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Pressionada, Airbus sai para o contra-ataque e defende jato

Marcelo Ambrosio – Jornal do Brasil Uma das maiores feiras de aviação comercial no mundo, o Salão Aeronáutico de Le Bourget começa na semana que vem em Paris já com o salgadinho dos coquetéis com um gosto amargo. Será impossível tanto para executivos quanto para visitantes evitar falar do desastre com o A330, dos problemas com os sensores da aeronave, das dúvidas em torno da responsabilidade tanto do fabricante quanto da dona do avião. Para a Airbus, a tragédia não poderia ter ocorrido em hora pior, já que o consórcio europeu trava uma disputa ferrenha com os americanos da Boeing em torno da encomenda de um bom número de aeronaves pela companhia irlandesa de baixo custo (Budget carrier) Ryanair. O anúncio final é esperado para o salão e o noticiário do desastre, com sucessivas revelações que atingem a confiabilidade dos produtos da Airbus, levaram o consórcio a uma reação. Ontem, Thomas Enders e Fabrice Bérgier, respectivamente presidente e vice da Airbus, quebraram o silêncio ma

Manutenção na TAM

Valor A TAM fechou contrato para fazer a manutenção programada de seis aviões do grupo chileno Lan em seu centro localizado em São Carlos. Quatro aeronaves Airbus A319 e duas do modelo A320 vão passar por etapas de manutenção pesada, os chamados checks C e D. A companhia aérea, que já tem autorização para fazer manutenção em parte dos modelos da Airbus, nos Fokker 100 e em componentes de alguns jatos da Boeing, disse também que está em processo de certificação para realizar serviços de manutenção em qualquer avião que tenha matrícula americana.  

Embraer amplia venda dos jatos 190 e 175 para Europa e Japão

Vírginia Silveira, para o Valor, de São José dos Campos A KLM Cityhopper, subsidiária integral da KLM Royal Dutch Airlines, fechou a compra de mais sete jatos do modelo 190 da Embraer. O valor do contrato não foi divulgado, mas o preço de lista da aeronave, segundo a fabricante, gira em torno de US$ 38 milhões. O contrato da Embraer com a companhia holandesa, que opera a maior parte das rotas europeias da malha aérea da KLM, prevê ainda 11 opções de compra de jatos da empresa brasileira. As entregas do novo pedido, anunciado ontem, estão programadas para começar no primeiro semestre de 2010. A KLM Cityhopper já opera quatro jatos 190 da Embraer nas rotas regionais da Europa e, até o fim do ano, terá incorporado mais dez jatos do modelo em substituição aos atuais 15 Fokker 100 da sua frota. Todos os jatos 190 estão configurados para transportar 100 passageiros. A Embraer também anunciou ontem a venda de um terceiro jato à Fuji Dream Airlines, do modelo 175. O contrato original c

Airbus e Boeing tentam salvar encomendas

No maior evento do mundial do setor, concorrentes deixam de lado a corrida por novos contratos Daniel Michaels, The Wall Street Journal, de Paris A Airbus e a Boeing estão dando uma parada na competição por novos contratos de jatos para se concentrar numa questão mais urgente: salvar os pedidos de compra já recebidos e agora ameaçados pela crise econômica. Os dois fabricantes de aviões normalmente usam o Paris Air Show, aberto esta semana, para promover novas vendas. Mas as empresas aéreas, que enfrentam a queda na demanda dos passageiros e problemas nos financiamentos das aquisições, estão fazendo poucos novos pedidos e pressionando a Boeing e a Airbus a adiar ou cancelar ordens feitas há alguns anos. As duas rivais lutam para manter a produção constante e evitar grandes oscilações, que são custosas, dificultam o planejamento e podem levar a corte de empregos. "A prioridade é garantir os pedidos que temos e transformá-los em entregas", disse o diretor-presidente da

Cumbica é o mais ameaçado por balões

Artefato é capaz de causar danos graves aos motores dos aviões Marcela Spinosa e Marici Capitelli – O Estado de São Paulo O Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, por onde circularam mais de 20 milhões de pessoas no ano passado, é líder no ranking de ocorrências com balões entre os seis principais aeroportos do País. Dados da Infraero, disponíveis no site do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), apontam que, entre 2005 e 2008, 323 balões foram vistos e recolhidos naquele aeroporto. Até maio deste ano, 15 caíram dentro de Cumbica, de um total de 39 avistados nas imediações. Em segundo vem o Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio, que registrou nos últimos quatro anos 131 ocorrências dessa natureza. Os perigos de incêndio e colisão com aeronaves aumentam nesta época por causa das festas juninas. Embora seja crime, estão na ativa cerca de 5 mil equipes de baloeiros em São Paulo, além de pessoas que atuam sozinhas, segundo integrante

Jato russo, rival da Embraer, faz seu primeiro voo

Superjet 100 é o primeiro avião civil da Rússia desde o fim da URSS Reuters A fabricante russa de aviões Sukhoi lançou o primeiro avião comercial do país desde a queda da União Soviética, em meio à retração da indústria Aeronáutica mundial. A empresa ainda anunciou, na feira Paris Air Show, a venda de 30 aviões civis Superjet 100, no valor de US$ 1 bilhão, à húngara Malev. O Superjet 100 concorre diretamente com os aviões da família de E-Jets da Embraer, que tem jatos de 70 a 118 lugares. O diretor-geral da Sukhoi, Mikhail Pogosyan, disse que espera receber mais 150 encomendas firmes até dezembro, um aumento considerável em comparação com os menos de cem estimados para até o fim do ano. "Quando fizemos as previsões, tínhamos em mente a crise financeira. Agora, é muito importante elevarmos a cadência de produção para o começo do processo de recuperação do mercado", disse ele, acrescentando que espera que o avião venda bem durante os próximos 15 anos. O jato decol

Avião faz pouso forçado e fecha pista do aeroporto de Brasília

Portal Terra DA REDAÇÃO - Um avião de pequeno porte com seis pessoas a bordo fez um pouso forçado na pista dois do aeroporto de Brasília às 17h35 desta segunda-feira. Segundo a Infraero, ninguém ficou ferido, mas a pista ficou fechada até as 18h26 para pousos e decolagens. De acordo com a estatal que administra os aeroportos brasileiros, o trem de pouso da frente da aeronave apresentou problemas e forçou o pouso. O avião particular havia decolado da cidade de Santana dos Brejos, no interior da Bahia. A Infraero não soube informar se o destino da aeronave era a capital federal.  

Aeroporto de Maricá

O Globo A prefeitura de Maricá apresentou ontem ao secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, um projeto de recuperação e ampliação do aeroporto da cidade, próxima ao Comperj e de frente para a maior reserva de petróleo e gás do país, o campo de Tupi. O terminal hoje abriga apenas uma escola para formação de pilotos e uma empresa de manutenção de aviões. A ideia da prefeitura é dotar o aeroporto de infraestrutura para atender às operações logísticas da Petrobras.  

Air France já trocou todos os pitots

O Globo A Air France já concluiu a troca de todos os sensores pitot, que medem a velocidade da aeronave, de seus aviões Airbus A330 e A340, por modelos de nova geração. A informação foi dada à agência de notícias France Presse por Erick Derivr y, porta-voz do sindicato francês SNPL. A troca ocorre após a tragédia com o voo 447 — que caiu há 16 dias —, mas pelo menos 20 dias antes do previsto. A frota da Air France conta com 15 A330 e 19 A340. Pilotos ameaçavam não voar sem que os sensores fossem trocados. A France Presse também noticiou ontem que a Air France receberá 67,4 milhões (cerca de R$ 181 milhões) de euros das companhias de seguro pela perda do Airbus A330. A informação foi dada à agência por uma porta-voz da Axa Corporate Solutions. Em Paris, durante encontro com autoridades da França, o ministro da Justiça, Nelson Jobim, afirmou que o acidente “não abalou absolutamente em nada” a confiança do Brasil na competência dos fabricantes franceses. O ministro visita hoje a P

O Airbus que conseguiu vencer a tempestade

Em 2008, avião da TAM saiu de uma nuvem de gelo sem tampa dianteira Marcelo Ambrosio – Jornal do Brasil Os recentes incidentes com as aeronaves Airbus, cuja filosofia de pilotagem primária pelo computador tem sido questionada – e com certa razão, dadas as circunstâncias – depois do desastre com o A330 da Air France e do registro de diversos episódios de pousos forçados ao longo da semana passada, ao redor do mundo, já tiveram precedentes em que o desfecho final não foi tão trágico quanto o do voo AF447 da Air France. Em um caso registrado em fevereiro do ano passado, as imagens traduzem a dimensão da emergência que essa tripulação enfrentou, em uma rota doméstica, a uma altitude muito inferior à que estava o AF447. O episódio chama a atenção porque também reforça o fato de que acidentes aeronáuticos acontecem por uma combinação de fatores, nunca por uma única causa e que mesmo em condições muito adversas as aeronaves ainda tem condição de completar o percurso ou realizar um pouso

Airbus faz pouso de emergência na Espanha após problema no motor

EFE Las Palmas de Gran Canaria (Espanha), 10 jun (EFE).- Um Airbus da companhia Iberworld teve que fazer uma aterrissagem de emergência no aeroporto de Grand Canária, na Espanha, após um problema no motor dez minutos depois de decolar rumo à Noruega. Fontes do aeroporto disseram à Agência Efe que a aterrissagem de emergência do aparelho, um Airbus-320, aconteceu sem problemas. Os passageiros desembarcaram do avião e irão novamente para Oslo em outra aeronave fretada pela companhia.  

Avião alemão sofre turbulências na região do acidente do Airbus

EFE Em Berlim Um avião da companhia alemã Lufthansa sofreu fortes turbulências - deixando até mesmo um ferido entre seus passageiros - ao sobrevoar a mesma região onde aconteceu o acidente do aparelho da Air France no qual morreram 228 pessoas. A revista alemã "Stern" revela em sua próxima edição que um Boeing 747-400 que cobria a linha entre São Paulo e Frankfurt sofreu fortes turbulências a três horas do litoral brasileiro, 48 horas antes do acidente do aparelho francês. A própria Lufthansa confirma na revista que um passageiro ficou ferido ao ser jogado contra o teto do avião quando este sofreu uma forte turbulência. As turbulências foram tão fortes que carrinhos com bebidas e alimentos e parte da bagagem de mão caíram nos corredores do avião, enquanto outros objetos voaram pela cabine. Vários passageiros que não estavam com o cinto de segurança foram atirados contra o teto do aparelho e um deles sofreu um corte que foi tratado no próprio avião para evitar um

Submarino nuclear francês se incorpora a busca por caixas-pretas

Paris, 10 jun (EFE).- O submarino nuclear francês "Emeraude" se incorpora hoje aos trabalhos de busca das caixas-pretas do avião da Air France que caiu no Atlântico no último dia 31 quando cobria o trajeto entre Rio de Janeiro e Paris. O porta-voz do Estado-Maior do Exército francês, Christophe Prazuck, indicou hoje que o "Emeraude" chegou à região dos destroços do avião, e que inicialmente vai a se concentrar em uma área de 20 milhas náuticas quadradas (36 quilômetros quadrados). Segundo o programa previsto, a cada dia realizará uma investigação em uma área diferente para tentar encontrar as caixas-pretas, que emitem sinais durante um período de um mês que podem ser detectados a uma distância de um quilômetro. Prazuck explicou que esta tarde também deve chegar à região das buscas o navio francês "Mistral", especializado em missões anfíbias. O envio do submarino nuclear francês foi decidido por sua capacidade para escutar sinais no fundo do mar.

CAE debate limites a capital estrangeiro em companhias aéreas

Jornal do Senado Três projetos de lei que buscam suprimir ou alterar as limitações atualmente existentes à participação de estrangeiros no capital das empresas aéreas nacionais podem ser analisados hoje pela Comissão de Assuntos Econômicos. O PLS 184/04, do ex-senador Paulo Octávio, permite elevar de 20% – o teto vigente – para 49% a parcela do capital que pode pertencer a estrangeiros. Já o PLS 258/06, de Valdir Raupp (PMDB-RO), e o PLS 259/06, de Tião Viana (PT-AC) abrem caminho para que empresas de capital exclusivamente externo possam se estabelecer no país. Os projetos passaram a tramitar em conjunto em decorrência de requerimento do falecido senador Jefferson Péres, aprovado em 2007. As propostas de Raupp e Tião Viana também preveem a quebra da reserva dos serviços aéreos domésticos – as rotas dentro do próprio país –, que atualmente favorece empresas nacionais. Raupp defende a autorização para o transporte de passageiros entre escalas feitas em território brasileiro nos

Airbus de Lula na revisão

Jornal do Commércio SÃO PAULO – O avião utilizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em suas viagens internacionais, modelo Airbus 319 – conhecido como Aerolula –, está em manutenção no centro tecnológico da companhia TAM, em São Carlos (SP). Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave deve passar por uma adaptação no sistema de controle de velocidade em condições de gelo para a melhoria de eficiência do equipamento. O procedimento segue orientação do fabricante, o mesmo do A330 que caiu no Oceano Atlântico, e estava programado desde abril. A Força Aérea Brasileira não soube informar até quando o avião presidencial ficará em manutenção. Segundo a Aeronáutica, não há relação com o acidente ocorrido recentemente com o Airbus A-330 da Air France. Em março, o Aerolula não chegou a levantar voo em Nova Iorque para trazer o presidente Lula de volta ao País. Com um defeito na porta, o avião não conseguiu decolar dos EUA. Segundo informou à época o Palácio Planalto, o a