundações do país, aguarda uma definição sobre a privatização para iniciar os investimentos. Enquanto isso, a empresa - que deve faturar R$624,6 milhões este ano -, vai aplicar mais de R$446 milhões na economia este ano, seja na expansão do Metrô no Rio de Janeiro ou em melhorias de rodovias. - Infraestrutura é uma oportunidade. Com um bom marco regulatório, há um potencial muito grande. Podemos investir em aeroportos. Temos interesse, mas temos que aguardar - disse Joilson Ferreira, diretor de Participações da Previ, maior fundo de pensão do país, dona de 50% das ações da Invepar. A companhia, cujo faturamento deve aumentar 263,99% este ano, passará por uma reestruturação acionária. A Prev

Privatização do Galeão perde o prazo para a Copa no Brasil

Prazo para definir concessão, custo eleitoral e resistência da Infraero adiam projeto Geralda Doca – O Globo Mesmo com o apelo da Copa do Mundo de 2014 e a militância do governador do Rio, Sérgio Cabral, o Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) deverá continuar nas mãos da Infraero. Apesar do discurso oficial, fontes do governo já admitem que dificilmente tanto o Galeão quanto Viracopos (Campinas) serão privatizados na gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O principal entrave é a falta de tempo para fechar o modelo de concessão diante do calendário eleitoral em 2010. A modelagem teria de estar pronta ao menos seis meses antes do lançamento do edital para atender às exigências do Tribunal de Contas da União (TCU). Até agora, afirmou um técnico, nada avançou nesse sentido. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ainda está fechando uma regra geral aplicável a todos os aeroportos que venham a integrar a lista de privatizáveis. Previsto para ser apreciado pelo Co

Avião atrasa e passageiro é preso pela PF

ANDREZZA TRAJANO – Folha de Boa Vista Com apenas dois voos diários partindo de Boa Vista em direção a outras cidades brasileiras, o roraimense tornou-se refém das duas únicas companhias aéreas que operam no Estado. E é neste período de férias escolares que os problemas se agravam ainda mais. São rotas alteradas para acomodar as necessidades das empresas em detrimento ao interesse dos passageiros, além de preços exorbitantes das passagens aéreas. Um exemplo do tratamento que é dispensado à população local foi registrado na madrugada de ontem. Segundo passageiros que estavam no voo Gol 1783, o atraso de duas horas na partida do Boeing foi o suficiente para gerar tumulto. Uma pessoa foi presa por agentes da Polícia Federal (PF), por discordar da alteração de seu itinerário. A aeronave deveria sair de Boa Vista às 2h15, mas só partiu às 4h10. A rota prevê escala em Manaus (AM) e tem Brasília como destino final, segundo nota enviada pela Gol à Redação. De acordo com a jornalista S

Medo ronda o aeroporto

Funcionários de lojas em Confins reclamam que patrões não permitem uso de máscaras no atendimento a estrangeiros, porque temem espantar clientes Luciane Evans – Estado de Minas Funcionárias de cooperativa de táxi no terminal aéreo tiveram autorização para usar as máscaras de proteção, ao contrário das atendentes de outras empresas. Abrir todas as janelas do carro, prender a respiração, lavar as mãos sempre que puder e contar com a sorte. Essas são as medidas tomadas por funcionários de empresas instaladas no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH, para não serem contaminados pelo influenza A (H1N1), que já matou mais de 430 pessoas no mundo. O grande fluxo de pessoas de países com índices de contaminação elevados, que desembarca diariamente no aeroporto, causa temor a esses trabalhadores, que, por decisão das empresas, não podem usar máscaras, o que pode deixá-los expostos ao vírus. Ontem, dia em que centenas de torcedores do Estudiantes de La Plata

SK10 inaugura segunda unidade no país para atender a Embraer

VIRGÍNIA SILVEIRa, para o Valor, de São José dos Campos A SK10, do grupo espanhol Alestis Aerospace, inaugura hoje, em São José dos Campos, a segunda unidade da empresa no Brasil e as únicas da companhia fora da Espanha. Na primeira, inaugurada em outubro de 2007, o grupo espanhol investiu US$ 50 milhões e contratou 150 funcionários para a montagem de estruturas metálicas da fuselagem dos jatos da família Embraer 170/190. A nova unidade, localizada ao lado da fábrica principal da Embraer, produzirá peças e componentes estruturais em material composto, utilizando principalmente fibra de carbono e fibra de vidro. O grupo Alestis é 70% controlado pelo governo de Andaluzia, na Espanha, e o restante é dos bancos Cajasol, Unicaja e o Banco Europeu de Finanças (BEF). A empresa não revelou o valor do investimento, mas segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de São José dos Campos, José de Mello Correa, a expansão das instalações já teve como resultado a contrata

Aéreas pedem mais crédito e alívio fiscal

Empresas aprovam aumento para 49% no limite de participação do capital estrangeiro no setor Daniel Rittner, de Brasília – Valor Governo, parlamentares e empresas aéreas demonstraram ontem consenso sobre o aumento do limite, de 20% para 49%, de capital estrangeiro no setor. Mas as companhias pedem que esse aumento seja acompanhado de outras medidas, como facilitação do crédito para a compra de aeronaves e desoneração de tributos. O Ministério da Defesa informou que não há estudos em andamento para dar alívio fiscal, em âmbito federal, às empresas. Na semana passada, o Conselho de Aviação Civil (Conac) deu sinal verde para o envio ao Congresso de um projeto de lei elevando o teto de participação estrangeira no capital votante das aéreas. O projeto também muda o regime de outorga pelo qual elas exploram o serviço de transporte regular de passageiros. "Somos totalmente favoráveis à ampliação", afirmou o diretor de relações institucionais da Gol, Alberto Fajerman. Outros

Queda de avião mata 168 no Irã

Tupolev que ia para a Armênia cai após decolar; testemunhas dizem que ele estava em chamas AP E REUTERS Um avião Tupolev-154, de fabricação russa, caiu ontem no Irã 15 minutos após a decolagem e se desintegrou com o impacto, matando todas as 168 pessoas a bordo. Testemunhas disseram que a parte traseira da aeronave estava pegando fogo no momento do desastre. Veja especial com cronologia dos piores acidentes aéreos do mundo O Tupolev da companhia aérea iraniana Caspian Airlines, decolou do aeroporto internacional de Teerã às 11h30 (4 horas em Brasília) com destino a Erivan, capital da Armênia. Após 15 minutos no ar, o avião caiu próximo da cidade de Qazvin, a cerca de 130 quilômetros de Teerã. "Vi o avião caindo com o nariz para baixo. Ele bateu no solo, causando uma grande explosão. O impacto fez o chão tremer, como um terremoto. Em seguida, vi peças do avião por toda a parte", disse o operário Ali Akbar Hashemi. Autoridades estão investigando as causas do acident

Governo pode reduzir taxas para a aviação

Os impostos e taxas representam hoje 40% do custo das passagens Tânia Monteiro – O Estado de São Paulo O governo quer fazer uma revisão nas onze tarifas que incidem sobre as passagens aéreas para tentar unificá-las e, possivelmente, reduzi-las, o que poderia levar a uma diminuição do preço da passagem de avião para o consumidor. O estudo foi determinado pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, que considera exagerada essa variedade de tributos. De acordo com as companhias aéreas, em média, 40% do custo de uma passagem representa o pagamento de taxas aeroportuárias e impostos. Jobim disse que tem pressa em finalizar o estudo, mas não fixou prazos. O dinheiro arrecadado com as onze tarifas hoje incidentes no custo das passagens aéreas é distribuído entre a Infraero, que administra os aeroportos, o Comando da Aeronáutica, que recebe recursos para o Fundo Aeronáutico e Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), a Secretaria de Finanças da Aeronáutica e o Tesouro Nacional. Some

PF testa avião sem piloto para fronteira

Dotado de câmeras, Vant vai vigiar divisas na região de Foz do Iguaçu Vannildo Mendes e Evandro Fadel – O Estado de São Paulo A Polícia Federal iniciou nesta semana os testes com um veículo Aéreo não tripulado (Vant) dotado de câmeras para a vigilância da fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina, na região de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Com autonomia de voo para 20 horas e mais de 10 metros de envergadura, o equipamento é controlado remotamente por terra e deverá auxiliar nos trabalhos de repressão a atos ilícitos ao longo da faixa de fronteira. Segundo a PF, este é o primeiro aparelho de uma série de três a serem adquiridos pela corporação, a primeira polícia do mundo a operá-lo. O equipamento, de fabricação israelense, já é utilizado em escala militar em algumas regiões do mundo. Com binóculos de visão noturna, será operado durante o período de testes, que não tem prazo para terminar, em uma base montada no município de São Miguel do Iguaçu. Em uma nota, a PF a