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Cinco vezes TAP

A companhia lança cinco categorias de serviço em um mesmo vôo. Vai dar certo? ADRIANA MATTOS O passageiro chega ao aeroporto e, no balcão da empresa aérea, ele pode ser atendido imediatamente por uma das oito sorridentes atendentes à sua espera. Segundos depois, antes de se encaminhar à sala vip, ele dá uma passadinha no Premium Customer Center, uma espécie de lounge com atendimento personalizado que resolve questões ligadas a milhas, eventuais reclamações e tira dúvidas. Ao se dirigiu ao embarque, esse passageiro não enfrenta a desgastante fila do raio X das malas. Ele tem um esteira (quase) só para ele. E, calmamente, poderá desfrutar, então, das regalias da sala vip até o momento de embarque. Em tempos de crise aérea, acha isso inacreditável? Pois a TAP Portugal decidiu reestruturar a sua linha de produtos à venda, com mudanças tanto para a ala mais abonada como para quem só viaja com tarifas promocionais. A partir de 1º de junho, começam a ser vendidas passagens dentro de cinco mo

Procuradoria pede ao Cade restrição a acordo Varig-Gol

Fusão será julgada hoje pelo tribunal administrativo IURI DANTAS DA SUCURSAL DE BRASÍLIA O Ministério Público Federal recomendou ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) a imposição de restrições na fusão entre a Gol e a Varig, que será julgada hoje pelo tribunal administrativo. A procuradoria quer a manutenção da marca, identidade jurídica, contas e finanças da Varig separadas das da Gol. O ministério também recomenda que a Gol não utilize, "ainda que de forma indireta", as linhas aéreas que hoje estão sob concessão da Varig. Na prática, porém, cabe à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) decidir sobre o uso de rotas -que são patrimônio público em regime de concessão às companhias. A legislação em vigor também deixa nas mãos da Anac a responsabilidade de zelar pela concorrência. Segundo o procurador regional da República, José Elaeres Marques Teixeira, é necessário deixar claro no julgamento do Cade que as duas empresas permanecerão concessionárias de um ser

Embraer define preços de novos jatos

Patrícia Nakamura A Embraer definiu os nomes comerciais e os preços de tabela de seus novos modelos de jatos executivos, que entram em operação a partir de meados de 2012. O avião da categoria midlight recebeu o nome de Legacy 450 e custará US$ 15,2 milhões. Já o midsize foi batizado Legacy 500 e tem preço de tabela de US$ 18,4 milhões. O anúncio foi feito ontem durante a Ebace, feira de aviação executiva que acontece em Genebra, Suíça. Os novos jatos, dependendo da configuração, levam entre 12 e 15 passageiros. Os novos jatos compõem a linha Legacy, que até hoje conta com apenas um modelo, o Legacy 600, um super midsize com capacidade para até 16 assentos e foi concebido a partir da plataforma do jato comercial ERJ 145. De acordo com vice-presidente executivo de aviação executiva, Luís Carlos Affonso, os modelos 450 e 500 já registram pelo menos 100 cartas de intenção de compra. Os novos jatos Legacy têm plataforma inédita e seu desenvolvimento deverá exigir mais de US$ 1 bilhão, entr

Defesa lança hot site para discutir Política Nacional de Aviação Civil

A Secretaria de Aviação Civil (SAC) lança nesta segunda-feira (19/05) um hot site com informações sobre a proposta de Política Nacional de Aviação Civil (PNAC). O texto definitivo da política não está concluído e a previsão é que seja aprovado pelo presidente da República no final de junho. O hot site ficará hospedado no site do Ministério da Defesa www.defesa.gov.br. Mas antes de apresentar o texto para que o presidente Lula dê o aval, a SAC quer debatê-lo com os segmentos da sociedade diretamente envolvidos com o setor de aviação civil. Por isso, discutirá a proposta em reuniões setoriais e por meio de consulta pública que será feita entre os dias 11 e 17 de junho. A formulação da Política Nacional de Aviação Civil foi uma determinação do Conselho de Aviação Civil (CONAC), órgão de assessoramento do presidente da República a quem cabe estabelecer diretrizes para a aviação civil brasileira. A Política Nacional de Aviação Civil tem como principal propósito assegurar para a sociedade br

Um vôo sobre a morte

Helicóptero faz pouso forçado ao ser atingido por tiro de fuzil e bala se aloja a 3 cm de passageiro Antônio Werneck e Fábio Vasconcellos Um vôo de helicóptero em dia limpo, de sol e céu de brigadeiro, quase acabou em tragédia para seis pessoas que seguiam na última sexta-feira do Rio para Ibitipoca, em Minas Gerais. Quando o grupo sobrevoava, por volta das 9h30m, a Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão, na Penha, a cerca de 500 pés de altitude (cerca de 160 metros a partir do ponto mais alto), a aeronave foi atingida por um tiro de disparado supostamente por um traficante. A bala perfurou a fuselagem, atingiu o tanque de combustível e se alojou no banco a cerca de três centímetros de um dos passageiros. Logo que percebeu que o aparelho havia sido atingido, o piloto — não identificado — entrou em contato com a torre de controle do Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, e foi autorizado fazer um pouso de emergência. No helicóptero, além do piloto, estavam o empresário

Promoção sim, pouco caso não

A Agência Nacional de Aviação (Anac) precisa ficar atenta ao que andam fazendo as companhias aéreas, vendendo passagens a rodo em promoções por até R$ 1, mas sem condições de atender os clientes de forma satisfatória. Sim, porque até onde entendo, os descontos e promoções não devem (ou não deveriam) prejudicar o serviço de atendimento das empresas. Prova do péssimo serviço prestado pelas áreas ocorreu ontem, em Fortaleza. Numa fila de mais de 50 passageiros, os atendentes da Gol foram incapazes de informar aos clientes o motivo de tanta demora no atendimento. Assim, enquanto esperou-se mais de uma hora e meia para fazer o check in, dentro do vôo 1671, passageiros que saíram de madrugada de Belém tiveram que aguardar o mesmo período até o embarque dos passageiros da escala Fortaleza. Eu, particularmente, paguei R$ 8 para fazer o trecho Fortaleza/Brasília. Mas isso não dá direito à companhia de me fazer esperar uma hora numa fila, sem qualquer informação, e perder compromissos assumidos

Garças atingem avião que decolava no Rio

Piloto interrompeu procedimento Duas garças atingiram um avião da TAM, assustando os tripulantes e os 149 passageiros do vôo 8082, ontem de manhã. O incidente aconteceu quando a aeronave acabara de iniciar a decolagem, fazendo com o que o piloto abortasse o procedimento. O vôo — que partiria do Aeroporto Internacional Tom Jobim às 6h15m, com destino a Nova York e escala em Guarulhos, em São Paulo — saiu 8h15m para São Paulo, após a troca da aeronave. Os passageiros que iriam para Nova York foram para um hotel no Rio e seguiriam viagem à noite. Maurice Baumet, gerente de segurança do Tom Jobim, informou que o crescente número de acidentes envolvendo aves tornou necessária a contratação de biólogos da Coppe/ UFRJ para elaborar um plano de manejo para provocar a saída das aves que costumam habitar a área de manobras de aviões. No caso do Galeão, são garças, quero-queros e seu único predador presente: o gavião. — Tínhamos um biólogo. Com base no relatório da Coppe, a Infraero contratou ma

Anac veta heliponto na Santa Casa de São Paulo

Camilla Rigi Os pousos de helicópteros na Santa Casa de Misericórdia, em Santa Cecília, região central de São Paulo, estão proibidos. Oficialmente, para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a área para pousos e decolagens que funciona há 30 anos não existe. Para não ser multada, a direção do hospital optou, há um mês, por não receber mais atendimentos que chegam pelo ar. Cerca de 35% dos resgates aéreos feitos pela PM tinham como destino a Santa Casa. “Recebemos um ofício que diz que o heliponto não está de acordo com as normas de segurança. Mas, quando fizemos a última reforma, adequamos o local às normas internacionais”, disse o superintendente de hospitais da Santa Casa, Antônio Carlos Forte. Há seis anos o antigo Departamento de Aviação Civil (DAC) fez vistoria no heliponto e orientou que ele fosse elevado em 20 metros, ou que antenas de prédios vizinhos fossem retiradas. “Não temos como fazer a obra”, disse Forte. A entidade fazia quatro atendimentos de helicópteros por se

QUESTÃO DELICADA

Mônica Bergamo O comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, já avisou que não indicará substituto para o brigadeiro Allemander Pereira Filho, que deixou a diretoria de operações da Anac nesta semana. O que não impede o ministro da Defesa, Nelson Jobim, de convidar alguém ligado à Força. Um dos nomes na prancheta do ministro, por sinal, é brigadeiro reformado.

Projetos dos novos jatos da Embraer passam de US$ 1 bi

Patrícia Nakamura Os investimentos para desenvolver os novos jatos executivos da Embraer devem ultrapassar os US$ 1 bilhão. Além do desembolso de US$ 750 milhões da própria fabricante de jatos, outros US$ 350 milhões, pelo menos, devem vir de parceiros de risco, estima o vice-presidente de aviação executiva da Embraer, Luís Carlos Affonso. A expectativa é concluir as negociações com esses parceiros até julho. A empresa negocia o fornecimento de trens de pouso, equipamentos para controle de vôo e sistema de arcondicionado. Até agora, a Honeywell (turbinas) e a Rockwell-Collins (aviônicos) já firmaram acordo com a Embraer. Na semana que vem, a empresa anunciará ao público os nomes e os preços de tabela dos novos modelos, um mid-size jet (MSJ) e mid-light jet (MLJ), com capacidade entre nove e quinze assentos. Aviões dessa categoria, segundo estimativas do mercado, custam ente US$ 10 milhões e US$ 13 milhões. A montagem dos novos modelos será feita no Brasil, provavelmente na unidade de G

Fogos carregados por balão explodem a 30 metros de aeronave

SÃO PAULO - Por muito pouco, um balão de São João não causou uma tragédia no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na madrugada do último domingo. Por volta das 3h30, o balão caiu no pátio de manobra do aeroporto, onde as aeronaves são abastecidas. Ele estava apagado, mas os fogos que carregava explodiram em contato com o solo. Um avião da TAM tinha acabado de abastecer e, com os tanques cheios com 4 mil litros de querosene, estava a 30 metros da explosão. "Poderia ter sido muito pior", disse o coordenador de prevenção de acidentes da Infraero, Samuel Silva. Só neste ano, 12 balões de festa junina caíram em Cumbica. Em 2007, há 104 registros de balões nas imediações, sendo que 42 são de quedas na área do aeroporto. "A partir do momento em que somos informados de que há balões na região, começamos a monitorá-los e vemos se há chance de cair no aeroporto", disse Silva. No caso que ocorreu no final de semana, o centro de informações do aeroporto foi pego de surpresa. O b

TAM: câmara ajudará parentes de vítimas com indenização

SÃO PAULO - Passados nove meses do maior acidente aéreo do País - o choque do Airbus da TAM com um prédio da TAM Express, ao lado do aeroporto de Congonhas, que deixou 199 mortos -, órgãos de defesa do consumidor se unem à companhia aérea e à Seguradora Unibanco/AIG para instalar uma câmara de conciliação. O órgão começou a funcionar ontem e pretende ajudar os parentes das vítimas a obter indenização sem precisar recorrer à Justiça. Segundo a Assessoria de Imprensa da TAM, antes da criação da câmara, 67 acordos foram fechados com os familiares. "É a primeira vez que fazemos isso no Brasil. Temos como base a experiência que foi feita nos Estados Unidos, na tragédia do 11 de setembro", contou a promotora do Consumidor Débora Pierre. Além do Ministério Público Estadual, compõem o órgão representantes da Defensoria Pública, do Procon e da Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça. Duas unidades de atendimento serão montadas - em São Paulo e em Porto Alegre. "

Juiz envia 106 perguntas a pilotos do Legacy

Interrogatório será feito nos Estados Unidos, com base em indagações da Justiça brasileira Laura Diniz A Justiça brasileira concluiu ontem a elaboração de 106 perguntas para serem enviadas aos Estados Unidos, onde moram e serão ouvidos os pilotos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino - são 53 indagações para cada um. Eles estavam no comando do jato Legacy que, por estar fora do plano de vôo e com o transponder (aparelho de segurança que identifica o avião no radar e integra o sistema de alerta anticolisão) inoperante bateu no Boeing 737-800 da Gol, em 29 de setembro de 2006, causando a queda do avião e a morte de 154 pessoas. As perguntas, formuladas pelo juiz federal Murilo Mendes, de Sinop (MT), serão traduzidas para o inglês e enviadas para o Judiciário americano, que interrogará os pilotos. Mendes queria falar com Lepore e Paladino no Brasil, mas a defesa dos americanos conseguiu que eles fossem ouvidos por carta rogatória. A resposta dos pilotos será anexada ao processo em que são a

Aviação deve crescer 9% ao ano por duas décadas , diz TAM

BETH MOREIRA, COM REUTERS Empresa descarta aumentar tarifas para compensar alta do petróleo e quer investir no aeroporto de Viracopos O presidente da TAM, David Barioni Neto, afirmou ontem que a companhia tem como meta alcançar um crescimento de mais de 50% em sua receita bruta no prazo de cinco anos. Para o lucro operacional, a previsão da empresa é triplicar o resultado no mesmo período. Segundo o executivo - que fez uma palestra na Câmara Britânica de Comércio e Indústria -, as projeções estão baseadas na expectativa de crescimento do mercado doméstico de aviação de 9% ao ano, nos próximos 20 anos. Neste cenário, Barioni estima que a empresa transportará 250 milhões de passageiros em 2027. No ano passado, a TAM transportou 48 milhões de passageiros. Além do crescimento do mercado, a TAM quer investir na construção de um terminal de passageiros para o aeroporto de Viracopos, em Campinas. Segundo Barioni, sua participação poderá ser feita 'com outras companhias aéreas, com bancos

Infraero investe em projetos de aeroportos

Rivadavia Severo Brasília, 25 de Abril de 2008 - Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) anunciou, ontem, que vai investir R$ 265 milhões em projetos integrados de navegação para atender aos aeroportos de Brasília, Campo Grande, Fortaleza, Macaé, Porto Alegre, Recife, Salvador e Congonhas em São Paulo. Segundo a Infraero, os investimentos serão para a construção de novas torres de controle para os aeroportos, além de estabelecer "uma nova distribuição dos encargos administrativos referentes a bens patrimoniais da União nesses aeroportos como prédios e terrenos". Na nota divulgada pela Infraero, o superintendente de Navegação Aérea da empresa, Will Wilson Furtado, destaca que as condições de tráfego aéreo ficarão mais seguras e eficientes, mas não detalhou o prazo em que serão feitas as mudanças e nem a origem dos recursos financeiros. A Infraero informou apenas que o contrato assinado entre a empresa e a aeronáutica engloba oito termos de compromisso pa