Pular para o conteúdo principal

China vai receber 100 jatos SSJ em três anos

Joint venture russa-chinesa alugará aviões a companhias aéreas locais conforme demanda. Jato russo compete na mesma classe de modelos da Embraer e da Bombardier.


ALEKSANDR KOROLKOV, ESPECIAL PARA GAZETA RUSSA

Nos três próximos anos, a Rússia irá entregar à China 100 unidades do jato civil Sukhôi Superjet (SSJ) em regime de leasing operacional, anunciou o ministro da Indústria e Comércio russo Denís Manturov. Cinco modelos serão exportados ao país asiático ainda este ano.


Embora concebido na Rússia, SSJ tem 50% dos componentes importados Foto:Marina Listseva/TASS

Os aviões vão ser transferidos a um conjunto de empresas de leasing locais, que irão implementá-los nos mercados da China e de países vizinhos. O abastecimento será feito conforme a demanda das companhias aéreas da região.

Atualmente, o volume mundial do mercado para aviões regionais é estimado em 3.000 unidades aos anos, das quais 70% escoam para países da Europa e EUA. “Locais onde o acesso é praticamente fechado para os construtores russos”, diz Iúri Sliusar, diretor da United Aircraft Corporation (UAC), criada para resgatar os construtores aeronáuticos russos.

Calcula-se, porém, que o mercado para aviões regionais na China será de 1.000 a 1.300 unidades em 2035. “O acordo é um trampolim para a promoção do avião russo” e “um passo para o restabelecimento da Rússia no mercado aeronáutico civil”, acredita Sliusar.

Embora os chineses estejam produzindo aviões com características semelhantes, as autoridades do país garantem que haverá mercado para ambas as partes.

O acordo havia sido discutido durante a visita do presidente chinês Xi Jinping à Rússia, em maio, em meio às celebrações da vitória sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.

A Sukhôi já recebeu encomendas para o fornecimento de mais de 170 aeronaves SSJ a vários países, incluindo Indonésia, México e Laos. O maior contrato de exportação até hoje foi fechado com a companhia aérea mexicana Interjet, que adquiriu 20 unidades do jato russo.

Fênix do setor


Hoje os aviões nacionais ocupam apenas 5% da frota das maiores companhias aéreas da Rússia. O setor não se recuperou desde o declínio da produção aeronáutica civil soviética, na década de 1980.

O projeto do SSJ foi iniciado em 2003 com foco no mercado internacional. Os construtores da Sukhôi nunca tinham se envolvido em aviação civil de grande escala, mas foram escolhidos por suas amplas conexões com empresas estrangeiras.

A ideia é que os especialistas pudessem equipar o avião com o melhor da tecnologia disponível e torná-lo competitivo no mercado internacional. Como resultado, cerca de 50% dos componentes do SSJ são estrangeiros.

O jato russo compete na classe de 100 assentos com os modelos das companhias brasileira Embraer e canadense Bombardier. Daqui dois anos, esse mercado ganhará dois novos concorrentes: o modelo chinês Comac e o japonês Mitsubishi Regional Jet (MRJ).

O SSJ é 2,5 toneladas mais leve do que seus homólogos, o que reduz gastos em taxas aeroportuárias e 5% no consumo de combustível.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul