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'É o que a gente merece'

Empresários se entusiasmam com a privatização Alberto Komatsu e Jacqueline Farid , RIO Pouco depois de o governo anunciar o plano de privatizar os aeroportos do Galeão (Rio) e de Viracopos (Campinas, SP), por volta das 18 horas de ontem, o Galeão estava às escuras. A consultora de marketing Ingrid Lins e Silva tentava embarcar e foi surpreendida. “É a primeira vez que vejo o Galeão sem luz, mas tem que levar no bom humor. Acho que o Galeão precisa de mais tráfego e uma política de melhorias, mas sou contra a privatização”, afirmou Ingrid, que estava na fila do check-in para Nova York, onde faria um ciclo de palestras. O ponto de partida para a definição do próximo modelo de gestão dos aeroportos administrados pela infraero já havia sido dado no início desta semana. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério da Defesa assinaram convênio para permitir que o banco contrate uma consultoria para a reestruturação do setor aéreo. Um dos principais pontos do

Erro humano e pane teriam derrubado avião

Fontes ligadas à investigação do acidente que matou 154 suspeitam de curto-circuito. Especialista culpa pilotos por ignorarem flaps Rodrigo Craveiro Aos poucos, os peritos começam a ter uma idéia do que levou o avião MD-82 da Spanair a se espatifar no solo, matando 154 pessoas em Madri, no último dia 20 de agosto. Uma análise das caixas-pretas indicou que os pilotos não acionaram os flaps durante a decolagem — a peça é fundamental para a estabilização da aeronave na subida. O gravador de dados de vôo mostrou que o avião se manteve em aceleração máxima por algum tempo após tocar a pista do Aeroporto Internacional de Barajas. Está descartada a hipótese de pane nos motores Pratt & Whitney JT8D: localizados na parte traseira do aparelho, eles funcionavam normalmente. Diretores da Boeing, empresa que adquiriu a McDonnell Douglas em 1997, se negaram a fazer comentários e entregaram o inquérito à Espanha. Fontes consultadas pelo Wall Street Journal acrescentaram, sob a condição de anonima

Infraero admite obra superfaturada

Numa decisão sem precedentes, a Infraero reconheceu que o superfaturamento nas obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Cumbica (Guarulhos) é maior do que o apontado pelas auditorias de Tribunal de Contas da União (TCU): deR$70,98 milhões, e não de R$ 62,13 milhões. A constatação levou o plenário do TCU a decidir anteontem pela retomada das obras, aprovando por unanimidade voto do ministro-relator Raimundo Carreiro, do TCU, Carreiro lembrou que a repactuação dos contratos com as empreiteiras reduzirá o preço da obra de R$ 296,5 milhões para R$ R$ 225,5 milhões. Em documento encaminhado ao TCU, a Infraero afirma que a diminuição do custo não implicará na redução de partes do projeto. No seu parecer, o ministro Carreiro elogia a decisão da Infraero. O aval do TCU põe fim a um enredo de suspeitas de desvios de recursos públicos, iniciado em 2004 quando foram assinados os contratos com o consórcio formado pelas empreiteiras Queiroz Galvão, Constran e Serveng. Desde então, as audito

Lula confirma privatização

Modelo de concessão ainda será definido pela União Da Redação – JB A concessão da gestão do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, Zona Norte da cidade, foi confirmada ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A informação foi divulgada pelo governador Sérgio Cabral, que está em Londres em missão política. Além do Galeão, no Rio de Janeiro, também será concessionado para o setor privado o Aeroporto de Viracopos, em Campinas. – O presidente me informou que se reuniu nesta semana com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e que nas próximas semanas o modelo da concessão será finalizado – declarou Cabral. O governador aproveitou para ressaltar que a medida resolverá um dos maiores entraves para a campanha pelos jogos de 2016 na cidade, que era a falta de infra-estrutura do aeroporto. – Para nós do Rio é uma notícia extraordinária, já que estamos em campanha para sediar as Olimpíadas de 2016. O Tom Jobim terá um novo destino para o bem do Rio e do Brasil. Ainda segun

Argentina planeja aliança com Embraer

O governo argentino espera concretizar, até o fim deste ano, uma aliança estratégica entre a fabricante de aviões Área Material Córdoba (AMC) e a brasileira Embraer para a produção conjunta de equipamentos para aviação civil e militar. Será o segundo passo de uma aproximação maior entre a Embraer e Argentina, que está sendo promovida pelos governos com as empresas há um ano e meio, em negociações conduzidas pelos ministros da Defesa do Brasil, Nelson Jobin, e da Argentina, Nilda Garré. Veja a matéria completa em http://www.noticiasmilitares.blogspot.com/

Pane deixa passageiros no prejuízo

Isaac Junior Mais de 150 passageiros foram impedidos de viajar no início da tarde de ontem com destino a Miami e muitos deles terão um feriado frustrado por causa de uma pane em uma das turbinas do vôo JJ 8076 da TAM. Todos deixariam Manaus por volta das 12h50, mas por conta do incidente tiveram de aguardar, em média, quatro horas na sala de espera do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, até que o problema fosse solucionado. Depois de muita confusão, por volta das 16h apenas alguns conseguiram embarcar numa outra aeronave da empresa, para São Paulo, de onde seriam colocados nas vagas de um outro vôo que sairia da capital paulista até Miami, ainda ontem. Pessoas que vieram de outros Estados do Nordeste e de Brasília foram encaminhadas a hotéis e só deixariam Manaus às 6h de hoje, depois que fosse feita a manutenção na aeronave. “Liguei para São Paulo e descobri que só havia 17 lugares. Os outros teriam de ficar em hotel. Não vou mais”, disse uma passageira que pediu para não ter o nom

Azul oferece à Embraer um assento na primeira classe

David Neeleman enxerga na Embraer bem mais do que uma fornecedora de aeronaves. O empresário norte-americano está tentando cooptar a indústria de São José dos Campos para o capital da Azul. Já teriam ocorrido três reuniões entre Neeleman e executivos da Embraer. A proposta envolve a venda gradativa de 15% das ações da companhia aérea ao longo dos próximos dois anos. A investida sobre a Embraer é mais um passo na estratégia de Neeleman de rechear o capital da Azul com investidores de pedigree, o que não deixa de ser uma forma de conferir mais credibilidade à empreitada. Já fazem parte deste vôo sócios do naipe de Julio Bozano, Armínio Fraga e Goldman Sachs. Mas por que cargas d'água a Embraer, que nunca se associou diretamente a companhias de aviação, faria um looping estratégico, aterrissando na Azul? David Neeleman acredita ter uma isca razoável na mão. O empresário tem planos de montar outras companhias de aviação regional na América Latina, especialmente na Argentina e em países

Aerolíneas pode ter jatos da Embraer

Empresa brasileira confirma conversas para venda de aviões na Argentina Alberto Komatsu , RIO Pela primeira vez desde que o governo argentino anunciou, no mês passado, que a Aerolíneas Argentinas quer reestruturar sua operação doméstica e na América do Sul com aviões da Embraer, a fabricante brasileira confirmou oficialmente as negociações. O vice-presidente de relações externas da Embraer, Henrique Rzezinski, disse ao Estado que as conversas foram oficialmente iniciadas em julho, mês em que o governo de Cristina Kirchner propôs a reestatização da Aerolíneas, controlada pelo grupo espanhol Marsans. A empresa, que era estatal até 1990, tem dívida estimada em US$ 900 milhões. “Existe interesse da Aerolíneas e da Embraer, mas as negociações são ainda bastante preliminares. Esperamos que ela avance no futuro”, comentou o executivo. Ele não se mostrou receoso de que a situação macroeconômica argentina inviabilize o negócio. “Isso não é impeditivo. Estamos negociando com a Aerolíneas como ne

Freio estava desativado

Um dos sistemas de freios do avião MD-82 da Spanair que caiu em 20 de agosto nos arredores de Madri, matando 154 pessoas e ferindo 19, estava desativado. O jornal El País divulgou que a falha não impedia a aeronave de voar. Fontes ligadas à própria Spanair afirmaram que o reverso do motor direito — sistema que inverte a expulsão de ar dos motores, contribuindo para a frenagem no pouso — tinha sido desativado por problemas técnicos. De acordo com o El País, o MD-82 pode realizar alguns vôos apenas com um reverso.

DELTA BUSCA REFORÇAR OS MERCADOS DO NORTE E NORDESTE DO BRASIL

Ludmilla Totinick Rio de Janeiro - Quem mora na região Norte, Nordeste e Centro-Oeste não vai precisar fazer escala ou conexão pelo Rio e São Paulo para chegar aos Estados Unidos. A partir de 20 de dezembro, a Delta vai oferecer o vôo nonstop triangular Manaus-Atlanta-Manaus. De acordo com vice-presidente da Delta para a América Latina, Christophe Didier, o vôo vai atender a demanda de pessoas que trabalham em 100 empresas da região com matriz no Japão e poderão usar a conexão de Atlanta direto para aquele país. "O ecoturismo também atrai muitos americanos, europeus, canadenses e asiáticos para a região. Há dois anos, a Delta insiste na licença para aumentar a freqüência de vôos, concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil e o Department of Transportation e a American Airlines (DOT) no fim de junho, num acordo bilateral entre os dois países. Tivemos o apoio dos governos locais", explicou Christophe Didier. "Estamos muito confiantes em relação ao Brasil, um país giga

Gol e Varig aumentam remuneração dos agentes de viagens

A Gol e a Varig elevaram a remuneração aos agentes de viagens para o período que vai de 28 de agosto a 30 de setembro. Continuam pagando comissão de 7% e 6%, para vôos nacionais e internacionais, mas elevaram a taxa de incentivo de 3% para 5%. A partir de novembro, porém, as duas empresas vão implantar um novo sistema para eliminar as comissões aos agentes de viagem, assim como a TAM fez em 2007. O passageiro é quem pagará comissão de 10% diretamente às agências.

BRA apresenta hoje nova proposta aos credores

Roberta Campassi O fundador e ex-presidente da BRA, Humberto Folegatti, deixará de ser acionista da companhia aérea, que está em recuperação judicial e não voa desde novembro de 2007. Seu irmão, Walter Folegatti, que já era sócio da empresa, vai se manter como acionista majoritário, com cerca de 58% das ações. A Brazilian Air Partners (BAP), união de sete fundos de investimentos, permanecerá com 42% da BRA. Com essa mudança societária, a BRA apresenta hoje uma nova proposta aos seus credores, na tentativa de que ela seja aprovada. Os planos apresentados anteriormente no processo de recuperação não foram aceitos e, há pouco mais de um mês, a companhia aérea cogitava pedir falência. A dívida da BRA soma cerca de R$ 220 milhões. Pela nova proposta, a BRA voltará a operar como companhia de vôos fretados, especialmente para pacotes turísticos. Duas aeronaves Boeing 737, alugadas, seriam usadas no início das operações. Segundo Thomaz Felsberg, advogado da BRA, a empresa pode voltar a operar

Azul quer herdar área da Vasp em aeroporto

Infraero toma espaços da empresa em SP e Rio; funcionários pedem que Justiça negocie permanência em Congonhas Vasp pode ter sua falência decretada por não cumprir plano para recuperação judicial; gestor diz que ação da Infraero não faz sentido MARINA GAZZONI COLABORAÇÃO PARA A FOLHA SP Sem cumprir as determinações do seu plano de recuperação judicial, a Vasp está prestes a ter a sua falência decretada. Os ativos mais cobiçados, áreas nobres nos aeroportos de Congonhas (SP) e de Santos Dumont (Rio), estão sendo retomados pela Infraero. Segundo a Folha apurou, quem deve ser beneficiada com os espaços da Vasp é a Azul Linhas Aéreas. Duas fontes do setor de aviação afirmaram que a Infraero já estaria negociando o espaço da Vasp no aeroporto Santos Dumont com a Azul. O fundador da empresa, David Neeleman, e o vice-presidente operacional, Miguel Dau, já foram conhecer as instalações da Vasp – um prédio e um hangar. Os espaços são considerados privilegiados, pois apenas duas companhias dispõe

Defeito obriga avião da Spanair a pousar

Menos de uma semana depois da tragédia com um MD-82 da companhia Spanair no aeroporto de Madri, um avião da mesma empresa e do mesmo modelo apresentou problemas técnicos na manhã de ontem, enquanto fazia a rota Barcelona-Lanzarote, na Espanha. “Quando foi detectado um pequeno problema, o comandante decidiu aterrissar, com total normalidade, no aeroporto de Málaga”, informou a Spanair. A companhia ressaltou que “é muito comum que, em qualquer vôo, por precaução, se atue dessa maneira para revisar o aparelho, de modo que esteja apto para voar”. Na última quarta-feira, 153 pessoas morreram no aeroporto de Madri depois que um Md-82 da Spanair não conseguiu ganhar altura na decolagem, caiu sobre a pista e se incendiou. Apesar dos dois acidentes em breve intervalo com o mesmo tipo de avião, a Spanair avisou que não pretende tirar o MD-82 de operação. Outras companhias aéreas, como American, Delta, Alitalia, Scandinavian e Allegiant Air operam o modelo, fabricado pela empresa americana McDonn

Dez pessoas morrem em queda de avião na Guatemala

CIDADE DA GUATEMALA - Um pequeno avião (Cessna Caravan) caiu ontem em um campo no leste da Guatemala matando 10 pessoas e deixando outro quatro feridos, segundo informou a polícia local. Oito passageiros morreram junto com o piloto e o co-piloto da aeronave, segundo o policial Luis Alberto Valey. O avião caiu a cerca de 100 km a leste da capital Cidade da Guatemala. Os quatro sobreviventes estão seriamente feridos e foram transportados de avião para um hospital na capital. As nacionalidades dos passageiros ainda não foram determinadas, mas acredita-se que sejam estrangeiros, disse Valey. Ele disse que o avião era operado pela empresa Aero Ruta Maya, uma companhia aérea local, contudo, ele não soube dizer qual era o modelo da aeronave.

Sindicato tinha indicado falhas no sistema de controle aéreo

BRASÍLIA - O relatório da auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) "lavou a alma" dos controladores de vôo, segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Proteção aos Vôos, Jorge Botelho. "Agora, ninguém mais vai poder dizer que nós estávamos mentindo e sabotando equipamentos", afirmou Botelho. "Estamos de alma lavada." Ele disse que muitas das falhas - operacionais, de manutenção e de funcionalidade existentes no sistema de controle de tráfego aéreo e indicadas pelo TCU - já haviam sido apontadas pelo sindicato no passado. "Em 1994, apresentamos diversas falhas para o comando da Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Vôo, antecessor do Decea, e fico abismado de ver que muitas continuam até hoje." Ele refutou críticas de que o relatório teria sua credibilidade abalada pelo fato de alguns dos auditores do TCU serem ex-controladores de vôo. "Se querem desqua

AZUL PREPARA A DECOLAGEM

Nova companhia aérea pretende oferecer passagens mais baratas para compras antecipadas e também incentivar viagens de famílias a lazer pelo país MARCELO FLACH Desde março, quando foi criada, a Azul Linhas Aéreas anuncia que pretende oferecer passagens mais baratas. A dúvida é como concretizará isso, num mercado em que o custo operacional – combustível e taxas aeroportuárias, entre outros – é semelhante entre as companhias. Em fase de implantação, a empresa deu algumas pistas de como vai alcançar isso. Pretende oferecer descontos para a aquisição antecipada de passagens, beneficiar compras em grupo, como famílias, e ainda proporcionar o benefício para quem tiver uma permanência mínima no destino. – Atualmente, a diferença de preço é muito pequena se comprar uma passagem hoje ou três meses antes – disse Miguel Dau, vice-presidente operacional da Azul. – Comprar com antecedência, o conceito é esse, mas ainda não temos definido como se dará. Conforme o executivo, um dado estatístico que

Ameaça de fechar aeroporto dá protesto

ANA CRISTINA OLIVEIRA SUCURSAL ITABUNA Se o aeroporto parar, a região sul não decola”, foi o tema do protesto, que reuniu, na manhã de sábado, mais de mil pessoas, entre políticos e lideranças empresariais e de turismo de Ilhéus, Itacaré, Itabuna e outras cidades, em defesa do aeroporto de Ilhéus. O terminal está ameaçado de fechamento, com a nova restrição da Agência Nacional de Aviação civil (Anac) de suspender os vôos por instrumento. As restrições estão ocorrendo desde 2006, após a crise aérea, e a nova medida provocou o cancelamento de três vôos noturnos da Gol e TAM, reduzindo de cinco para três o número de vôos do aeroporto, que não se sustenta sem movimento. Os manifestantes fecharam a Avenida Rio Branco, que passa ao lado do terminal e saíram em passeata, até a frente do aeroporto, causando um enorme engarrafamento na avenida, que dá acesso à BA-001, que liga Ilhéus a Canavieiras. Segundo o presidente da Câmara de Turismo da Costa do Cacau, Luigi Massa, faz um ano que a comuni

Varig dá início à renovação da frota

A Varig recebeu um Boeing 737-700, a primeira de sete aeronaves Boeing 737 Next Generation previstas para entrega até o final do mês. A companhia informou que a encomenda faz parte do plano de renovação da frota, que até o final do ano substituirá todos os Boeing 737-300 e 767-300 por modelos mais modernos e econômicos. "São quatro Boeing 737-700 e três Boeing 737-800 Short Field Performance, as aeronaves mais seguras e confortáveis da classe, com baixos custos com manutenção, combustível e treinamento, e altos índices de utilização e eficiência", diz Fernando Rockert de Magalhães, vice-presidente técnico da Gol, controladora da Varig. As três unidades Boeing 737-800 Short Field Performance encomendadas pela Varig vêm direto da fábrica da Boeing, em Seattle. A Varig informou que está no estágio final de seu plano de renovação e padronização de frota. Atualmente, sua frota é composta por 31 aeronaves Boeing.

Setor aéreo enfrentará escassez de mão-de-obra

O alto custo dos cursos de formação de pilotos e mecânicos de aviões somado à escassez de vagas de trabalho no setor depois da quebra da Vasp, da Transbrasil e da Varig contribuíram para diminuir o interesse por essas carreiras. Agora, com a retomada do crescimento da aviação civil, a ameaça de que falte mão-de-obra qualificada já preocupa especialistas e autoridades do setor aéreo. No início do mês, a Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag) alertou o ministro da Defesa, Nelson Jobim, para o problema. Segundo o presidente da entidade, Rui Thomaz de Aquino, o país já convive com um déficit anual de 40% na formação de pilotos comerciais e mecânicos. De acordo com Aquino, o Brasil precisa formar mil pilotos por ano, mas só consegue habilitar 600. "Vamos ter problemas a curto prazo para encontrar pilotos que atendam os aviões de grande porte", disse Aquino, apontando a falta de uma política governamental como principal razão para o baixo número de novas habilitações. A Agên