Pular para o conteúdo principal

Risco já na decolagem

Empreiteiras alertam que o prazo da concessão de aeroportos limitado a 20 anos pode afastar interessados

Rosana Hessel - Correio Braziliense

 
Mesmo antes de sair, os editais de concessão dos principais aeroportos do país já recebem críticas das empreiteiras. Se o documento de abertura do leilão confirmar o prazo de exploração de 20 anos, como anunciou na terça-feira o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, a licitação que garantiria a ampliação dos terminais antes da Copa do Mundo de 2014 poderá ser abortada logo na decolagem. Para amortizar gastos nas obras e ainda garantir lucro — principal razão dos investimentos da iniciativa privada —, as concessões deveriam ser de, no mínimo, 30 anos, disse uma fonte das companhias aéreas.

 
O governo federal pretende conceder à iniciativa privada a ampliação e a exploração dos aeroportos de Brasília, Guarulhos, Viracopos, Confins e Galeão. O prazo de 20 anos não interessa às empreiteiras de grande porte. Além disso, a urgência para a aceleração no cronograma das obras nos aeroportos das 12 cidades que sediarão o mundial de futebol e o pouco tempo que resta para elaboração do edital — o governo quer começar o processo em maio — são o maior desafio. Outro temor, dizem os especialistas em licitações em infraestrutura, são as falhas que levam a sucessivos adiamentos do edital.

 
O exemplo é o trem-bala, que já teve o leilão remarcado por duas vezes por falta de interessados.

 
Modelo

 
Aos olhos dos especialistas, se quiser se dar bem na privatização dos aeroportos, o governo vai ter que preparar um edital capaz de atrair os investidores, com garantias e regras bem definidas. No caso do Trem de Alta Velocidade (TAV), os adiamentos ocorreram a pedido das próprias empreiteiras, que não definiram consórcios ou se realmente vão participar do leilão adiado para julho. Se algo semelhante ocorrer com os aeroportos, o temor das companhias aéreas é de que a reforma e ampliação dos terminais fique apenas nos “puxadinhos” hoje em construção pela estatal Infraero.

 
A definição do modelo para o leilão dos aeroportos será determinante para a largada da formação dos consórcios. Por enquanto, todas as construtoras têm interesse, desde as grandes — que já operam ou constroem aeroportos no exterior, como Camargo Corrêa e Odebrecht —, assim como as de médio e pequeno porte, como as que integram a Associação Paulista de Empresários de Obras Públicas (Apeop).

 
O único edital de leilão de aeroportos que está em vias de ser publicado é o de São Gonçalo do Amarante, em Natal (RN). A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vem trabalhando no documento desde junho de 2010. As previsões mais otimistas são de que ele sairá na próxima semana. Camargo Corrêa, Itaú BBA e a construtora Carioca participaram de audiências públicas realizadas pela agência. A expectativa é que o edital do aeroporto potiguar seja usado como base para as futuras concessões, o que não seria uma solução — mas um risco.

 
Um dos motivos é que o governo limitou a participação das companhias aéreas a menos de 10% do controle acionário. Os temores são que os interesses das construtoras se sobreponham ao das empresas de aviação, inviabilizando a operação delas nos aeroportos privados. Com isso, os terminais brasileiros poderiam repetir exemplos que as aéreas não gostaram, como o de Londres e o de Buenos Aires, aeroportos em que as companhias aéreas ficaram de fora. Nos Estados Unidos, as empresas constroem e operam seus próprios terminais de passageiros de forma bastante eficiente.
 

Empresas globais
 
Apesar dos riscos, o crescimento do tráfego aéreo acima das expectativas é o que torna a concessão dos aeroportos mais atraente para os investidores. “A iniciativa privada tem muito interesse em participar das concessões dos aeroportos, especialmente porque o tráfego tem tido um aumento anual superior a 20% nos maiores terminais do país. Mas a dúvida é sobre os riscos do negócio. Para isso, as regras precisam estar muito claras”, afirmou o professor da Fundação Dom Cabral, Paulo Resende, especialista em logística e planejamento de transportes.

 
A concessão de aeroportos deverá atrair empresas globais. A alemã Fraport, operadora de vários aeroportos como o de Frankfurt e o de Lima, no Peru, tem grande interesse nos aeroportos brasileiros.

 
Executivos da companhia estiveram no país sondando o mercado no fim de março. Do lado brasileiro, o presidente da Apeop, Luciano Amadio, informou que a associação tem várias empresas interessadas em participar da operação, não somente nos aeroportos de Brasília, Guarulhos e Viracopos, mas em todos os que vierem a ser leiloados. “Estamos em busca de parcerias, mas esperamos que o governo dê condições para que todos, grandes ou pequenos, possam participar dos leilões”, disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Avião da TAM retorna após decolagem

Jornal do Commercio SÃO PAULO – Um avião da TAM, que partiu de Nova Iorque em direção a São Paulo na noite de anteontem, teve que retornar ao aeroporto de origem devido a uma falha. Segundo a TAM, o voo JJ 8081, com 196 passageiros a bordo, teve que voltar para Nova Iorque devido a uma indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps (comandos localizados nas asas) da aeronave. De acordo com a TAM, o avião passou por manutenção corretiva e o voo foi retomado à 1h28 de ontem, com pouso normal em Guarulhos (SP) às 10h38 (horário de Brasília). O voo era previsto para chegar às 6h45. A companhia também informou que seu sistema de check-in nos aeroportos ficou fora do ar na manhã de ontem, provocando atrasos em 40% dos voos. O problema foi corrigido.

Empresa dona de helicóptero que transportava Boechat não podia fazer táxi aéreo e já havia sido multada por atividade irregular, diz Anac

Agência diz que aeronave só podia prestar serviços de reportagem aérea e qualquer outra atividade não poderia ser realizada. Multa foi de R$ 8 mil. Anac abriu investigação. Por  G1 SP A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) afirmou que o helicóptero que caiu na Rodovia Anhanguera no início da tarde desta segunda-feira (11), em que o jornalista Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quattrucci morreram, não podia fazer táxi aéreo, mas sim prestar serviços de reportagem aérea. Ainda segundo a Anac, a empresa foi multada, em 2011, por atividade irregular. Helicóptero prefixo PT-HPG que se acidentou na Anhanguera — Foto: Matheus Herrera/Arquivo pessoal "A empresa RQ Serviços Aéreos Ltda foi autuada, em 2011, por veicular propaganda oferecendo o serviço de voos panorâmicos em aeronave e por meio de empresa não certificada para a atividade. Essa atividade só pode ser executada por empresas e aeronaves certificadas na modalidade táxi aéreo. A autuação foi definida em R$ 8 mil

A saga das mulheres para comandar um avião comercial

Licenças concedidas a mulheres teêm crescido nos últimos anos, mas ainda a passos lentos. Dificuldades para ingressar neste mercado vão do alto custo da formação ao machismo estrutural Beatriz Jucá | El País Quando Jaqueline Ortolan Arraval, 50 anos, fez a primeira aula experimental de voo, foi mais por curiosidade do que por qualquer pretensão de virar piloto de avião. Era início dos anos 1990 e pouco se via mulheres comandando grandes aeronaves comerciais no Brasil. "Eu achava que não era uma profissão pra mim", conta. Ela trabalhava no setor processual em terra de uma grande companhia aérea, e o contato constante com colegas que estudavam aviação lhe provocaram certo fascínio. Perguntava tanto sobre a experiência de voo que um dia um amigo lhe convidou para acompanhá-lo em uma das aulas. A curiosidade do início se tornou um sonho profissional, e Jaqueline passou a frequentar aeroclubes e trabalhar incessantemente para conseguir pagar as caras aulas de aviação e acumul