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Transporte aéreo cai 14% no País em outubro

A Gol Linhas Aéreas informou que houve uma redução no tráfego de passageiros nos vôos domésticos de 14% em outubro, na comparação com o mesmo mês de 2007. Nos vôos internacionais, a queda foi de 33%. Os dados são preliminares. A taxa de ocupação nos vôos domésticos ficou em 57,2%, representando redução de 13,3 pontos percentuais na comparação com outubro de 2007, que teve taxa de ocupação de 70,5%.

Ampliação de pistas de Congonhas prevê remover 2.000 casas

Projeto foi encaminhado pela prefeitura e pelo governo do Estado ao Ministério da Defesa, mas não há prazo para desapropriação ocorrer Cabe ao governo federal a execução das obras no aeroporto; gastos com retirada de imóveis foi estimado em R$ 400 mi BRUNO RIBEIRO Um projeto da Prefeitura de São Paulo e do governo do Estado prevê a desapropriação de cerca de 2.000 imóveis no entorno de Congonhas para a ampliação das duas pistas do aeroporto, na zona sul da cidade. A proposta foi encaminhada ao Ministério da Defesa e estima os gastos com a desapropriação em R$ 400 milhões. Não há prazo para que a retirada dos moradores ocorra. Segundo a prefeitura, trata-se apenas de uma proposta levada ao ministério, que irá analisá-la sem um comprometimento com datas para resposta. Cabe ao governo federal a execução de obras no aeroporto. De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, uma área de até 500 m em frente à cabeceira da pista dará lugar à ampliação das faixas e a uma área de escape.

Viação e Transportes aprova gradação de tarifa aérea

A Comissão de Viação e Transportes aprovou o Projeto de Lei 3421/08, de autoria da CPI do Apagão Aéreo do Senado, que autoriza a gradação das tarifas aeroportuárias e aeronáuticas conforme o grau de saturação, a época do ano e o horário de utilização dos serviços. O projeto será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário. A comissão rejeitou, no entanto, a extinção do Adicional de Tarifa Aeroportuária também proposta no projeto. A comissão acolheu parecer do relator da proposta, deputado Carlos Zarattini (PT-SP). Ele defendeu a continuidade do adicional, que é investido em infra-estrutura e melhorias no sistema aeroportuário e de controle do tráfego. Trata-se de um percentual de 50% incidente sobre os valores das tarifas aeroportuárias e sobre os valores das tarifas relativas ao uso dos auxílios à navegação aérea e das telecomunicações. Segundo dados da Aeronáutica, o adicional corresponde a 1,7% dos en

Sem a Varig, Sata começa a demitir

Companhia aérea representava metade do faturamento da empresa Alberto Komatsu , RIO A empresa que já teve a hegemonia dos serviços aeroportuários no País, a Sata, iniciou a demissão de 2 mil funcionários, ou cerca de 60% da sua folha de pagamento, de acordo com o Sindicato Nacional dos Aeroviários. Segundo dois trabalhadores demitidos, o motivo foi a perda de seu maior cliente, a Varig, que respondia por pelo menos 50% do faturamento. A Varig e a Fundação Ruben Berta, controladora da Sata, foram procuradas, mas não retornaram até o fechamento desta edição. "Fui incluído na lista (de cortes) depois de 29 anos de empresa. Vou entrar na Justiça porque a demissão é ilegal, sou diretor do sindicato", afirma o operador de reboque de aviões, Washington Luis de Sousa, enfatizando que o critério de cortes seria maior tempo de empresa. O auxiliar de rampa João Carlos Valentim está em situação parecida. "Sou do sindicato e também pretendo recorrer à Justiça", disse ele, há 13

Brasil e Índia são as apostas da BA

Apesar do cenário de dificuldade, companhia eleva número de vôos para Rio e SP. Vera Saavedra Durão, do Rio Índia e Brasil são as apostas de expansão da British Airways na atual crise financeira internacional, com ameaça de recessão, informou ao Valor o vice-presidente executivo da companhia para as Américas, Simon Talling-Smith. Segundo ele, em outros países onde atua a companhia tem optado por manter seus vôos, caso dos Estados Unidos. Mas, algumas rotas específicas já sofreram impacto, como a no Japão, onde a British cortou uma das duas freqüências diárias da rota Tóquio/ Londres. Talling-Smith chegou ontem ao Rio para inaugurar três vôos semanais do Aeroporto Tom Jobim para Londres e anunciar vôos diários de São Paulo para Buenos Aires. "O Brasil tem hoje a maior taxa de crescimento de toda a malha aérea da British, passando de 7 para 10 vôos, um aumento de 40%". Os planos da empresa para o país, cuja economia tem "uma tendência para cima", é de crescimento gra

STJ define foro de ação contra Varig

Zínia Baeta , de São Paulo O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, pela primeira vez, que cabe à Justiça do Trabalho julgar um processo de uma ex-funcionária da antiga Varig que pede no Judiciário o pagamento de verbas trabalhistas - como salário, férias e FGTS - ao grupo econômico do qual faz parte a companhia aérea Gol. Até então, em conflitos de competência similares, o STJ vinha entendendo que esses casos deveriam ser remetidos à Justiça estadual - no caso, a 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, responsável pela recuperação judicial da velha Varig. Apesar de o STJ não entrar na discussão sobre a responsabilidade da Gol pelas dívidas trabalhistas da Varig, comprada por ela em 2007, a decisão é apontada como um importante precedente por advogados trabalhistas, pois o entendimento poderia, de alguma forma, influenciar o Supremo Tribunal Federal (STF), que também está para julgar um conflito de competência envolvendo uma ex-funcionária da antiga Varig. Em março de 2007, a Gol c

Novo aeroporto em Brasília

Os estudos de viabilidade, que deverão ser concluídos em seis meses, definem um terminal exclusivo para escoamento de cargas. O local escolhido é Planaltina Da Redação Planaltina, região administrativa do Distrito Federal, pode ganhar um aeroporto internacional e a área, onde ele possivelmente será construído, tem um nome sugestivo: Santos Dumont. A idéia é que o local seja um aeroporto industrial, usado por aviões de carga no transporte de mercadorias. Em até seis meses deve estar pronto um estudo de viabilidade do local. A intenção da empresa que fará a pesquisa e será a responsável pelo empreendimento, a Newmark Knight Frank, é atrair R$ 1 bilhão de reais para o negócio. Ainda sem prazo para conclusão, a construção da pista de pousos e decolagens tem previsão para custar entre R$ 100 milhões e R$ 200 milhões, quatro vezes mais caro que o único aeroporto do tipo no Brasil, o de Cabo Frio, no Rio de Janeiro. A área ocupada por toda a estrutura aeroportuária e de logística seria de 1.8

Transporte aéreo na mira do BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) realizará, no próximo dia 5, uma chamada pública para orientar e identificar projetos futuros no setor de transporte aéreo. Trata-se de recursos para incrementar esse segmento econômico. Os pedidos não-reembolsáveis, a fundo perdido, serão recebidos até 24 de novembro, por empresas ou consórcios, no âmbito do Fundo de Estruturação de Projetos. A dotação total desse fundo é de R$ 50 milhões, recursos de uma linha específica do orçamento do BNDES. Segundo o chefe de departamento na área de Estruturação de Projetos, Cleverson Aroeira da Silva, os estudos técnicos deverão examinar a atual situação do transporte no Brasil. Essa avaliação inclui regulação, competitividade e infra-estrutura do setor para o curto, médio e longo prazos. O consórcio ou empresa selecionado nesta fase será convocado a apresentar projeto detalhado dos estudos técnicos. De acordo com Cleverson, a iniciativa faz parte de uma série de medidas tomadas pelo

EADS assumirá controle acionário da Helibras

A Eurocopter, pertencente ao consórcio europeu EADS (European Aeronautics Defence and Space), vai assumir o controle da Helibras, a fabricante de helicópteros brasileira instalada em Itajubá (MG). O pedido de compra de mais ações já seguiu para o CADE. A decisão faz parte de estratégia da Eurocopter, uma empresa com sede em Marselha, na França, de transferir as suas linhas de produção “concentradas na Europa” para os países emergentes, com custo de produção mais baixo. Antes da decisão de aumentar a sua participação, a Eurocopter era dona de 45% do capital votante da Helibras. O governo de Minas Gerais detém 16,04% das ações da empresa por meio da MGI Participações. O restante do capital está nas mãos do grupo brasileiro Bueninvest, que atua também em outros setores. Segundo informações de fontes, o Bueninvest decidiu ficar com 5% e vender o restante à Eurocopter. O grupo EADS não se pronunciou sobre o assunto. A Helibras é a única fabricante de helicópteros da América Latina. Hoje a e

Helibras assina contrato de venda de 4 helicópteros da família Esquilo com a Helisul Táxi Aéreo

Para complementar sua frota de serviço, a Helisul adquire 2 AS 350B2 e 2 EC 130B4 Empresa de táxi aéreo opera atualmente com 12 helicópteros da Helibras em diferentes estados do País A Helibras (Helicópteros do Brasil S/A) – única fabricante de helicópteros da América Latina e associada ao Grupo Eurocopter – assina nesta data contrato de venda com a Helisul Táxi Aéreo, uma das principais no setor de transporte aéreo do País. Com as novas aquisições, a Helisul passa a totalizar 30 aeronaves em sua frota, 53% delas da gama Helibras/Eurocopter. Os modelos AS 350 B2 serão operados em contratos já existentes da Helisul com órgãos governamentais, e os modelos EC 130B4 operarão no Rio de Janeiro em sobrevôos panorâmicos. A Helisul Táxi Aéreo, empresa brasileira fundada em 1972 com o objetivo de transportar passageiros para sobrevôo nas Cataratas do Iguaçu, expandiu rapidamente suas atividades devida à versatilidade do helicóptero, principalmente em um país como o Brasil, com grande extensão t

Boa notícia

Elio Gaspari O presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, salvou um gol contra dentro da pequena área. A partir de dezembro os 12 maiores aeroportos do país oferecerão conexões gratuitas com a internet pelo sistema Wi-Fi. Repetindo: gratuitas. Havia aerotecas da Infraero querendo que o acesso excluísse as salas de embarque. Seria o caso de alguém pesquisar o origem de$$$a idéia. Atualmente, uma empresa de serviços de conexão sem fio oferece a ligação em diversos aeroportos por R$25 para 24 horas e R$15 por duas horas. De uma lista de 220 aeroportos americanos, a maioria têm Wi-Fi grátis. Poucos cobram tarifas desse tamanho.

Congonhas e a Azul

Ancelmo Góis As novas regras em definição na Anac podem deixar a noviça Azul fora do Aeroporto de Congonhas nos seus primeiros três anos de vida. É que a empresa precisaria já estar voando há pelo menos seis meses para participar da primeira partilha de horários no aeroporto mais rentável do país.

Embraer entrega 48 aviões no trimestre

A Embraer entregou 48 aviões no terceiro trimestre, apenas um a mais que em igual período de 2007. Já a carteira de pedidos firmes cresceu 4,3% no período e totalizava US$ 21,6 bilhões. A empresa reafirmou sua estimativa de entregar entre 195 e 200 aviões em 2008, além de 10 a 15 jatos Phenom 100. No acumulado do ano, as entregas totalizaram 145 unidades, com crescimento de 34% em relação ao mesmo período de 2007.

Trip começa a voar em duas novas rotas

A Trip Linhas Aéreas, controlada pelos grupos Caprioli e Águia Branca, inicia no dia 12 duas novas rotas: Vitória-Salvador e Salvador-Natal. A companhia também inicia uma nova freqüência entre Natal e Fernando de Noronha. Atualmente, a Trip atende 65 cidades no Brasil, e a meta é atingir 70 até o final do ano. "Cerca de 50% dos municípios atendidos contam apenas com vôos da Trip", diz o presidente da empresa, José Mario Caprioli.

UNIÃO ANUNCIA CONSTRUÇÃO DO TERCEIRO AEROPORTO EM SÃO PAULO

Márcio de Morais Brasília - O governo federal anunciou um novo aeroporto na Região Metropolitana de São Paulo. Embora ainda não tenha local definido, o novo aeródromo está criado oficialmente pelo governo federal, com a publicação, na edição de sexta-feira do Diário Oficial da União, do despacho que inclui o projeto no Plano Nacional de Desestatização (PND). A idéia é que o terceiro aeroporto, que vai integrar o sistema aeroportuário paulistano e nacional, junto com Congonhas e Guarulhos (Cumbica), não se localize em uma cidade onde já haja um terminal de grande porte. Itapecerica da Serra, Franco da Rocha, Ferraz de Vasconcelos, Mogi das Cruzes e Jundiaí são alguns dos municípios que foram apontados recentemente como fortes candidatos a receber o empreendimento. A dimensão do negócio mexe com imaginário dos 39 municípios da grande São Paulo, que estão de olho nos investimentos para implantação do novo aeroporto, estimados inicialmente em mais de R$ 5 bilhões. Alguns prefeitos desses